Tirza

Tirza Arnon Grunberg

Resenhas - Tirza

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Diliane1 18/04/2024

Não consegui encontrar a essência deste livro. Até a metade dele o título nem faz sentido. Talvez devesse se chamar "bicho". É bem escrito, de fato... Mas não me cativou.

Lê Rebeschini 20/03/2024

O livro mais perturbador que já li!!
Aos 35% eu quase abandonei esse livro, mas que bom que não o fiz.
Apesar de ser holandês, a escrita é super fluida. Os capítulos são bem longos, quase todos com mais de uma hora, mas esse livro é tão perturbador que quando me dava conta já tinha terminado o capítulo.
Primeiro livro que leio desse autor (e nem sei se ele tem mais obras publicadas no Brasil), mas já percebi que ele sabe o que faz. Passei o livro toda agoniada, com gastura dos diálogos e das situações apresentadas (principalmente na parte um e três), sem saber o que o autor queria passar e que rumo o livro ia tomar (por todos esse motivos eu quase abandonei). Lia e não acreditava no que estava lendo. Mas isso foi exatamente intencional, exatamente o que o autor quis causar e passar. Tanto que o nome do livro é Tirza, mas ela não é a personagem principal, e sim seu pai. Por isso tbm a capa do livro é um homem e não uma mulher representando a Tirza (tudo intencional).
Ele conseguiu transmitir com precisão e crueza a mente de uma pessoa com problema mental e uma família totalmente disfuncional. E conseguiu fazer tudo isso narrando em terceira pessoa!
Apesar de ter amado, eu não recomendo pelos gatilhos (mas se arriscar, aposto que nunca mais lerá nada parecido!)

Luana 19/03/2024

Completamente chocada
Esse livro me deixou muito agoniada em diversos momentos, confesso que não tava esperando por esse final. O livro todo é narrado em primeira pessoa e mostra o quanto o ser humano pode ser bizarro. Teve alguns momentos de diálogo que me deixaram agoniada e algumas cenas que precisei parar pra assimilar. Acho que o autor quis impactar, e conseguiu.

Renata1004 24/02/2024

UAU!
Esse livro foi tão viciante que li num par de dias. Sensacional.

Durante a leitura inteira me mantive muita tensa, definitivamente a construção do personagem (Jorgen) foi algo SUPER complexo. A acidez das relações, os momentos que eu fiquei do lado dele, incomodada com tantas ações dos outros que me incomodariam também, outros momentos que já não consegui compreendê-lo tão bem, foi um ioiô infinito.

A história começa com a preparação dessa festa de despedida para a filha caçula, Tirza, objeto (pode-se dizer assim?) de obsessão e sucesso para o pai, um homem focado, mas que se falta em tantos outros aspectos. Essa despedida acaba mexendo profundamente com Jorgen e enfim? o negócio vai ficando muito louco.

O final foi um NÓ, fiquei boquiaberta. Não sabia o que esperar. Acho que esse livro é bem assim. Você NÃO sabe o que esperar. Recomendo. Leitura ótima.

@wesleisalgado 08/12/2023

Afiado e corta como uma faca
Eu nunca li uma construção de personagem tão incomôda como a do Jorgen. E como o único ponto de vista é o dele no livro inteiro, como se estivéssemos na sua mente, foi como ver o nascimento, maturação e ascensão de um sociopata de certa maneira.

Por vezes patético e digno de pena, mas na maior parte do tempo desprezível e odiável todas as relações do personagem beiravam pra mim ao inapropriado. O que é foi muito mais desagradável pra mim do que ler algo explícito.

Vide a parte final desse livro, fuja de qualquer resenha porque ela realmente me pegou de surpresa, eu não esperava, mas agora refletindo já há alguns sobre o livro faz total sentido!

manumoura18 21/11/2023

Sempre ouvi falar desse livro, positivamente, e estava na minha lista há um bom tempo, até que resolvi ler, e realmente a leitura é muito boa.
É daqueles livros que você não tem uma conclusão certeira das coisas, cada hora te leva pra um caminho diferente, com frases soltas que te faz pensar: "é isso mesmo que eu tô lendo ou tô imaginando coisas?", até que realmente você consegue perceber que sim, era isso mesmo ?
A leitura me deixou viciada, cada tempinho livre que eu tinha eu lia, pois queria saber logo o final, apesar de que o final, o que seria um plot twist, não foi nada surpreendente pra mim, já que eu imaginei logo o que tinha acontecido, no momento em que o fato foi narrado, por conta do andar da carruagem do livro ?
Enfim, vale a pena.

