Escândalo!!!

Escândalo!!! Tammy Luciano

Resenhas - Escândalo!!!

ricardo_22 21/11/2015

Resenha para o blog Over Shock
Escândalo!!!, Tammy Luciano, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ: Valentina, 2015, 320 páginas.

Após ser vendida pelo próprio pai e sofrer nas mãos de uma tia, Belinda resolve recomeçar a sua vida, só não esperando a reviravolta que o destino havia lhe reservado. Da noite para o dia, ela deixa de ser uma simples garota do Pantanal, sozinha no Rio de Janeiro, e se torna a principal atração de uma novela da maior emissora do país.

No entanto, a fama que Belinda conquistou por seu trabalho acaba atraindo a maldade das pessoas, chegando ao ponto de sua vida se tornar um verdadeiro escândalo das páginas das revistas. E Belinda sabe que pode contar apenas com a ajuda de seu namorado e dos amigos para superar as pessoas que querem lhe fazer mal.

“Minha segunda vida começou naquele dia, depois que conheci a imensidão do mar… Aprendi nesse período que não tem jeito, a caminhada também pode ser de despedidas. A gente finge que não, que só vai perder quando quiser, mas no dia a dia também temos que dar adeus quando gostaríamos de dizer “fique””. (pág. 80).

De um tempo pra cá passei a ver os livros com outros olhos e isso tem influenciado inclusive minha avaliação sobre os mesmos. O que antes passava despercebido, agora incomoda e talvez isso se deva à experiência adquirida com o passar dos anos como leitor ou mesmo com os estudos cada vez mais frequentes. Fato é que o novo livro de Tammy Luciano ficou longe de agradar como os trabalhos anteriores da autora.

Antes é preciso deixar claro que a ideia que dá o ponto de partida de Escândalo!!! poderia ser explorada de infinitas maneiras. Quando no primeiro capítulo a dura realidade de Belinda é revelada, a ponto de causar o sentimento de repulsa por sua família, passei a ver esta história da forma como gostaria que fosse contada, pois sabia a grandiosidade que estaria por trás do possível enredo. Isso certamente influenciou todo o processo de leitura da obra.

É bem verdade que caso explorasse outras possibilidades — quem sabe uma personagem que sofre nas mãos do pai e luta o livro inteiro para fugir em busca da realização do sonho de se tornar atriz (ou seja, se Belinda tivesse dificuldade em se tornar atriz) —, Tammy estaria fugindo de seu estilo literário, mas o resultado dessa fuga poderia ser uma verdadeira obra-prima da literatura jovem, como outros títulos da própria editora Valentina. Ao optar pelo oposto, o resultado, infelizmente, foi mais do mesmo.

Embora a mudança brusca da realidade não seja totalmente impossível, isso acabou me incomodando bastante ao longo de toda a leitura, visto que a personagem foi do inferno ao céu em um virar de páginas — quando geralmente acontece o contrário. Ainda que os dramas familiares tenham persistido, sendo responsáveis pela maior surpresa de todo o livro, outras preocupações poderiam ser destacadas que não os problemas causados por um ex-namorado que surgiu do nada apenas para ocupar espaço. Literalmente.

Mas se levar em consideração o público alvo da obra, isso pode até ser desconsiderado, o que não acontece com a artificialidade da protagonista. Nem mesmo no Projac da vida real uma personagem é tão perfeita como Belinda Bic, uma jovem atriz que, entre tantas outras qualidades, é linda, talentosa, simpática, educada e humilde, chamando a atenção e sendo amada por absolutamente todos — exceto a família e o ex-namorado, os antagonistas da história. Menos mal.

A artificialidade da protagonista só poderia gerar situações artificiais e isso se repete ao longo de todo o livro, em especial durante alguns diálogos ou mesmo pelo excessivo número de citações de músicas e frases de efeito — no livro anterior isso foi mais natural. Se tais frases fossem incluídas em um ou outro momento, o resultado final seria muito mais interessante do que simplesmente inclui-las várias vezes a cada capítulo.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/11/resenha-355-escandalo.html

Camilla 03/11/2015

Resenha do blog Segredos e Sussurros entre livros
Escândalo é um romance nacional que, escrito pela autora Tammy Luciano e publicado pela Editora Valentina, aborda o mundo da fama e suas consequências na vida de pessoas que só querem seguir seus sonhos, enfrentando verdades e mentiras expostas ao mundo e levadas a juri, não importando o quanto sejam pessoais.

