Mary Poppins P. L. Travers

Resenhas - Mary Poppins

Gabriela Freitas 11/03/2022

Supercalifragilisticexpialidocious ?
Mary Poppins lembra muito a minha infância, onde eu assistia em fitas VHS e mais de uma vez!
Não sabia que tinha o livro, descobri em um grupo de leitura coletiva e gostei muito.
É diferente do livro, mas a história é legal (na verdade os capítulos são independentes), o significado de tudo que ela fez fica melhor no filme.
Vale a leitura!

Miriane12 11/03/2022

Mary Poppins
"Poucos personagens adquirem tamanha notoriedade a ponto de ofuscar o nome de seus autores nas capas dos livros, tornando-os quase irrelevantes - e isso aconteceu com P.L. Travers. Mary Poppins meio que apagou esse estranho nome começado por iniciais e por isso de aparência tão masculina.... De fato, Pamela Lyndon Travers era uma mulher misteriosa" (Apresentação do livro em Edição Comentada - Zahar).

De fato a personagem Mary Poppins é extremamente conhecida, a publicação da história se deu em 1934 e logo se tornou um sucesso. Dentre os fãs, Walt Disney talvez tenha sido o mais devotado... Walt Disney havia feito uma promessa as suas filhas de que filmaria Mary Poppins e assim passou a assediar P.L. Travers procurando convence-la a vender os direitos autorais. Travers e Disney tinham propósitos diferentes no que diz respeito a obra Mary Poppins, Travers destinava sua obra não somente as crianças mas também a mente dos adultos, por sua vez, Walt Disney queria inserir Mary Poppins na indústria cinematográfica de forma simples e mágica despertando o amor das crianças pela babá de guarda-chuva e chapéu.

A forma como a história de Mary Poppins trabalha com o pavor infantil do abandono, levou esta obra a se caracterizar como um clássico da literatura infantojuvenil britânica, participando então de uma tradição que abriga livros como Alice no País das Maravilhas e Peter Pan! Estruturado de forma episódica, com cada capítulo configurando uma narrativa autônoma quase ao modo de um conto, Mary Poppins oferece em seu subtexto uma espécie de guia moral de comportamento - que abrange um evidente parentesco literário com as fábulas morais de um Esopo, que cumpriam uma função pedagógica. Em relação ao romance infantojuvenil, esse aprendizado pode ser transferido para o seu tema central, a questão do crescimento! Nesse sentido, Mary Popins, livro e personagem, se opõe frontalmente ao que Peter Pan simboliza. Lê-se no primeiro parágrafo da obra de Barrie : "Todas as crianças crescem, menos uma. Elas logo sabem que vão crescer...A gente sempre sabe depois de dois anos. Dois anos é o começo do fim." Mary, ao contrário de Peter, serve às crianças auxiliando-as a crescer, pois pessoas de todas as idades, sejam adultos ou crianças, personagens ou leitores, se defrontam com as felicidades e infelicidades que a vida lhes reserva, e absorvem algum ensinamento delas.
(Texto extraído de algumas partes do livro).

Talvez quando você viu o nome Disney no texto acima você tenha se recordado de algumas partes do filme, não consigo dar cinco estrelas exatamente por conta da obra ter sido reproduzida no ambiente cinematográfico e também porque assisti várias e várias vezes essa obra cinematográfica. Vocês sabem aonde eu quero chegar, Mary Poppins ficou gravada da minha mente como uma babá séria mas ao mesmo tempo bondosa e mágica do jeito que Walt Disney sabe produzir! Quando li este livro a experiência foi como se existisse outra Mary Poppins, e aquela, com quem estava normalizada a tantos anos, desaparaceu.

Ioneide 09/03/2022

Fantasia
Esse pequeno livro é cheio de fantasia. A personagem as vezes é um pouco ranzinza porém as crianças se apegam a ela mesmo assim pois junto a ela vivem algumas aventuras.

@loop.literario 07/03/2022

Mágico
Amei revisitar essa história que tanto esteve presente na minha infância. Seja através de filmes ou musicais. Mas ainda não tinha lido o livro, e amei a experiência .

A edição ilustrada e comentada está linda. E vale muito a pena embarcar nesse clássico.
Rafael Kerr 09/03/2022minha estante
Oi. Tudo bem?  Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor.  Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria  - O oráculo.  Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar . Seguindo aqui, marcando como quero ler e seguir no insta ajuda muito! Desde  já agradeço a atenção!

Manda de Oliveira 28/02/2022

Mas será que vocês não sabem - ela disse passivamente - que cada um de nós tem a sua própria Terra das Fadas?

