História Bizarra da 2ª Guerra Mundial

História Bizarra da 2ª Guerra Mundial Otavio Cohen

Resenhas - História Bizarra da 2ª Guerra Mundial

Douglas 11/01/2016

Um prato cheio de história e curiosidade
Vi esse livro na livraria e de cara me apaixonei. Curiosidades e guerras são assuntos que me chamam atenção. Agora as duas coisas em um único livro já é apelação.
O livro possui diversos capítulos/curiosidades, e foi possível descobrir coisas que não imaginava que poderiam acontecer em uma guerra.Entre elas, que existiu um 007 de verdade, como a Coca-Cola aproveitou para dar um 'boom' na Segunda Guerra, e a importância de diversos animais nas batalhas, ou ao lado de soldados.
Além de contar diversos fatos curiosos, o autor trás os acontecimentos da guerra e como ela foi se desenvolvendo de forma cronológica, o que facilitou a leitura e o entendimento dos fatos.
A leitura é bem simples e rápida e o livro como um todo é bem bacana.

ricardo_22 31/01/2016

Resenha para o blog Over Shock
História Bizarra da 2ª Guerra Mundial, Otavio Cohen, 1ª edição, São Paulo-SP: Planeta do Brasil, 2015, 288 páginas.

Ao falar sobre uma guerra, vem logo à mente os possíveis conflitos políticos que causaram o início das batalhas. Ao falar sobre a Segunda Guerra Mundial, a maior de todos os tempos, o que vem à mente é a figura de Adolf Hitler e as bombas atômicas que destruíram duas cidades japonesas, colocando fim a um conflito que já se encaminhava ao sexto ano de sangue e destruição. No entanto, este conflito foi muito além do que está nos livros didáticos e nos bastidores coisas inimagináveis aconteceram.

História Bizarra da 2ª Guerra Mundial, como o próprio título sugere, tem como objetivo reunir o que de mais estranho aconteceu nos bastidores da guerra que ocorreu entre 1939 e 1945. A intenção do autor Otavio Cohen não era simplesmente apresentar o que todos nós estamos cansados de saber, mas mostrar o que raramente foi comentado e assim reunir informações que ajudam a compreender, senão o conflito, como as personagens deste momento históricos agiram longe dos campos de batalha.

Digo isso pois são muitas as histórias de pessoas, anônimas ou não, que protagonizaram desde cenas hilárias até outras que, embora não tenham nada de bizarro, são capazes de demonstrar as particularidades que só acontecem em tempos de guerra. É desse modo que a obra do escritor mineiro narra situações como as dos cachorros que sabiam falar, a ponto de supostamente pronunciar uma saudação nazista, ou de um chefe do exército de Hitler que desembolsou o equivalente a 80 milhões de dólares (5 milhões na época) em um quadro falso. Pobre homem!

No entanto, a intenção não ser ensinar o leitor não impediu que o autor apresentasse pontos fundamentais para o entendimento da Segunda Guerra Mundial. Mesmo alguém que não saiba absolutamente nada sobre este período pode facilmente compreendê-lo, afinal, em uma linguagem simples e ao mesmo tempo muito objetiva, Otavio Cohen consegue fazer um apanhado e apresentar os reais motivos que levaram a eclosão do conflito mais importante da história mundial.

O principal exemplo disso está na introdução das duas primeiras partes do livro. Com maestria, o autor utilizou uma partida de War para explicar como se sucederam os fatos nos primeiros anos de batalha, quando a Alemanha conquistou territórios estrategicamente pensando em como evitar ataques dos inimigos. Ainda que os textos introdutórios não passem de um resumo, eles casam perfeitamente com os fatos narrados ao longo do livro, tornando essa uma leitura agradável para aqueles que, assim como eu, são fascinados pela história dessa guerra mundial.

