Sobre garotos que beijam garotos

Sobre garotos que beijam garotos Enrique Coimbra

Resenhas - Sobre garotos que beijam garotos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fábbio @omeninoquele 27/12/2017

Vale a pena ler!
"Porque sabe quem sou? O moleque que não se prende, o garoto que se apaixona por vários outros garotos, mas nunca estaciona em ninguém."

Enzo é um cara desapegado emocionalmente. Ele não se deixa envolver amorosamente por alguém, vive com a mãe e leva a vida escrevendo suas aventuras, e encontros sexuais que tem através de um aplicativo de paqueras, no seu blog.

Mas um dia conhece Ian, o caso de sua amiga Amanda, que desperta em Enzo um lance novo, que ele nunca havia se permitido sentir. E os dois passam a ficar, mesmo Ian sendo heterossexual, e mesmo que o lance deles seja apenas algo carnal.

E o desapegado se apaixona pelo namorado hetero da sua amiga. E agora vive um drama porque o outro não dá o devido valor e meio que brinca com os seus sentimentos.

Enzo então conhece Breno através do aplicativo, numa tentativa de esquecer Ian. Mas só que Breno quer algo sério e isso Enzo não pode dar pra ele nesse momento, porque ele ama outro.

Essa coisa de querer sempre quem não nos quer é algo que acontece sempre, seja você heterossexual, homossexual, bissexual etc.

Gostei muito do Breno, porque foi ele quem jogou umas verdades na cara do Enzo que sacudiu ele pra vida. E que fez ele entender que o que tinha com Ian nunca iria pra frente, e assim enxergar o que poderia ter com Breno.

Sobre garotos que beijam garotos é um livro rápido, com uma leitura fácil que te ensina que nem tudo aquilo que queremos é o certo, as vezes as coisas acontecem para que você possa olhar pros lados e enxergar o certo.

"Não quero ser só um capítulo em teu blog. Quero ser um livro imenso, quero te ensinar a ser e a pertencer a alguém, estar com alguém, construir, dividir, sentir ciúmes, brigar."

site: https://www.instagram.com/p/BdOCvunBMbQ/?taken-by=omeninoquele

Ana Roza 23/01/2017

Queria mais livros assim
A primeira coisa que pensei quando a tela do kindle ficou branca foi, porra, queria mais.

Sobre Garotos que Beijam Garotos termina cedo. Não de uma maneira ruim, mas de um jeito que deixa saudade. Você quer saber mais; da história, dos garotos, do Rio e de toda a atmosfera que o autor consegue criar em poucas páginas. É fácil se envolver, ele prende até depois que termina, grande parte disso culpa do ritmo – tanto do protagonista quanto do estilo de Enrique Coimbra.

Em resumo, Garotos Que Beijam Garotos é sobre Enzo e sua capacidade em se apaixonar pelas pessoas erradas – no caso, um amigo hétero curioso. No meio da efervescência adolescente de querer sentir o mundo, o protagonista se envolve mais do que consegue lidar com Ian, que também é “namorado” de uma de suas amigas. Ele segue sua espiral existencial em descobrir se suas paixões são um espelho autodestrutivo intencional ou se é tudo uma pequena escada para entender o que é ou não amor.

(...)

site: http://garagemdeluxo.com/analise-sobre-garotos-que-beijam-garotos-enrique-coimbra/

Gabriel.Lima 04/09/2016

Ótimo livro
Leitura rápida e de um autor brasileiro, com muito representatividade e um desenvolvimento interessante.

Kleber 26/11/2019

Regular
Acredito que eu criei expectativas altas com esse livro. Não que ele seja ruim, porém acho que não me cativou totalmente. A narrativa é chata, o personagem principal é chato pra um grande de um c... e tem um ego que não cabem mas poucas páginas do livro. Você passa a compreender realmente o personagem, depois da metade do livro.
Depois que li fiquei cansado. Para quem for curioso sobre o livro, e não tão disposto a ler, procure uma resenha positiva no YouTube antes de comprar.

