Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Phillipy1 23/05/2023

O Maior espetáculo da Terra
Estou simplesmente encantado com essa leitura, geralmente, acho tão massante quando o livro mescla passado e futuro, mas nesse livro foi incrível.

Me senti como um neto de Jacob Jankowski, um velho que não se lembra se tem 90 anos, ou 93. Uma coisa ou outra, mas se lembra com riqueza de detalhes de seu tempo no circo, de seus amigos que fez ali, e principalmente de seus dois maiores amores: Marlena, e Rosie, a elefanta mais inteligente do mundo.

O livro no início não me prendeu, mas no momento em que o protagonista inicia sua viagem na nostalgia, eu embarquei com ele no trem do circo dos Irmãos Benzini. E foi um espetáculo lindo de se ver, senhoras e senhores.

Ananubia 22/05/2023

Que livro gostoso de ler. Ficou na minha estante por quase 4 anos fechado.
Más ao abrir foi encantador a história é triste em diversos aspectos
Mais ainda assim vale a pena.

ana flávia 16/05/2023

Uau
Uau. uau. uau, juro.
esse final foi esplêndido! me doía muito o coração ao ver a negligência que jacob sofria, muito triste
lindo demais ver a paixão dele pelo circo
e, claro, a história em si é incrível! custei pegar no tranco, mas desde que peguei basicamente ENGOLI o livro de tão bom que tava! incrível! marlena era incrível! walter, camel, grady, earl, todos!!!
e eles pegando os animais no fim??????? perfeito

Jess 11/05/2023

Tive contato com a história por conta do filme, há muitos anos. E, como adoro todo esse ambiente de circo, fiquei encantada com tudo e a história dos personagens também. Não me lembro muito da sua adaptação, por ter realmente anos que não a assisto, mas lembro da sensação que tive ao assistir e que foi muito boa.

Enfim, o livro me deu muito mais sensações do que o filme, e nem todas foram boas. Para começar, é a terceira vez que tento completar essa leitura, mas sempre paro no início, quando tudo ainda é muito lento e, para ser sincera, terrivelmente chato. E, dessa vez, eu quase desisti novamente, mas me obriguei um pouco a continuar, pois queria eliminá-lo da minha lista e também matar um pouco da minha curiosidade em questão de fidelidade literária para com sua obra cinematográfica.

Não tive nenhum problema com o personagem principal, até mesmo o achei encantador, e isso não tem ligação com o ator que o interpreta no filme, não mesmo. Eu gostei da personalidade do Jacob e o seu amor pelos animais. Eu gostei da sua forma de pensar. O que tive problemas de verdade é com, até a metade do livro, todos os outros personagens, tirando raramente um e outro, que fazem parte do circo. Tem uma cena, em específica, que acontece quando Jacob está totalmente bêbado e quase inconsciente, nem mesmo conseguindo se mexer, que é horrível. É uma das cenas mais desnecessárias do livro inteiro, ao lado de toda a tortura com os animais. Isso me tirou um pouco do encanto pela leitura e pensei seriamente em abandoná-la.

O bom é que depois de tudo isso, acontece que o livro melhora. Eu comecei a querer ler mais e várias páginas ao dia, até que terminei antes do esperado. E eu gostei, bastante, do que li, tirando essas partes indescritíveis, até o fim.

Ratinha de Biblioteca 16/04/2023

Lento no início, mas ótimo quando "esquenta"!
Temos a história de Jacob Jabowski que atualmente está numa clínica de repouso. Por isso, o início é meio lento, é um senhor idoso contando sua vida. Quando ele começa a contar do tempo em que morou no circo, fica realmente interessante! ?

Jessika 11/04/2023

Simplesmente fantástico
Foi uma leitura fácil, bem gostosa, tudo que precisava para sair de uma baita ressaca literária.

A história é básica, romance água com açúcar que te faz rir, chorar e morrer de raiva.

Eu gostei bastante dos personagens, mesmo alguns sendo não tão bem aprofundados, as vezes dava preguiça de ler os capítulos que o protagonista está idoso na casa de repouso, que dá até vontade pular esses capítulos, mas os últimos são muito importantes para a história.

Enfim, bom livro

Alê 09/04/2023

O ambiente do circo no livro é muito interessante e com um romance proibido a leitura ficou bem fluida. O filme até que é fiel ao livro?

alicebudni0 28/03/2023

Eu tava com a expectativa bem alta antes de começar a leitura, maaaas, quando comecei, não era bem o que eu esperava e achei meio sem sentido.

Porém, do meio pro final, comecei a entender o livro (pelo menos, acho que eu entendi) e começou a ficar muito muito bom!

Achei o final simplesmente incrível - correspondeu às minhas expectativas!

Giovanna 12/03/2023

Fantástico
Do que trata: Uma história que se passa dentro de um circo em meado de 1931. São tantos detalhes sobre os circos de antigamente que eu fiquei presa na leitura, super intrigada com cada nova informação.

Meus sentimentos e reações: Senti tanta coisa nesse livro. Angústia, raiva, desespero, nojo, tristeza e no final, muito alívio.

O que mais gostei:
1° Do Jacob. Que personagem de coração bom. Até na velhice, quando ele passa a ser bem rabugento a gente não deixa de gostar dele, pq a gente entende os seus motivos.
2° A Marlena também me encantou, pois foi uma personagem muito forte, com uma história parecida com muitas mulheres reais.
3° Outra coisa que gostei muito foi o final. Esse livro realmente entregou tudo. Tudo se encaixava.
4° As fotografias que acompanham essa edição da sextante me encantaram. Facilitou a minha imaginação para o cenário e foi um detalhe que eu realmente amei. Na biblioteca da faculdade eu tive contato com a edição que carrega a capa do filme e notei que infelizmente não possuem essas fotos. Fiquei triste pelos leitores que não foram contemplaram, pq realmente muda muito a experiência de leitura.

O que eu não gostei: Eu não consigo pensar em nada que eu não gostei. Talvez o número de coisas tristes e absurdas que aconteciam no circo de antigamente e que foram descritos no livro tenham me causado um certo desconforto, entretanto, sem essas descrições a obra não estaria tão completa.

FIM

Leaci1 02/03/2023

Que livro lindo!
Uma mistura de sentimentos te envolve por essa história apaixonante e dramática. O filme é ótimo, mas nem chega aos pés da escrita desse livro!!

Vitória Júlia 12/02/2023

Jacob fica sem chão quando se depara com a morte de seus pais, e para fugir de tudo pula dentro de um trem, porém descobre que não é qualquer trem, é o trem do circo Irmãos Bezanini.

Alan193 12/02/2023

Agua para elefantes por Alan carlos
Envolvente, Senti emoções diversas como : angustia, tristeza, alegria e satisfação ao ler o livro. a forma como a a autora descreve a historia, o enredo e desenrolar foram emocionantes.

Roberta 10/02/2023

Eu amei muito, pena que acabou, demorei uma vida pra terminar por não querer que chegasse ao fim.
A leitura foi muito boa me encantei por cada personagem me sinto órfão agora kkk