A travessia de Walter Benjamin

A travessia de Walter Benjamin Jay Parini

Resenhas - A Travessia de Benjamin

olivromefisgou 27/05/2023

Chegar ao final desse livro foi torturante. O autor conseguiu tornar os últimos dias de Walter Benjamin tediantes! Outro ponto q prejudicou a leitura foi o fato de tratar o episódio de forma romanceada. Conselho: FUJAM!!!

Amanda.Ramos 21/03/2022

Pra quem tem paciência...
O livro conta a história de um judeu fugindo pela Europa. O livro é interessante, o grande problema é que demora muito pra prender o leitor. Pra quem tiver paciência de "esperar ficar bom", vale a pena! O final é bem emocionante e acaba compensando.

Li 19/01/2014

Prazer em conhecê-lo Walter Benjamim
Dele eu não sabia nada a não ser que foi um importante pensador dos anos 30. Na faculdade, devo ter ouvido algo de um dos professores, devo ter lido algum artigo no qual o autor se tenha baseado nele. Por essa razão, ter sido testemunha virtual de sua fuga tantos anos depois, ter sentido o coração apertado toda vez que ele tinha de parar de caminhar por causa das dores no peito, a cada vez que ele caía ou quando foi atirado de um navio ou ainda quando se perderam os seus preciosos escritos foi uma experiência visceral.
A cada página eu compartilhei de suas manias, de seus sonhos, de seu amor pelos livros, de algumas de suas reflexões, do seu fracasso como amante e pai,da sua capacidade de manter-se controlado e até bem humorado em tempos em que pessoas como ele eram assassinadas pelos alemães...Ler este livro foi uma experiência pra lá de enriquecedora. Eu o amei, eu perdoei o homem fraco e admirei a inteligência arguta; invejei suas tardes na Biblioteca Nacional da França e seus passeios e pelos cafés e ruas de Paris, eu o odiei por ter adiado tanto a saída da França e me identifiquei com sua mania de se refugiar entre os livros enquanto o mundo ao redor ruge. Só que ele era alemão e judeu na Europa em plena Segunda Guerra e eu...Eu admirei a sua independência- ele não se filiou ao marxismo nem à Escola de Frankfurt-, fui paciente com suas excentricidades e me perguntei pela verdadeira causa do seu suicídio.
Quase tudo o que se pode sentir por uma amigo eu senti por ele nos primeiros dias de 2014 em que passamos juntos. O autor deu um rosto, corpo e vida a um nome, fez dele alguém que me é muito querido e admirado, para sempre vivo.