Diego Martins 31/12/2019

Para com isso (de ser chata) gay branquela!
Vou tentar ser breve sobre esse livro, porque não gostei dele. Achei a escrita muito ruim. Primeiro eu achei que era uma forma de dizer que o personagem estava bêbado ou drogada, mas em vários momento. É escrito. O livro. De uma forma pausada. Esquisita. Deixando. Estranho. Ruim. A narrativa.
Não gostei de nenhum personagem, todos são chatos! A história não é emocionante, poética, romântica. E simplesmente chata! No final o autor quer dar uma romantizada, mas já era tarde de mais, já estava de saco cheio do Enzo e seus dramas, e sua reclamações.

Fernando - @ExploradorLiterário 05/04/2017

Esse é um curto livro com menos de 100 páginas, que retrata um conturbado relacionamento homo afetivo, sobre uma paixão platônica, desejo e curiosidade.

Escrito Enrique Coimbra, do canal Enrique sem H, através deste pequeno livro ele nos relata “mais uma aventura emocionalmente masoquista com um menino heterossexual”. Baseado em experiências pessoais e de amigos, ele nos traz as angústias e emoções do conhecimento da sexualidade, dessa geração que busca entre tudo afirmação social, relacionamentos vazios e instantâneos, onde as pessoas não querem se apegar, mas não querem ficar sozinhas.
Enzo é um jovem carioca, que vive buscando aventuras sexuais em aplicativos de relacionamento gay e relata suas aventuras em um blog. Porém a vida é uma caixinha de surpresa, e em uma das sociais seu misterioso jeito de ser instiga a curiosidade de um amigo hetero. Porém existem acontecimento que não conseguimos controlar, e ficar pulando de galho em galho, um dia poderia cair em uma árvore de bons frutos.
Eis então, que nosso protagonista está entre duas escolhas de galhos Ian, o ficante (hétero) de uma amiga, com quem viverá uma espécie de aventura ou experiência amorosa, podemos resumir em escapadas em fim de festas quando Ian está bêbado. E o galho chamado Breno, que conheceu no grindr, e chamou para um cinema e foi um verdadeiro cavaleiro, o tipo cara para namorar segundo os conceitos da sociedade.
Porém, na vida nada é fácil e Enzo tem que escolher, e esta escolha irá trazer consequências que serão avassaladoras dentro do seu planejamento de não se apaixonar.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/03/esse-e-um-curto-livro-com-menos-de-100.html

Renata Arievilo 24/02/2020

No geral, gostei do livro. As vezes me dava raiva de ver ele ceder pro ?hétero? que só usava ele como uma ?experiência?. Mas gostei que no final mesmo ele sendo ranzinza deu tudo certo.

Renan 16/03/2020

Achei que ia ser só mais um conto de um gay sendo parque de diversões de machinho ?hétero?, mas no fim houve uma redenção muito interessante do protagonista.

Acho que querendo ou não você acaba se vendo na história e eu me peguei querendo terminar logo pra saber qual seria o desfecho.

Gostei da narrativa do autor, apesar de ficar com um pouco de abuso da forma como o personagem principal age e demonstra seus sentimentos. O final foi fofinho.

Dime 31/03/2020

Comentário literário
Olá, pessoal! Hoje venho escrever um comentário sobre o livro do Enrique Coimbra Sobre Meninos Que Beijam Meninos.

Em 95 páginas, Enrique Coimbra consegue contar a aventura de Enzo de uma forma surpreendentemente cativante. Repleto de orações curtas e frases que te dão um tapa na cara, a narrativa se constrói de forma intensa e viciante.

Enzo é gay e tem uma tendência de se apaixonar por amores impossíveis, como caras héteros e gringos. No livro, é contado o envolvimento que Enzo teve com um hétero chamado Ian. E em meio a fugas e desejos saciados, a história vai se desenrolando (seja na cama ou no chão) até chegar a um final realmente comovente.

O narrador da história é o próprio Enzo. É interessante notar como a narrativa se constrói. Ele usa muito o período simples e as orações coordenadas em momentos impactantes na história. O impacto que o período simples e as orações coordenadas dão para a história é fundamental para compreender os pensamentos do personagem. Em seus rolês, Enzo vive fumando e/ou bebendo. Seus pensamentos quando está chapado ou bêbado se apresentam como ‘flashes’, ele pensa em muitas coisas em um curto período, e a escolha por não usar orações subordinadas, longas e extensas, faz com que nós compreendamos mais os pensamentos de Enzo. Além disso, as orações coordenadas e os períodos simples dos parágrafos nos passam a ideia de imediatismo, situação essa que os personagens Ian e Enzo vivem a todo momento. O relacionamento que eles desenvolvem ali é muito efêmero, é muito momentâneo, é coisa de vai e vem.

