Querido Jaime

Querido Jaime Eduardo Lages

Resenhas - Querido Jaime

Pandora 15/03/2016

Meu querido Jaime
Agora que eu já eu disse pessoalmente ao Eduardo o que achei do livro dele - erros e acertos -, me sinto mais à vontade para comentar por aqui. "Meu querido Jaime" é um livro lírico, sensível e triste, que na sua simplicidade, transforma em poesia a vida solitária do nosso protagonista. Adorei os desenhos e as fotos, as gírias antigas para caracterizar o passado de Jaime e a maneira como o Eduardo escolheu as palavras para finalizar o seu livro. Simplesmente amei! Os pontos negativos estão na gramática não revista - que é praticamente uma tortura para os amantes da boa e velha Língua Portuguesa - e um texto solto de qualquer jeito sem preocupação com a diagramação, o que pode incomodar leitores mais atentos. Mas o mais importante é que a essência da palavra, esta, tão importante, já está plantada. E só tende a germinar.
Eduardo 16/03/2016minha estante
Muito obrigado por suas palavras e por sua avaliação, Denise! É sempre muito bom ver você lá pela Paulista. Estou confiante de que meu próximo livro será melhor preparado que o primeiro, haha.
Um beijo!

Pandora 27/04/2016minha estante
Meu querido, você sabe que estou torcendo pelo seu sucesso. Aliás, preciso tirar uma foto contigo antes que você fique (mais) famoso e eu tenha que entrar na fila! :D Beijosss...

Aline Teodosio @leituras.da.aline 22/01/2017

Quão triste é uma vida de solidão
Querido Jaime conta a história de um homem já velho, solitário e recluso. Sentia-se seguro na solidão das suas paredes brancas e vazias. É... Mas de vez em quando era necessário sair de casa para resolver as burocracias da vida. E foi justamente num desses dias que ele teve que sair que tudo deu errado. E na sequência de erros do dia, saltavam-lhe na memória os erros que o levaram àquela vida apática e antissocial.
Seria possível, agora na velhice, corrigir esses erros do passado? Seria possível recomeçar? Você vai ter que ler pra descobrir.
Querido Jaime é o livro de estreia de um autor contemporâneo brasileiro, Eduardo Lages, que escreve e vende seus livros em plena Avenida Paulista. O que li hoje foram páginas de pura sensibilidade. Gostei.
Cássio Costa 22/01/2017minha estante
Tenho que ler mais literatura nacional, sei que os autores brasileiros são ótimos e não deixam nada a desejar a nenhum outro. Parabéns Aline.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 22/01/2017minha estante
Eu também leio poucos nacionais. Esse ano pretendo ler mais, inclusive alguns clássicos, que na época de escola eu não tinha maturidade suficiente para absorver a história. Tem muita coisa boa por aqui.

Gisa 24/05/2016

Um pequeno comentário...
Conheci o Eduardo através do trabalho super diferente que ele faz para vender e divulgar suas obras. Não vou falar mais sobre aqui, pois pretendo fazer uma postagem com ele, então aguardem...
Mas além do trabalho super diferente que Lages faz, sua obra também é muito interessante. Nela, nós conhecemos Jaime, um senhor idoso que leva uma vida relativamente normal. Mas um dia, ele é assaltado por alguns moleques de rua. Ele tenta lutar, os meninos dão uma pancada em sua cabeça e ele desmaia. Quando ele acorda, não lembra mais quem ele é, o que ele está fazendo na rua, o que aconteceu com ele. Ele tenta pedir ajuda a todos, mas as pessoas o olham com nojo, acreditando que se trata de um bêbado ou um mendigo. Todos os homens e mulheres "do bem" apenas viram a cara para ele. E quem o ajuda? Um mendigo. Mas claro, isso é apenas o começo. O livro é super curtinho, mas conta uma história que nos faz refletir muito sobre diversos aspectos. Quando comecei a ler, lembrei um pouco de A Metamorfose, de Kafka. Acho que todos vocês deveriam dar uma chance a obra. E ela está quase sempre gratuita na Amazon, então não tem desculpa :)

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2016/05/lidos-mas-nao-resenhados-9.html#comment-form
Eduardo 25/05/2016minha estante
Muito obrigado pela resenha, Gisa!!! Beijos!!! :D

Gisa 25/09/2016minha estante

Malu 05/09/2015

Um retrato de São Paulo
Querido Jaime foi uma prazerosa surpresa. Romance breve mas intenso que conta a história de um velho e seus tormentos. Retrata alguns bairros de São Paulo de forma tão real e concreta que transporta o leitor com maestria. Para mim, que esses lugares conheci muito bem na juventude, vê-los nessas páginas foi como um reencontro. Chega um momento na vida de todos em que as contas devem ser saudadas, e as vezes o preço por um erro pode ser a própria vida. Parabéns a Eduardo Lages por esse seu início e espero em breve poder ler novas suas histórias!
Eduardo 06/09/2015minha estante
Muito obrigado pelas suas palavras, Malu! Eu adorei ler essa resenha.
Grande abraço :)

Luiz 03/04/2016

Surpreendente +1
Achei magnifico, a história é envolvente e surpreendente! A narrativa do livro é esperta e detalhada. Gostei muito!
Eduardo 05/04/2016minha estante
Muito obrigado pelo seu comentário, Luiz! :D

Alokadabea 12/05/2016

Querido Jaime eu sinto muito.
Você , assim como muitos, se tornou pedra . Não é novidade que a vida se encarrega de nós bater e abandonar na estrada. Mas o que você faz após cada tombo é o que determina a pessoa que você será no futuro.
Espero que eu nunca erga a "fale a verdade" e a deixe "falar".
Eduardo 13/05/2016minha estante
Melhor resenha!!! :D

Bruna 18/07/2016

Os velhinhos são todos inocentes?
Essa foi uma das leituras mais "pesadas" desse ano. O livro é pequeno mas o que não tem em tamanho tem em importância. Com uma escrita tão fácil de acompanhar, o autor destaca a fragilidade que um idoso pode ter, tanto fisicamente quanto emocionalmente. E eu achei que essa pequena história foi de uma sensibilidade impressionante.
Os capítulos são curtos mas que passam a essência para o leitor. Diz o que precisamos saber e só. É muito direto sobre o que Jaime está pensando ou sentindo. Mas ao mesmo tempo você desvenda aos poucos a vida dele. Você descobre a razão dele estar sozinho e não com a família. E uma coisa que chamou muito a minha atenção é a dúvida que me causou. A gente sempre acha que todos os idosos são bonzinhos e inocentes, mas o quê eles eram quando novos? Eram bonzinhos como parecem ser agora que são frágeis? Ás vezes o rosto enrugado e frágil mascara o que são por dentro. Mas isso traz uma pergunta sobre Jaime: ele é mal? Você tirará sua conclusão ao ler. A minha é que eu não consegui ter raiva dele por tanto tempo. Senti que o isolamento dele e a solidão, que ele diz gostar, eram como um castigo e ele pagou por suas decisões.
Então no final tem uns "rabiscos" de como era pra ter sido Querido Jaime. Começou como quadrinho e então transformou-se em livro. Mas acho que seria tão impactante quanto foi como livro. Ver as expressões que ele fez durante a história ajudaria mais ainda a história a ser sensível e chocante.
Eduardo 18/07/2016minha estante
Gostei muito desta resenha! Beijos, Bruna!

Patty 25/07/2016

Gostei
Esse é um livro de leitura simples e rápida, porém, encantador.
Eduardo consegue passar os sentimentos de um idoso de uma maneira sensível e profunda.
Querido Jaime poderia ser a história de muitos senhores q existem nesse mundo.
Eduardo 25/07/2016minha estante
Obrigado por ter lido, Patty! Que bom que gostou :)

Nane 14/08/2016

Lindo demais!!!
Que livro! Envolvente do inicio ao fim, como não se emocionar. Seu Jaime nos leva a uma triste realidade, que muitas vezes acontece bem embaixo dos nossos olhos, e nem damos atenção. Ótimo investimento!
Eduardo 15/08/2016minha estante
Muito obrigado pelo seu comentário, Nane! :)

Aster Verbatim 06/11/2016

Recomendadíssimo!!!
Jaime é um homen solitário, de 72 anos, que se sente oprimido pelo vazio de sua casa. No dia em que é forçado a deixar seu lar, o inesperado acontece. O idoso é lançado em uma jornada de autoconhecimento, cujo palco é a selvagem cidade de São Paulo.

