Elon Musk

Elon Musk Ashlee Vance

Resenhas - Elon Musk

Cah_Censi 05/04/2021

Recomendadíssimo!
O que me levou a ler esse livro foi a frase "Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro" e diante disso, tive a impressão de que o livro não valeria a leitura de suas quase 400 páginas, já que no começo o autor foca muito em nos passar o contexto histórico de crescimento de Elon - como é o esperado para qualquer biografia.

Embora eu não seja fã de biografias, esta entrou para minha meta literária.
Diria que como uma "biografia" o autor foi muito bem sucedido e empregou um nível elevado de detalhes da vida pessoal e profissional de Elon - o que algumas vezes pode ser bem maçante durante a leitura , mas foi de extrema importância para "humanizar" a figura do bilionário da SpaceX.

Antes de ingressar nessa jornada literária eu não tinha a menor ideia de como Musk chegara onde chegou e quais suas intenções com o futuro da humanidade do qual ele parece ter planos bem concisos. Esse livro certamente me oportunizou uma grande "viagem" para o mundo por trás do tão famoso "Vale do Silício" - lugar este que aparenta ser uma parada importante para o crescimento dos geniais empreendedores do nosso tempo. Outro ponto interessante foi a quantidade de informações disponibilizadas sobre as várias grandes empresas com as quais estamos familiarizados em ouvir o nome mas nunca as vimos "de perto".

Muito além de uma biografia de um dos homens mais influentes da atualidade, diria que essa leitura é uma ótima forma de você expandir sua perspectiva sobre esse mundo dos negócios futurísticos (que não é tão futuro assim neh!?).

Recomendo a leitura e deixo aqui o aviso de que apesar de o nível de detalhamento ser alto, foi essencial para que o Epílogo e os Apêndices (que na minha opinião foram sensacionais) fizessem sentido e deixassem o leitor imerso na profundidade da existência da Musklândia.

Recomendadíssimo!
Yuri Ian 05/04/2021minha estante
Absorvi do livro a imensurável vontade deixar um legado importante para sociedade. Acredito que deixa bem clara a licão de fazer o que acredita e superar todos os limites, principalmente quando a maioria 'não acredita' na idéia

Cah_Censi 06/04/2021minha estante
Super concordo Yuri! Tive a mesma sensação e acho que vou levar alguns dias para processar essa leitura!

Maximiliano 21/10/2016

Grande história, autor fraco
Não pretendo falar aqui na resenha de como Elon Musk é inspirador, o novo Steve Jobs e o próximo ser humano a mudar radicalmente o jeito em que vivemos, pois todas as resenhas tem essa intenção. Gostaria de falar sobre algo que ainda ninguém falou: o autor.
Com tal conteúdo biográfico em volta de Elon. o livro tinha tudo para ser uma obra-prima, tal qual a biografia do próprio Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson, porém a tarefa coube a um escritor, no meu ponto de vista, mediano.
Explico: Já morei por algum tempo nos EUA e por lá são públicas e notórias as histórias que envolvem a figura de Musk. Em sua juventude, por exemplo, ele tivera a iniciativa de viver como as pessoas mais pobres do mundo - ou seja, com apenas 1 dólar por dia - apenas para provar como ele conseguia, testar suas capacidades e sua força, no entanto isso nem sequer foi mencionado nas 400 páginas do livro, nem uma notinha.
Outro exemplo é a SolarCity, que recebeu pouquíssima atenção, quando na verdade é um dos pilares centrais do plano de Musk para nos tornarmos livres do petróleo.
Coisas importantes que não foram mencionadas pelo autor. Então você pergunta: e o que ele discute em 4 centenas de páginas? Respondo: questões desnecessárias, como a virgindade !?!?!?! de sua segunda esposa quando o conheceu. Lamentável.
Espero que Musk ganhe uma nova biografia quando conseguir nos levar a Marte e tornar-se o homem mais importante de nosso tempo. Torço para que Walter Isaacson esteja redigindo este texto.
Felipe B. Cruz 18/07/2018minha estante
Concordo com a sua critica. Até agora, foi a melhor análise do livro que li aqui no Skoob

