Um Passe de Mágica

Um Passe de Mágica Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Um Passe de Mágica

Jaque - Achei o Livro 26/02/2015

Num passe de mágica, Miss Marple resolve ;-)
Sempre me perco um pouco nos personagens "menos presentes" da trama, quando tem vários dele pela estória, então dessa vez fiz alguns marcadores e os deixei nas páginas em que falam sobre eles e nas páginas que acreditei ser uma pista da Agatha.
Achei o assassino muito óbvio dessa vez, desconfiei logo no princípio e mesmo durante a leitura, com algumas pistas e situações, ainda assim acreditei ser aquele personagem. O interessante de quando você tem certeza, é que tudo vai se encaixando conforme você vai lendo, porque começamos a prestar atenção naquele personagem e em tudo que ele faz.
Nem assim a estória deixa de ser boa, afinal só o final à Agatha pertence rsrs e mesmo que você adivinhe o assassino, dificilmente saberá o motivo e toda a trama que envolve ele.
Nesse livro Miss Marple é convidada pra ir à casa de Carrie Louise, pois sua irmã acha que algo pode acontecer à ela. Miss Marple chega lá e nem sabe o que procura, nem sabe se algo vai mesmo acontecer na verdade.
Gosto de não saber quem será assassinado, sorte que não li as resenhas daqui antes, eu detesto saber quem vai morrer. Se não está escrito na contra-capa, não conte! Fica muito mais interessante a espera, a curiosidade.
Adoro quando Miss Marple começa contar sua conclusão ao detetive/investigador/policial e eles sempre pensam que estão lidando com uma velhinha sem noção :-)
A finalização da leitura é um delicioso quebra cabeças, onde as peças se encaixam com perfeição.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/
Cris Paiva 26/02/2015minha estante
Ja parei de tentar adivinhar o criminosos e os motivos no livros da AC. Vou seguindo a correnteza e depois deixo pra ficar espantada no final. Um dos que mais me marcou foi "A Casa Torta", eu cheguei a desconfiar da pessoa, mas não queria acreditar que estivesse certa.

Jaque - Achei o Livro 26/02/2015minha estante
A Casa torta foi o primeiro que li dela, imagine minha surpresa? fiquei simplesmente fascinada!

Cris Paiva 26/02/2015minha estante
Eu adoro os livros dela, mas esta tão dificil encontrar algum que eu ainda não tenha lido.

Jaque - Achei o Livro 27/02/2015minha estante
Eu releio muito pq não lembro das estórias....

Mayara Medeiros 28/04/2022

Um verdadeiro passe de mágica
Neste livro a rainha dos romances polícias conseguiu me pregar uma pessoa com um belo truque de ilusionismo.
Fazia tempo que me impressionava com um livro, sempre acabava descobrindo o que ia acontecer. Mas nesse não, ela tornou possível que o assassino fosse uma pessoa inesperada para mim. Foi muito bom ler um livro que me aguçou em tanta curiosidade sobre o que ia acontecer e não enrolou muito.
O único ponto negativo foi que em algumas partes dos livros não se sabia que personagem enunciava as falas, acabava emendando uma fala na outra, mas acredito que tenha sido algo na formatação da editora.
Pedro 28/04/2022minha estante
Tenho que ler essa autora. Acho que sou uma das quinze pessoas do mundo que nunca leu nada dela. ????

Mayara Medeiros 29/04/2022minha estante
Kkkkkk é bom começar pelo livro: "Assassinato no Expresso do Oriente"

Pedro 30/04/2022minha estante
O livro é diferente do filme?

Fabio Shiva 24/01/2021

Miss Marple explica
Outro livro de Agatha que releio, para minha diversão e alegria. Dessa vez, não sei ao certo se lembrava alguma coisa da trama ou se o mistério é mesmo fácil de desvendar, mas desde o início já havia atinado com a solução. É certo que os romances protagonizados por Miss Marple, via de regra, são mais fáceis de desvendar que as histórias que trazem Poirot como o detetive.

