Mary Poppins P. L. Travers

Resenhas - Mary Poppins

sah 31/08/2022

Não tenho certeza sobre o que exatamente eu estava esperando desse livro, mas devo confessar que eu não gostei muito.
A Mary é uma chata, super grosseira sem necessidade, e vive fazendo as crianças se acharem loucas dizendo que elas inventaram aquilo sozinhas, que mulherzinha irritante.
As crianças aliás, são a graça e a leveza desse livro, ver toda a pureza de ações e anseios de infância é lindo, ver aqui um exemplo do que perdemos ao crescer, me deixou emocionada de verdade.
A escrita infantilizada facilita o fluxo da narrativa, torna um livro rápido de ler, alem de ser absurdamente imersiva, você quase consegue ver o que está sendo descrito.
Os contos são cativantes cada um do seu jeitinho, alguns são mais memoráveis que outros, porém todos são muito bem escritos e te levam pra dentro da imaginação da Mary.
Acho que se fosse em outro momento da vida eu teria gostado um pouco mais, porém está muito abaixo de outros clássicos infanto juvenis que já li, acho que algumas coisas são mal explicadas, alguns dos contos deveriam ser um pouquinho maiores pra dar um pouco mais de sentido a narrativa.
Vou ler a continuação só por curiosidade porém não estou com as expectativas altas, espero que me surpreenda.

biamendeesc 27/08/2022

Chatinho
Comecei a ler com expectativa mas me decepcionei, alguns capítulos chamaram a atenção, mas só isso.

Talvez por ser um livro infanto-juvenil não me preendeu tanto, apesar de eu gostar muito de alguns livros para essa faixa etária.

Não sei se recomendaria a leitura.

Mille Reis 26/08/2022

Não gostei.
Não curti, tem um ou outro conto que é bacaninha, mas não faz meu estilo. A Mary é uma chata vaidosa. Ela praticamente faz as crianças se acharem loucas, pois diz q eles ficam inventando as aventuras que vivem.

Danuza3 23/08/2022

Uma boa leitura, porém não por agora
Se fosse em outro momento da minha vida talvez eu estivesse gostado/simpatizado mais com a leitura, no entanto neste momento não foi o caso.
A escrita não é ruim, os acontecimentos imaginados pelas crianças são instigantes e o congelante jeito da babá chega a ser engraçado, a ideia de não saber se aquilo é real ou não no começo nos faz querer passar as páginas rapidamente, porém isso se torna pouco para as lacunas que permanecem em aberto/sem resposta. Seria bom ver um pouco mais sobre a babá, ver um pouco mais sobre ela e saber sobre pontos importantes que ali, em meio a leitura foram resumidos a nada, apenas mais um detalhe esquecido.
Resumindo, em outro momento da minha vida eu não perceberia e amaria a leitura, porém agora só vejo (infelizmente) lacunas em aberto de forma uma forma até que... negligente.

Sophia.Black 18/08/2022

???? ???????
Desde de pequena eu amo a história da Nanny McPhee, e como recentemente descobri que esse filme foi inspirado nos livros da Mary Poppins eu resolvi ler e ver se era tão bom quanto.
Confesso que esperava um pouco mais da história, eu não gostei muito da Mary, ela é rabugenta a ponto de ser irritante. As crianças em si são uns amores, mas como a personagem principal é a Mary e ela é, na maior parte do tempo, insuportável, muito provavelmente não leria esse livro novamente.
Não sei de vou continuar a ler os livros da saga, talvez sim, talvez não, realmente não sei.

Bruna Lima 18/08/2022

Uma atriz com sua única obra...
Em pensar que Mary Poppins foi criação única de uma grande atriz. Uma série repleta de aventura, bom humor, boas histórias, boas reflexões, diversão e entretenimento de ótima qualidade! Amei, quero muito ler o próximo e depois ler em inglês, já que nenhuma editora publicou o resto kkkk.. Recomendo para todas as idades, principalmente crianças e idosos. Referência para os jovens e boa introdução à leitura e nostalgia e diversão aos idosos!!!

