Volto semana que vem

Volto semana que vem Maria Pilla

Resenhas - Volto semana que vem

Toni 26/08/2019

Conheci a Maria Pilla durante a III Jornada de Crítica Literária: Literatura e Ditadura aqui na UnB (Universidade da Balbúrdia). Naquela ocasião, a autora apresentou uma palestra intitulada “O direito à memória como princípio de justiça”, título que por si só já introduz a jornalista-ativista e sua única obra publicada, o romance-relato Volto Semana Que Vem (infelizmente ainda sem casa desde o fechamento da finada Cosac). Neste livro curtinho e poderoso, Pilla afixa lembranças na parede da memória, quadros de um tempo de militância, torturas, prisões e exílio, vivido entre Brasil, EUA, França e Argentina—onde foi presa e torturada em 75.
O foco de Pilla não é, contudo, as atrocidades sofridas sob governos antidemocráticos (dos 56 fragmentos de memória que compõem a obra, apenas um remete explicitamente à tortura, o assombroso trecho datado de 2003 “A gatinha do edredom”). Procedendo por meio de enquadramentos, a autora embaralha textos breves e móveis, às vezes pedaços de fragmentos espaço-temporais, como de sua infância em Porto Alegre ou dos momentos de sororidade na prisão argentina, e consegue, com isso, estar em vários lugares ao mesmo tempo, criando sua própria gramática da memória, desorganizada mas pulsante de interlocução.
Ao se demitir do silêncio institucional e provocar formas de sentir o trauma, a literatura continua e ser a “maldição das ditaduras”, nas palavras de Alberto Manguel. Perante os mecanismos de embargo jurídico, a resistência burocrática dos arquivos, e a continuidade de uma exceção provocada, em certa medida, pela ausência de elaboração traumática, escritores se veem diante da tarefa essencial de usar a memória para historicizar o presente. Maria Pilla, inesquecível e muito querida, faz isso com os olhos atentos da testemunha que sabe da importância de se contar o que viu. Aproveito para deixar recomendado aqui o vídeo que a @bdebarbarie fez sobre o livro em seu canal do YouTube: sucinto e preciso como eu acho que todo vídeo de booktuber precisava ser.

Brenda 20/07/2020

"Nunca entendeu como é possível um jovem de vinte e três anos ser morto por causa de seus ideais."

Antonio 04/01/2022

Livro de memórias, mas com uma construção literária
Conta a história da autora desde a infância até a militância na resistência contra o golpe que instituiu a ditadura civil-militar no Brasil. O relato é realizado como numa conversa, quando o narrador, que tem muita história para contar, vai pulando de um assunto a outro, mas sempre retomando alguns assuntos. A história é tocante e possui ainda o caráter de um registro histórico daqueles que não aceitaram o golpe e lutaram contra, mesmo com todo o risco pessoal envolvido e a enorme disparidade de forças entre pequenos grupos de resistentes e os golpistas, que passaram a ter à sua disposição todo o aparato de força policial e militar do estado.

Marker 28/11/2017

Não sei ao certo se compreendi o grande mosaico de datas e pontos de vista que é Volto Semana Que Vem, ou mesmo se existe realmente mais de um ponto de vista que não aquele proposto pelo tempo, mas o fato é que o livro de Maria Pilla aparece como uma crônica muito aerada e espaçada dos tempos da ditadura, e todo esse espaço faz com que o interesse nas questões da personagem principal -que não sei precisar se é a própria autora, o que não faz grande diferença. É trágico, mas todas as histórias deste período o são.
Elinara 20/01/2018minha estante
Eu achei esse livro muito confuso, solto. Sobre o o período há livros bem mais interessantes, como "Batismo de Sangue".

@ALeituradeHoje 04/10/2020

Visceral
Que leitura. Que impacto.
Como uma colcha de retalhos, Pilla costura diversos momentos de sua vida enquanto militante.
Fiquei emocionada por diversas vezes.

fev 13/01/2021

É um livro ok. Um diário bagunçado entre memórias aleatórias, vida na prisão e os momentos de militância. Poderia ser um livro extraordinário, mas algo deu ruim nesse processo. Acredito que se fosse algo cronológico e contando do momento da militância, chegando a prisão e depois a ida para França seria algo mais complementar, mais encorpado. Nos daria uma visão ainda maior do que é viver em um período de ditaduras e revoluções.

O livro mediano não tira a importância dos momentos que a autora viveu. Só não foi escrita com a eloquência que eu esperava.

Emanuelle.Marcal 02/04/2024

Livro escrito de forma memorilistica por Maria Pila sobre sua experiência durante os tempos ditatoriais que assombraram a América Latina. "Volto semana que vem" é o que a autoria diz ao pai ao sair de casa em um dia de 1970, mal sabiam eles que ela só voltaria mais de 10 anos depois.

Apesar da narrativa ser um tanto quanto confusa no início, devido a sua cronologia, vale a pena insistir na leitura que demandará um pouco mais de atenção por causa desse fator.

É sempre importante ler, conhecer e lembrar da nossa história e principalmente ouvi-la de quem a vivenciou.

Beatriz 23/12/2022

Detalhes sobre à militância feminina no exterior
Uma obra poética sobre relatos potentes e marcantes sobre a luta das mulheres pela democracia. Recomendo a obra para aqueles que buscam a verdade e acreditam que é possível viver num mudo com mais equidade e liberdade.

Jessika 14/01/2023

entender para não repetir
é aquela história né se livros como esse e os de tantas outras pessoas que vivenciaram os horrores de ditaduras na américa latina fossem amplamente trabalhados nas escolas talvez não tivesse tido aquele monte de patetinha projeto de terrorista quebrando tudo em brasilia no dia 8

ou talvez tivesse. no fim das contas o erro começou quando acharam ok anistiar torturador e assassino

isa.dantas 26/02/2017

Livro de memórias que não seguem ordem cronológica. Apesar da dureza da narrativa de algumas passagens, também somos envolvidos por momentos belos de reflexão.

Sayonnara 27/07/2017

Relato honesto
Volto semana que vem, livro de Maria Pilla, relato de memórias de uma época de repressão, não só em território brasileiro como em muitos outros.
Adorei a leitura, Maria Pilla sensibiliza com uma narrativa honesta de alguém que passou ativamente por um período limitador das garantias individuais. Passa pela própria infância, seus estudos nos Estados Unidos em Cincinnati, faculdade, os tempos em que passou como exilada na França, presa política na Argentina. E depois de 22 anos exilada, volta ao Brasil bem a tempo de assistir à deposição de um presidente em praça pública (1992).
Super recomendo.
“Coisa de exilados em Paris, muitos foram ao jog da Seleção Brasileira no estádio Parc dês Princes, o ‘Maracanã’ deles. Coisa de militantes, fomos também, para desfraldar uma enorme bandeira anunciando que o Brasil – campeão do mundo de futebol – era o campeão do mundo da tortura.”