A Garota da Banda

A Garota da Banda Kim Gordon

Resenhas - A Garota da Banda

Dani Bittencourt 17/09/2023

Gostei muito. Conhecia pouco do Sonic Youth e me interessei principalmente pela perspectiva que o livro prometia trazer sobre banda, música, feminismo. E não decepcionou: terminei a leitura fã da Kim como artista e mulher. (Minha lentidão pra terminar teve muito mais relação com hábitos particulares, do que com o livro em si.)

matt!!! 22/08/2023

[8.5]
Uma biografia interessante sobre uma das artistas que mais gosto, principalmente seu trabalho no sonic youth.
além de entrar no assunto mais esperado e polêmico do livro: a traição de seu marido, Thurston Moore, a Kim Gordon entra em outros assuntos como o Sonic Youth, arte, etc. não é uma biografia interessantíssima, mas vale a pena ler

Ingrid 22/07/2023

Kim tem um jeito despretensioso e fácil de entender, o livro trás uma mistura situações e sentimentos que nada mais são do que nossas inquietudes naturais, o que pode soar estranho pu confuso para aqueles que não ardem.
Livro inicia com o b.o master que rolou entre ela e o Thurston e depois vai passando pelo processo de produção de todos os álbuns.
Kim é genial em não responder o que é ser uma mulher no rock, respondendo isso indiretamente nesse livro. É uma obra cheia de sentimentos, muito honesto e rápido de ler.
Ponto fraco: moralismo exagerado dentro do feminismo da Kim.

Mari 18/07/2023

Vale a leitura por várias questões. Mas o livro é meio morno. Tem partes mais pegadas , mas no geral não é de grandes emoções.

vick 09/05/2023

Apesar de não conhecer muito da obra do sonic youth, fiquei interessada nessa autobiografia por se propor a mostrar a perspectiva de uma mulher no mundo da música. E não me decepcionei, Kim Gordon escreve de forma brutalmente honesta sobre o ônus e o bônus de ser uma pessoa dedicada a vida artística. E ela não poupa ninguém, evitando a visão pasteurizada que algumas pessoas ficam tentadas a contar quando se discorre sobre a própria vida.

victor.victor.victor 22/02/2023

A parte mais interessante do Sonic Youth é a música mesmo
Nos primeiros 30%, a Kim lembra da família dela. Pessoas absolutamente normais, desinteressantes.

Em seguida, ela começa a falar do Sonic Youth. Não tem a menor transição e nem mesmo continuidade. Ela só seleciona umas músicas e tenta relacionar alguma memória a elas.

Aqui e ali ela dá opiniões soltas ou fala do divórcio. Mas nada é bem concreto. Tudo é muito rápido, a autora não parece SE IMPORTAR com a PRÓPRIA HISTÓRIA.

Não tem nenhum personagem nessas memórias. Nem a própria Kim parece importante aqui.

Eu adoro as músicas do S.Y., mas nunca consegui assistir uma entrevista deles. Eles, como pessoas, são muito desinteressantes.

ticinhachan 19/01/2023

Esse é para os fãs.
Acho que Sonic Youth é uma das minhas bandas favoritas, apesar que eu só passei a me conectar mais com as músicas deles quando eu já não era mais adolescente.

A Kim é talvez uma das mulheres mais importantes no mundo da música e com certeza foi extremamente importante na composição da banda.

Em seu livro, ela escreve de forma muito verdadeira sobre sua infância, sobre seus relacionamentos, o surgimento da banda, fatos curiosos sobre os álbuns, o fim do seu casamento e sua vasta carreira enquanto artista não apenas musical, como no mundo da moda, literário, entre outras coisas.

Sinceramente, senti um pouco de falta de mais histórias sobre a banda e sobre o relacionamento entre os membros e sobre o próprio processo criativo dela. Aqui, ela escreve muito mais sobre si mesma e sobre vários artistas que sobre a sua arte. Isso pode ser um pouco decepcionante, mas também coloca ela em perspectiva enquanto pessoa, mãe e mulher.

Ela inclusive é bem explícita sobre suas opiniões a respeito de outros artistas e sobre coisas bem sensíveis relacionadas ao término do seu casamento. Eu a admiro ainda mais agora que li o livro. Kim, você sempre será gigante.

Jo 02/12/2022

apesar de ter alguns momentos confusos no livro (no sentido cronológico da coisa mesmo), kim gordon eu te amo mais do q tudo !!!!!!!!!! passagens maravilhosas sobre essa liberdade que é a música. que história de vida. não sabia de absolutamente nada sobre ela, baita inspiração. muito bom poder ler sobre alguém que se permite ser como é e fazer tudo que sente através da arte! alguém que se permite a experimentar. massa demais

Nilson 03/03/2022

DESABAFO
A História camufla a verdadeira intenção do livro. Depois que tudo desabou em sua vida(separação) e da forma como foi, a melhor forma que encontrou para dar um ponto final a tudo foi escrevendo e contando sua vida desde a infância,
e sua vida com Thurston o homem com quem criou a Banda SONIC YOUTH em 1981...o papo sobre bandas de Rock é quase o mesmo, muda muito pouco. O que marcou foi a dissolução de uma vida a dois quase perfeita. A mágoa e tristeza são clarevidentes na narrativa e com absoluta razão pela forma q tudo aconteceu. Um grande desabafo e acredito q depois disso se sentiu mais aliviada. Valeu

Sumaia.Gomes 07/05/2020

Uma leitura não muito fácil tenho que confessar. Não só a linearidade de Kim torna esse livro difícil, mas também a maneira crua com que ela escreve. A artista parece querer exorcizar os seus demônios e não tem papas na língua na hora de dizer o que quer. Não tem medo de expor o que quer que seja, nem mesmo a si. Acho que foram tantos anos retraída que ela precisava dizer.