@adriana_ lerlivros 10/08/2022

PL Travers
Mary Popins é uma babá rabugenta, vaidosa, arrogante e atrevida e não gosta nada de responder perguntas de crianças curiosas, apesar dela saber de tudo.
Mas há magia aonde quer que ela vá.

O vento leste trouxe Mary Popins
para a vida da família Banks no momento em que a matriarca estava aflita sem a presença de uma babá.

O livro trás 12 contos.
Meus Conto Preferidos:
O 8° conto: a Sra. Corry.
Uma confeiteira de minúscula estatura e suas duas filhas imensas, srta Annie e srta Fannie. Elas e Mary Popins guardam um segredo sobre as estrelas de papel que embrulham os bolos de gengibre.
O 10° conto: Lua cheia.
É aniversário de Mary Popins que cai em uma lua cheia ela vai comemorar em um zoológico onde todos os animais estão soltos enquanto os seres humanos estão nas jaulas.
O 12° conto: O vento oeste
O vento mudou e as crianças sentem que algo muito importante também irá acontecer, elas pressentem a partida de Mary Popins que não se despede, mas deixa uma generosa lembrança, logo ela que nunca foi generosa.

Sinceramente eu esperava sentir mais encantamento encanto com a história. O que se sobresalta aqui, é uma babá rabugenta. Não cativou a mim, que sou adulta, provavelmente cative uma criança. O livro é apático e tedioso, ao longo dos contos vamos tendo a impressão de que as crianças dessa família são muito solitárias e negligenciadas e que provavelmente todas as aventuras com Mary Popins são uma fantasia delas.

Kamilla 06/08/2022

Diferente da versão Disney
Já assisti ao filme baseado no livro diversas vezes, mas essa foi a minha primeira experiência com o livro, achei a versão do livro da Mary Poppins um tanto quanto prática, não é aquela doçura fofinha do filme da Disney, e isso torna o livro bastante divertido.

A divisão do livro também não segue uma história única e linear, cada capítulo é uma mini história que se encerra em si mesma, as minhas favoritas são as em que Mary Poppins serve de intermediária para as negociações de um cãozinho de estimação e sua dona sufocante e a história onde os bebês da família descobrem o que vai acontecer depois que eles crescerem mais um pouquinho.

A Mary é aquele tipo de adulto que se dá bem com as crianças justamente por não superprotegê-las e infantiliza-las demais. Ela não mente para elas e não demostra afeto de forma desnecessária, mas os laços de afeto estão visíveis e presentes.

Gosto bastante do filme, mas entendo os pontos em que P.L Travers implicou com a adaptação, cada uma das obras - a literária e a cinematográfica - tem o seu mérito e a sua versão de Mary Poppins, e as duas valem muito a pena e são clássicos atemporais para em suas respectivas formas de mídia.

Naty Alves 23/07/2022

Os ventos à trazem, e os ventos a levam!
Quem tem medo de literatura infantil? Segundo P.L. Travers a autora de Mary Poppins escrever para crianças nunca foi sua intenção, ela apenas escreveu! Em sua palestra (Anexo presente nessa edição da Zahar), ela diz, que não tem certeza do que seria a literatura infantil, ou o que fez com quê crianças ao redor do mundo lesssm seu livro. Afinal se ela escreve para crianças, quem são elas? Ela diz não saber o segeredo, a receita etc.. Mas, há uma mensagem a ser passada, e se ela chegou aos pequenos então eles se apropriaram dela.

Mas que mensagem é essa? Para mim ficou clara Travers quis atentar aos adultos, a respeito da negligência ao qual as crianças podem estar expostas, devido a ausência dos pais, sem o apoio de um responsável. (Isso reflete em parte a infância da autora e de suas irmãs, afinal o pai morreu jovem, e a mãe viveu em depressão profunda depos disso, tentando o suicídio). No livro Jane, Michael, Jonh, e Bárbara (Sim são quatro), viviam com pais ausentes, até a chegada de Mary, aquela trazida direto dos céus para organizar o caos.. E isso ela faz muito bem!