Outra característica do narrador, é que ele faz um recorte das relações e do mundo homossexual com tamanha maestria que foi impossível para mim não se identificar com algumas coisas narradas. Eu simplesmente amei o livro. É uma história interessante, comovente, me fez rir e chorar muito. Eu recomento esse livro para todas as pessoas desse planeta, e, principalmente, para todas as pessoas do vale. Eu fiquei imaginando o quanto minha vida teria sido diferente se eu tivesse lido esse livro antes.

Aqui vão algumas quotes que eu amei e grafei:

"Porque sabe quem sou: o moleque que não se prende, o garoto que se apaixona por vários outros garotos, mas nunca estaciona com ninguém."

"[...] me sinto mais apaixonado do que me permito. Isso significa que não terminaremos juntos."

"Cinema e literatura criam um amor especial para te fazer acreditar que é mais infeliz do que realmente é."

"Pode ser que você encontre alguém para a vida toda. Assim como pode ser que encontre alguéns a vida toda.

"A maldição da minha existência é querer ser de quem não quer ser meu. De gostar de quem não pode gostar de mim."

"Não quero ninguém pela metade, quero tudo de um vez."

site: https://www.dimecitou.com.br/post/coment%C3%A1rio-do-livro-sobre-garotos-que-beijam-garotos

Nay Rens 01/04/2020

Sobre garotos que beijam garotos diria que é uma leitura fácil e rápido onde o protagonista Enzo relata sua vivência como um jovem adulto gay na cidade do Rio de Janeiro. Enzo conta de forma leve sobre seus encontros amorosos e dúvidas sobre ser desapegado.

Felipe 07/04/2020

Representatividade
Escolhi esse título porque acho muito importante levantar esse tema para a arte em geral que engloba literatura, cinema, teatro, televisão entre outras expressões. Foi muito importante ler esse livro porque eu me vi na dentro da história e até me vi nos dilemas narrados pelo Enzo. Li poucos livros com temática LGBTQI+. A importância de se ver representado nos livros, nos filmes, nas séries, nas novelas tem uma força que nos fortalece e nos faz enxergar que existimos.
Não sei se exagerei demais na minha "resenha", mas me senti muito feliz ao terminar esse livro e ter aprendido com ele e por isso quis compartilhar aqui. Vale a leitura!

Keka_ 10/04/2020

Mais do mesmo
Resuminho: poc padrão branca de classe média que tem um blog com experiências com outros chernoboys, mas que acaba se deixando conquistar pelo amigo heteroh, fazendo com que terminasse com um deus grego do vale mas não assumido... Acontece que a poc se arrepende de ter terminado com o deus gregoh, então ele escanteia a heterah de araque... E o final? Ah, o final foi bacana! Não tão previsível.

EduardoCDias 05/05/2020

Admiro muito Enrique Coimbra. Sempre me pareceu maduro e inteligente demais. E nesse livro mostra isso. Conta, com muita maturidade, e com insegurança e dúvidas também, sobre o amor, sobre a paixão, sobre necessidades e sonhos. O medo de se envolver, o medo de deixar de se envolver, o medo de abandonar, o medo de segurar e aproveitar... acho que todos já passamos por isso algum dia. Às vezes, mais de uma vez. Com resultados bons. Ou desastrosos.

Marcos.Vinicius 15/07/2016

Um livro necessário no momento.
Complicador ler livros como esse nesses tempos de mais baixos que altos.
Um ótimo livro, não recomendo para qualquer um, não é forte, uma história simples, talvez comum. Mais a forma como a história é contada acaba que me prende muito. Nas primeiras páginas devo admitir que tive um medo da forma como o narrador colocava seus sentimentos, mais foi ficando melhor e aos poucos estava em transe e não consegui largar o livro até acabar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5