Depois de um dia de trabalho, estava indo para o ponto de ônibus e me deparo, na esquima da Av. Paulista, uma bicibleta, toda decorada, divulgando o livro de Eduardo Lages. Fui e comprei o livro e, primeiramente, agradeço a atenção e carinho e pelo presente que é a leitura desse livro.
Uma leitura rápida e que passa tantos sentimentos e acontecimentos em poucas páginas. Conta a história de Jaime, que depois de ser 'forçado' a sair de casa, acontecimentos inesperados surgem na vida desse idoso solitário. Nos depramos com o modo como a sociedade tratam os idosos e os preconceitos vividos por eles. São situações que todos passamos no nosso dia-a-dia, mas que por mínimo que seja, podem mudar drasticamente a vida das pessoas.
Um cénário perfeito para refletir sobre o modo como levamos as nossas vidas e o que damos importância e prioridade.

Sinceramente, não esperava um final desses. Recomendadíssimo e com uma observação: é um livro independente, produzido e ilustrado pelo autor (que me contou que é Design Gráfico). Surpresas ao Extra no final do livro...

Não deixem de ler, se você está procurando uma leitura rápida e com muito conteúdo.... ;)

site: asterverbatim2015@blogspot.com.br
Eduardo 06/11/2016minha estante
Muito obrigado pela sua leitura, Camila! :)

Higor 22/09/2015

Uma grata surpresa rápida e profunda
Querido Jaime foi uma grata surpresa que li hoje, indo e voltando do trabalho. Uma leitura rápida, que em poucas horas você consegue terminar. Além do baixo número de páginas, a história é envolvente e consegue fazer com que o leitor se interesse cada vez mais em ver os próximos passos de Jaime na cidade grande.

E no meio dessa narrativa despretensiosa sobre o dia a dia de um senhor de idade, aos poucos nos vemos envolvidos nos segredos e decisões que o protoganista tomou em sua vida. Em 60 páginas você vai sentir raiva, pena e compaixão do Jaime. Recomendo a leitura principalmente para aqueles que não se apegam aos personagens, se esse for o seu caso, certamente vai ficar com vontade de querer mais quando terminar o livro.

Caio.Marco 26/09/2015

Surpreendente
Comecei com uma ideia de que seriam somente histórias de um velho em São Paulo, e no final descobri que é a história como a de alguns parentes que tenho. Provavelmente outros leitores também lembraram de "Jaimes" que passaram por suas vidas. Ver a solidão, a distância e o esquecimento pela ótica de Jaime foi uma coisa completamente nova pra mim. Recomendo demais!

Alana.Borsato 29/09/2015

Breve
Uma estória breve, porém rico em detalhes, detalhando a pura realidade de vários idosos. Final surpreendente.

Mari @leituraefoto 10/12/2015

Gostei demais!
Querido Jaime é uma obra interessantíssima em que tudo se passa num cenário urbano na cidade de São Paulo. É uma obra de leitura rápida e fluida. Bastante tensa, triste e realista. Gostei demais!

Jaime é um senhor de 75 anos que vive sua vida solitário e entocado em sua casa. Ouve seu rádio para ter suas notícias padrão sobre o tempo e sobre o Palmeiras e somente sai de casa para receber sua aposentadoria que lhe garante mais um mês a salvo sem precisar mais sair.

Como o tempo da narrativa é cronológico-psicológico, se organizarmos os fatos para seus dias atuais, a história se inicia com Jaime indo ao banco receber a sua aposentadoria e tudo então acontece quando está retornando para casa.

Certo acontecimento o faz esquecer quem ele é, de onde veio, para onde vai. Desta forma ele parte em busca da descoberta de si mesmo. E conforme passa pelo cenário movimentado da cidade de São Paulo, presencia cenas que o fazem lembrar aos poucos de sua própria história, desde que era criança, depois de quando se casou e uma série de escolhas e acontecimentos que o fizeram chegar em sua vida solitária atual.

Melhores são as obras que nos envolvem e nos fazem refletir. Querido Jaime agora está nesta lista, uma vez que ela nos faz relembrar do quanto nossas escolhas e tomadas de decisões causam impactos ao longo de nossas vidas.

site: http://www.ingrataepifania.com.br/resenha-querido-jaime/