Star Wars: A Arma de Um Jedi

Star Wars: A Arma de Um Jedi Cecil Castellucci

Resenhas - A Arma de Um Jedi

1 | 2 | 3 | 4

Beta Oliveira 24/02/2016

Acompanhamos Luke montando o quebra-cabeça dos desejos da Força para ele, com uma ou outra ajuda de Ben. E aprendendo mais um pouco, aprimorando o uso do sabre de luz. As respostas não são fáceis nem imediatas. No entanto, ele dará um passo adiante no aprendizado fulminante que precisa ter como Jedi.

Leia o texto completo sobre o livro lançado pela Editora Seguinte no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2016/02/cap-1141-star-wars-arma-de-um-jedi.html

Marcos Pinto 20/05/2016

Após o filme Uma Nova Esperança – episódio IV –, Luke está tentando encontrar seu papel dentro da Aliança Rebelde. Ele queria ser útil, sendo um piloto e combatendo diretamente o Império. Porém, alguns insistiam que ele era um herói, o que o incomodava demais. Ele não desejava tratamento diferenciado.

Nessa busca de autoafirmação e de entender sua posição dentro da Aliança, Luke sai em uma missão. Porém, antes que a concluísse, sente um chamado na Força para visitar um planeta misterioso que lhe era completamente estranho. Contudo, o que ele não imaginava era que não estava sendo chamado por uma pessoa, mas por um antigo templo Jedi.

Partindo dessa premissa, Jason Fry cria uma trama bem interessante, onde conseguirá explicar algumas lacunas deixadas entre o filme IV e V. Aliás, esse é o principal ponto positivo da obra. Através dela, conseguimos entender, por exemplo, como Luke desenvolveu suas qualidades com o sabre de luz que vemos em O Império Contra-ataca. Isso deixa o universo cinematográfico mais coerente e coeso, além de enriquecer a parte literária.

“E então ele sentiu. Algo sombrio e perverso estava ali perto, determinado a destruí-lo” (p. 40).

Ademais, o autor também deixa algumas dicas preciosas para o filme O Despertar da Força. Como já assisti ao filme, para mim foi muito mais fácil reconhecê-las. Aliás, nesse ponto o livro também acrescenta demais ao universo Star Wars. Ao menos uma das perguntas deixadas pelo filme é respondida: onde fica aquele templo Jedi apresentado no fim e qual a sua real importância. Ao ler a obra, você compreenderá exatamente isso.

Outro ponto muito positivo é a escrita do autor. Rápida, leve e descomplicada, lembra bastante o tipo de escrita usada em livros mais juvenis, o que deixa a leitura bem rápida. Isso, aliado a boa diagramação, ao enredo envolvente e ao número diminuto de páginas, faz com que seja possível ler a obra em poucas horas ou, até mesmo, na ida e volta do trabalho.

Contudo, infelizmente, a obra não foi feita apenas de pontos positivos. Ao mesmo tempo em que responde muitas perguntas, ela deixa outras em aberto. Não sabemos muito bem a motivação do vilão, nem a sua origem, menos ainda como conseguiu seu armamento. Tudo isso é apenas mencionado vagamente, o que deixa o antagonista um tanto superficial. Caso o livro tivesse um aprofundamento maior desse personagem, certamente seria uma obra ainda melhor do que é. O passado vago do antagonista faz parecer que ele só apareceu ali para criar alguma dificuldade para o Luke.

“Luke fez uma careta. Às vezes dele desconfiava que a pessoa que havia programado 3PO para assuntos de etiqueta tinha instalado algo errado” (p. 97).

Quanto aos aspectos físicos, tenho apenas elogios. Esse é, de longe, a melhor edição do universo Star Wars publicada pela Seguinte. A capa está muito boa e reflete bem o que acontece na obra. No interior, temos diversas ilustrações excelentes que enriquecem bastante a leitura, deixando-a mais prazerosa. As letras estão em um tamanho bom e o espaçamento é confortável, fazendo que a leitura seja tranquila, mesmo a folha sendo branca. Além disso, ainda contamos com uma boa revisão e tradução.

