Sete breves lições de física

Sete breves lições de física Carlo Rovelli

Resenhas - Sete Breves Lições de Física

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lais544 20/11/2020

Uma obra simples e acessível, é extremamente útil para quem deseja uma introdução ao assunto que lhe permita absorver os conceitos básicos.
Em um texto fluido, com exemplos, vocabulário simples, alegorias e ilustrações, Rovelli traduz em poucas páginas conceitos e teorias da física até para os totalmente leigos.
Reccanello 23/06/2021minha estante
Esse livro é quase poesia. Em italiano deve ser lindo!

Cid Espínola 14/02/2024minha estante
Muito legal!
Tem indicações de livros assim sobre Química?

Tiago Mujica 30/04/2022

Abrir esse breve livro é abrir uma janela para as grandes questões do universo tendo como instrumento para o ensino da física moderna um texto didático e cativante. Matéria-prima para discussões sobre: de onde veio o universo e para onde ele se encaminha e para onde nós, a espécie dominante do planeta, estamos nos encaminhando também. Uma ótima introdução a assuntos como relatividade, mecânica quântica, cosmologia, partículas elementares e entropia.

Rammy 11/09/2020

Meu primeiro livro não ficção!
. Sensacional!
Ah, como o universo é imenso. Mágico!!
E ainda temos tanto a aprender, a descobrir.

.Deus é perfeito e incrível... somos tão pequenos diante deste universo tão imenso e ainda assim Ele se importa conosco.

.A leitura deste livro é leve e simples. Aborda as questões de física de maneira descomplicada que as páginas passam sem a gente perceber.

Josiastds 08/12/2023

Amei, só que o final é uma enrolação
Se o universo não estiver se expandindo, mas sim, se retraindo.

As ideias e teorias comprovadas ou não, ditados nesse livro, é maravilhoso pois mostra pra quem não conhece do assunto, várias áreas da ciência foram apresentadas e os principais cientistas, a teoria das cordas a que mais gosto foi abordada de uma forma leve.

Marcelo Purificação 22/06/2020

É aquele que não sabe de absolutamente nada sobre física e tem muita curiosidade em descobrir algo novo, esse livro é muito recomendado pela maneira simples que o autor explica coisas muito complexas... E fazendo vc fica mais curioso sobre a física...

Carol 18/10/2020

"Se Planck é o pai da teoria, Einstein é o genitor que a fez crescer."

me apaixonei ainda mais pela física e fiquei com muito medo da mesma

Paulo Henrique 24/04/2020

Resumo do Resumo.
É um livro curto e de fácil leitura, traz um resumo do resumo de teorias complexas.
Gostei pela brevidade, mas não dá para ficar só com ele se quiser entender mais.

Leocito 13/05/2021

Um ótimo guia para compreensão da física moderna
Este livro é uma compilação de seis ótimos textos de divulgação científica e um texto reflexivo sobre nós, seres humanos, originalmente escritos pelo físico teórico italiano Carlo Rovelli e publicados em um jornal italiano.

Sendo um graduando em física, e portanto com algum conhecimento prévio sobre alguns temas abordados, posso afirmar que os textos são bastante compreensíveis e a leitura agradável.

Os conteúdos são focados em tópicos da física moderna passando pela Relatividade Geral de Einstein, Física Quântica, Formulação Estatística da Termodinâmica e até mesmo trabalhos muito recentes como as ideias de Stephen Hawking sobre buracos negros.

Recomendo bastante para quem gostaria de entender mais sobre a física e seus desenvolvimentos que não são abordados nas escolas.

Milena300 12/11/2021

Incrível... 10 ?
Muito bom todas as lições. Queria muito que o autor se aprofundasse só mais um pouquinho porque a escrita dele e muito boa. É muito linda e poética. Mas ai, nao seria "breve" não é? kkk

Eu já gostava de física e a maneira como Carlo Rovelli me fez gostar ainda mais introduzindo assuntos complexos tão breves e bem entendidos (claro que, para ler, é esperado pelo menos um pouco de conhecimentos da existência dos conceitos e/ou de seus teóricos).

Enfim, a experiência é muito boa se tiver um pouco de conhecimento, mas se não conhecer nada sobre também não será ruim. Inclusive é uma boa deixa para ir atrás dessas questões que são, no mínimo, instigantes.

