Bunker

Bunker Kevin Brooks

Resenhas - Bunker

Não é o Gabriel 06/09/2020

100% TRAUMATIZADO
SE EXISTE OU JA EXISTIU ALGUM LIVRO PERTURBADOR E COM O FINAL MAIS CHOCANTE DE TODA A VIDA, EU JURO, SÉRIO....EU JURO, ESSE CONSEGUE SER 10X PIOR DO QUE TUDO.
O FINAL DEIXOU MINHA VIDA EM ETERNO LOOP INFINITO DE REFLEXÃO E SONHOS DESTRUIDOS.
MORRI POR DENTRO E NAO FOI POUCO
LEAM.
Gislaine 06/09/2020minha estante
Exatamente o que senti aaaaaaaa traumatizante esse livro.

Não é o Gabriel 06/09/2020minha estante
Traumatizantw é uma palavra muito simples pra definir

Gislaine 06/09/2020minha estante

estela 04/01/2021minha estante
conseguiu descrever o que eu senti perfeitamente. sem brincadeira, até hoje penso sobre aquele final quando vou dormir

Não é o Gabriel 04/01/2021minha estante
Oloko...um livro q voce nao recomenda nem pro seu pior inimigo

CheGuelara 11/10/2021minha estante
Melhor livro que li este ano até agora ??

Sipriano 25/03/2023minha estante
Acabei de terminar ele, se você acha isso, lê então precisamos falar sobre Kevin, talvez mude de opinião.

Moonziinha 29/01/2024minha estante
Terminei esse livro ontem e estou destruída. Eles não mereciam esse final, tenho tantas perguntas... Aaaaaaaaa que droga.

Moonziinha 29/01/2024

Bunker - O diário da agonia
"Nunca fiquei tão angustiada, triste na minha vida por causa de um livro. Esse me destruiu de tal forma que estou TRAUMATIZADA!"

O que devemos dizer sobre esse livro-diário escrito pelo autor Kevin Brooks com 272 páginas do Diário da agonia Pura agonia instalada em páginas! Uma ótima leitura, do tipo que faz você mergulhar e fluir querendo sempre mais e mais informações para que as anotações de Linus ( Lainus ) venham encaixar em sua própria mente, fazendo que de certa forma você torça para que Linus e as outras cinco pessoas possam achar um jeito de fugir do Bunker.

O livro começa quando Linus Weems um sobrevivente das ruas é abordado por um velho que lhe pede ajuda para colocar sua mala "supostamente pesada" dentro de seu automóvel, Linus querendo ajudá-lo acaba por ser sequestrado, e depois disso é só ladeira abaixo. O livro é um diário onde Linus escreve tudo que acontece, neste lugar onde ele mais tarde descobre ser um bunker nuclear onde haviam seis quartos, seis copos, seis pratos, seis bíblias, seis outros diários, enfim seis de tudo, para todos os seis prisioneiros que vão chegando de pouco em pouco da mesma forma e pelo mesmo individuo o qual havia raptado o jovem garoto.

Com o passar dos dias presos no Bunker: Linus, Jenny, Fred, Bird, Russel e Anja, passam por diversos eventos e situações super agonizantes, e torturante lá em baixo, sendo frio, fome, dopados com gases quimicos, esse tipo de coisa doentia, e tudo sendo supervisionados feito animais por câmeras e microfones posto pelo velho do qual não se sabe sequer o nome. A Narrativa do Linus é ultra interessante e bem desenvolvida, pois ele retrata o que está acontecendo lá embaixo, porém HÁ MUITOS FUROS NESSA HISTÓRIA! Eu sinceramente chorei e fiquei super agoniada com o decorrer desse desenvolvimento até o fim, e só de pensar que algo daquele porte é sim possível de acontecer na vida real, me embrulha o estômago, é um livro triste, pertubador, e pesado, faz jus ao subtítulo, diário da agonia é o nome e EU ESTOU TRAUMATIZADA!

