Querido Jaime

Querido Jaime Eduardo Lages

Resenhas - Querido Jaime

Gisa 24/05/2016

Um pequeno comentário...
Conheci o Eduardo através do trabalho super diferente que ele faz para vender e divulgar suas obras. Não vou falar mais sobre aqui, pois pretendo fazer uma postagem com ele, então aguardem...
Mas além do trabalho super diferente que Lages faz, sua obra também é muito interessante. Nela, nós conhecemos Jaime, um senhor idoso que leva uma vida relativamente normal. Mas um dia, ele é assaltado por alguns moleques de rua. Ele tenta lutar, os meninos dão uma pancada em sua cabeça e ele desmaia. Quando ele acorda, não lembra mais quem ele é, o que ele está fazendo na rua, o que aconteceu com ele. Ele tenta pedir ajuda a todos, mas as pessoas o olham com nojo, acreditando que se trata de um bêbado ou um mendigo. Todos os homens e mulheres "do bem" apenas viram a cara para ele. E quem o ajuda? Um mendigo. Mas claro, isso é apenas o começo. O livro é super curtinho, mas conta uma história que nos faz refletir muito sobre diversos aspectos. Quando comecei a ler, lembrei um pouco de A Metamorfose, de Kafka. Acho que todos vocês deveriam dar uma chance a obra. E ela está quase sempre gratuita na Amazon, então não tem desculpa :)

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2016/05/lidos-mas-nao-resenhados-9.html#comment-form
Eduardo 25/05/2016minha estante
Muito obrigado pela resenha, Gisa!!! Beijos!!! :D

Gisa 25/09/2016minha estante

Bruna Martins 17/05/2016

QUERIDO JAIME - EDUARDO LAGES
Romance || 80 páginas || Editora: Amazon Servicos de Varejo do Brasil Ltda || Classificação: 4/5

Querido Jaime conta a história de um idoso que em apenas um dia, embarca em uma longa jornada, revivendo o passado e explicando o presente.

Jaime é do tipo calado, solitário e contido. Sua casa, afazeres, costumes e ocupações são sem graça, sem vida.

Um dia ao sair de casa para receber sua aposentadoria nosso protagonista sofre um assalto e, ao reagir, toma uma forte paulada na cabeça, ficando confuso, sem saber ao certo quem é ou onde mora.

A partir de então sua jornada vira um mergulho nas povoadas ruas de São Paulo, onde tenta desesperadamente obter ajuda. Enquanto observamos sua luta atual, também somos convidados a uma visita a seu passado, entendendo melhor sua postura solitária e vazia da atualidade.

O final é intenso, forte e bastante real.

Um fator que merece destaque é a inclusão de ilustrações na parte final da obra. Onde o autor menciona sua intenção inicial de fazer a história em formato HQ e nos brinda com alguns de seus traços.

Agradecimento mais do que especial a Lua, do blog Caderno da Lua. Uma querida amiga que entrou no meu dia a dia pra somar alegria e alto astral. Obrigada pelo presente, pelo carinho e pela amizade.

Alokadabea 12/05/2016

Querido Jaime eu sinto muito.
Você , assim como muitos, se tornou pedra . Não é novidade que a vida se encarrega de nós bater e abandonar na estrada. Mas o que você faz após cada tombo é o que determina a pessoa que você será no futuro.
Espero que eu nunca erga a "fale a verdade" e a deixe "falar".
Eduardo 13/05/2016minha estante
Melhor resenha!!! :D

Garotas de Pemberley 07/04/2016

Um leve choque de realidade e solidão
No livro acompanhamos um dia na vida de Jaime, um senhor de 72 anos que mora sozinho e, como todos nós, tem uma rotina que é seguida de forma metódica. Um senhor rabugento que tenta esconder sua infelicidade e seu sentimentos de vazios de si mesmo. Ele vive um incrível dilema : se sente oprimido dentro de casa e ao mesmo tempo sai dela o mínimo possível.
Ao longo das 80 páginas do livro, Eduardo consegue nos dar um Tour pelo centro da cidade de São Paulo e nos mostrar de forma nua e crua a triste realidade das grandes cidades que tentamos esconder ou não ver. No começo estranhei um pouco o formato da narrativa, já que ao longo de toda história Eduardo nos leva ao passado do personagem para explicar as causas de algumas ações de Jaime no presente, mas logo você se encontra!