Danilo Andrade 29/06/2021

Uma breve lição humana
Carlo Rovelli. Nome que inúmeras vezes ouvi ricochetear por entre as paredes do departamento de Física, e que ainda assim, até então, nunca havia concebido buscar por suas contribuições, e hoje, me deparo com uma obra magistral, amparada numa lucidez, sensibilidade e simplicidade estonteantes.

Não há segredos, Rovelli aborda questões fundamentais da física, como a teoria da relatividade geral e restrita de Einstein, termodinâmica, partículas elementares, buracos negros, gravitação quântica, e algumas outras, visando a interlocução entre tais elementos e um público previamente leigo, entretanto, vai além de um didatismo comercial e simplório, e expõe o leitor à considerações muito mais amplas sobre nossa condição humana perante a complexidade da existência.

Como humanidade, muitas vezes erigimos um pedestal precariamente alicerçado na arrogância, com a presunção de sermos destacados da natureza como seres eleitos pela "divindade cósmica", e assim termos por direito, tudo que nela há. Em contrapartida, o exercício da virtude reflexiva, das vozes que ecoam por entre as eras - assim como a de Carlo- nos situa cada vez mais em relação ao devir de um universo complexo para nossa limitada faixa de compreensão, e que nos evidencia uma espécie de inconciliação, do quanto é fascinante e assombroso durante um infimo instante, fazermos parte deste turbilhão vertiginoso no qual nossas vidas se emaranham.

"À beira daquilo que sabemos, em contato com o oceano do desconhecido, reluzem o mistério e a beleza do mundo. E é de tirar o fôlego".

Kátia 07/12/2020

Curtinho e super gostoso de ler
Da vontade de ler numa tacada só. Explica com linguagem simples sobre conceitos gerais que esbarramos por aí mas não temos a menor idéia. Porém é bem superficial, realmente só uma introdução.

Bruna Beatriz 07/01/2022

Carlo Rovelli, o físico poeta
Indico a todos que, assim como eu, nunca foram muito fãs da tão apreciada física. Escrita doce e poética, com um leve toque de preciosidade. Rovelli encanta o leitor com toda a informação simples e direta ao ponto sobre os princípios da matéria.

O livro me despertou para novos olhares que desde sempre eu buscava, me senti fascinada e imersa nas informações, li em um dia só, quase impossível querer parar de ler. Super indico aos iniciantes ao estudo!

Di Sanctis 04/02/2020

Outro italiano que virei fã
De forma simples, como aquele típico professor inesquecível que você adorava na época escola, Rovelli consegue em poucas páginas tornar acessíveis temas como mecânica quântica, gravidade, partículas elementares e buracos negros. E essa é habilidade que poucos têm. Vale a leitura.
#TheRedVulcan
tiago_costan 04/03/2020minha estante
Por que 4 estrelas?

Lucas1575 22/09/2023

Um livro que abrange temas difíceis, e explicando de maneira didática e de um modo que todos possam entender. Recomendo muito o livro

Reccanello 07/12/2020

À beira daquilo que sabemos reluzem o mistério e a beleza; e é de tirar o fôlego!
Com a frase do título desta resenha o autor encerra suas sucintas lições sobre física: junto à demonstração do muito que já sabemos há a advertência de que ainda há um universo virtualmente infinito de coisas a conhecer! Ao mesmo tempo, também, instiga nossa curiosidade e nos convida à fascinante jornada pela busca desse conhecimento, viagem que, justamente por sermos parte do Universo que estudamos, é indissociável de nossa curiosa natureza humana.
...
Começando com uma brilhante e singela homenagem à "mais bela das teorias" - na qual explica a relatividade de Eisntein de uma forma absurdamente simples -, o autor passa pela mecânica quântica, pelas discussões entre Eisntein e Bohr sobre as improváveis estranhezas do Universo, e termina mostrando que a arquitetura do Cosmo é mais complexa que todo o trabalho que vem sendo feito na tentativa de conciliação de ambas as teorias.
Conquanto o nome do livro já o diga - não passam de breves e superficiais lições -, a forma quase poética com que foram escritas (quisera eu falar italiano para poder apreciar a obra em sua musicalidade original) faz com que desejemos nos aprofundar um pouquinho mais nesse universo do qual somos parte e que nos tira o fôlego!

1 | 2 | 3 | 4 | 5