Belinda foi criada em um dos lugares mais caricatos do país. Às margens do rio Paraguai, ela cresceu linda e com um coração bom, mas algo ruim acaba por lhe tirar a vida que conhecia, arremeçando-lhe na selva de concreto do Rio de Janeiro sob os “cuidados” de uma pessoa cruel. Em pouco tempo, sua vidinha pacata se transforma em um pequeno inferno, mas ela dá a volta por cima e descobre uma maneira de recomeçar sua vida e ser quem ela deseja. Agora ela é Belinda Bic, uma jovem atriz que está no auge da fama e da carreira e, mantém os pés no chão e o jeito de menina do Pantanal. Apesar de todo sofrimento que passara nas mãos de pessoas de seu próprio sangue, Belinda tem muita sorte com amigos. Jujuba, Zé, Cássia e mais alguns dão à sua vida um brilho todo especial, mesmo nas horas mais difíceis. É claro que existe também um amor, nascido e desenvolvido em situações perigosas, porém verdadeiro…

“Minha segunda vida começou naquele dia, depois que conheci a imensidão do mar… Aprendi nesse período que não tem jeito, a caminhada também pode ser de despedidas.”

O livro é narrado em primeira pessoa. Belinda é uma personagem bem morna, apesar de sua história de vida. Ela é boa pessoa, não faz muito mimimi e amadurece bastante no desenrolar da história, porém tem atitudes vergonhosas perante seu namorado, Alexandre. Ela descreve muito bem seu passado, mostrando com clareza pelo que passou e o quanto esteve disposta a lutar, mas quando chegamos à Belinda poderosa, famosa e absolutamente linda, ela simplesmente nos joga um balde de água fria ao descrever seu relacionamento amoroso. Poxa, a garota tem amigos maravilhosos e uma aparência de dar inveja a qualquer mulher, mas um “namorogro” consegue mandar e desmandar em sua vida, mesmo ela tendo ciência de que não sente grandes coisas por ele… enfim, é de dar raiva, sério! Mas é claro que nesta história também há um príncipe encantado…

“Como eu tinha perdido tanto tempo com aquele homem? Meu ex-namorado não me defendeu do mundo, mas sim me ofendeu como qualquer outra pessoa.”

Bom, tudo o que os personagens secundários têm de fofos e fortes, os principais têm de apagados. Jujuba, por exemplo, é o melhor amigo de Belinda desde a maior reviravolta de sua vida. Ele é sincero, leal e tem um alto-astral incrível. Rapaz “alegre” assumido, para mim, é o melhor personagem, pois não soa forçado, exagerado, mas verdadeiro e simples. Já Gustavo, jornalista apresentador e suposto affair de Belinda, tem tudo para ser o cara perfeito, e é… só que quando ele abre a boca, sinto muito, mas seus diálogos com ela são muito bobinhos. Não é que eu não curta a história dos dois, mas honestamente o tórrido romance entre as celebridades me pareceu um tanto vazio de sentimento, embora não tenha faltado palavras.

O desenvolvimento da história é bem elaborado, com situações e reviravoltas bem interessantes. O final, previsível ou não, é resultado de um ciclo iniciado naquele passado que a protagonista achava que estivesse esquecido no Pantanal. Gostei da mensagem da história e, dos três livros que já li da autora, Escândalo é o que mais me prendeu à leitura, já que achei a escrita deste mais objetiva. A capa é um ponto bem interessante a respeito do livro. Achei-a super criativa, lembrando a capa de uma revista de fofocas sobre celebridades. Combinou demais com o tema e a editora está de parabéns pelo capricho, inclusive quanto à diagramação. Leitura recomendada aos que gostam de literatura nacional, romance e um enredo recheado de estrelas da TV.

“Daquele dia em diante, eu seria Belinda Bic.”

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Andressa 19/01/2016

Confusa ...
Esse é o primeiro livro que leio da autora ... Li em 1 dia e fiquei confusa ao que achei do livro muitas coisas me incomodaram na leitura, por isso só as 3 estrelas .

O começo do livro é muito intenso, eu amei toda aquela adrenalina o mistério consegui sentir o medo da Belinda me emocionei e fiquei com dó ... As primeiras 60 páginas passaram que eu nem senti .
Já quando chega na parte que ela fica famosa, pimba !!! o livro para, fica estagnado, parece q a página e a cada capítulo estava escrito sempre a mesma coisa, nada novo acontecia, sem grandes surpresas só enrolação .
Não gostei do romance relâmpago entre ela e o Gustavo, embora eles digam que nem eles entendem, achei que a autora poderia ter explorado um pouquinho mais o clima de paquera de conquista ao invés de já partir logo pra um relacionamento sério entre os dois .

Eu amo livros com bastante dialogo e eu achei os diálogos desse livro fracos demais, quase não tinha e os que tinham era quase sempre o Gustavo se declarando pra Belina e a Belinda pra ele, cansooou !!!
Eu não consegui sentir carinho pelo casal, não me fizeram suspirar, o Gustavo quase não foi explorado, nós não conhecemos muito dele e isso me fez não amar o personagem, pq não tinha pra amar, a única coisa que sabia dele eram as declarações que ele fazia pra ela a cada 3 paragrafos ...

Depois da estagnação o livro só foi ser envolvente de novo lá pelo final quando a estória começou a ganhar obstáculos e começou a ficar interessante de novo.