Mas, talvez pensando em atrair e conquistar também aqueles que não estão acostumados a se aventurar na temática, o autor acaba pecando ao repetir explicações ao longo de seus textos, que podem até ser vistos como crônicas sobre o passado. Basta citar que sempre ao falar da entrada dos Estados Unidos na guerra, Otavio diz que foi devido ao ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor. Não que não seja importante deixar claro o que levou a atual maior potência do mundo a entrar na guerra, porém não vejo necessidade em exagerar nas repetições.

site: http://www.overshockblog.com.br/2016/01/resenha-367-historia-bizarra-da-2.html

Euflauzino 15/02/2016

Fatos do zoológico humano
Os belicosos e belicistas de plantão que me perdoem, mas a guerra é o auge da ignorância humana. É preciso ler e reler sobre ela para jamais perpetuar momentos da mais completa estupidez. E seguindo esta máxima é que escolhi História Bizarra da 2ª Guerra Mundial (Planeta, 285 páginas) para me fazer companhia durante as férias.

Não se trata de curiosidade mórbida, trata-se de curiosidade pura, simples e até inocente, faculdade inerente a todo ser humano. Sabedor disso, Otavio Cohen nos presenteia com histórias pra lá de saborosas.

Quero deixar claro que li o livro em busca de histórias hilariantes, um pouco mais leves, sobre este período escuro. Porém, mesmo as histórias mais engraçadas têm um sabor amargo, deixam um travo na língua. O título do livro que melhor lhe traduzisse talvez fosse “História mais humana da 2ª Guerra Mundial”. Não percebi nada muito bizarro, mas sim situações inusitadas em tempos de guerra.

Há o caso do soldado que não matou Hitler. Fato ocorrido na 1ª Guerra Mundial e que repercutiu na 2ª. Imaginem como ele deve ter se sentido ao constatar anos mais tarde o crescimento do Nazismo e tudo o que disso decorreria, conviver com o fantasma de que poderia tê-la evitado:

“Os caminhos de Tandey de Hitler se cruzaram por acaso. Naqueles últimos dias do conflito iniciado em 1914, o inglês, que servia às Forças Armadas britânicas, encontrou um soldado alemão ferido tentando fugir do campo de batalha francês. Seus olhares se encontraram, e Henry (Tandey) baixou sua arma – o soldado assentiu em agradecimento e desapareceu. Por vinte anos, esse episódio foi apenas mais um motivo para Tandey ser considerado um herói...”

Legal saber também que a enxurrada de cartazes e frases utilizando “Keep calm and...” vêm do tempo da guerra:

“... publicado à exaustão nas redes sociais. A tipografia dificilmente muda, assim como o modelo da frase: quase sempre uma paródia da famosa ‘Keep calm and carry on’ (‘Mantenha a calma e siga em frente’)... usada em um pôster motivacional da época...”

Quando criança, assisti ao filme “Fuga para a vitória”, em que participou Pelé, isso mesmo, o rei do futebol, entre outros jogadores, além de estar recheado de atores famosos como Max Von Sydow, Michael Caine e Sylvester Stallone, logo após o estrondoso sucesso Rocky. E não é que este filme foi baseado em um fato real:

“Tudo começou com Nikolai Trusevich, goleiro do Dynamo... Para proteger o país, ele se alistou no exército, mas acabou capturado. Após assinar papéis prometendo lealdade ao novo regime ele retornou a Kiev e encontrou emprego em uma padaria. Em busca de trabalho, alimento e abrigo, outros ex-jogadores da cidade seguiram o exemplo e se juntaram a Nikolai. A base estava formada. Enquanto nazistas ganhavam as batalhas nos campos de guerra, no campo de futebol seus oponentes triunfavam. A popularidade do time não passou despercebida pelos comandantes nazistas. Eles acreditavam que o Flakelf, time da Luftwaffe seria capaz de dar fim à série de vitórias do F.C.Start. O resultado não poderia ter sido pior para os alemães: vitória dos soviéticos por 5 a 1.”

Vocês já podem imaginar o desfecho disso não é? No filme os jogadores são carregados por todos os torcedores e conseguem fugir. Mas a vida real nem sempre é assim e diz a lenda que todos foram mortos ao final da partida dada como revanche em que os alemães tornaram a perder.