Curioso como nesse momento em que o Brasil vive sob as garras de um insano genocida, tudo acaba evocando a triste figura de nosso desprezidente, como foi o caso dessa passagem:

“- Francamente, Mr. Serrocold, me parece que ele deveria ser recolhido ao manicômio. Gente que anda por aí dando tiros de revólver para resguardar o amor-próprio...! É preciso pensar na comunidade, compreendeu?”

Freud explica, como diria a própria Agatha, que nesse livro chega a trazer uma inesperada pitada de psicanálise para o seu mistério de assassinato:

“- Tudo o que se faz é intencional. Cada vez que o senhor esquece um nome ou um rosto, inspetor, é porque, inconscientemente, quer esquecer.”

E se Freud não explica, Miss Marple certamente explica...

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Leia.o.livro! 24/01/2021minha estante
Adoro Agatha

Fabio Shiva 25/01/2021minha estante
Somos dois! :)

Mad Jr 14/12/2009

Um Passe de Mágica
Não há como não ler um livro com Miss Marple e não dizer: como ela consegue???

Realmente, Miss Jane Marple nos mostra mais uma vez seu grande talento em lidar com o mau.

Ao ser alertada que sua amiga Carrie Louise poderia estar em grande perigo dentro de sua propria casa, Miss Marple se arrisca em descobrir o que há... Realmente ela não tem noção de nada, até o dia em que Sr. Lewis Serrocold sofre um atentado e o enteado de CArrie, Christian Gulbrandsen é assassinado enquanto escreve algumas cartas em seu escritório. O caso não é nada facil, pois enquanto os dois "crimes" aconteciam quase que simultaneamente, um problema havia atingido a iluminação da casa, deixando-a a meia luz, enquanto todos os moradores (quem sabe?) estavam na sala, tentando ouvir o que se passava num escritório ao lado....

Interessante, não? Pois é... pode parecer que não, mas o caso não é tão simples: apesar da familia manter uma escola-reformatório para delinquentes ao lado de sua casa (o que poderia atribuir a culpa a algum desses "vizinhos"), Christian estava de visita para descobrir qem estaria envenenado sua madrasta, Carrie Louise. A situação se agrava qdo a própria Carrie Louise é quase envenenada!!!

O assassino só não contava com a astúcia da nossa boa velhinha, Miss Marple, que a tudo observa, e como "num Passe de Mágica", nos leva a ver sempre o lado mais cruél do ser humano.

Bem recomendável, apesar de meio "cheio" de personagens... rsrsrs
Tiago 03/12/2010minha estante
É... tem bastante personagens mesmo e difíceis de decorar haha. Sempre tenho esse problema com os nome pois nenhum é fácil, e sempre são muitos rsrs. Eu gostei do livro, Miss Marple é uma velhinha bem esperta.

Rafaella 31/01/2010

Foi a história mais óbvia que já li de Agatha Christie. Não recomendo para quem nunca leu AC, pode se decepcionar e desistir do restante da obra. Para quem já é acostumado com a autora, o assassino 'salta aos olhos'. Primeira vez, em algumas dezenas de livros, que finalmente o descubro.
Kelina 20/01/2013minha estante
Salta ao olhos EXPERIENTES, de quem já leu um bocado de livros da autora para se ater a detalhes que parecem descrições ou citações desnecessárias mas que fazem todo o sentido no final.

@ysalemos 20/04/2021

@umalivresca
Em #UmPassedeMágica, após uma visita a Ruth Van Rydock, Miss Marple é incumbida de visitar uma velha amiga, Carrie Louise. Ruth diz que está temerosa que algo pode estar colocando a vida de Carrie em risco. No meio da visita à antiga amiga, um assassinato acaba acontecendo na casa de Carrie, e cabe a Miss Marple descobrir o motivo.
⠀⠀⠀⠀
Desde o ano passado, criei um projeto pessoal de ler 01 livro da Agatha por mês. Nessa brincadeira, já foram 10 livros. No começo, fiquei encantada por um livro atrás do outro. Só que, infelizmente, cheguei em um ponto que perdi um pouco.... o ânimo. Sinto que os livros da Agatha seguem uma fórmula, e isso não é necessariamente algo ruim. O único problema, quando você lê um atrás do outro, é que tudo parece contar a mesma história.
⠀⠀⠀⠀
Isso quer dizer que não gosto dos livros dela? NÃO! Agatha ainda é uma mega inspiração pra mim. Só acho que devo dar um tempo maior entre um livro e outro, para não ter essa sensação que continuo na mesma história. Não são todas as suas histórias que fogem da linha comum de narrativa, como é o caso de 'E Não Sobrou Nenhum', que não conta nem mesmo com um detetive (talvez por isso eu amei tanto). Talvez, dando um tempo maior, eu volte a me surpreender, apaixonar e envolver em suas narrativas.
⠀⠀⠀⠀
Isso já aconteceu com vocês?