Um texto com pegada filosófica e por vezes na minha opinião cheia de simbologia, me conquistou ali, bem no início, no capítulo 2.
Entender a personagem Mary e seus motivos para escolher a família Banks, fez falta pra mim durante a leitura. Mas o destaque da história está na vivência de Mary e as adoráveis crianças.

Ana Claudia 23/02/2022

Nesse clássico da literatura infantil, o Sr. e a Sra. Banks são muito ocupados e estão à procura de uma babá para cuidar de seus filhos gêmeos John e Bárbara, Michael e Jane. Até que o vento leste traz Mary Poppins, uma senhora orgulhosa, impaciente e mandona com seu guarda-chuva.

De início, as crianças já gostaram de Mary Poppins por ela mostrar seu mundo de fantasia e cheio de magia apesar de ela nunca revelar seus segredos. Mesmo ela compartilhando sua fantasia com as crianças, Mary Poppins não deixa de educa-los ou ensiná-los o que é certo e errado. As crianças tem muita curiosidade sobre o mundo mágico de Mary Poppins e as vezes duvidando se tudo aconteceu mesmo ou não, mas a babá não gosta de ficar respondendo aos seus questionamentos.

Andie 19/02/2022

legal
parece um livro de contos já que são pequenas aventuras em cada capítulo, na maioria das vezes tendo uma pequena mensagem por trás. Gostei bastante, uma experiência divertida.

Eron 12/02/2022

Bem lúdico e fofo acompanhar Mary Poppins e os irmãos Jane e Michael.
Os capítulos não conectados de forma a criar um narrativa linear e funcionam como contos independentes (meus capítulos preferidos foram "o gás do riso" e "a senhora Corry"). Destaque também para as belas ilustrações que representam momentos importantes em cada capítulo.
As aventuras fantásticas que Mary leva as crianças são valiosas pelas lições em todas as idades.

Ester.Campista 02/02/2022

Gostei muito da história. Bem leve e rápida para se ler... Já quero ler o segundo livro da volta dela...

DEREPENTE.LIA 01/02/2022

Não funcionou pra mim.
Bom, a história de Mary Poppins é uma daquelas histórias da qual eu não me conectei, talvez tenha criado uma enorme expectativa e assim como o pequeno príncipe, eu não gostei. A história até começa boa, que é a chegada da Mary Poppins, a forma do trabalho e o início da magia, porém, o livro foi dividido em capítulos e para cada qual uma nova "história/episódio" novos personagens e aventuras, mas definitivamente não consegui me conectar nem com a Mary e muito menos com os personagens.

Lys 27/01/2022

Leitura leve para todas as idades :)
Já começo dizendo que Mary Poppins do livro é totalmente diferente da Mary Poppins dos filmes da Disney. Como sempre, o livro consegue trazer complexidade ao personagem de forma muito mais detalhada e evidencia que, ao contrário do filme, Mary está longe de ser a babá perfeita como conhecemos. A personagem além de misteriosa, é cheia de personalidade. Há momentos de fantasia que atrai as crianças, mas a autora consegue mostrar ao leitor de forma bem sútil as problemáticas estruturais das famílias no geral. Pais ausentes, crianças desassistidas e, consequentemente carentes por qualquer tipo de afeto, Mary e seu guarda-chuva voador se tornam a esperança de Michael, Jane e seus irmãos gêmeos de uma infância feliz e cheia de histórias ?imaginativas?.

É um livro pequeno e perfeito para quem está sofrendo com ressaca literária ou acabou de ler um livro pesado e deseja contrapor com algo mais leve.

Mayara.Ladeira 19/01/2022

Mary Poppins
Optei por começar o ano com uma leitura clássica, e escolhi Mary Poppins.
Sinceramente esperava mais do livro, achei a história simples e demorada. Não gostei muito.
A edição da Zahar é linda, valeu a pena a compra, ainda mais na Black Friday.

iane.books 17/01/2022

Leitura fluida, descontraída.
A personagem Mary Poppins é incrivelmente cativante, mesmo com um jeitinho mais duro, toda narcisista, conquistou Jane, Michael, John e Bárbara, da mesma forma que conquistou o mundo (incluindo os animais, o vento, o mar...).

Já quero fazer a leitura continuação. ??

Yasmin279 08/01/2022

Dúvidas
Sei que é um livro infantil, feito em geral pra cativar e divertir. E eu me diverti muito lendo as histórias mágicas de Mary Poppins com as crianças. Mas muitas coisas não são faladas, e isso me deixa um pouco doida! Afinal, quem é Mary Poppins?? Nunca vou saber, e ela também nunca vai explicar. Inclusive, na minha cabeça ela era uma babá gentil e meiga, mas ela é bem chata e grossa! Gostei da leitura, fez eu me sentir em uma das animações da Disney (e o próximo passo é exatamente assistir o filme) ?