Quanto a Belinha eu gostei dela, achei legal essa mocinha com tanta determinação,sem medo, diferente de outras mocinhas de livros que se fazem de coitada e ficam sofrendo o livro todo, a Belinda não tem medo de nada e isso me fez gostar dela .

Quanto ao personagem Jujuba não gostei muito, era pra ser engraçado e achei q a autora não conseguiu colocar muito humor no personagem e nas suas tiradas que deveriam ser engraçadas ...

Enfim... eu gostei da escrita da Tammy, a capa é linda o título tem tudo a ver, mas a estória não me envolveu tanta quanto eu achei que envolveria ... Talvez eu me arrisque com outro livro da autora pra tirar melhores conclusões sobre ela mas sobre esse livro, não sei se indicaria .

Tatiana 01/09/2017minha estante
Também senti tudo isso. É aquele tipo de livro que tem tudo pra ser perfeito. Massssss...

Gisele 18/10/2015

Blog Estilo Gisele
Mais um livro que recebo através da parceria com a Editora Valentina (isso quer dizer que em breve, será sorteado aqui. VIVA !!!!), este livro, despertou minha atenção e interesse, exclusivamente pela capa. Linda demais não é ?!

Mas este livro, é mais do que uma capa bonita, é um enredo de descobertas, de amor ao próximo, de amor próprio e mais do que isso, do amor da existência.

Belinda, era uma menina humilde, aos 19 anos vivia de mergulhos no Rio Paraguai e tentando arrumar algo que motivasse a sua vida. Até que um belo dia, descobre ao chegar em casa, que seu pai, a vendeu para sua tia.

Com a sua venda, Belinda é obrigada a se mudar para o Rio de Janeiro. E quando pensamos que sua vida vai começar a mudar, descobrimos que ela está indo para um lugar pior do que o inferno. Sua tia, além de lhe fazer de empregada, ainda lhe dá surras e promete matá-la.

Em uma ida a padaria, Belinda conhece Carmo. Que a orienta a fugir, dizendo que ali acontecem coisas horríveis com as meninas que ali moraram. Belinda depois de uma surra e em total estado de desespero resolve fugir e rouba todo dinheiro que encontra, com a promessa de ainda devolver um dia.

Procura por Carmo e pede ajuda. Carmo então chama outro amigo e a leva para a Lapa, lá arruma emprego em um bar, mas os donos do bar, lhe oferecem ainda um lugar para ficar, nos fundos do bar, sem ventilação, sem muito conforto. Mas Belinda entende que aquilo é melhor do que o inferno que estava vivendo até ali.

Belinda então conhece Jujuba, logos se tornam grandes amigos. Jujuba, vez ou outra, faz figuração em novelas e acaba levando Belinda com ele. Neste dia, a vida de Belinda começa a mudar. Um diretor resolve colocá-la em um local de destaque, logo, por sua beleza ela é chamada para tentar a carreira como atriz. Primeiro, com um pequeno papel e logo virando protagonista da novela das nove.

No entanto, neste primeiro dia, Belinda quase sofre um assalto e é salva por um lindo rapaz, que imediatamente chama sua atenção e promete ligar para ela, só que isso não acontece.

Belinda então começa a trilhar sua carreira de sucesso, sem esquecer de todos os amigos que a ajudaram em sua fase mais difícil de vida. Vivendo um relacionamento de mentira com Alexandre Máximo, Belinda entende que este é o caminho que sua vida deve levar.

No entanto, um belo dia, ela reencontra aquele rapaz, descobre que seu nome é Gustavo Salles e que ele é um reporter famoso de sua emissora. Aquele encontro começa a mudar toda a vida de Belinda, ela começa a encontrar a si mesma, descobrir coisas de sua vida que jamais imaginou.

Alexandre Máximo, aquele que era o namorado. Se torna o seu principal algoz.

Um livro que nos mostra que muitas vezes a oportunidade está onde menos esperando, no entanto, precisamos nos permitir. Um enredo leve, que mesmo tendo passagens tão pesadas e tão marcantes, nos fazem refletir muito, pois tenho certeza que o que aconteceu com Belinda, deve ser a realidade de muitas mulheres, infelizmente.

Confesso que o livro me surpreendeu muito, achei que seria uma leitura rasa, superficial. Mas me tocou tanto, me aprofundei tanto, que tenho certeza ser um livro de reflexão.

Quer saber exatamente o que aconteceu com Belinda ? O motivo pelo qual ela se tornou Belinda Bic ? Se ela escolheu Gustavo Salles ou Alexandre Máximo, isso só lendo para saber.

site: www.estilogisele.com.br

Maravilhosas Descobertas 08/10/2016

ESCÂNDALO!!!, DE TAMMY LUCIANO

Venha conferir esse babado Forte!!!

A história de vida e superação de Belinda Bic, uma das maiores estrelas do país !!!

Escândalo!!! é um romance, digno de lágrimas e final feliz.