site: https://www.instagram.com/umalivresca/
Victoria 25/05/2021minha estante
nossa, sim!! esse ja é o 8° livro dela q leio e sinto q estou presa no mesmo estilo de leitura apesar de amar muito as obras dela! por enquanto tô me arrastando um pouquinho nesse mas espero conseguir terminar

Tamara Ferraz.As3Artes 12/03/2023

Leve, divertido e instigante
Nunca tinha tido contato com a Miss Marple, adorei a personagem. Leve, divertido e instigante. Um livro simples e engenhoso. Agatha mostra que uma história não precisa ser intrincada para ser engenhosa.
Raul.Grenchi 12/03/2023minha estante
Você já fez tantas resenhas da Agatha que tinha certeza que já tinha lido algo com a Miss Marple

RUDY 17/03/2012

RESUMO SINÓPTICO:
CITAÇÃO: “ – Minha cara senhora, todos nós somos loucos – disse, enquanto a fazia passar pela porta. – Eis aí o segredo da vida. Todos nós somos meio loucos.” (pág. 58)

RESUMO SINÓPTICO: “Coisas estranhas têm acontecido em Stonygates, antiga mansão de Carrie, velha amiga de Miss Marple. A casa vive repleta de pessoas, pois a família de Carrie é numerosa e, além disso, o lugar abriga uma escola-reformatório para crianças carentes e delinquentes. Três crimes acontecem na mansão: o marido de Carrie sofre uma tentativa de assassinato, o enteado dela é morto e a própria Carrie quase é envenenada. Será Miss Marple capaz de proteger a sua amiga e ajudar a polícia a desvendar a identidade do criminoso?”
Ruth, amiga de Miss Marple, pede-lhe que cuide de sua irmã Carrie, a qual Ruth tanto ama e presa por seu bem-estar. Está preocupada com a irmã, mesmo sem saber o motivo de tal preocupação. Miss Marple como boa amiga que é, vai passar uns dias em Stonygates, mansão onde vive Carrie Louisie, e mais um batalhão de pessoas, todas ligadas de alguma forma a Carrie. Sem contar que além da Mansão há uma escola-reformatório no local, que abriga crianças carentes e delinquentes.
Uma das atividades é a formação teatral, comandada pelos enteados de Carrie e é através das encenações teatrais que Miss Marple consegue desvendar mais um dos intricados mistérios.

Para ler a resenha completa e avaliação, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/03/resenha-12-vidas-diversos-autores.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/03/um-passe-de-magica-agatha-christie.html

Michelle 20/02/2023minha estante
quero muito ler

Amanda 25/07/2020

Um livro que me fez amar um mistério
Há um motivo para que a Agatha Christie seja a autora mais publicada de todos os tempos, tirando a Bíblia e Shakespeare, os livros dela são cativantes, não tem como para de ler.

A história de "Um passe de mágica" começa lentamente, mas você já fica curioso para entender o que está acontecendo. É mais uma história da grande personagem Miss Marple. Além dela, existem muitas personagens.
A história começa com uma visita de Miss Marple a sua velha amiga Ruth nos EUA. Sua amiga informa que está com um pressentimento negativo em relação a sua irmã que mora na Inglaterra, Carrie Louise, então pede para que Miss Marple faça uma visita para ela e tente descubrir o que está acontecendo de fato.

