Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Jardeson.Oliveira 24/02/2021

Água para Elefantes
Sara Gruen, uma escritora que publicou o livro água para elefantes publicado em 2006 e traduzido em 2007 pela editora arqueiro, inspirado em acontecimentos reais que ocorreram com vários circos nos Estados Unidos nas décadas de 1920 a 1930. A sua motivação para escrever o enredo veio de um artigo publicado pelo Chicago Tribune sobre um fotografo que acompanhou os circos durante este período e pelas fotos contidas em dois livros.

A história vai retratar a sobrevivência dos circos no período da grande depressão onde muitos estariam falindo e fechando. Neste livro temos a grande alegria de conhecer Jacob JanKowski, um senhor de 93 anos que está morando em uma casa de repouso. Jacob é um personagem com personalidade forte e engraçado sem um pingo de “papas na língua”.

Ele é quem narra a história com o seu jeito doce e irreverente que nos encanta e nos faz querer continuar a leitura. A escrita proporciona uma leitura dinâmica sempre indo do passado para o presente. Em certos capítulos, iremos conhecer o Jacob jovem com seus 23 anos e capítulos que conheceremos o Jacob com os seus 93 anos, retratando o seu (eu) atual.

Jacob aos 23 anos estudando para se tornar um grande veterinário recebe uma trágica notícia que o deixa desnorteado. Essa dolorosa realidade o faz tomar atitudes que o levaram para um mundo totalmente desconhecido por ele. Ele consegue nos trancos e barrancos trabalhar no circo dos Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra, como o veterinário dos animais do circo.

Lá conhece os seus amigos, Camell, Bill, Grady e Eral, que o ajudam a se instalar no ambiente além de Walter Kinko, um palhaço anão que no início demonstra grande repulsa pelo rapaz, mas depois de interferir em um destino trágico os dois desenvolver uma forte amizade. Ele também conhece a sua paixão, Marlena, a esposa de August, uma mulher encantadora com forte personalidade, que cuida de seus cavalos como se fosse seus próprios filhos. Porém o que faz jus ao título está na personagem Rosie, uma elefanta que foi deixada por um circo falido.

A relação de Rosie com Jacob é de puro afeto, na qual o mesmo se sente imediatamente atraído por ela, e, por causa dela ele tem que tomar decisões difíceis.

Há dois personagens que são considerados os vilões da história, Tio All o dono do circo e August, o diretor do setor equestre e superintendente dos animais. Ambos apresentam um jeito próprio de fazerem as coisas. Com uma índole duvidosa, August uma hora é um chefe amável e encantador e em outro momento é um homem arredio, impulsivo e detestável que só pensa em satisfazer a sua ira. Tio All é um chefe tirano que não se preocupa com os seus empregados ou muito menos com seus animais, mas está sempre pensando em uma maneira de como irá lucrar com o fracasso de outros procurando e comprando as aberrações que almeja. Utiliza de todas as artimanhas para não perder nada, ele faz do inimaginável e do desprezível para se manter no topo.

Na minha opinião, a história é simplesmente maravilhosa. A história é comovente, com personagens cativantes. Uma leitura dinâmica que faz com que você conheça bem os personagens, veja a evolução deles, como eles enfrentam os desafios. Por outro lado, há personagens que por mais que a gente saiba que é necessário ter para que a trama se desenvolva, desejamos que tudo de ruim aconteça com eles de tão desprezível que são. Há uma cena em que o Tio All utiliza de uma situação triste, um motivo para promover o seu espetáculo que simplesmente me deixou com a garganta seca e com vontade de acabar com a raça dele, enquanto August que durante o enredo é revelado algo sobre ele que explica certas atitudes violentas dele.

Sinceramente vale a pena ler esse livro, como também o filme, mas se você tiver a oportunidade de ler, leia antes assistir, até para ter essa sensação e uma posição em relação aos dois.

Evambertson 18/02/2021

"Sinto-me explodir, transbordar de amor."
Eu adorei o livro, adorei a história, adorei a narrativa, adorei (e odiei) os personagens.

Água pra elefantes foi uma surpresa pra mim, assim que comecei o livro já gostei de como é a narrativa, uma narrativa espontânea, onde o narrador (Jacob) fala de forma totalmente natural e sem rodeios, a história é toda vontade pelo protagonista então temos apenas sua visão dos acontecimentos. Outra coisa que gostei muito foi a descrição, descrição do circo, do trem, do que acontecia nas cidades, na vida difícil que os funcionários levavam, dos animais, é simplesmente uma descrição impecável. A caracterização das personalidades dos personagens é muito boa, vemos o que os motivam e o que passaram até chegar naquele ponto.

A única coisa que eu não gostei foi a pouca participação da Rosie, a querida elefanta, achei que a história daria mais destaque a ela, o romance sem sombra de dúvidas é o foco principal da história, mas poderia ter cedido mais espaço para momentos da Rosie.

