O Sonho da Sultana

O Sonho da Sultana Rokeya Sakhawat Hossain

Resenhas - Sultana's Dream

Isabela.Lopes 17/12/2020

Um conto escrito em 1905, onde o país passa a ser governado somente por mulheres enquanto os homens ficam em casa. Alguns pontos que me chamaram a atenção foram a importância dada ao que acontece se nós investirmos no conhecimento das mulheres, a priorização deste ao invés de armas e quando a autora fala que quando nos mantemos ocupados, não temos tempo para desentendimentos.
Karoline67 22/12/2020minha estante
Isabela, onde cê conseguiu a versão ebook?

Isabela.Lopes 24/12/2020minha estante
Karoline, eu financio um grupo no catarse chamado Sociedade das Relíquias Literárias. De tempos em tempos, eles disponibilizam um e-book gratuito para quem está ajudando.

Karoline67 25/12/2020minha estante
Comecei a assinar também ?

Rita 10/11/2020

Um livro sobre um pais onírico onde os homens e mulheres trocam de papel, escrito por uma mulher mulçumana que é uma cultura essencialmente machista (mas qual não é?).

Acho muito onírico mesmo ser colocado que todos os problemas acabaram porque os homens não são mais livres, como se a maldade estivesse contida em um sexo ou gênero.
A verdade é que todas as pessoas podem ser boas e podem ser más, podem ser fortes e podem ser fracas.

No entanto, considerando o universo da história e a realidade da época, é muito boa a história.

Mel | @resenhasalacarte 11/11/2020

Resenha: Sonho de Sultana - Rokeya Sakhawat Hossain
Em seu conto "O sonho da Sultana", Rokeya Sakhawat Hossain propõe - em 1905! - uma inversão de valores.

A autora nos faz pensar como seria uma sociedade regida por mulheres e, apesar do tom onírico e até mesmo de "ficção científica" que o conto carrega, o que mais me "pegou" e me fez pensar foi no quanto estamos à mercê do machismo em nossas sociedades e, além disso, o pouquíssimo que evoluímos em questões de igualdade de gênero em mais de 100 anos desde quando o conto foi escrito.

Uma das melhores relíquias literárias até o momento ;)

site: https://resenhasalacarte.com.br/

Gabriel Landim 12/11/2020

Um mundo invertido
Esse conto é incrível, nele as relações de poder e sociais se invertem e as mulheres dominam, enquanto os homens ficam em casa.

O conto aborda questões como educação feminina, investimento em ciência como prioridade ao invés de militar, produtividade feminina e outras coisas que nos fazem refletir. E isso num conto de 1905!!

Letícia 30/11/2020

Muito bom!
Muito bom!
E pensar que um conto de 1905 já traz as mesmas preocupações que nós mulheres vivenciamos ainda em pleno 2020.
Sensacional o caráter onírico da narrativa!
Vamos ter esperança, não é?

Andressa Popim 07/12/2020

Encantador
Um conto escrito em 1905 por Rukeya Sakhawat Hossain.
Nesse conto, a "Sultana" sonha com um país em que as mulheres governam e os homens ficam em casa cuidando dos afazeres domésticos e dos filhos.
Pra uma história escrita em 1905, fui surpreendida pelos ideais apresentados.
Um excelente conto!

Hugo. 16/12/2020

Futurista
Interessante a escrita da autora em relação ao ano. Não gostei muito da ideia de polarização porque mostra uma ideia que só basta um tipo de pessoas no poder que daria certo. Mas é um ótimo conto para conversar com crianças sobre a importância de participação de ambos os sexos para a construção de uma civilização boa.

Jan... 17/12/2020

O sonho da sultana, foi publicado em 1905 pela autora muçulmana Rokeya Sakhawat Hossain. Ela foi escritora, feminista e ativista social em Bangladesh. Responsável pela abertura da primeira escola islâmica para moças.

O conto narra a história de um país chamado TerraD'Elas. Uma sociedade matriarcal dominada por mulheres cientistas, que resolvem todos os problemas com a inteligência, sem violência. E os homens.... ficam em casa fazendo serviços domésticos. A mesma ideia daquele filme "Não sou um homem fácil". Inverter os papéis mostra o quanto a opressão sexista é absurda. Mas ela também exalta o "jeito feminino" de fazer as coisas como algo menos destrutivo. Fiquei surpresa com a ousadia dessa escritora em... 1905.

"Nós mantemos os homens dentro de casa. É muito injusto trancar as mulheres inofensivas e soltar os homens."

Drigo 25/12/2020

Que conto lindo
Conto lindo que mostra uma sociedade utópica e maravilhosa!

Luciano 29/12/2020

Ficção científica feminista. Uma grande novidade pra mim. Mas gostei, foram bons contos.

Lucas 16/01/2021

Um sonho
A breve leitura é deslumbrante e com vários elementos fantásticos. Contudo, se por um lado subjulgar o poder das mulheres é errado, também é equivocada a ideia de se exagerar em elementos que seriam, em tese, características inerentes aos homens como prejudiciais, mostrando um mundo utópico e tecnologicamente avançado quando somente mulheres estão no comando. O mundo ideal é feito por todos, homens e mulheres, cada qual com suas peculiaridades - qualidades e defeitos, mas sempre com respeito um ao outro. Ademais a isso, a história é apenas uma alegoria e, como tal, é bem escrita e descreve belas paisagens, momentos e diálogos gostosos de se ler, é um bom conto.

Ohara 16/01/2021

Conto 8 da Sociedade das Reliquias Literárias da Editora Wish.

Hanns 06/02/2021

Reconfortante
Pouco falávamos sobre autoras feministas que usavam o dom da escrita como meio de propagar seus ideais, ambos os contos são rápidos e cheios de reflexões implícitas, me trouxe felicidade e tristeza ao ler e sinto que foi um excelente uso do meu tempo.