Diego Vertu @outro_livro_lido 15/11/2023

Pertubador
Jörgen Hoffmaister é um homem que parece ter uma boa vida na cidade de Amsterdã. Sua filha mais nova Tirza está se formando no Ensino Médio e tem uma viagem marcada para África.
Nas primeiras cenas do livro, Jörgen está preparando uma festa de formatura para Tirza e de repente é surpreendido pela mãe de Tirza, que fugiu há 2 anos com um rapaz mais novo, nisso começamos a entender as camadas da família Hoffmaister as desavenças entre Jörgen e a esposa, as desavenças de Jörgen com a filha mais velha, Ibi e um amor doentio por Tirza e ainda implicará com o namorado de Tirza por ter semelhança com um famoso terrorista.

Jörgen é um dos personagens mais complexos de tudo que já tenho lido, fazendo você ir do amor ao ódio por ele é um personagem que dá um TCC de psicologia e leva ao leitor a essa viagem ao cérebro dele. O livro é muito bem escrito e construído, linguagem bem direta que deixa a leitura prazerosa. Possui poucos personagens, porém todos eles são bem construídos levando o leitor a se aficionar a eles.
Amor, obsessão, transtornos, vida familiar, loucura, aventura é tudo que encontramos nesse livro que para mim se torna uma das melhores leituras desse ano.

Ju 26/08/2023

O pai da Tirza
Muito bom! Um livro angustiante, as vezes nos parece como uma viagem psicológica. Tirza é o personagem secundário nesse romance, mas o fator principal.

Livrística 24/05/2023

Pra quem gosta de um desgraçamento mental
Eles disseram que o livro era perturbador. Eles disseram que o final do livro era surpreendente. Eu acreditei? Não! Quebrei a cara e me vi, a 30 páginas do final, tendo que parar pra respirar, com o estômago embrulhado. A verdade é que a tensão me acompanhou durante toda a leitura, desde a primeira página deste livro que é, além de muitas outras coisas, uma aula de construção narrativa.
Arnon Grunberg me jogou pra todos os lados, me fez de gato e sapato e me deixou sem chão. E eu gostei! E tenho tantas coisas pra falar desse livro que, com certeza, não vai mais sair de mim, que eu vou falar apenas uma: LEIAM!

Karlesy 12/01/2023

Chocada (?) Daqueles de revirar o estômago ?

Narrativa fluida e pesada psicologicamente ao longo do livro todo!

Julianna.Ortiz 27/08/2022

O que esperar lendo Tirza?
É desafiador falar sobre esse livro, quem leu entenderá o que estou falando pelo simples fato dele conseguir causar tantos sentimentos que se modificam a cada capítulo.
Não é um romance fácil, para algumas pessoas pode ser difícil de engolir e difícil de continuar a leitura.
Eu entendo porque em muitos momentos precisei parar de ler para descansar a mente porque a história fica extremamente perturbadora. Para ler Tirza você precisa estar preparado para o desconforto.
O autor consegue cumprir o seu papel perfeitamente, todos esses sentimentos com certeza são intencionais, fazendo com que o leitor se sinta intrigado do começo ao fim.
Recomendo a leitura para àqueles que realmente gostam de romances sombrios, misteriosos e desconfortáveis.

Monique | @moniqueeoslivros 26/05/2022

Tirza
{Leitura 24/2022 - ?? Holanda}
Tirza - Arnon Grunberg

É incrível como os livros têm o poder de mexer com você. Roland Barthes dizia que um texto de fruição é "aquele que põe em estado de perda, aquele que desconforta (talvez até um certo enfado), faz vacilar as bases históricas, culturais, psicológicas do leitor". Não tivesse Barthes vindo antes de Grunberg, eu diria que essa definição é sobre Tirza.