Carrie Louise é uma senhora rica e vive em uma casa muito grande com muitas pessoas. Seu marido é filantrópico e possui no mesmo tereno uma escola para garotos infratores da justiça, a fim de ajudá-los a se tornarem uma pessoa melhor. Moram com ela também, sua filha, sua neta e o marido e um enteado de outro casamento. Além disso, como ela é muito queria, diversas pessoas a visitam, como outros enteados.

Tudo ocorre normalmente nessa grande família, até que um acontece um assassinato. (Acho que falar muito do livro aqui pode contar muito da história e atrapalhar a experiência de quem está lendo, já que é um mistério.)
A narrativa é fluida, um livro fácil de ler, mesmo com uma grande quantidades de nomes para gravar. Os fatos são mostrados com detalhes, então é compreensível como andam os pensamentos das personagens.

Esse livro me fez entender que eu gosto de um bom e velho mistério e que talvez seja um dos meus gêneros favoritos. Recomendo que todos aqueles que gostam de mistério leiam este livro!

site: https://www.instagram.com/galaxy.of.book/?hl=pt-br
Micky 19/08/2020minha estante
Ótima resenha. Mas então pq deu nota 0? Kkk

Mateus 13/09/2015

Agatha Christie e Um Passe de Mágica
Todo leitor árduo possui um escritor debaixo da manga que faz o papel de porto seguro nos melhores e piores momentos. Seja para distrair, matar a saudade, curar uma ressaca literária ou para passar o tempo, são autores com vários livros lançados e na maioria seguindo uma mesma fórmula em suas histórias. Muitos gostam de Sidney Sheldon, outros de Graham Greene ou John Grisham. Já o meu porto seguro sempre foi, e sempre será, Agatha Christie.

Para visualizar o restante da resenha, acesse o blog!

site: http://mateuscalazans.blogspot.com.br/2015/09/agatha-christie-e-um-passe-de-magica.html
Carlos Fernandes 06/08/2016minha estante
Putz cara eu também. "Seja para distrair, matar a saudade, curar uma ressaca literária ou para passar o tempo.."
É bem isso.

Veronica.Goncalo 09/10/2011

Um passe de mágica
Muito bom. O nome do livro e no decorrer do mesmo me fizeram pensar bastante sobre quem era o assassino ... suspeitei de todos, mas só adivinhei no finalzinho. Uma maneira inteligente, e muito simple, de se cometer assassinato.

Gabi 30/12/2010

Primeiro livro da AC que leio, e adorei :)

É um livro pequeno e de leitura rápida e envolvente.

Miss Marple é avisada que sua antiga amiga Carrie Louise pode estar com problemas em sua casa.
Então essa velhinha esperta vai tentar descobrir que problemas e perigos são esses.
O marido de Carrie sofre uma tentativa de assassinato, a própria Carrie está sendo envenenada e o seu enteado é assassinado.
Mas será que tudo é o que parece?
Como num passe de mágica Miss Marple decobre os mistérios e revela tudo para nós, leitores sem ideia do que estava acontecendo (no meu caso).

Queria agradecer a querida Carol Seco, que me emprestou esse livro na maior confiança *-*

Fabio Shiva 02/12/2011

Ler Agatha Christie é quase uma terapia para mim!

Seus livros hoje possuem uma qualidade sedativa para mim, calmante... ideal para momentos de tensão e ansiedade. Isso hoje, depois de ter lido quase todos e relido não sei quantos! Pois é como entrar em um mundo bem conhecido e muito querido, onde existe a maldade, mas o bem sempre triunfa, e onde a inteligência do assassino é (quase sempre) superada pela do detetive!

“Um Passe de Mágica” é um livro bem na média da Rainha. Não chega a ser espetacular, mas a diversão é garantida! Mais uma bela aventura de Miss Marple, que dessa vez é convidada por uma amiga para descobrir o que há de errado na casa de sua irmã... e é claro que alguém vai morrer logo depois que Miss Marple chegar ao local!

Achei que o título dá uma grande pista para elucidar o mistério...

Mais um bom relax terapêutico com os assassinatos da Dama!!!

(02.01.11)

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros: