Amigos da Mente

Amigos da Mente David Perlmutter

Resenhas - Amigos da Mente

Michel.Nascimento 06/02/2023

O livro trata principalmente dos malefícios da ingestão do glúten e lactose. Baseado em estudos científicos recentes, quando retirados da alimentação, mostrou-se melhoras em transtornos como TDAH, Alzheimer, problemas digestivos. O autor sugere reeducação alimentar e no final do livro algumas receitas caseiras.

Fê.Almeida 18/01/2023

Interessante
Um livro cheio de conhecimento sobre o nosso corpo, de como o funcionamento do nosso intestino impacta o nosso cérebro! Com certeza, um livro que vou consultar ao longo desse ano, ainda mais eu que sou fascinada pelo universo dos alimentos e como eles nos beneficiam e nos dão vida longa, nosso organismo é extremamente inteligente, precisamos ouvir mais o nosso corpo, comer melhor, nos movimentar, somos plantas que precisam ser regadas e somo máquinas que precisam trabalhar e nos reparar. Um livro incrível

Henrique609 17/12/2022

Esclarecedor
Amigos da mente é o tipo de livro que chama atenção do começo ao fim.

O Dr.Perlmutter ensina através de pesquisas recentes mas bem documentadas que existe uma relação direta entre o intestino e o cérebro.

Mas essa relação não é uma relação somente "física" mas uma relação entre as bactérias presentes no intestino e o bem estar do cérebro.

Basicamente as bactérias podem criar inflamações que trarão a série de doenças, inclusive cerebrais.

Para evitar isso devemos cuidar do nosso microbioma (todas as bactérias no intestino) para termos uma vida melhor.

Em outras palavras, evite glúten, evite açúcar (xarope de milho), suplemente algumas vitaminas e óleo e coma probióticos.

Mariana113 08/10/2022

A dieta da mente
O autor aborda a importância da saúde intestinal, destacando em seu livro que ?novas descobertas de ponta da ciência, vindas de instituições das mais respeitadas no mundo, mostram que, em grande parte, a saúde do cérebro (e, do mesmo modo, suas doenças) depende daquilo que ocorre no intestino?.

Essa conexão íntima do sistema digestivo com o que ocorre no cérebro tem um impacto que até então era desconhecido para mim. O desequilíbrio no microbioma influencia na imunidade, no surgimento de doenças das mais variadas e sem dúvidas minha visão sobre a importância de consumir ou não certos alimentos foi bastante impactada após a conclusão da leitura.

O conteúdo é bem estruturado e passado de uma maneira coerente. Eu considero uma leitura interessante, porém em alguns trechos é um pouco cansativa. Com base na relevância do conhecimento adquirido valeu o esforço para a conclusão, sem dúvidas.

Sophia 02/08/2022

Pra quem tem interesse em estudos de saúde, bem-estar, alimentação saudável e relação cérebro intestino, esse livro é riquíssimo! Aborda principalmente o microbioma e a influência do mesmo em nossa saúde física e mental, explica cientificamente como a saúde do nosso intestino também é responsável/pode contribuir para o surgimento de diversas doenças psicológicas e autoimunes, as famosas doenças do século XXI. Leitura incrível!

Caio383 02/03/2022

Incrível
Livro totalmente envolvente, ajuda nos entendermos melhor a relação do cérebro e o intestino. Autor trabalha com duas linguagem, do leigo e uma linguagem acadêmica, qualquer um pode entender .

Além que, no final , ele passa as receitas dos alimentos bom para o intestino, de forma saudável e aproveitasa.

Joice.Yuko 28/06/2021

Outra visão sobre o corpo humano
Já tinha lido um livro que falava na importância do intestino para o corpo humano, mais precisamente a importância de ter uma microbiota intestinal saudável, que previne vários males como depressão é até o mal de Alzheimer, tamanho é o impacto da saúde da microbiota intestinal no cérebro.

Giovanna.Pereti 17/02/2021

Realmente não esperava que curtiria tanto ler sobre os ?bichinhos? que vivem no intestino, um grande aliado dessa mudança foi o autor, que sempre se mostrou muito didático mesmo em assuntos complexos.

Se tu já tem o costume de ler sobre a microbiota ou assuntos do mesmo gênero: recomendo. Se tu jamais pensou em ler sobre, mas acha que pode se desafiar um pouquinho: recomendo.

Vá sem medo rumo a mudança da sua forma de enxergar os alimentos, de prepará-los, e até mesmo de digeri-los.

adm.felipemoura 17/01/2021

Esse livro muda sua percepção sobre saúde e doenças ao conectar a saúde intestinal e o cérebro. Já havia lido outro livro do autor "a dieta da mente" e apesar de ter similaridades, este livro aprofunda o papel crucial do nosso sistema digestivo, principalmente intestino e flora intestinal na nossa saúde física e mental.

Sempre relacionando pesquisas e estudos de caso para basear sua opinião, este livro merece ser lido por todos pra sair da caixinha mental que caímos sempre quando o assunto é saúde, prevenção e tratamento.

Carol 23/06/2018

Boa leitura!
Na minha opinião o livro do Dr David "A dieta da mente" é melhor que esse, alguns trechos do livro, ele repete o que falou no livro "A dieta da mente". Porém, o que ele repete, é de extrema importância saber, tirando isso o livro é bom, ele foca não só na saúde do cérebro, mas o quanto a saúde intestinal é importante para manter uma vida saudável também. Oferece várias dicas e receitas. Outro fato interessante é que ele cita alguns fatores que ocorrem quando a gente é criança e que pode interferir na saúde futuramente (como uso excessivo de antibióticos quando criança ou se nasceu de cesárea ou parto normal). É uma boa leitura, indico!