Sete breves lições de física

Sete breves lições de física Carlo Rovelli

Resenhas - Sete Breves Lições de Física

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lais544 20/11/2020

Uma obra simples e acessível, é extremamente útil para quem deseja uma introdução ao assunto que lhe permita absorver os conceitos básicos.
Em um texto fluido, com exemplos, vocabulário simples, alegorias e ilustrações, Rovelli traduz em poucas páginas conceitos e teorias da física até para os totalmente leigos.
Reccanello 23/06/2021minha estante
Esse livro é quase poesia. Em italiano deve ser lindo!

Cid Espínola 14/02/2024minha estante
Muito legal!
Tem indicações de livros assim sobre Química?

Luiso 31/08/2017minha estante
Olaa, adorei a sua resenha. Estava me perguntando se, para alguém que já leu Uma Breve História do Tempo, O Universo Assombrado Pelos Demônios, e tem uma certa noção de tais assuntos sobre física, vale a pena a leitura deste livro? Valeuu

Di Sanctis 04/02/2020

Outro italiano que virei fã
De forma simples, como aquele típico professor inesquecível que você adorava na época escola, Rovelli consegue em poucas páginas tornar acessíveis temas como mecânica quântica, gravidade, partículas elementares e buracos negros. E essa é habilidade que poucos têm. Vale a leitura.
#TheRedVulcan
tiago_costan 04/03/2020minha estante
Por que 4 estrelas?

Felipe Debiasio 08/09/2016

Um bom livro que apresenta os principais conceitos da física, de uma maneira bem acessível. Além de ir direto ao ponto, também da bons exemplos práticos e usa analogias para ajudar na assimilação de alguns conceitos um pouco mais complexos.
Com destaque para a primeira lição, que é sobre a Teoria da Relatividade, a qual o autor explica que a beleza dessa teoria consiste em sua simplicidade.
A conclusão de Carlo Rovelli é muito interessante, ele fala sobre o papel do ser humano no Universo e de nossas limitações diante de tudo isso.

Darceno 19/11/2016

Ótimo livro!
Excelente leitura que dá pra ler de boas em um dia. Claro que, pelo motivo de ser curto (mais ou menos 90 pags) não é muito aprofundado. É mais uma introdução. Mas mesmo para aqueles que já estão relativamente dentro da área de física, acho que vale a pena ler.

Lucas 25/01/2017

É de tirar o fôlego
Livro fantástico. Aborda questões curiosíssimas da física, de maneira compreensível, sucinta e instigante. O autor não entra em detalhes nas explicações, mas como esse claramente não é o objetivo do livro, não se pode penalizá-lo por isso. Depois de tantas lições de fazer o leitor parar e refletir sobre seu conhecimento da realidade, o autor conclui nos mostrando que integramos esse todo maravilhoso e não devemos nos assustar, e sim nos deslumbrar com as descobertas. Mais uma vez digo que o livro introduz os conceitos de física de maneira fácil, prazerosa de ler e abre portas para começar a se aprofundar no ramo. Recomendo demais a todos aqueles com pouco ou nenhum conhecimento de física que queiram iniciar seus estudos.

Lucas.Rydberg 24/02/2017

Quintessencia da Física
Tal livro é discorrido de maneira simples, mas ao mesmo tempo belíssima e encantadora!

Leo M 23/03/2017

Muito bom gosto...
Apesar de ser visto como divulgação científica para leigos, tem um significado muito especial para os que tiveram contato prévio com os assuntos.
Leitura leve e rápida, mas ainda assim sofisticada e filosófica...

Nelson 02/06/2017

Sete breves lições de física
Livro muito elucidativo, para os leigos, sobre algumas descobertas da física moderna e com teorias muito interessantes.

Pedro Daldegan 15/03/2018

"Quem não perde tempo não chega a lugar nenhum..."
Parei na livraria e me pus a ler o início de alguns livros. Sempre começa assim, vou flertando aqui e ali, vou embora, e vejo qual fixou na minha mente. A frase acima de Sete breves [...] é uma das primeiras do livro, e me encantei com a doçura e empatia que ela carrega, ainda mais se tratando de um escritor pesquisador e um livro que fala sobre ciência.