Leia mais em:

site: http://asgarotasdepemberley.blogspot.com.br/2016/01/um-leve-choque-de-realidade-e-solidao.html

Luiz 03/04/2016

Surpreendente +1
Achei magnifico, a história é envolvente e surpreendente! A narrativa do livro é esperta e detalhada. Gostei muito!
Eduardo 05/04/2016minha estante
Muito obrigado pelo seu comentário, Luiz! :D

Pandora 15/03/2016

Meu querido Jaime
Agora que eu já eu disse pessoalmente ao Eduardo o que achei do livro dele - erros e acertos -, me sinto mais à vontade para comentar por aqui. "Meu querido Jaime" é um livro lírico, sensível e triste, que na sua simplicidade, transforma em poesia a vida solitária do nosso protagonista. Adorei os desenhos e as fotos, as gírias antigas para caracterizar o passado de Jaime e a maneira como o Eduardo escolheu as palavras para finalizar o seu livro. Simplesmente amei! Os pontos negativos estão na gramática não revista - que é praticamente uma tortura para os amantes da boa e velha Língua Portuguesa - e um texto solto de qualquer jeito sem preocupação com a diagramação, o que pode incomodar leitores mais atentos. Mas o mais importante é que a essência da palavra, esta, tão importante, já está plantada. E só tende a germinar.
Eduardo 16/03/2016minha estante
Muito obrigado por suas palavras e por sua avaliação, Denise! É sempre muito bom ver você lá pela Paulista. Estou confiante de que meu próximo livro será melhor preparado que o primeiro, haha.
Um beijo!

Pandora 27/04/2016minha estante
Meu querido, você sabe que estou torcendo pelo seu sucesso. Aliás, preciso tirar uma foto contigo antes que você fique (mais) famoso e eu tenha que entrar na fila! :D Beijosss...

Mari @leituraefoto 10/12/2015

Gostei demais!
Querido Jaime é uma obra interessantíssima em que tudo se passa num cenário urbano na cidade de São Paulo. É uma obra de leitura rápida e fluida. Bastante tensa, triste e realista. Gostei demais!

Jaime é um senhor de 75 anos que vive sua vida solitário e entocado em sua casa. Ouve seu rádio para ter suas notícias padrão sobre o tempo e sobre o Palmeiras e somente sai de casa para receber sua aposentadoria que lhe garante mais um mês a salvo sem precisar mais sair.

Como o tempo da narrativa é cronológico-psicológico, se organizarmos os fatos para seus dias atuais, a história se inicia com Jaime indo ao banco receber a sua aposentadoria e tudo então acontece quando está retornando para casa.

Certo acontecimento o faz esquecer quem ele é, de onde veio, para onde vai. Desta forma ele parte em busca da descoberta de si mesmo. E conforme passa pelo cenário movimentado da cidade de São Paulo, presencia cenas que o fazem lembrar aos poucos de sua própria história, desde que era criança, depois de quando se casou e uma série de escolhas e acontecimentos que o fizeram chegar em sua vida solitária atual.

Melhores são as obras que nos envolvem e nos fazem refletir. Querido Jaime agora está nesta lista, uma vez que ela nos faz relembrar do quanto nossas escolhas e tomadas de decisões causam impactos ao longo de nossas vidas.

site: http://www.ingrataepifania.com.br/resenha-querido-jaime/

Alana.Borsato 29/09/2015

Breve
Uma estória breve, porém rico em detalhes, detalhando a pura realidade de vários idosos. Final surpreendente.

Caio.Marco 26/09/2015

Surpreendente
Comecei com uma ideia de que seriam somente histórias de um velho em São Paulo, e no final descobri que é a história como a de alguns parentes que tenho. Provavelmente outros leitores também lembraram de "Jaimes" que passaram por suas vidas. Ver a solidão, a distância e o esquecimento pela ótica de Jaime foi uma coisa completamente nova pra mim. Recomendo demais!

Higor 22/09/2015

Uma grata surpresa rápida e profunda
Querido Jaime foi uma grata surpresa que li hoje, indo e voltando do trabalho. Uma leitura rápida, que em poucas horas você consegue terminar. Além do baixo número de páginas, a história é envolvente e consegue fazer com que o leitor se interesse cada vez mais em ver os próximos passos de Jaime na cidade grande.

E no meio dessa narrativa despretensiosa sobre o dia a dia de um senhor de idade, aos poucos nos vemos envolvidos nos segredos e decisões que o protoganista tomou em sua vida. Em 60 páginas você vai sentir raiva, pena e compaixão do Jaime. Recomendo a leitura principalmente para aqueles que não se apegam aos personagens, se esse for o seu caso, certamente vai ficar com vontade de querer mais quando terminar o livro.

Malu 05/09/2015

Um retrato de São Paulo
Querido Jaime foi uma prazerosa surpresa. Romance breve mas intenso que conta a história de um velho e seus tormentos. Retrata alguns bairros de São Paulo de forma tão real e concreta que transporta o leitor com maestria. Para mim, que esses lugares conheci muito bem na juventude, vê-los nessas páginas foi como um reencontro. Chega um momento na vida de todos em que as contas devem ser saudadas, e as vezes o preço por um erro pode ser a própria vida. Parabéns a Eduardo Lages por esse seu início e espero em breve poder ler novas suas histórias!
Eduardo 06/09/2015minha estante
Muito obrigado pelas suas palavras, Malu! Eu adorei ler essa resenha.
Grande abraço :)