Eu, particularmente, não leio muitos romances, mas Tammy Luciano mudou esse cenário.

O Livro conta a história de Belinda, uma menina do Pantanal, que sofreu muito com a morte de sua mãe, e depois foi vendida pelo próprio pai para sua tia. Veio para o Rio de Janeiro, onde sofreu na mão de sua tia por dias incontáveis, e depois conseguiu sua libertação e começou a ralar como figurante nas novelas. Até os dias atuais, no qual ela virou a maior estrela de TV do país, e agora tendo que lidar com a fama, fortuna, ex-namorado possessivo, um novo amor, problemas familiares, entre outros.

"Um sonho nem sempre agrada todo mundo e, por isso, cuide de guardar seu amor na caixinha do segredo..."

"A vida é feita de pequenas e grandes loucuras."

O que mais gostei no livro foram os temas super atuais e as críticas que ele nos apresenta , como, a sociedade machista em que vivemos, os parentes interesseiros, a homofobia, a violência contra as mulheres e os relacionamentos abusivos. Não podemos esquecer do incríveis personagens que nos fazem morrer de amores por eles, no caso, Gustavo Salles, e morrer de rir com eles, no caso, jujuba. E claro que em um romance, não se pode deixar de falar de amor, um bom exemplo são as páginas 248 e 249,

Além disso, o Marketing desse livro é maravilhoso, primeiramente, a Capa, ela já anúncia a principal treta do livro, divulga a autora e o outro livro dela. E ainda, na página 270, uma citação ao livro Sob a luz dos seus olhos da autora Chris Melo.

Para mais informações sobre os livros da Tammy, visite o site da autora e da editora Valentina.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2016/06/escandalo-de-tammy-luciano.html

Rascunho com Café 03/05/2017

A Cinderela brasileira
Este livro estava na minha lista de leitura desde o evento da Valentina que realizamos em Palmas – TO e mesmo após a apresentação do livro eu me surpreendi ao ler, pelo quanto a ideia que eu fazia do livro estava errada.

Grande parte da minha surpresa se deu em razão da capa, ela imediatamente me remeteu a ideia de um chick lit, ou de uma comédia romântica, mas o livro é marcado pelo drama. Mas calma, não pense que é uma história que o fará chorar, longe disso, é uma história de superação, de superar as dificuldades da vida, nem que seja com sorte, como aconteceu com a protagonista.

Belinda, protagonista da trama, chegou ao Rio de Janeiro de uma péssima maneira e passou por situações terríveis até que ela teve coragem suficiente para aceitar ajuda e mudar, encontrando muitas pessoas maravilhosas que a ajudariam em sua caminhada.

E haja sorte, Belinda tem uma história de Cinderela e, após passar o pão que o diabo amassou, sua vida se tornou cercada de fadas madrinhas. Em alguns anos, a moça passou de figurante (o qual nem queria) a estrela de novela das nove em apenas quatro anos.

Toda essa escalada me incomodou um pouco, eu senti que todo esse sucesso veio muito de presente, não senti em Belinda aquela vontade de ser atriz e fazer sucesso, essa pode ser a real intenção da autora, mas gostaria que ela lutasse mais, que fosse algo em que ela sempre sonhou. Outra parte que me incomodou foi a quantidade de personagens estereotipados, ou eram muito bonzinhos ou pessoas do mal, mas isso não chega a comprometer os pontos principais da história.

Pois isso tudo é pano de fundo para dois tópicos: a relação entre Belinda e seu namorado opressor, onde o foco é realmente como uma mulher linda, independente e de sucesso aceita um relacionamento marcado por assédio moral e também como a mídia trata o assunto das celebridades, deixando o questionamento de quanto nós alimentamos a indústria da fofoca.

Preciso dizer também que eu simplesmente amei a parte em que a autora explora os bastidores das novelas e levei muita fé no que ela escreveu, porque sei que Tammy é atriz e já participou de produções na Globo, o que me deixou com gostinho de quero mais, pois fiquei com vontade de ler mais do assunto, mas entendi que o foco do livro não era esse e sim a vida da protagonista.

O livro também é permeado de letras de música o que achei conveniente e muito fofo.
Um bom livro para quem deseja uma leitura rápida e que queira saber um pouquinho sobre um mundo das celebridades brasileiras.

site: http://www.rascunhocomcafe.com/2016/06/escandalo-cinderela-brasileira.html#.WQnmmBMrLIU

Atitude Literária 29/10/2016

Fofo, doce e lindo.
Vítima de uma realidade dolorosa, regada a muita dor e sofrimento, Belinda é uma jovem de família humilde do interior do Mato Grosso do Sul que perdeu a mãe precocemente, ficando nas mãos de seu pai, um homem frio, violento, sem escrúpulos, que não pensa duas vezes antes de vendê-la para sua tia, uma mulher tão miserável e horrenda quanto ele. Agora já no Rio de Janeiro, Belinda é obrigada a enfrentar as mais diversas atrocidades, humilhação e maus tratos, comendo o pão que o diabo amassou até que consegue encontrar um ponto de fuga e partir pelo desconhecido em busca de seu caminho. Em uma cidade desconhecida, sentindo-se sozinha e sem rumo, Belinda encontra pessoas que provam que ainda existe bondade e generosidade no mundo, disposta a estender a mão e devolver a esperança de que dias melhores virão.