Apesar do tamanho, esse livro possui três camadas. Na primeira temos as teorias científicas, na segunda temos algumas curiosidades sobre os gênios que as desenvolveram, e na terceira, a que considero mais deliciosa, temos as impressões e memórias do autor sobre como foi para ele ter conhecimento dessas teorias.

Trata-se de uma leitura super rápida, mas que cumpre seu papel de nos fazer pensar e refletir sobre nosso universo, sobre ciência e sobre nós mesmos.

Marthie 04/04/2018

Beleza e física
Um livro curto e de fácil entendimento para quem está tento o primeiro contato com a física moderna, e de extrema beleza pra quem já conhece um pouco do assunto. Rovelli faz texto curtos e didáticos sobre os principais tópicos da física atual, mas com tanto capricho e poesia que acho difícil o leitor não querer saber mais a respeito dos mistérios da física. Um dos melhores livros de divulgação científica que li na vida!

Nathasha de Andrade 26/11/2018

Livro As sete breves lições de física
Livro finalizado: As sete breves lições de física. É um livro com uma leitura clara e leve feito para ser lido por leigos, como nós meros mortais. É sobre um pouco das teorias da cosmologia. Ele cita alguns físicos famosos como Einstein, Stephen Hawking, Maxwell entre outros. As lições são:
1- teoria da relatividade
2- os quanta
3- a arquitetura do cosmo
4- partículas
5- grãos do espaço
6- a probabilidade, o tempo e o calor dos buracos negros
7- nós

É quase uma poesia em forma de ciência, um livro bem fininho, 51 páginas de e-book e 88 de livro físico escrito por Carlo Rovelli, que é um físico teórico e cosmologista italiano especialista no estudo da gravidade quântica e professor no departamento de História e Filosofias da Ciência na Universidade de Pittsburgh. .

site: www.nathashadeandrade.com.br

Truga 03/02/2020

Já na primeira página do livro é dito “estas lições foram escritas para quem não conhece ou conhece pouco a ciência moderna. Juntas, elas compõem um rápido panorama de alguns dos aspectos mais relevantes e fascinantes da grande revolução que ocorreu na física do século XX”. Ou seja, se você é físico (como eu) esse livro não lhe trará novidades (uma ou outra coisa é interessante).
O Livro é escrito em 1ª pessoa e o estilo da escrita me lembrou “a simples beleza do inesperado” do Marcelo Gleiser (#Review6). O rigor físico do texto é semelhante ao do livro “física do cotidiano” (#Review52). Também, o autor apresenta muitas metáforas, analogias e algumas vezes um certo exagero antiquado. No fundo é um livro de divulgação científica.
Com isso, o livro não apresenta notas ou referências para os fatos históricos – o que eu pessoalmente sinto falta. As 7 diferentes lições seguem um certo desenvolvimento histórico, começando com a teoria da relatividade geral e indo até o estudo dos buracos negros e as considerações de um universo probabilístico. .
➡️ RESUMO: o livro não é para ser levado ao pé da letra, legal como passatempo e que dá ler em público com aquele típico barulho de fundo. Acho que pouco acrescenta àqueles que possuem formação em física. Para os entusiastas da ciência de um modo geral (ou de outras áreas do conhecimento) penso que essa leitura é interessante como um primeiro encontro com temas relacionados ao modelo padrão, quanta e universo.

Roberto 15/04/2020

Não é um livro de divulgação científica, mas uma pequena ode à ciência ou ao espanto e curiosidade, sendo a física apenas o gancho. Alguns lugares-comuns, "somos feitos da mesma poeira de estrelas"; um certo pessimismo quanto ao destino da civilização, o que me pareceu incongruente. Gosto dos livros do Rovelli, esse aqui não é o melhor deles, embora alguns digam o contrário.

Phelipe.Pjmp 16/04/2020

O clímax do livro não é no final.
Não digo quando é o clímax, mas não é no final, ademais, mal consegui ler o final por apresentar de forma demasiada a opinião do autor, o que eu não esperava desse tipo de livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5