Não leria novamente ( só se fosse a continuação com informações do que aconteceu depois do velho simplesmente ter abandona-los para morrer) tirando isso nunca mais quero saber desse livro, é bom eu confesso, mas para mim foi um grande baque, muito traumático... por ter me apegado MUITO aos personagens e ter tido esperanças de que tudo ficaria bem ( não tudo, mas que um fiapo de esperança ainda poderia se realizar ) Ainda tenho muitas perguntas e penso em muitas teorias, mas sei que não passara disso, hipóteses...

Exemplo:
? Por que cada um ali foi sequestrado e torturados de tal forma?
? Quem é esse velho?
? Qual é o real motivo disso tudo?
? Estão procurando pelo Russell, Linus, Bird ou Fred?
? Qual é o significado do relógio?
? Se em certo momento o Velho mandou um bilhete , pelo elevador, falando que " aquele que matasse outro seria livre" em seguida Anja morre misteriosamente, após essa tensão, o velho manda outro bilhete falando que Linus era o Assasino responsável pela morte de Anja, ele ( o velho ) queria que o Linus entrasse no elevador e fosse embora? Essa seria a chance de Linus se libertar e libertar todos ou era só um jogo psicológico do velho?
?? Por que o velho abandonou eles para morrer?
?? Se estamos lendo o suposto diário de uma pessoa que estava no Bunker e morreu... provavelmente encontraram os corpos?

NADA FAZ SENTIDO!
E a morte do trio fantástico no final me quebrou o coração...
Decfalter 01/02/2024minha estante
O veio deve ter tacado o fds pra eles e vazado manKKKKKKK
Maa que real n faz sentido... realmente n faz.
Precisamos de mais informacoes sobre..

Moonziinha 02/02/2024minha estante
@Decfalter // Concordo plenamente! Mas a pergunta que fica é: " Por que?" deve ter acontecido alguma coisa ou a polícia pegou ele, sinceramente mil teorias ainda passam pela minha cabeça.

Decfalter 02/02/2024minha estante
@Moonziinha // A que eu gosto é que simplesmente o veio cansou e vazou e abandonou eles lá. KKKKKK foi como eu interpretei a situação

Moonziinha 02/02/2024minha estante
@Decfalter // Sim, sim é a que mais faz sentido kkkk mas ainda queria saber o porquê de tamanha crueldade esse homem ter feito isso, digo, por que cada pessoa estava ali, foram selecionadas aleatoriamente? Quem é esse velho afinal? E porque ele simplesmente abandonou ele naquele lugar? Foi de partir o coração...

Decfalter 02/02/2024minha estante
@Moonziinha // Realmente de partir o coração. Mas acredito que por mais cruel que seja é justamente esta crueldade que traz o charme do livro. Pelo perfil das pessoas, aparentemente foram aleatorias mesmo... o veio? Pode ser qual quer um psicopata aleatorio
Pq abandonou no lugar? Vai ver esse veio pode ter tido alguma ligação com o local ( ter ajudado a construir, ou ter passado por momentos marcantes ou memoraveis la não sei)

Marcos 14/03/2024minha estante
Não dá pra afirmar que o Linus morreu. O máximo que podemos concluir é que ele parou de escrever no caderno...

Munique Neves 16/01/2019minha estante
o livro é um diario. O menino morre no final, por isso para de escrever.. foi que eu entendi. Se vc for muito positiva, da pra pensar que chegaram e resgataram ele, e dai ele não precisou escrever mais..

Leors_spfc 15/06/2019minha estante
Hahahahahaha Tem que ser bem positivo mesmo!

Munique Neves 28/06/2019minha estante
Hahahahahaha tem que ser da galera do copo meio cheio

Janinha 02/07/2019minha estante
Munique....obrigada por me dar essa esperança. Nem tinha pensado nisso.

Bia 17/02/2020minha estante
Não consigo olhar por esse ponto de vista nem tentando muito, rs

Munique Neves 20/03/2020minha estante
Tudo bem, já faz dois anos e eu ainda não superei esse final hahaha

Mel 06/10/2016

Socorro!!!
Sem dúvidas o livro mais perturbador que já li... são 23h e ainda não consigo parar de pensar no final.
C Henrique 07/10/2016minha estante
Perturbador? preciso ler.

Shadai.Vieira 07/10/2016minha estante
li a palavra "perturbador" e também já fui correr anotar ler um dia esse livro. tão bom quando uma leitura mexe demais com a gente, mesmo que seja de forma assustadora.