"Eu não conhecia minha própria vida, não tinha a menor ideia sobre o que seria de mim. Parecia amarrada, mesmo com as mãos livres."

Simplória, de bom coração e dona de uma beleza exótica, Belinda conquista a todos por onde passa. A jovem que tanto sofreu tem dentro de si uma força que a impulsiona a seguir lutando. Guardados em seu coração as lembranças e conselhos de sua mãe se tornam sua força e diante disso, ela passa a agarrar cada gotícula de oportunidade que pinga em sua direção e tudo aquilo que ela jamais se quer sonhou, acreditou ou pensou ser capaz, passa a acontecer em sua vida, o destino parece ter lhe dado uma folga e um recomeço brilha bem diante de seus olhos.
"A vida nem sempre tem justiça, mas tem recomeços."

Quatro anos se passam, Belinda não é mais a jovem simplória e ingênua de quando chegou ao Rio, agora ela é BELINDA BIC uma atriz renomada e querida por todos. Tendo ao seu lado seu melhor amigo Jujuba, um empresário que a trata como filha e um namorado que... Bem, é um canalha, grosseiro, egoísta, que a trata muito mal, porém Belinda sabe que não está feliz e ao se deparar com o único homem que já abalou totalmente seu coração, ela descobre que tudo pode mudar, mais uma vez. Mas, nem tudo é simples e nessa caminhada o passado volta ameaçando destruir tudo que ela construiu e um ego ferido pode se tornar perigoso. Não é apenas a carreira de Belinda que está em risco, mas sua felicidade e vida também.

Agonia, esse foi o sentimento constante que enfrentei nos primeiros capítulos deste livro. O que Belinda enfrenta é desumano e causa revolta, o pior de tudo é ter a consciência e a certeza de que infelizmente a realidade dela é a de muitas pessoas. Porém, com o passar dos capítulos e a maneira como a autora conduziu a trama, me fez acreditar que ainda existe sim bondade e que não devemos perder a fé, mas sim agarrar a cada oportunidade e nova chance que a vida nos dá, lutando bravamente dia após dia, já que nada nunca será fácil.

Belinda é levada ao limite e precisa aprender a lutar, a evolução da personagem ao longo dos capítulos é imensa e acompanhar ela desabrochar foi marcante. No início ela não tem pretensões, ambição ou até mesmo noção de que rumo dar a sua vida, mas diante de tudo que lhe acontece ela é forçada a escolher um horizonte, acreditar nele e partir para luta sem olhar para trás, mas jamais perdendo sua essência e humildade. Não posso deixar de mencionar Jujuba e a leveza que ele trás para a história, seus diálogos são sempre cheios de vida, espirituosos e transborda alegria, a maneira como ele encara a vida é inspiradora. Outro ponto que chamou minha atenção para a história foi à doçura do romance, a delicadeza de um personagem masculino que entra na trama para trazer o amor em sua essência mais pura. O tipo de amor que cuida, protege, apoia e trás a tona o melhor do outro. É lindo e inspirador. Optei por não falar muito a respeito deste aspecto do livro para evitar os spoilers.

"Fico com uma vontade de descobrir seus mistérios, seus desejos, suas vontades e o que pensa quando me olha."

ESCÂNDALO, é uma obra intensa, repleta de reviravoltas e pontos de reflexão. A autora foi sagaz na construção dos personagens, dando a eles qualidades e defeitos, o que nos proporciona identificação imediata. O enredo é bem dosado, nos proporcionando uma leitura completa, tem drama, romance e aquela pitadinha de comédia que suaviza tudo. De modo geral, é uma leitura deliciosa. Confesso que em alguns pontos, ocorreram cenas que me incomodaram e que julguei repetitivas e cansativas, mas isso se deu principalmente pela minha pressa de ver a protagonista encontrando sua paz e final feliz, nada que diminua a qualidade da obra.

Tammy Luciano tem uma escrita simples e envolvente e a cada livro é possível acompanhar o amadurecimento de sua escrita.

A Editora Valentina, parabéns. A capa está impecável, condizente com a trama e original, diagramação fofa e simples, tudo lindo.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2016/08/resenha-escandalo-tammy-luciano-editora.html#.WBSwoPkrLIU
Kath 14/11/2016minha estante
undefined

Kath 14/11/2016minha estante
null

She 06/07/2016

Simplesmente escandaloso de bom!
Já conhecia a autora pessoalmente, mas nunca tinha lido nada dela. Já era fã da pessoa Tammy, mas ainda não conhecia seu trabalho. Comecei por "Escândalo!!!" e não me arrependi. Livro lindo, cheio de esperança, amor, batalha, dificuldades, superações e amizade. É um livro que mexe com a gente, principalmente para quem tem vivência com história parecida da personagem Belinda Bic. É muito difícil sair do vitimismo de uma história difícil com familiar e dar a volta por cima, mas lindamente a autora mostra que pode ser possível, talvez possamos derramar algumas ou muitas lágrimas, mas depois a felicidade vai chegar. O livro me surpreendeu bastante e me encantou, completamente apaixonada por ele.

