Memórias quase póstumas de Machado de Assis

Resenhas - Memórias quase póstumas de Machado de Assis

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Invisiblesclara 06/04/2021

???
Apesar de ser obrigada a ler esse livro pela escola, eu gostei muito

A história de Machado me deixou muito interessada nos livros dele e eu prova vou ler futuramente

reginae 03/08/2022

Surpreendeu
No início eu achei que o livro iria ser chato e sem graça, só estava lendo porque a escola mandou. Mas, quando dei uma chance para ele, percebi que as histórias contadas nele eram boas, embora as citações dos livros de Machado tenham me deixado confusa e tive que ler várias vezes para entender. E as partes dos meus surtos foram todas do Machado idolatrando a Carolina, mostrando o grande amor que ele tinha por ela.

gabriela 07/07/2023

Memórias quase póstumas de machado de assis
São memórias quase póstumas. machado ainda não é um autor defunto, nem um defunto autor, como brás cubas.
"uma história tocante que nos permite imaginar como nasceram alguns contos e romances do grande escritor"

skoobju 20/04/2022

Me surpreendeu!
É um livro que basicamente conta a história da vida de Machado de Assis. Porém, uma dinâmica diferente é utilizada e isso superou muito às minhas expectativas com relação ao livro.
Além de nos interessar pelas obras do escritor, nos envolve de um jeito surpreendente. É como se realmente estivéssemos lendo a história de um personagem, mas saber que tudo aquilo um dia foi real dá um sensação muito boa!
Recomendo bastante para quem tem interesse pela vida do escritor e suas obras, já que o autor aprensenta uma análise incrível delas!

Emilly800 06/07/2022

A conexão sempre volta.
É um livro bom, entretanto a sua linguagem um tanto "ultrapassada" me fez travar em alguns capítulos, por esse motivo tive que adiar a leitura por mais uns dias e retoma em algumas páginas para melhor compreenssão. Apesar de tudo isso eu amei a leitura e se pudesse relia novamente, foi ótimo ter lido essa obra e aconselho a todos que tirem um tempo para contemplar esse exemplar!

Rejane 25/01/2021

Machado de Assis
Machado de Assis na intimidade do dia a dia, e amizade com outros escritores da época.
Quem nunca leu Machado, nesse livro conhece vários de seus personagens e imagina como nasceram.

lavi 28/03/2022

Memórias Quase Póstumas de Machado de Assis
Recebi esse livro da escola e depois de muitas recomendações da minha professora de português resolvi ler. Não sou muito ligada à clássicos mas esse livro realmente me surpreendeu com a história e tudo relacionado e me encantou ler os relados do Machado e tudo mais mesmo que a leitura tenha sido um pouco difícil pelas palavras que não são mais usadas hoje em dia, gostei muito e recomendo!

Eu.aleitorakeylada 02/10/2023

Simplesmente amei esse livro. Ele é muito viciante,traz todas a história de Machado de Assis de uma forma intrigante. Esse livro nos deixa muitos pensamentos, principalmente sobre praticar a bondade acima de tudo.

Mariana 23/04/2022

????? 65 livros lidos
Fui facilmente atraída pela capa desse livro na mesa da minha professora de Educação Física, quando ela disse que eu podia pegar fiquei tipo:?.

Intercalando entre a vida e obra de Machado de Assis, com comentários de sua esposa, Carolina e seu protegido (adicionado à história pelo autor), Hermenegildo, o livro mostra um pouco da vida de um dos maiores, senão o maior escritor brasileiro.
Comecei a ler pela manhã e pela tarde o devorei.
Recomendo muito, principalmente aos preconceituosos que dizem que Machado é complicado. d
Digo isso porque eu também o achava bem complicado, mudei completamente de opinião e talvez ele tenha se tornado um dos meus escritores brasileiros preferidos.

Gatona 23/05/2022

Literatura
Entendo a importância de Machado de Assis na sociedade brasileira e tals, mas mds, pra que fazer essa tortura com os alunos???? Se o povo quer que alguém aprecie a literatura e cultura brasileira não pode enfiar goela abaixo das crianças e adolescentes, se eu tivesse lido por vontade própria algum livro de Machado de Assis tenho certeza que teria gostado muito mais ao invés de ter odiado por ter que ler pra fazer uma prova e sob pressão ainda. Enfim, o livro conta a história da morte de Machado, e depois de queimar vários neurônios, cheguei a conclusão de quem narra é o menino que ajuda na casa de Machado (vulgo o nome não me recordo) Além disso, conta da morte de sua esposa e também faz referências a outros livros do autor. E alguém pode me responder pq esse livro não pode ser considerado uma autobiografia?? ( foi uma pergunta da minha prova)
Nicoli.Zuliani 09/06/2022minha estante
Não configura como uma autobiografia pq não foi o machadinho que escreveu

Até onde eu sei

Gatona 10/06/2022minha estante
nem tenho mais neurônio pra entender

Milena.Dall 10/01/2023

Razoável
Li por causa da escola.

No início, o livro não me prendeu muito, mas quanto mais eu lia, mais eu me interessava de algum jeito.

Em geral, é um livro bom.

L â­ 12/01/2023

Leitura rápida porém um pouco tediosa
Conheci o livro devida a escola, e eu me surpreendi! É um livrinho bem gostinho de ler e leitura fácil. Entretanto, não é do meu tipo de leitura preferido, por isso o 3,5?

imlauraregina 28/02/2023

Eu gostei das partes da vida dele, principalmente quando tinha Hemenegildo ou Carolina, mas as citações eram mtt chatas. eu li pq foi leitura obrigatória, se n com certeza n me interessaria pelo título

Ludmila Santos 29/03/2024

O livro é incrivelmente bom,ele nos prende do começo ao fim. E essa forma que Machado relatou sua vida me fez querer ler e ler cada vez mais sobre ele e sua obras.
A forma que esse livro nos prende com os acontecimentos desde a criação das obras até os arrufos da amada Carola.

1 | 2 | 3 | 4 | 5