Desta forma, apesar do problema do aprofundamento do antagonista, eu indico A Arma de um Jedi. Se você é fã do universo Star Wars, certamente irá gostar da obra. Se você não é fã e não conhece nada dos livros e filmes, pode ler também. A obra conta com uma ótima contextualização do universo, não te deixando perdido na leitura. Uma obra que pode, sem dúvidas, agradar a todos os leitores.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/05/resenha-arma-de-um-jedi.html

Alex Portapila 26/05/2016

Bacana
É uma história bem simples, curta e sem muitos eventos. Mas é bacana e é uma peça interessante na saga como um todo.

Debyh 05/06/2016

também quero ser uma jedi
Neste livro temos Luke aprendendo a ser um jedi, e mesmo o livro sendo bem curtinho (ao menos pra mim) gostei de como foi transmitida a ideia de como o Luke vê toda a situação. E, lógico, amei descobrir mais sobre seu treinamento de jedi, também quero ser uma jedi #mimimi.

(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/star-wars-a-arma-de-um-jedi-jason-fry/

Murilo 17/07/2016

Um bom livro do novo universo expandido.
A história de A Arma de um Jedi se passa em dois momentos: Depois do episódio VI, onde vemos um C3PO já com um dos braços vermelhos contar a história principal do livro para a piloto Jessika Pava. E a historia que C3PO esta contanto que é a que acontece com Luke entre os episódios IV e V, ou seja, o pré-requisito acaba sendo somente o IV mesmo.

O fato de C3PO já aparecer com o braço vermelho que ele usou no episodio VII é praticamente o principal easter egg do livro, pois a Disney havia prometido que a maioria desses livros novos teriam algo que os ligassem com O Despertar da Força.

Na história contada pelo dróide dourado, vemos um Luke sendo tratado por muitos como um herói da Aliança Rebelde depois de ter conseguido, com a ajuda da força, acertar o tiro que causou a destruição da Estrela da Morte. Porém o jovem padawan não concorda em ser chamado de herói por ter somente acertado o tiro com o auxilio da força, que ele nem compreende direito ainda, pois Ben não havia conseguido concluir seu treinamento.

Em uma das missões que ele recebe, ele acaba passando por um planeta chamado Devaron e sentindo um grande chamado da força, fazendo com que ele adie a missão para verificar onde a força está tentando o levar.

Ao chegar em Devaron ele percebe que o chamado vem de um antigo templo Jedi, porém no ninguém aceita levá-lo, pois os habitantes consideram como um local amaldiçoado e o Império mantém forte segurança no local. Uma devaroniana adolescente chamada Farnay se voluntaria para ser sua guia, mas Luke recusa por achar muito perigoso para uma garota tão jovem e acaba contratando os serviços de Sarco Plank, também conhecido como Abutre. Mais quais será que o misterioso alien aceitou o serviço somente pelos créditos?

Um dos pontos positivos do livro é que ele mostra de forma um pouco mais aprofundada o amadurecimento de Luke, tanto como pessoa quanto como Jedi, coisa que acontece de forma meio repentina entre os filmes. Como ponto negativo temos algumas partes que soam meio repetitivas, como o treinamento de Luke, que acaba sendo um pouco mais do mesmo para que assistiu aos filmes antigos.

O estilo de escrita que Jason Fry usou no livro é bem leve e descontraído, bem característico de livros infanto-juvenis (que é o público que o livro tenta atingir). Apesar das falhas, A Arma de Um Jedi acaba sendo uma boa pedida para os fãs de Star Wars e para quem somente agora está conhecendo este maravilhoso universo e quer se aprofundar um pouco mais.

site: www.nerdbucks.com.br

Eduardo 15/11/2015

História bacana, rápida, perfeita pra ser lida no caminho de ida e volta do trabalho ou escola. Explica como luke consegue as habilidades de luta que ele tem no episódio V, mesmo só tendo treinado alguns dias com obi wan e outros 2 com yoda. Além de confirmar o que já era óbvio só de ler o resumo, o Luke estará escondido nas ruínas de um templo jedi no episódio VII. Sinceramente to muito ansioso para comprovar isso no cinema.

ELB 31/01/2017

Every Little Book
A Arma de um Jedi é o primeiro livro de uma série da Seguinte que nos mostra histórias inéditas sobre os nossos personagens favoritos de Star Wars e que dá algumas dicas sobre o novo episódio, O Despertar da Força. Esse livro é sobre o nosso queridinho, Luke Skywalker e nos conta sobre a sua jornada para entender o caminho da força, já que ele não tinha um mestre para guiá-lo...

A história começa com uma conversa entre C-3PO e Jessica Pava, uma piloto da Nova República, um tempo depois do final de O Retorno de Jedi. C-3PO, fazendo serviços de droid, começa a contar para Jessica uma história sobre Luke, que se passou depois da destruição da Estrela da Morte (Episódio IV), quando ele deu o melhor tiro de sua vida e destruiu a maior arma construída pelo Império.

Depois de uma missão para a Aliança Rebelde, Luke se sentia cada vez mais atraído para Devaron, a força estava atraindo-o para lá e assim ele seguiu esse instinto. Depois de chegar em Devaron, Luke sente que precisa chegar a um templo de pedra, abandonado, mas os habitantes da cidade o desencorajam, pois dizem se tratar de um lugar amaldiçoado, assim como tudo relacionado aos jedis, que foram exterminados pelo Império.

Farnay, uma jovem devaroniana, se oferece para levá-lo ao tal templo, mas Luke acha muito perigoso para uma menina. Então, ele contrata os serviços de Sarco Plank, também conhecido como Abutre. Um alien misterioso e perigoso, que deve ter seus motivos para aceitar essa missão que todos os outros guias se recusaram.

É uma jornada de descobrimento e evolução para Luke. Sem um mestre para ensiná-lo, ele deve seguir o instinto e fazer o que Obi-Wan lhe ensinou ao lutar com um inimigo desconhecido. Ele aprende como ter paciência, luta pela primeira vez com um sabre de luz e passa a conhecer mais de si mesmo. Esta é uma aventura que os fãs de Luke Skywalker não podem perder!

"Apenas alguns meses antes ele era um garoto que vivia numa fazenda em Tatooine, consertando vaporizadores em skyshoppers e landspeeders. Agora as pessoas o tratavam como se fosse um herói. Mas ele sabia que não era nada daquilo; era apenas um jovem que acertara um tiro cuja probabilidade de êxito era de uma em um milhão, graças à ajuda de um poder misterioso que ele mal compreendia."

Esse é um livro leve, divertido e bem rapidinho de ler. A linguagem é jovem , bem de acordo com a proposta da Seguinte. É muito legal ver os personagens de Star Wars sob essa ótica descontraída e fora da sequencia dos filmes. NUNCA vou me cansar de conhecer mais sobre eles ❤️

Luke sempre foi um personagem difícil para mim. Não gostei muito da forma como ele foi abordado nos filmes, sempre me pareceu muito superficial, ainda mais quando se trata se sua experiência com a força. Minha opinião é que tudo aconteceu rápido demais e não tive a sensação de que ele passou pelas etapas que um jedi precisa passar para se conectar com a força.

Mas, depois desse livro, comecei a entender. Foi muito bom ver essa auto-descoberta do Luke. Como um jovem, impaciente, inexperiente e cheio de medos começa a trilhar o caminho que o levará até a batalha final de O Retorno de Jedi. Nesse livro, a força fala com ele através de instintos e o força a desvendar as pistas para entender esse conhecimento que ele necessita para seguir o seu futuro. Vemos a sua primeira batalha com sabre de luz, a impaciência de um jovem para chegar logo ao objetivo final e a construção de uma sabedoria que o ajudará a lutar com esse inimigo misterioso.

O que me leva ao ponto negativo do livro. O vilão é superficial demais, sem muitas explicações de como ele conseguiu as armas e quem realmente é. Até seus objetivos ficaram muito vagos, e isso me incomodou um pouco, porque enfraquece o propósito de o Luke estar ali naquele momento lutando contra ele. Se essa parte do livro fosse melhor construída, com certeza eu daria mais uma estrela.

C-3PO continua sendo um dos meus personagens favoritos. Engraçado, divertido, inteligente e muito MUITO convencido, ele com certeza é uma das estrelas dessa história.
"— Não sei por que é tão difícil para você processar — disse C-3PO bastante irritado. — Como tradutor, minhas habilidades são essenciais para o sucesso desta missão. Isso significa que um banho semanal de óleo está bem dentro dos regulamentos, e a qualidade do lubrificante usado é crucial."

A diagramação está linda demaaaaais! O livro é cheio de ilustrações e desenhos, Seguinte está de parabéns hein! A capa é linda e de um material de excelente qualidade, super vale o investimento.

Eu indico esse livro para todos, mesmo quem não conhece nada sobre o universo de Star Wars. É uma história divertida e super rápida de ler, daquelas para alegrar o seu dia! Leiam!

“Ele tinha amigos. E a força estava com ele. Enquanto aquelas coisas fossem verdadeiras, havia uma razão para ter esperança.”

site: http://www.everylittlebook.com.br/2017/01/resenha-arma-de-um-jedi-jason-fry.html

Lauro Edison 20/04/2017

Um Excelente Conto que Aprofunda a Natureza da Força
Esse livro é um dos primeiros materiais cânon a se passar depois do Episódio IV, acompanhando o jovem Luke Skywalker em um momento marcante de sua fase mais inexperiente. E é surpreendentemente bom: basta dizer que o livro melhorou minha compreensão da Força Viva (sim, especificamente “viva”, pois ainda há o aspecto Cósmico da Força, não tocado aqui e aparentemente mais profundo), e o fez com descrições vívidas e alusivas que só seriam mesmo possíveis no formato escrito — créditos para o texto simples e inspirado de Jason Fry. E talvez melhor ainda, Fry não deixa de mencionar a raiva de Luke em relação ao Império, pela morte de seus tios e a destruição de Alderaan, mas apenas para nos lembrar no devido momento de que, enquanto natural, tal sentimento não é realmente nada aconselhável para um Jedi, quem precisa “aprender a deixar a raiva de lado ao invocar a Força”. Agora essa é parte da essência moral de Star Wars (cuja melhor mostra recente ocorreu no desfecho de um duelo no já clássico episódio 3x19 de Sᴛᴀʀ Wᴀʀs Rᴇʙᴇʟs) e eu estou vigilante para ver se a nova trilogia estará a altura disso no tratamento por hora ambíguo de Rey — digo, é melhor que o moralismo instintivo de gritar a Kylo Ren “monstro!” venha a ter as devidas consequências (atualização: felizmente pra mim, os novos poster e trailer de Os Úʟᴛɪᴍᴏs Jᴇᴅɪ não poderiam estar em uma direção mais certa). Mas continuando, a história simples e agradável conclui num clímax eficiente e coerente com o que foi revelado sobre a Força. Por fim, se trata de uma leitura bem rápida: suas nem duzentas páginas me tomaram menos de cinco horas, o tempo de ver dois filmes, e isso porque sou um leitor terrivelmente lento. Recomendo até para os fãs mais casuais que gostem de uma leitura leve.

LAPLACE 19/05/2017

Treinamento Jedi
Luke Skywalker é um herói para a Aliança Rebelde! Após o tiro certeiro que destruiu a Estrela da Morte, colocando um fim na temível estação bélica do Império Galáctico, que tinha o poder de destruir planetas, ele tem sido aclamado por todos os seus colegas, e trouxe novo fôlego e mais aliados para a resistência.

O jovem fazendeiro do desértico planeta Tatooine, no entanto, não está satisfeito com a fama, tudo que ele quer é ajudar a causa rebelde e concluir seu treinamento jedi, o que ele não sabe como fazer, tendo em vista que Obi-Wan Kenobi, seu mestre e último jedi cuja existência ele conhecia, faleceu no resgate à princesa Leia Organa, e não restou ninguém para torná-lo um cavaleiro. Todavia, após mais uma missão pelos rebeldes, Luke sente um chamado da Força quando orbita o planeta Devaron.

Ele não sabe quais os propósitos da Força, que o atrai para o interior de Devaron, um planeta sob o domínio do Império, e muito menos compreende as visões que anda tendo, que lembram alertas de perigo, contudo está dispostos a arriscar a própria vida para descobrir, principalmente após ter conhecimento de que existem ruínas de um antigo Templo Jedi no planeta.