Mary veio para colocar ordem na bagunça, dona de um caráter disciplinador, e uma maneira peculiar de ser, simpatia não está em seu currículo, mas isso é justamente a isca, para tantas aventuras. Ela não é afável, gentil, ou delicada, ela não quer agradar, e sim educar, e para isso, diciplina, e porque não uma dose de magia podem nos dar a tal formula perfeita. (Ainda que por vezes ela beire a arrogância). Poppins é um criatura misteriosa, ninguém sabe ao certo de onde vêm, ou para onde vai, e isso não têm importância!

O livro tem uma estrutura diferente em formato de contos, por isso o leitor não tem a obrigação de o ler de cabo a rabo, podendo optar por ler individualmente cada conto em que são narrados episódios específicos.

Tenha ciência que esse é um livro cujo o conteúdo é BEM infantil, então prepare - se para desde animais que falam, dar a volta ao mundo através de uma bússola, entrar em quadros, tomar chá no ar, e por ai vai. Mas isso é real, ou só imaginação? Gostei bastante!

marimahh 14/07/2022

Mary Poppins
Eu gostei muito do livro, me encheu de alegria ler todos os capítulos pois achei muito mágica a história, e eu amei acompanhar tudo. A personalidade de Mary Poppins foi a que mais me chamou atenção, ela era muito diferente e possuía um ar misterioso e arrogante às vezes, mas se tornou muito querida por mim enquanto lia. Quero ler sua continuação e tenho certeza que irei amar.
Mary Poppins eu espero que os ventos mudem novamente e que você volte.??

Yumii 13/07/2022

Minha humilde opinião
Plha sendo sincero, gostei do livro os personagens são legais e tal mas tem algo que me incomoda seriamente, pq não é um livro pra mim. Eu acho infantil demais bom para crianças mas para jovens desrrecomendo. Mas é uma leitura um tanto quanto agradável.

Michelle 09/07/2022

Mary Poppins
Tudo começa quando Mary Poppins é soprada pelo vento leste na porta da casa dos Banks. Ela se torna uma babá muito incomum para Jane, Michael e os gêmeos. Quem mais além de Mary Poppins pode deslizar pelos corrimãos, puxar uma poltrona inteira de uma sacola vazia e fazer com que uma dose de remédio tenha um sabor delicioso de suco de limão? Um dia com Mary Poppins é um dia de magia e faz de conta que ganha vida!

Caique.Taguti 27/06/2022

A babá da minha infância.
Quando eu era criança ganhei o VHS legendado da minha avó. Sim, sem nem saber ler direito eu adorava ver aquele filme diversas vezes na minha infância. Porém o livro difere do grande filme de Walt Disney.

O livro em si é mais um compilado de contos do que uma história linear. Toda a história se passa na casa dos Banks, mas cada capítulo é independente, começa e acaba naquele intervalo.
Mais do que as aventuras, Mary Poppins nos presenteia com essa personagem encantadora e mística, como também muito humana, cheia de manias e consciente do certo e do errado. Norteia e ensina as crianças através das dúvidas e das experiências. Mary Poppins é puramente um livro infanto-juvenil, pode não agradar a todos os adultos, porém tem sua significância.

Alessandra 18/06/2022

Um clássico infanto-juvenil
Minha imagem de Mary Poppins estava muito atrelada a Nanny Mcphee - mero engano.

Nesse livro, a autora traz um Sr. e Sra Banks muito ocupados e procuram uma nova babá para cuidar dos quatro filhos. Até que "o vento" traz Mary Poppins em seu guarda-chuva, uma senhora com um jeito de educar perspicaz, que mescla a fantasia com realidade para que as crianças sejam mais obedientes.

O livro é escrito em forma de contos - cada capítulo é uma história/ aventura com a babá. Sempre com uma lição final. Achei alguns sem sentido, uma verdadeira "viagem". Mais sem sentido é a forma com Mary Poppins vai embora...

Vale lembrar que a autora passou por uma infância um tanto difícil. Ela apresenta uns pais que pouco se importam com as crianças no livro - o que pode ser um reflexo das próprias experiências.

Existe um filme homônimo da Disney que traz algumas mudanças que gostei. Vale a pena a leitura prévia e depois um sessão pipoca.

site: @simeuamolivr0s

Arthuzin 24/05/2022

Um livrinho bem infantilzinho
Histórias bem bestinhas mesmo
Mas é bom ler uma coisinha leve igual esse livro de vez em quando