Mel 07/10/2016minha estante
Sim gente.... mas não criem muitas expectativas no livro, o menos dele é mais, a linguagem é bem simples e a leitura rapidinha... mas me senti incomodada lendo, e principalmente no final -que comecei a tremer de desespero mesmo- fiquei de boca aberta e não consigo esquecer até agora.

Gustavo.Nazario 09/10/2016minha estante
Quero

MAGALHÃES 06/02/2020minha estante
Terminei ontem e até hoje penso naquele livro naquele final.

estela 07/12/2021

devastador
passei semanas com o final desse livro na minha cabeça. a história não tem nenhum plot inovador e é narrada em primeira pessoa (um diário, como diz no título). é um suspense que te prende do início ao fim. em nenhum momento eu consegui não sentir aflição ou empatia por cada personagem e ate hoje tenho seus nomes marcados na minha mente
recomendo muito pra quem gosta de livros nessa pegada
Luciana 07/12/2021minha estante
Esse livro é bom demais e os personagens são inesquecíveis mesmo.

Cacheada 07/12/2021minha estante
Como faz pra ler um livro aqui

estela 07/12/2021minha estante
não dá pra ler kkkkkkk o aplicativo foi feito pra organizar suas leituras e poder conversar com outras pessoas sobre elas. se vc quiser ler, eu recomendo baixar o kindle, lá vc tem acesso a alguns ebooks de graça

Cacheada 07/12/2021minha estante
Att. Obrigada

Yasvie 14/10/2022

É isso que eu sei.
Durante dias após terminar esse livro simplesmente ainda não consigo tirá-lo da cabeça, mas eu preciso pôr para fora tudo o que pensei e penso após todo esse tempo. E honestamente mesmo depois de ler resenhas, pensar muito sobre e falar comigo mesma a respeito eu ainda não me dei por satisfeita. E a razão, como vi em uma das muitas resenhas que li, não é o plot, mas a premissa.

O que sabemos é o mesmo que as 6 pessoas presas naquele bunker sabem. Um lugar com 6 quartos, 6 cadeiras, 6 talheres, 6 diários, um bloco com papel, caneta e um elevador, esse que trás o que eles pedem, mas, porém, dependendo da vontade Dele, do Homem lá de cima.

Para começar é importante saber que existem diversas formas de ver todos os acontecimentos da história, e algumas delas são bastante óbvias enquanto outras são mais desejos e fantasias do leitor.

Mas a realidade é a seguinte: Catolicismo.

Para quem cresceu em um igreja - como eu - no momento em que uma Bíblia aparece já fica óbvio a sua importância. E qual seria? Na minha opinião, simplesmente lê-la. Não acho que só isso resolveria e os tiraria de lá, porém ela está ali por uma razão, e que utilidade teria uma Bíblia se não lê-la? Claro que poderia ter mensagens ali dentro, sim, mas a presença da Bíblia em si já era a mensagem.

Mas eles não leem, nenhum deles, em nenhum momento, e temos confirmação que eles nem sequer tocam nelas, somente um deles considera mas logo desiste. Porém mesmo assim, de alguma forma e sem perceber, eles acabam sendo levados a uma crença no Ele, no Senhor que controla tudo. E interessantemente, só depois de ler isso em uma resenha, foi que percebi que as coisas só pioram de verdade após a Bíblia ser destruída, ou consumida? Blasfêmia.

E todos eles, de uma forma ou de outra, antes de irem parar ali ou até lá dentro, cometem algum crime punível na Bíblia. Não honrar pai e mãe, matar, roubar, a avareza, luxúria, homosexualidade e uma das coisas mais puníveis na santa inquisição, a ciência. Todos eles cometem alguém erro na vida, menos a Jenny, pois ela é uma criança, então qual o papel dela ali?

Na minha opinião, um teste e uma esperança, é para saber o que os outros fariam com ela, mas também a Jenny é a única que se mantém inteira, sã, até o fim. Ela é a inocência, a pureza e a única que sequer considera a possibilidade de falar com o Homem lá de cima.