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2016/02/historia-bizarra-da-2-guerra-mundial.html

Krisley 16/03/2016

O livro é dividido cronologicamente de 1939 a 45. Cada parte possui um apanhado geral (de 4 a 6 páginas) sobre os principais acontecimentos do respectivo ano, depois seguem várias pequenas histórias independentes (de 1 a 4 páginas) contando a “história bizarra”.

No total são 77 histórias, a qualidade oscila bastante assim como o nível de detalhes, mas de uma forma geral são bem resumidas e rasas. Algumas histórias são especulativas ou não são aceitas pelos principais historiadores (como “O soldado que não matou Hitler” - na Primeira Guerra - e a fuga de Hitler para a Argentina).

A linguagem informal ("pegar bem", "curtiu", "rolou solto") e o excesso de expressões populares ("mais falso que nota de 3 reais", "gato escaldado tem medo de água fria", "tudo que é proibido é mais gostoso") não me agradaram. Em alguns momentos a narrativa ficou um pouco ambígua ou confusa.

O texto é formatado com margens gigantes e há bastante espaço vazio entre as histórias (o que deixa mais organizado, mas também dá uma falsa impressão do tamanho do livro). Treze histórias possuem uma imagem ilustrativa.

O livro não possui uma seção de notas referenciando as fontes das afirmações feitas em cada história – como em livros escritos por historiadores -, o que dificulta a verificação de algumas informações duvidosas.

Há imprecisões históricas “bizarras” como “Horas antes, o Führer havia se matado com um tiro na boca[...]” (pag 225), Hermann Göring “o chefe do exército nazista” (pag 68).

Algumas poucas histórias são realmente interessantes e não tão conhecidas, motivo pelo qual consegui terminar de ler o livro ao invés de abandoná-lo.

LeandroBurla 27/07/2017

Bom para principiantes no tema
Talvez não tenha sido bom pra mim, mas a obra entrega ao que se propõe. Fiquei entretido com as histórias, apresentadas de forma agradável. Contudo, pecou muito em sua superficialidade.
Não posso fazer juízo da obra somente por minha percepção, conhecimento ou experiência de leitura. Não fiquei satisfeito pela obra não me apresentar muitas novidades, mas pensei no meu sobrinho de 16 anos que irá se deleitar com os "causos" apresentados. Ou a pessoas que são curiosas ou querem saber mais sobre o tema.

Adriano.Paula 26/08/2017

A capa não traduz nada sobre o livro
Apesar da capa estranha em que a primeira vista nos dá a impressão que o autor vai contar anedotas sobre a segunda guerra mundial e talvez isso precise ser alterado, o que possivelmente traria mais leitores para o livro, podemos encontrar no livro histórias tristes, engraçadas e até digamos inusitadas, coincidências, erros, falta de sorte ou sorte, de tudo um pouco.
A leitura é rápida, pois o livro é construído em pequenos capítulos alguns tem 2 páginas e outros no máximo 4, fechando sempre um tópico ou assunto seguindo rigorosamente a ordem cronológica dos fatos.
Você talvez ache a falta de um fato conhecido da 2ª Guerra mas o que o autor quer mesmo é divertir o leitor com boa leitura, jogos de palavras, tiradas satíricas sem faltar com a veracidade.
Como dito no começo a capa não tem nada a ver com o livro.

Jamile.Schmidt 13/11/2017

Ótimo presente dos dias dos pais
São várias histórias inusitadas que ocorreram na segunda guerra mundial. Dei de presente para o meu pai, um aficionado por guerras, de dia dos pais e acabei lendo justamente por ele ter gostado e ter novas informações que ele desconhecia.

Egídio Pizarro 11/12/2017

Título um pouco enganoso
Pelo título, eu esperava mais histórias como a da galinha paraquedista. O que o livro traz na realidade são uma série de curiosidades, algumas um tanto inusitadas, mas por "bizarra" eu entendo outra coisa.