Saber qual foi a inspiração da autora e de como ela usou elementos reais, adquiridos através de muita pesquisa, para incrementar a história, e mostrar uma obra que procurou ser fiel ao estilo de vida que os circenses tinham naquela época.

Um livro muito bom, que tem uma leitura fácil e apresenta uma história incrível cheia de emoção.

Martinha.Souza 17/02/2021

Amor sob as tendas
Jacob relata seus momentos no circo, as dificuldades, o terror que o assombrava.
Vemos os bastidores não tão belo dos circos, crueldade com pessoas e animais, a escassez de alimentos, a vida sem rumo. Mas vemos também os laços familiares que se criam, as amizades que se tornam essenciais.

Dai Benevides 19/01/2021

Um livro apaixonante...
Uma leitura leve e gostosa, Água para Elefantes apresenta um olhar sensível sobre o circo e a vida, dois espetáculos que andam lado a lado no enredo da história narrada por Jacob Jankowski, um jovem que vive uma reviravolta após a morte de seus pais; quando não tinha mais nada ele encontra tudo... no circo.

Karoline.Barbosa 14/01/2021

Trecho Preferido
"Encostamo-nos na parede em silêncio, ainda de mãos dadas. Mais ou menos uma hora depois, ela adormece e seu corpo escorrega até a cabeça descansar no meu ombro. Permaneço acordado, com cada fibra do meu corpo ciente da proximidade dela" (p. 210)

Mi Feddersen 13/01/2021

Gostei
Uma história que se passa nos anos 30, intercalada com os anos atuais onde o seu narrador-personagem, um idoso que vive em uma casa de repouso, nos conta sobre sua vida em um circo. Ali conhecemos seu caso de amor por uma mulher e por animais como bom veterinário que era e sua lealdade aos amigos.

O meu caso de amor com o livro começou qd Rosie surgiu em cena.

Conhecer um pouco da rotina de um circo americano na década de 30 foi algo bem interessante especialmente após ler, no final do livro, uma nota da autora falando sobre sua pesquisa de campo para a criação da obra.

Bruna.Cristina 08/01/2021

Opções
Jacob o senhor de idade vive na casa de repouso os seus familiares o veem como um peso. Este que trabalhou em vários circos resolve assistir um espetáculo e acaba fungindo com 93 anos. Nunca é tarde para mudar sua situação atual, pois, mesmo idoso mudou de vida.

LetAmora 06/01/2021

Espetacular
A história é boa do início ao fim, não é difícil de interpretar e é de tirar o fôlego em váriooooos momentos. O romance é lindo demais e a forma em que misturam o passado e o presente, também. Gostaria de esquecer do final do livro só para poder me emocionar novamente!

Cat 31/12/2020

É uma leitura que eu não tinha criado muitas expectativas, mas me surpreendeu de uma forma positiva. É o tipo de história que agrada por ter de tudo um pouco: tensão, humor, emoção, romance e muita confusão. Adentra o universo do circo com todo seu fascínio e também os bastidores um tanto quanto chocantes.

Maria.Regina 31/12/2020

Demorei a terminar o livro, não por culpa da leitura, mas pelo tempo tomado pelo TCC mesmo, e assim que terminei o TCC e consegui pegar ele, devorei cada página, uma história fascinante encantadora, faz o coração ficar acelerado, para, bate normalmente e acelera de novo, viciante e intrigante, espero que o filme me surpreenda da mesma forma que o livro...

Mônica Paz 25/12/2020

Lindo, apesar dos horrores no caminho
O livro é muito interessante e dinâmico desde a segunda página já estou presa na leitura. O personagem principal tem um humor peculiar e lembra-se de sua história até ali. A narrativa é envolvente e tem muita aventura! Segue por várias tramas, todas interessantes.

Também nos faz pensar que ainda bem que os circos não podem mais explorar os animais...

Resumindo: Lindo, apesar dos horrores no caminho.

Laura 24/12/2020

Até q eu gostei
Não é meu tipo de livro, eu só li pq tinha acabado meu estoque de livros novos e minha mãe disse que era bom, mas eu realmente não esperava gostar.
A história me prendeu de uma forma que eu não esperava, e eu simplesmente achei incrível ??

Tinah Da Silva 24/12/2020

Envolvente
A história é contada por Jacob, que com 93 anos, vive em uma casa para pessoas de idade. Sentindo-se só e cansado de ser tratado como um inválido, ele passa a relembrar os bons tempos de sua juventude. Assim, a narrativa mescla fatos do passado com elementos do presente, apresentando a dura realidade de Jacob, que nos comove com sua solidão e tristeza, ao mesmo tempo em que nos encanta com os elementos surpreendentes de seu passado. Desta forma, por meio das lembranças de Jacob descobrimos como ele iniciou sua trajetória no circo, o exato momento em que ele se encantou com a carreira circense, quando e como ele conheceu o amor de sua vida e também, como ele sofreu em meio das dificuldades dessa profissão na época de sua juventude.