Quando o Amazonas Corria para o Pacífico

Quando o Amazonas Corria para o Pacífico Evaristo Eduardo de Miranda

Resenhas - Quando o Amazonas Corria para o Pacífico

Rommel 11/10/2012

Um dia
"O que havia de tanto interesse na Amazônia? Em 250 anos não havia sido descoberto ouro, nem prata, nem diamantes, nem qualquer pedra preciosa. Nã havia 'nada' na Amazônia [...]. O argumento não era, nem podia ser, o gás de Urucu, o pólo industrial de Manaus, nem a borracha das seringueiras do Acre, nem a biodiversidade, o turismo ecológico ou o potencial agrícola do Mato Grosso. Evoca-se nos antigos documentos lusos sempreo mesmo argumento visionário: 'um dia'. Um dia essa região será fundamental. Um dia essa região trará grandes descobertas."

Adriano 13/10/2010

nova história
Outra perspectiva da colonização brasileira que não se aprende na escola. Nada melhor que conhecer a história do Rio Amazonas para podermos valorizar e conscientizar sobre a necessidade de sua preservação. Muitos se entorpecem com as teorias apocalípticas e não percebem a tentativa clara e mesquinha de atribuir a nós brasileiros uma culpa maior sobre os desequilíbrios ambientais causados pelo desenvolvimento econômico. O fato é que a cada década aumenta a porcentagem de florestas nativas que o brasileiro dispõe, em relação ao resto do mundo. Lembre-se que nem por isso devemos nos descuidar da preservação de nossos recursos naturais.