De qualquer modo (e apesar da história sobre o Triângulo das Bermudas ser completamente descartável, considerando a temática), é um livro interessante. Vale a leitura.

Yvan 24/02/2018

Curioso
Muitas curiosidades sobre a segunda guerra, escritas de maneira bem simples, rápida e interessante, existem várias que se bem exploradas dariam bons livros e filmes.

a.bookaholic 26/05/2018

Uma cachorrinha prisioneira, um cadáver espião, um urso soldado e uma galinha paraquedista. Essas são somente algumas bizarrices que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial.

História Bizarra Da Segunda Guerra Mundial foi escrito pelo brasileiro Otavio Cohen. Os capítulos do livro são divididos de forma cronológica, e cada ano da guerra possui um resumo com os principais acontecimentos antes de partirmos para as histórias malucas.

Com uma escrita super descontraída, o autor nos apresenta fatos muito loucos que dificilmente encontraríamos em livros de história comuns. Dentre os que mais me chamaram atenção, estão:
-A vez que Hitler tirou uma porção de soldados do campo de batalha para que fizessem a figuração de um filme que ele estava produzindo (e que nem chegou a ser concluído);
-A cachorrinha Judy que foi feita prisioneira de guerra junto com sua tropa (inclusive, existe um livro sobre ela intitulado Judy, escrito por Damien Lewis);
-Um urso adotado por uma tropa que acabou virando um verdadeiro soldado;
-O sobrinho de Hitler que queria lutar do lado dos Aliados mas que foi impedido por conta de seu sobrenome;
-A história de Berthe Fraser, a mulher que a primeira vista era uma dona de casa comum, mas que em segredo organizava um rede de ajuda aos soldados e pilotos britânicos que sofriam ataques alemães. A história te soou familiar? Para mim sim, pois um dos meus livros favoritos, O Rouxinol, conta uma história semelhante. Fiquei me perguntando se Berthe seria a inspiração desse livro.

É incrível como se tratando da Segunda Guerra sempre é possível se surpreender! Já li muitos livros sobre o assunto e em cada um me deparo com algo desconhecido.

Obs: assim como o autor fala no final do livro, a guerra teve sim histórias mirabolantes e algumas até engraçadas, mas não devemos nos esquecer do principal, que uma guerra é uma guerra e, em um aspecto geral, uma guerra é sempre algo triste.

site: https://www.instagram.com/a_bookaholic/

brauner.antonio 19/10/2018

Legal, mas esperava mais.
O livro até que é legal. Mas parece que fica uma sensação que está faltando algo nele para que o prazer de lê-lo esteja completo. Existem sim capítulos interessantes, mas outros nem tantos, que Você até pergunta porque fazem parte de um livro com este título. Mas de qualquer maneira, sempre se aprende algo com livros de história.

Alexandre.Nunes 10/12/2019

Muita bizarrice interessante
Pra quem tem curiosidade sobre o maior conflito da história da humanidad é sempre bom conhecer um pouco das bizarrices que fizeram parte deste conflito. O que não pode ser deixado de lado é a parte sombria e das sequelas que deixou.

Braulio 11/02/2020

Leitura leve e agradável
Difícil usar esses adjetivos para um livro da 2a guerra.

O autor consegue o triunfo de trazer um toque mais leve nessa narrativa. Tarefa difícil em vista dos horrores da guerra. Ele mesmo comenta isso no epílogo.

Gostei da leitura. É leve, direta e com uma linguagem jovem e simples.

Uma curiosidade, que me espantou um pouco, foi a quantidade de animais envolvidos na 2a guerra. Cachorros, pombos, morcegos, galinhas, crocodilos, tubarões.
Além de históricas envolvendo cigarro, Coca-Cola, Vodka, Fanta (de maçã) etc.

Valeu a pena a leitura!

Obs: Li algumas críticas e achei um tanto exageradas. Não é um livro acadêmico. A proposta é entretenimento e ela foi bem cumprida.

Igor.Silva 04/09/2020

Muito legal...
Esse livro é cheio de personagens surpreendentes e curiosos da segunda guerra.