Homem esse que tem diferentes aparências, apareceu em diferentes lugares e ocasiões, e que cada um dos 6 o vê de uma forma diferente, e isso sabemos ao ler o livro no ponto de vista de um diário de um dos 6 presos, e é lá que vemos o Homem se tornar quase como uma divindade, sendo descrito como Ele no aumentativo e com muita fé e não-fé sendo posta nesse ser.

Claro que pode parecer que é tudo muito explícito, e que é tudo muito religioso, mas a verdade é que não. É muito sútil, e os acontecimentos são o que ocorreria com pessoas sequestradas e trancafiadas juntas sem se conhecerem. Eles tentam fugir, conversam, discutem, nada acontece muita vezes, às vezes muito caos e definitivamente nada a te forçar a ver religião ou nada do tipo, é sobrevivência e desespero, pura e cru. Muito cru.

E eu entendo que o fim pode ser agridoce para muitos, pois aquele número de páginas sumindo e as palavras ficando mais curtas e simples pode não agradar, mas é um diário e diários acabam, e histórias acabam inesperadamente e inexplicavelmente muitas vezes, ou não.

Ou no fim você pode ser esperançoso, e tudo bem, mas a verdade é que nem todo mundo tem um final feliz, algumas pessoas morrem sem nunca saber o que ou quem as matou, nem toda vítima se torna herói da própria história, e nem toda história tem resolução. Pode parecer triste e absurdo mas é assim que é, é assim que funciona. E todo mundo, em algum momento, também será abandonado, por um deus, um homem, outro alguém ou nós mesmos.

E o começo é igual ao fim. Estamos sozinhos. O que isso significa?
Vinicius 10/11/2022minha estante
Minha cabeça está explodindo com essa resenha, eu pensei exatamente a mesma coisa. ???

Yasvie 10/11/2022minha estante
Esse livro merecia mais reconhecimento

Rittes 18/04/2016

Agonia pouca é bobagem
Não sei se entendi bem, mas me parece que este livro é preferencialmente dirigido à jovens leitores. Se assim for, é de uma crueldade impressionante. Brooks não faz qualquer concessão e nem prefere caminhos fáceis... ainda bem! O livro é para poucos, mas absolutamente cativante e envolvente, apesar do horror da situação. O fato de o final ter acompanhado todo o resto só mostra a coerência do autor, embora possa chocar em demasia as mentes mais impressionáveis. Excelente.
Julia Leandro 06/09/2016minha estante
undefined

Bia 17/02/2020minha estante
Coerência, exatamente isso

Isabelly B. 06/02/2016

Bunker: Diário da Agonia (de um leitor)
Seis pessoas são sequestradas e presas em um bunker completamente preparado para elas. Câmeras e microfones vigiam cada passo de cada um. E vemos tudo isso pela visão do protagonista Linus, o primeiro a chegar naquela caixa claustrofóbica.
No inicio ficamos como os personagens: PERDIDOS. É agoniante ver ideias e mais ideias sendo colocadas em práticas para fugir do confinamento e pior ainda ler o que eles recebem ao tentar executa-las.
É interessante ver como a ordem se instaura e o quão fácil é quebrada. O sequestrador quer se divertir (talvez), então sempre que pode, acaba por "colocar lenha na fogueira".
O desenvolvimento te prende do começo ao fim, mas quando tu chega naquelas últimas palavras depara com o vazio e um pouco de revolta.
Eu recomendo o livro, mas não posso deixar de dizer que o final é, no minimo, frustante. A curiosidade fica no ar, assim como a tristeza. No fim você termina como os personagens e se pergunta o motivo daquilo tudo.
Louie 25/10/2019minha estante
Acho que o final da sua resenha devia ser marcado como spoiler.

Marcelo 16/01/2023

O livro é muito bom de verdade
Quero esclarecer algo para todos que forem ler, ESTE LIVRO É UM DIÁRIO, vc irá entender o porquê do aviso akaka.
Mas enfim, o livro é ótimo, um enredo muito muito bem construído, muitos não gostam do livro, mas só porque não entendem a proposta.
Tata.Jesus 16/01/2023minha estante
Só um ser muito inteligente como vc pra realmente entender a proposta do livro né

Adriana.Do.carmo 06/02/2020minha estante
Bem triste né? Já vi o final pelos comentários ...