Tirza é um livro que realmente desconforta. O protagonista, Jörgen Hofmeester, é um homem de meia-idade, editor de livros, com duas filhas jovens e uma esposa que os deixou para viver um amor da adolescência. O livro começa com ele preparando sushis para a festa de formatura da filha mais nova, Tirza. Também por esses dias, sua esposa volta para casa depois de três anos.

Em meio a esses conflitos familiares, vamos conhecendo um pouco mais sobre essa família. Pai, mãe e filhas, todos eles complexos e inquietantes. Uma dica para a leitura pode ser a de prestar atenção ao narrador, já que o livro é todo narrado em terceira pessoa, e há um distanciamento importante aqui, feito com maestria.

E embora tenha quase 500 páginas, esse é um livro em que você não consegue vislumbrar o que vem a seguir, não importa em qual parte você esteja. O leitor tateia em completa escuridão, de mãos dadas com o narrador, o único que parece saber alguma coisa ali.

Tirza é uma leitura bem profunda e altamente psicológica. O cotidiano de Hofmeester vai se revelando aos poucos, mas já de cara compreendemos que, por trás de toda a aparente normalidade, tem alguma coisa que nos incomoda ali. A gente só não sabe o quê.

Não há como passar imune a essa leitura. Não há identificação com os personagens, mas ao mesmo tempo eles são tão próximos de nós que isso assusta. E nos faz vacilar, como tão bem compreendia Barthes. Além é claro, do final, que é surpreendente e inquietante.

Se você tiver oportunidade de encontrar esse livro (com o "sumiço" da Rádio Londres, está bem difícil de encontrá-lo), não deixe de o ler. Jörgen Hofmeester e sua família são daqueles personagens que a gente não esquece mais.
Texto citado:
BARTHES, Roland. O prazer do texto. 4° ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Mari Pereira 26/05/2022minha estante
Adorei a resenha!

Monique | @moniqueeoslivros 26/05/2022minha estante
Obrigada, Mari! Realmente é como tu disse, um baita livro!

Mari Pereira 26/05/2022minha estante
Inesquecível né!
O que eu mais gostei foi essa sensação de pessoas muito perturbadas mas ao mesmo tempo aparentemente muito "normais e civilizadas". Acho que o autor foi genial em colocar em xeque uma ideia de civilização branca europeia que às vezes se sustenta só pela aparência, privilégios, poder e esteriótipos.

Monique | @moniqueeoslivros 26/05/2022minha estante
Sim, com certeza, essa ideia de que não nos identificamos com eles mas ao mesmo tempo estão muito perto de nós. O que eu mais gostei foi do narrador, a "condução" da história foi de um jeito bem interessante.

André Vedder 02/05/2022

Jörgen Hofmeester
Tirza é o nome de uma menina holandesa, moradora de um bairro de classe média em Amsterdã, recém formada do ensino médio e que planeja uma festa para celebrar o término desse ciclo educacional. Após a festa, pretende realizar o sonho de viajar e conhecer a África.
Apesar de dar nome ao livro, o foco do autor não é Tirza, e sim seu pai, Jörgen Hofmeester.
E é aqui que entra um dos personagens mais marcantes que me recordo em ter lido nos últimos tempos. É através dele que somos fisgados para dentro da narrativa, onde a trama vai acontecendo aos poucos, e o leitor sente cada vez mais curiosidade em conhecer melhor esse pai.
Tirza é um livro que lhe intriga, perturba, e você não consegue largar. Não é perfeito, mas somos presenteados com um dos melhores personagens da leitura contemporânea que já li.

"Quanto mais durava o silêncio, mais aumentava o arrependimento. O tempo não cura todas as feridas, descobriu. O tempo rasga e abre ainda mais as feridas, provocando intoxicações e infecções. A morte talvez ponha fim a todas as dores; o tempo, não."

Natalie.Coppola 10/04/2022

Impactada com esse livro! É bem gradual o drama, até atingir o ápice, em alguns momentos é tão sutil que parece que nao vai a lugar nenhum. Mas vai, e é potente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5