Querem saber o que acontece? Então corram para ler o livro!

***

Depois de Estrelas Perdidas, esse foi o primeiro livro de Star Wars que li, e, assim como o da Claudia, o do Jason Fry também compõe o conjunto de títulos da Jornada para Star Wars: O Despertar da Força, o que significa que ele representa parte do canône, parte das histórias que realmente formam a linha do tempo oficial da saga.

O que achei interessante dessa obra foi que ela focou no protagonista da trilogia clássica, Luke Skywalker, e assim como publicou um livro sobre ele, a Seguinte fez o mesmo com o Han Solo e a Leia, e eu pretendo trazer a resenha dos livros deles para vocês no futuro. Existe muuuuuuuuito material sobre o que aconteceu com o Luke e os demais protagonista dos episódios IV a VI, contudo, com essa criação do cânone e do legends, 99% das histórias - se não 100% - foram descartadas como fontes oficiais, então tudo de novo que sai sobre eles é um grato alento para que saibamos, afinal, o que esses personagens fizeram entre e após os filmes.

A Arma de um Jedi não nos oferece muitas informações, nós nos deparamos com um Luke logo após o fim de Uma Nova Esperança, que está enfrentando o sucesso por ter destruído A Estrela da Morte, está se ambientando à sua nova vida na Aliança Rebelde, e ainda está superando a morte do Obi-Wan, seus tios, e tentando se tornar um jedi. Inclusive, essa obra foca, especificamente, no começo do treinamento jedi dele, antes de conhecer o Yoda. Seu treinamento aqui é bem básico, ele apenas vai conhecendo mais sobre a Força e o que ela pode fazer, com o auxílio do Ben Kenobi, cuja voz Luke escuta, porém não compreende como seu antigo mestre faz para se comunicar.

Além do protagonista, temos como personagens conhecidos que mais se destacam o Wedge Antilles, C3PO e o R2D2, além de novos personagens, como Sarco e Farnay, que são os que mais se destacam. O companheiro do esquadrão Vermelho faz apenas uma participação, mas ainda assim ressalto sua presença por ser um de meus personagens favoritos da trilogia clássica, e também porque, no pouco que contribui para a trama, Wedge se mostra um grande combatente, como sempre. 3PO está bem caracterizado, com seus dramas, medos e xingamentos pelos quais o conhecemos bem, porém senti falta de um pouco mais de atitude por parte de R2. Pelo que vimos nos seis filmes, principalmente na trilogia dos episódios I a III, vemos que ele é um droid muito ativo, que não tem medo de nada e compra qualquer briga pelos amigos, mesmo que não tenha chance alguma, e no livro houve momentos em que ele poderia ter feito alguma coisa, mas só ficou observando. Eu sei que ele não teria feito diferença, entretanto, como falei, isso nunca o impediu de se arriscar.

Quanto aos novos personagens, Sarco e Farnay, acho que poderia ter tido um desenvolvimento melhor deles, poderia ter sido construído um background mais profundo, inclusive da própria história do planeta Devaron. Obtivemos apenas um conhecimento superficial, não foi o suficiente para nos apegarmos ou até temermos de fato o vilão. E em relação ao planeta, tendo em vista seu passado e o fato de haver um Templo Jedi lá, acho que isso deveria ter sido mais explorado, Luke poderia ter investigado o local, buscado saber mais sobre sua história enquanto não estava treinando, afinal, ele nunca estivera em um antes, e sabe pouquíssimo sobre a Ordem Jedi.

As páginas do livro são brancas, mas ainda assim não senti desconforto, a diagramação, que deixa as folhas com um tom acinzentado, torna-as mais agradável, e o tamanho da fonte e dos espaçamentos faz a leitura fluir rapidamente, conclui a obra de um dia para o outro. Há ilustrações antes de cada capítulo com cenas do que está por vir, Phil Noto, o ilustrador, fez um grande trabalho, conseguiu retratar bem os traços do Mark Hamill, ator que interpreta o Luke, quando jovem.