Mariana Mortani 03/11/2015

Começo a escrever essa resenha pensando em como chegamos aqui. Eu e Tammy, quero dizer. Me lembro de assisti-la no Programa do Jô, depois a conheci em um evento (ela foi a primeira autora nacional que conheci pessoalmente) e depois já me vejo mediando um lançamento da autora, almoçando juntas e conversando. É engraçado pensar em como muitas coisas aconteceram de 2012 para cá e como tudo aconteceu rápido, mas se tem uma coisa que Escândalo me mostrou é como Tammy evoluiu.

"A vida é feita de pequenas e grandes loucuras."

Belinda é uma garota de 19 anos nascida e criada em uma cidade pequena no Mato Grosso do Sul. Ela perdeu a mãe, porém nunca se esqueceu de seus conselhos e de como a mãe era uma pessoa boa, um grande exemplo. Apesar de conhecer a índole do pai e viver com seu maltrato, a menina fica sem saída ao ser vendida e se ver, de repente, em um avião rumo ao Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa ela não conhece nada de maravilhoso. Sua situação está pior do que antes e, como se não bastasse o pai, agora é sua tia que a faz sofrer e que a impede de ter a vida que deseja. Só que Belinda não se deixa abater. Ela não quer se vingar, nem deseja mal para os dois parentes que lhe mostraram o pior do ser humano, ela só quer ter sua própria vida.

"Se existir segunda vida, a sua começa agora."

Belinda então ganha uma nova oportunidade. Fugindo de sua tia e de qualquer lembrança do passado sofrido, ela resolve seguir em frente e, de repente, as oportunidades que ela nem sequer sonhou começam a bater em sua porta. Claro, nem tudo é perfeito, e quando ela conquista a tão sonhada liberdade, se vê presa a uma imagem que em pouco tempo irá questionar. Belinda não é mais a garota ingênua que saiu de casa vendida. Ela agora é Belinda Bic, uma das mais famosas atrizes do Brasil.

"A vida nem sempre tem justiça, mas tem recomeços."

A escrita de Tammy evoluiu muito desde seu primeiro livro, devo dizer. Li Garota Replay antes de qualquer outro, porém quando li os anteriores, percebi como sua escrita evoluiu até chegar em Sonhei Que Amava Você, passando por Claro Que Te Amo, porém em Escândalo podemos perceber isso ainda mais. Nesse livro, Tammy não está focada apenas no amor e isso já exige uma certa mudança na escrita, só que ela consegue manter sua sensibilidade, acrescentando a tensão da personagem em muitos momentos e o suspense necessário para que cheguemos a certas revelações. A narrativa em primeira pessoa muda de estilo com a personagem, já que ela mesma irá progredir, e ter o livro dividido em três partes faz com que vejamos ainda mais esse progresso.

"Eu tinha que concordar com os jornalistas, minha vida se transformou em um escândalo."

Belinda é uma personagem incrível. Ela consegue conquistar o leitor com sua personalidade, mesmo quando ainda está se descobrindo, e logo nos vemos envolvidos em sua história. Gostei demais da evolução dela e de como mesmo com todas as mudanças e altos e baixos de sua vida ela não deixou para traz o seu verdadeiro eu. Ela pode até quase perder, pode está repleta de dúvidas, mas as características de quem ela realmente é não a deixam de lado e conseguimos reconhecer isso a cada cena.

[...] LEIA A RESENHA COMPLETA EM: http://www.magialiteraria.net/2015/10/resenha-escandalo-tammy-luciano.html

"Nem sempre a gente é capaz de fazer por nós. Precisamos de um empurrão. Seja de um amigo, de quem nos ama e de quem mais nos observa: o destino."

Cheio de reviravoltas, Escândalo é um livro repleto de emoções e ensinamentos nas entrelinhas. Belinda é uma personagem marcante, o enredo é completo e o romance encantador. Fico muito feliz em fazer parte de um livro de Tammy Luciano, afinal, o li antes do lançamento e minha opinião sobre a história está na orelha do livro (dessa forma, todo mundo que garantir o seu vai ver meu nome o do blog lá! Me mandem fotos, ok? haha) e só posso indicar a leitura para todos os que adoram uma leitura repleta de sentimentos e frases marcantes.

"Será tão difícil alguém me amar pelo branco dos meus olhos e não pelo azul que contagiava a todos?"

"[...] o amor é liberdade acompanhada."