Morseli Hugo 10/08/2020

Quem disse que uma pessoa chata não pode ser tão agradável?
As pessoas chateavam ele na infância, na adolescência e no começo da fase adulta, e o que ele fez? Criou uma das maiores companhias de lançamento de folhetos, carros elétricos mais rápidos do mundo e o desenvolvimento de painéis solares para sustentar projetos de renovação planetária. Elon Musk tem intensas emoções e tem uma missão nesse planeta e em muitos outros, por exemplo: Marte.

Personalidade forte mas alegre, duro mas que torce pelo sucesso das pessoas, indiferente as pessoas como indivíduos mas solicito com a humanidade inteira. Leva algumas derrotas e tristezas nas costas, mas grandes vitórias que trouxeram um êxtase interplanetário!

Elon Musk está mudando a humanidade e só está começando.
Morseli Hugo 27/08/2020minha estante
Corrigindo: *foguetes

Wellington.Vidal 20/03/2017

Elon Musk!
Antes de ler esse livro, eu não fazia ideia do quanto esse cara tinha contribuído para o mundo.
Eu pensei que ele fosse só mais um Bilionário que quisesse ter lucros nos empreendimentos e tivesse uma visão limita sobre o mundo. Esse não foi o caso do Bilionário chamado: Elon Musk.
Na biografia que Ashlee Vance escreveu sobre o homem por trás do PayPal, da Tesla e da SpaceX, surge a imagem de alguém determinado a fazer a diferença, a mudar o mundo para melhor. Colonizar o espaço, ocupar Marte, são propósitos de quem não se satisfaz com pouco, de quem enaltece o espírito aventureiro acima de tudo. Ser reverenciado pelo fundador da Google, Larry Page, não é para qualquer um, e Musk recebe os maiores elogios do amigo, além de muitos milhões para ajudar em seus projetos grandiosos.
Impossível é uma palavra que parece não existir em seu dicionário. Para o autor do livro, Musk é um sonhador bem-intencionado, membro VIP do clube de utópicos da tecnologia. Se seus sonhos megalomaníacos são apenas devaneios ou não, o tempo irá dizer. Mas o que já podemos afirmar é que, até aqui, o futurista entregou o que prometeu. Sua SpaceX, por exemplo, voltou às notícias recentemente ao mostrar grande feito com seu Falcon 9. Foi a primeira vez que um foguete foi ao espaço e retornou em pouso vertical, um feito inédito na história espacial motivado pelo objetivo de reduzir custos e de transformar os foguetes em naves com possibilidade de reutilização.
O setor aeroespacial estava há décadas sem grandes inovações, muito por conta da mentalidade burocrática do estado. Musk chegou para mudar o jogo, para introduzir o foco no lucro, para baratear o envio de satélites e torná-lo acessível a mais gente. Suas empresas produziram grandes impactos no setor aeroespacial, automotivo e energético, tudo com inovações importantes. Seu carro elétrico, o Tesla, revolucionou o mercado, demonstrando ser possível unir beleza, tecnologia e velocidade ao conceito ecologicamente correto.
Nada foi fácil ou trivial. Ao contrário: o livro relata em detalhes os momentos mais delicados em que tudo parecia prestes a ir para o espaço – no sentido figurado. Seu império quase foi à ruína na crise de 2008. Após ter ganho milhões com a venda da PayPal, ele apostou tudo nos novos negócios, e os desafios pareciam insuperáveis. Praticamente sem dormir, trabalhando várias horas por dia, incluindo fins de semana, e impondo tal ritmo alucinado a todos que desejavam compartilhar de seus objetivos, Musk deu a volta por cima e provou com seu sucesso sua capacidade de entregar o prometido.
Hoje sua fortuna pessoal está avaliada em torno de US$ 10 bilhões. Mas ela é mérito de seus empreendimentos, que agregaram bastante valor aos consumidores. Empresas podem colocar satélites menores no espaço por uma fração do custo anterior à chegada da SpaceX no mercado. Milhares de aficionados podem dirigir seus belos carros elétricos da Tesla, desfrutando de uma tecnologia ímpar, acelerando de 0 a 100 km/h em pouquíssimos segundos e ainda ostentando o selo de ecologicamente corretos. Milhões de casas usam os painéis solares da SolarCity, empresa que possui em parceria com os primos.
Se ele fosse movido apenas pelo dinheiro, poderia ter parado após a venda de sua primeira empresa, a Zip2, que lhe rendeu algo como US$ 30 milhões – e um McLaren na garagem. Mas esse nunca foi seu principal objetivo, e por isso ele é um multibilionário hoje. Claro, a história poderia ser diferente, ele poderia mesmo ter falido, e perdido inclusive os milhões “garantidos”. Mas esse é o xis da questão: os grandes empreendedores possuem uma tolerância ao risco muito maior do que a média, e parecem dispostos a arriscar tudo por uma ideia. Empreendedores que fazem a diferença pensam grande.
Esse livro foi uma inspiração muito grande para mim e aqueles que sabem que o impossível é apenas uma palavra que tem vários significados no dicionário. Porém, falar é fácil, mas se vc estudar, ter determinação, saber que seu tempo aqui é limitado e que se vc não fizer nada, ninguém irá fazer por vc, irá conseguir ter os mesmo ou resultados tão surpreendentes quanto os de Elon Musk! E vendo Elon ter passado por tudo que passou, depois que terminei o livro, tive uma noção melhor sobre o que quero para o futuro, além é claro, de saber que não vai ser fácil chegar lá. Mas como eu disse, o impossível é só uma palavra e o desafio deve ser sempre procurado para todas as áreas da vida! Recomendo!
fabio 21/03/2017minha estante
Parabéns pela ótima resenha!