A Arma de um Jedi é uma leitura rápida e agradável, e embora foque em apenas um protagonista e não explore muito do que aconteceu após a destruição da primeira Estrela da Morte, com certeza irá causar uma nostalgia nos fãs da saga clássica ao nos presentear com novas aventuras sobre personagens tão queridos.

Lucas Rey 05/01/2018

Interessante
Dos 3 livros dessa série, achei esse o pior... ou melhor dizendo, o menos legal.

A história é meio parada e tem um caráter mais explicativo sobre como Luke desenvolveu sua habilidade com o Light Saber do que aventuresco como os livros da Leia e do Han Solo.

Não há muito o senso de urgência na narrativa e o vilão não é nada desenvolvido, então você lê, mas não sabe muito bem o porquê está lendo. As motivações dos personagens não ficam claras, principalmente do vilão.

O ponto legal é ver o real desenvolvimento do Luke com o sabre de luz. Essa parte da narrativa é escrita perfeitamente e você de fato sente o como essa evolução se deu na cabeça de Luke.

Faz parte do novo cânone do universo Star Wars. É importante para entender acontecimentos do episódio V. Mas ainda prefiro os livros do Han e da Leia.

Vale a pena a leitura.

Josyas 18/07/2018

Star Wars: A arma de um Jedi
Star Wars: A arma de um Jedi faz parte de uma coleção de 4 livros intitulada - Uma Jornada para o Despertar da Força. Nestes livros são contadas aventuras isoladas dos nosso personagens amados e reverenciados até hoje. Este livro é o primeiro da série e se passa entre "Uma nova esperança (ep IV)" e "O Império contra ataca (ep V)". Nesta história vemos Luke em um planeta chamado Devaron treinando novas habilidades para se tornar um herói, e enfrentando um inimigo novo e inusitado. Ele é conduzido pela força a este planeta. Apesar de ser um história interessante e que se completa na leitura dos quatro livros, a obra parece meio desnecessária e não revela nada de mais.

Anna Maia @livrosdashesha 27/09/2019

Uma Aventura Incrível
Eu AMO Star Wars e o principal motivo é que eu assitia com meu pai quando era mais nova, então Star Wars acabou se tornando algo muito especial pra mim.

Nessa estória Luke Skywalker é atraído pela força até as ruínas de um antigo templo Jedi, onde ele continuará seu treinamento e terá que enfrentar alguns perigos.

Esse livro foi simplesmente espetacular, a estória é muito envolvente e instigante, a leitura é bem leve e super fluída.

Acompanhar Luke Skywalker quando ele está aprendendo a usar a força foi um prazer e uma aventura maravilhosa. Se você curte Star Wars vai adorar esse livro.

Esses livros de Star Wars publicados pela @editoraseguinteoficial estão lindos por fora e por dentro, além da ilustração maravilhosa da capa, dentro tem outras ilustrações, as folhas são brancas, porém são decoradas o que deixa tudo mais lindo ainda, quando abri esse livro só conseguia pensar "Ele é perfeito".

@livrosdashesha

Nat 15/11/2019

A primeira Estrela da Morte foi destruída e Luke Skywalker é um herói da Aliança Rebelde, mas ele não se sente merecedor de todo esse reconhecimento. Em uma de suas missões, ele é atraído para o planeta Devaron pela Força, onde existe um antigo tempo jedi. Sua localização foi isolada pelo império e ultrapassar os limites impostos é proibido, mas Luke consegue entrar no lugar com a ajuda de Sarco, um guia local, apesar dos habitantes considerarem-no nada confiável e o templo, um lugar amaldiçoado. Enquanto ele está no templo continuando com seu treinamento, começa a ser caçado pelo império. Mas talvez nem só por ele...

Um livro que fala de lembranças, como A arma do contrabandista, só que dessa vez focado em Luke. É interessante a mescla que fazem entre passado e presente, além de mostrarem um Luke mais amadurecido, tentando continuar com seu treinamento interrompido com a morte de Ben Kenobi. O livro é pequeno, dá para ler em pouco tempo, e é uma boa pedida para quem quer ser aprofundar mais nesse universo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/11/a-arma-de-um-jedi-jason-fry-dls-2019.html

1 | 2 | 3 | 4