Carolina Durães 29/10/2015

O livro é dividido em duas partes: Parte I - Antes - Para entender o Depois e Parte II - Depois.
Narrado em primeira pessoa, o leitor é levado à Laudário, uma cidade do Mato Grosso do Sul, onde conhece Belinda, uma jovem de 19 anos que está desempregada e passa seus dias banhando-se no rio Paraguai. Após o falecimento de sua mãe Mimizinha, ela vive com seu pai Joselino e seu irmão Nirvano. A relação com o pai é desprovida de amor; Joselino passa a impressão de que a filha é um fardo. Tal impressão é reforçada com o fato de que ele a vende para a tia da moça, chamada Santana. O objetivo de Santa é levar a garota para o Rio de Janeiro, onde a vida de Belinda nunca mais será a mesma...
Belinda é uma moça de jeito simples, muito educada e inocente. Apesar do medo, deseja intensamente e ingenuamente que a mudança para uma cidade tão grande como o Rio seja algo positivo. Infelizmente ela não tem essa sorte e passará por muitos perrengues.
Mesmo em meio aos maus tratos, Belinda se mantêm positiva e seu espírito inquebrável. A lembrança de sua querida mãe a acalenta até o momento em que alguns anjos entram em sua vida.
Carmo, Antunes, seu Rosário e sua filha Francisca são uma brisa fresca na vida da jovem, que comprovam que a bondade está nos lugares mais inusitados. E o que falar de Jujuba? Uma pessoa com um enorme coração, divertido, alegre e leal, capaz de defender aqueles que ama com unha e dentes. E seus comentários? Impossível ler e não rir! (Suas hashtags são hilárias).

" - ...Eu sou vendedor da loja aqui em frente, sou gostoso igual uma Jujuba, adoro ser mordido e dou banho de açúcar em muita mulher. Quem já experimentou... Desculpa, mas a verdade precisa ser dita." (p. 37)

Ainda na primeira parte, a ascensão de Belinda se inicia. Observamos seus primeiros passos em direção ao estrelato.
A segunda parte da história se passa após quatro anos da chegada da protagonista ao Rio de Janeiro. Belinda já é uma estrela conhecida e a mídia está sempre acompanhando seus passos. Dividida entre sua vida pessoal e a sua vida pública, ela reencontra um de seus salvadores: Gustavo Salles.
Gustavo é um homem de 30 anos, jornalista famoso, talentoso, inteligente e bondoso. O pacote completo e sonho de consumo de muitos. Os dois tem uma forte ligação, mas existem muitos obstáculos entre os eles e o tão desejado final feliz.
"Escândalo" é um conto de fadas moderno, onde temos como tema principal a superação e o amor. É uma linda história, mas também apresenta um retrato cruel da realidade: jovens que procuram uma vida melhor nas capitais e são envolvidas em situações abusivas.
A autora, além de explorar esse tema tão importante, fala também do valor da família e das verdadeiras amizades. Fala da importância da família que criamos, não pelas ligações sanguíneas, mas pelos laços do amor e da lealdade.
Cada personagem que cruza a vida de Belinda tem um papel importante a desempenhar. São exemplos da bondade e infelizmente, da maldade existente no mundo. São personagens reais que estão também nas nossas vidas: pessoas trabalhadoras, honradas, que nos fazem rir e chorar.
Um lindo romance com inúmeras lições sobre o poder que um indivíduo exerce na vida do outro. Sobre laços forjados na dor e no amor. Sobre a capacidade do ser humano de superar a dor e encontrar a felicidade.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um ótimo trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação, como por exemplo, nas páginas 43 e 85, mas nada que interfira na compreensão do texto. A capa combina bastante com a trama, passando a impressão de se tratar da capa de uma revista.

"- ...Gente chique não fala pele, fala cute. Assim como não falam bege, falam nude, e não falam branco, falam off-white, e esse povo importante também acredita que existem variações de branco." (p. 43)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

27/09/2015

Um verdadeiro escândalo!!!
Outro livro nacional que me fez apaixonar e com a capa mais original que já vi em livros. Se existe algo que esse livro me ensinou foi a liberdade e a esperança. Amei a Belinda e sua força em momentos que tirariam a esperança de muitos, adoreiiii o Gustavo com o cuidado e atenção que tornaram ele O cara! E principalmente me inspirei na escrita da querida Tammy Luciano que escreve livremente aquilo que acredita. É um livro maravilhoso e mereceu minhas 5 estrelas e meu coração no skoob!
Obrigada Tammy por essa delícia de leitura!
Parabéns!!