Do meio do livro para frente as coisas e engatam melhor e os últimos capítulos acabam sendo os melhores. Não sei ao certo se gostei, mas sei que não odiei. De qualquer forma é sempre bom ser jogada nesse universal de criatividade, música e de grandes artistas.

suy 19/10/2019

"Barulho e dissonância extremos podem ser algo incrivelmente purificante".

"Tímida, sensível, fechada, até o ponto que, para superar minha própria hipersensibilidade, eu não tive escolha senão me tornar destemida".

helenita 21/09/2019

Para os fãs.
Acredito ser um livro para fãs do Sonic Youth, da Kim Gordon e da música punk/new wave e/ou quem seja pesquisador em assuntos relacionados, pois alguns dos pontos mais altos do livro diz sobre a cena new wave, os encontros de Kim com outros artistas da cena, e os processos artísticos do Sonic.
Outro ponto alto é a sua relação com o irmão e com sua família, que mereciam mais páginas.
Em resumo, a impressão que fica do livro é que ela mostra como suas escolhas foram sempre pensadas, e como ela nunca se encontrou em situações polêmicas ou pesadas como outros grandes "astros do rock" (situações e pessoas essas que nas quais muito ela fala não gostar).
O capítulo em que ela fala do fim do seu casamento com Thurston parece também algo colocado como uma obrigação por aquilo ter sido algo que chamou bastante atenção, pois se tivesse sido algo discreto, ela não faria muita questão de escrever sobre. Dá para entender, por um lado.

Na Literatura Selvagem 04/03/2018

a autobiografia de Kim
"Eu também adorava "I love You Golden Blue", embora ficasse frequentemente à beira das lágrimas sempre que cantava. É uma canção sobre alguém que acredita que não pode se mostrar ao mundo. Achando que apenas destruirá as pessoas com quem se importa, ele evita qualquer intimidade. Ele está preso. Eu não podia deixar de pensar que aquilo era verdade em relação a muitos homens-meninos que eu havia conhecido na vida."

A garota da banda é um relato sincero e casual de uma das artistas mais conhecidas do Rock Alternativo Underground - a baixista da banda Sonic Youth, Kim Gordon. Kim foi uma das fundadoras da banda e passou trinta anos de sua vida compondo, tocando e cantando canções que se imortalizaram na cultura da vanguarda pop juntamente com Thurston Moore, seu até então marido. Ironia ou coincidência ambos acabaram no mesmo período: a banda e seu casamento com Thurston.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2018/01/a-garota-da-banda-autobiografia-de-kim.html

Gabrielle 14/01/2018

Kim Gordon e mais além
Desde que eu comecei a ouvir as músicas do Sonic Youth, começou a me bater uma curiosidade a cerca da figura loira, feminina mas sem perder a agressividade no meio de um monte de homens. Figura essa chamada Kim Gordon, onde em sua autobiografia ela retrata as suas influências, sua infância, adolescência e fase adulta e tudo o que contribuiu para a criação da persona, da artista que ela é hoje, narrando toda a sua trajetória como mulher no meio da música, mais especificamente do rock.

Eu achei uma leitura muito válida, apesar de ser um pouco maçante às vezes devido ao excesso de detalhes, mas o livro em si vale a pena por ser uma experiência viva de alguém que ultrapassou mais de 30 anos de banda. É um livro que eu com certeza leria de novo por conta das aventuras incríveis que essa mulher embarcou, não é um livro apenas sobre a Kim Gordon e o Sonic Youth, é um livro sobre a criação e o crescimento de um artista, evoluir no mundo da música, se dedicar, fazer contatos, ser admirada, e ser mulher.

DaniM 05/01/2018

Kim e o marido Thurston Moore formaram o casal mais cool do rock mundial durante 30 anos. A histórias de suas vidas e da sua banda – Sonic Youth – são indissociáveis.
Ainda que você não goste da banda, vai gostar da narrativa de Kim, pois ela teve e tem uma vida incrível e rodeada de gente interessante. Foi amiga de Kurt Cobain, trabalhou com Spike Jonze, Gus Van Saint e outros vários artistas essenciais de nosso tempo.
É um livro-acerto de contas, um livro essencialmente magoado, porém lúcido e maduro, onde ela faz um paralelo entre a fundação/extinção da banda e o começo/fim de seu casamento.
Pra quem, como eu, ama histórias de rock’n’roll, é um entretenimento e tanto.
"Alguem escreveu uma vez que entre as vidas que vivemos e as vidas que desejamos viver fica o lugar em nossas mentes onde a maioria de nós realmente vive"

site: https://www.instagram.com/danimansur/