Ma 03/03/2016

???
O Livro pelas resenhas seria tudo de bom... Mas não chegou nem perto de ser um livro "assustador e manipulador" Parece que o sequestrador é uma criança...
Infelizmente não entendi qual foi do rapto!!
Nao recomendo a leitura!!!

Minha Velha Estante 03/12/2016

ense em um livro que te tira do seu lugar de conforto! Bunker é um deles!

Bunker, como o seu subtítulo diz, é narrado como um diário pelo Linus, que vê sua vida se transformar em um inferno de uma hora para outra.

Linus é o nosso narrador que, depois de tentar ajudar uma pessoa na rua, se descobre preso, sozinho, em uma espécie de bunker, uma espécie de abrigo anti guerra, subterrâneo e com grossas paredes de concreto, cuja única ligação com o mundo exterior é um elevador.

À princípio, Linus acredita que foi sequestrado. Afinal, seu pai, com quem tem um relacionamento difícil, é um homem bastante rico, apesar dele preferir morar nas ruas. Mas esse argumento cai por terra quando Linus descobre que tem companhia: uma garotinha de cerca de 10 anos.
"O que eu sei? Sou apenas um garoto. Tenho 16 anos. Não sei nada sobre cuidar de gente. Ninguém jamais cuidou de mim, a não ser eu mesmo."
Com o passar das horas, que parecem intermináveis, dos dias e meses, os dois se tornam próximos e Linus assume o papel de protetor da pequena. Mas as surpresas continuam a surgir, até que temos 6 pessoas sem nenhum vínculo anterior vivendo no bunker.

A única certeza é que eles estão sendo observados por alguém com uma mente doentia. Aos poucos, eles descobrem como pedir por comida e outros itens, apesar de serem negados quaisquer meios de contato com o mundo externo e remédios. Criam meios de manter o mínimo de privacidade, mas são severamente punidos em caso de tentativa de escapar do bunker.
"O engraçado é que, quanto mais eu sinto pena de mim mesmo, menos perigoso isso tudo parece. Sim, é uma droga. É injusto. É inacreditável. É insuportável... Bem, não, não é insuportável. Nada é insuportável. Insuportável significa algo que você não é capaz de aguentar. Algo que mata você. Se não mata, então você aguenta. Não é assim? Não pode ser insuportável. Enquanto eu estiver vivo, estou suportando isso. E, mesmo que isso me mate, pouco vai me importar. Vou estar morto mesmo. Não vai haver mais nada para aguentar. A menos, é claro, que exista mesmo um lugar chamado inferno."
O universo criado por Kevin Brooks é intrigante e desafiador! Não conseguia largar o livro para tentar entender a mente sádica desse observador e seus objetivos. Me peguei criando mil teorias e possibilidades para explicar os seus sequestros e o confinamento, achei que teria mil possibilidades...

Mas não se empolgue... Se você espera respostas, como eu, terminará essa leitura com a sensação de que o final aconteceu naquele momento em que você resolveu ir na cozinha beber água!

A história é boa? É ótima! Vale à pena a leitura? Vale sim, você vai refletir, se questionar, sair da sua zona de conforto. E o final? Me decepcionou.

Bunker traz uma história forte, com detalhes bem cruéis, sem aliviar ou colocar panos quentes. Você verá seres humanos levados ao seu limite, seja ela físico ou psicológico. Em alguns momentos, ele chega a te desestabilizar e te faz questionar a natureza do ser humano e suas nuances, quem você realmente é quando exposto a situações extremas.

Apesar do final, recomendo a leitura pra que você me ajude a entender a mente de um louco, ou será que ele não é louco?

Amy 24/01/2018

Fiquei mal
Um dos melhores livros que eu já li.
Ter o livro escrito como um diário passa as sensações e experiencias que personagem estava vivendo com tanta naturalidade a ponto de você sentir o que ele sentia e a experiência passada principalmente nas últimas páginas é de total desespero e pessimismo.
Acho que foi uma das piores sensações da minha vida.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 26/03/2018

Com certeza um dos melhores livros que já li na vida, muito fácil de ler e com um final super impactante !