Carina.Barros 31/12/2015

A autora foi bem abrangente pois o livro serve para todos os gostos...
O livro tem conteúdo útil e também tem conteúdo fútil! rsrsrs...
Tem muitas musicas e frases filosóficas maravilhosas.
Para quem gosta da parte fútil você se sente em alguns momentos assistindo Amaury Junior ou lendo o livro Gianecchinni do Guilherme Fiuza vendo tanta propaganda de locais, emissoras de TV, atores, diretores, produtores, restaurantes e coisas um tanto desnecessárias... A própria capa é uma propaganda que merece no mínimo assinatura vitalícia à autora... Meu lado fútil achou bárbara a capa do livro. Um primor!!! Lindooooo!!! Varias pessoas paravam para olhar meu livro da semana pois achavam bonito. Para a autora que ama propaganda já podia fabricar capas de celulares com o design do livro. rsrsrsrs...
Se cada citação tiver sido patrocinada ela está rica. rsrsrs... Se tanto merchan foi de graça foi um pecado. O livro se trata exatamente de propaganda. Mostra bem a que veio em certos momentos.
Assusta aqueles que sentem um certo repúdio ao besteirol mas a capa engana pois dentro tem muito conteúdo. Amei a parte mais sincera e humana dele.
FIQUEM TRANQUILOS pois a historia da protagonista é tão sensível, humana e tocante que pode abranger os leitores que vivem com os pés no chão.
Aos 35 anos nao sou mais fã da famosa revista que assinava na época dos meus 20 anos mas amei o conteúdo dele. Não fui atraída pela capa e sim pela curiosidade da sinopse do livro. Achei a temática curiosa e diferente.
A protagonista se desapega um pouco e nessa transição vocês podem se identificar com a parte onírica ou com o amadurecimento dela. Isso acaba atraindo o publico nerd que se identifica com a mudança de valores dela.
Um livro de cabeceira para futuros atores pois tem dicas úteis e ensina o caminho das pedras. Deveria virar leitura obrigatória na grade curricular dos curso de artes cênicas... Não sabia que o campo de ator é tão vasto. Ela explicou tudooooo que ocorre neste mercado.
Amei o livro. Se tornou um dos meus favoritos.

dayukie 01/08/2016

Este livro é aquele que digo: Você precisa ler para tirar suas próprias conclusões. Há muitos pontos que chamam a atenção das pessoas, principalmente por mostrar os bastidores da vida dos famosos, entretanto, foi um livro que não me atraiu tanto assim.

Confira a resenha completa no blog.

site: http://goo.gl/hxhh2b

Raffafust 18/10/2015

Tive o imenso prazer de ler o livro mesmo antes do lançamento, Tammy para mim é uma das autoras mais fofas da Literatura nacional, e como se não bastasse - por ter lido quase todos seus livros - ainda tem evoluído muito na escrita. A cada livro da moça que leio me apego mais aos personagens e talvez por estar passando por um momento para baixo da vida me liguei muito e Belinda, a protagonista , que tem como lema de vida a velha frase de que no fundo do poço dela tem mola.
Talvez Tammy não saiba e vocês vão saber agora mas quando comecei a ler o livro tinha tido um péssimo dia , vendo tudo que Belinda passa e dá a volta por cima, vi o como meus problemas eram micros perto do de outras pessoas como a personagem. Eu sei, é ficção, mas tão perto do que muitos vivem e enfrentam da vida que nos sentimos culpados por pensarmos em algum segundo que não temos sorte e que merecemos reclamar das oportunidades que a vida dá. Há quem nem tenha oportunidade, e por isso mesmo vá atrás com tudo para tê-las.
A moça humilde que mora em Mato Grosso e não é nada bem tratada pelo pai se vê obrigada a vir morar no Rio com uma tia depois que sua mãe morre. Mas se a gente pensa que o pai dela é ruim, acreditem , a tia para a qual ela é vendida - sim, vendida!- é ainda pior e não fica devendo nada para as bruxas da Disney. Ela não tem um pingo de dó da menina, faz ela de gato e sapato e tem um passado que só Jesus na causa.
Tammy mostra o pior lado do ser humano, não somente na tia mas também em outros personagens ao redor de Belinda, há quem seja mesquinho e malvado pelo simples prazer de ser. No entanto, para nossa alegria e de Belinda ela passa pouco tempo nesse lugar terrível de filme de terror com a tia do capiroto, com a ajuda de outra pessoa ela vai conseguir fugir do lugar e fazer novos amigos.
Começa assim, dividindo apartamento com um amigo , o lado bom da vida de Belinda, ela vai começar a fazer figuração em uma importante emissora e vai virar uma famosa atriz chamada de Belinda Bic namorando um galã.
A autora nos leva para a vida real da gata borralheira, mas dessa vez pode até ter um príncipe chamado Gustavo Salles mas ele não a banca, ela tem o dinheiro dela é é rica, ok?

Adorei esse upgrade na vida da protagonista, a capa estilo Caras combina com os flagras que fazem dela no livro . E como disse na orelha do livro, a protagonista tem uma força que nos impulsiona também. Não tem como terminar triste essa leitura. Não é auto-ajuda, mas me ajudou e muito a terminar o dia sorrido. Pontos para Tammy!

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/10/resenha-escandalo-edvalentina.html