Alex Souza 02/08/2018

Muito bom! Recomendo.

Além de você tomar conhecimento da história de uma das mentes mais brilhantes deste século, que vem revolucionando as indústrias aeroespacial, automotiva e de energia, você pode ter acesso a informação sobre grandes transformações que já estão acontecendo no mundo, enquanto espera que elas cheguem aqui no Brasil (daqui uns 20 anos mais ou menos...) para conhecê-las, ou, mude-se para um destes países e tenha o prazer de testá-las.

Não acredita no que estou dizendo? Leia o livro. Você vai ficar chocado com o quanto estamos atrasados em relação o restante do mundo. E não me refiro só à questões materiais não. Pelo contrário, elas são só o desdobramento, ou resultado de mentes extraordinárias como a de Elon Musk. Algo que neste país nós não temos. Infelizmente...

Abraço!
Jaqueline.Menezes 03/08/2018minha estante
Também gostei muito.

Mauricio.Alcides 16/07/2017

Ahhh essa careca
Não da para terminar a biografia de Elon Musk e na hora não pensar … “Eu já vi isso antes em Eike Batista”

A única diferença é que Musk é de facto um gênio, aos 28 anos já tinha provado ao mundo seu potencial, aos 40 já tinha revolucionado dois sectores industriais completamente distintos, de modo que praticamente criou dois novos segmentos no mercado aonde players muito maiores tentam diariamente subjulgá-lo.

É claro que o jogo ainda está no começo e a Tesla e a Space X ainda tem muito o que provar até que sejam financeiramente sólidas, mas é inegável a importância histórica de ambas para seus respectivos sectores. Elon Musk é jovem e bilionário mas isso não lhe garante um final distinto do ocorrido com o cientista que crava o nome em sua marca de carros.

Ps: De todas as semelhanças com Eike a careca do Elon é a mais intrigante.

Nota: 9,0
Felipe B. Cruz 18/07/2018minha estante
Também me lembrou de Eike Batista. Mas espero estar completamente errado.

Paulo Felipe 16/11/2015

Trajetória inspiradora!
Encontrei este livro por acaso, em uma das minhas frequentes visitas a livrarias e, ele acabou despertando o meu interesse, após algumas breves folheadas.
Até então não conhecia Elon Musk e os seus notáveis feitos.
Ao ler o livro, minhas expectativas com o enredo foram facilmente atendidas, ao me deparar com a fascinante trajetória desse grande CEO, que veio do nada até se tornar um dos mais inovadores e influentes CEO da atualidade.

Keyte Monteiro 10/04/2024

Logo no início fiquei intrigada com as explicações do autor sobre os acordos feitos para conseguir publicar o livro, sobre a recusa de ajuda do Elon com a própria biografia. As notas de rodapé que foram impostas pelo Elon, deu p sentir que o autor ficou incomodado, como se estivesse fazendo contra vontade ou por achar um tanto quanto ridículo tantas notas de rodapé com volumes de linhas exageradas.
Com essas explicações consegui sentir que o Elon não é uma pessoa fácil de lidar.
É inquestionável a sapiência desse homem em relação aos negócios e tomadas de decisões tão assertivas. Porém, no que diz respeito a família e conduta humanizada é uma catástrofe.
O livro deixou de ser empolgante para mim quando percebi que a administração familiar dele era horrenda.
Pensei que sairia cheia de suspiros por encontrar um cara inspirador, mas não! Não mesmo! Ele não me inspira nenhum pouco. Senti asco em diversos momentos com o tratamento que ele destina aos funcionários.
O autor está de parabéns por ser reproduzir a história com muitos detalhes e clareza, no mais, referente ao Elon, só decepção. Terminei a leitura desejando nem ter começado.

Matheus 11/05/2016

Uma mistura de Gates com Jobs
Ótima biografia. O autor parece ser bem imparcial e colheu bastante informação. Os capítulos são bem longos, mas o perfil de Elon pede. Atual presidente de ao menos três companhias (SpaceX, Tesla e SolarCity) que possuem todos os requisitos para revolucionar o mundo, quando achamos que ele já pensou de tudo, ele surpreende e quer mais. Já está em construção o Hyperloop, um novo meio de transporte de alta velocidade, que unirá Las Vegas à Los Angeles e que pode atingir até 1.200 km/h. Elon é o cara!

MarcosZ 11/06/2016

Ótima biografia
O livro traz de forma fácil os fatos da vida do Tony Stark da vida real, com muitos casos que todos desconhecem e mostra como foi a construção do império tecnológico do empresário. Cita também alguns pouco fatos da vida pessoal. Impressionante o que este visionário propõe-se a realizar.
Esqueça Steve Jobs. Elon Musk é o cara.
Se não gosta de tecnologia, melhor não ler.

Helena 10/07/2016

Você vai lendo o livro e despertando cada vez mais interesse na vida do Elon Musk. Trajetória de bastante sucesso com empresas inovadoras e importantes para a evolução da sociedade. Recomendo a leitura para aqueles que tem ideias fortes e "malucas" e precisam de alguma inspiração para continuar e não desistir.

Emerson 09/02/2017

Pessoa surpreendente!
Gostei muito deste livro e todos os pontos abordados pelo autor. Uma vida surpreendente, uma personalidade motivante. Sua forma de ir em busca dos objetivos traçados são uma aula. Um cara realmente admirável. Impressionante o número de pessoas ótimas trabalhando ao seu lado. Seu entendimento profundo sobre diversos assuntos me inspirou.

VIvianestrela 09/02/2017

Incrível
Como um ser humano pode ser tão surpreendente. Elon me deixou com vontade de ser mais e me fez entender que é possível se vc tiver ideais. Pelo que li ele não é a melhor pessoa do mundo e ganha muito dinheiro fazendo seu trabalho, mas quando alguém ameaça seus projetos ele não teme em se arriscar para defender. Eu recomendo, leia e se inspire.