Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Renata.Farias 25/08/2023

Mais um que li por causa de filme e demorou bastante pra me prender e só comecei a gostar mais pro final.

Thaila.Ranny 24/08/2023

Iniciando o livro achei que não iria me prender. Um senhor em um asilo sozinho lembrando de como foi sua vida, logo pensei: ou vai ser sem graça ou deprimente, e de fato depois daquele acidente não é mesmo?! Mas no decorrer das páginas a história conseguiu me envolver, abordando trabalho escravo, exploração animal. Acho que todos que leram esse livro defende a atitude de Rosie a elefanta. Maaas, Jacob passa o livro inteiro baseado em sua paixão por Marlena, e tudo que ganhamos foram metade de uma página pra resumir como foi o relacionamento deles de 60 anos de casados,
foi sacanagem em? Mas Jacob não podia ter um final diferente do que teve, voltar para sua ?casa? que era o circo.
O livro é velho mas é muito bom, recomendo
Batista 01/09/2023minha estante
Ual ! Que resumo de qualidade !
Parabéns!

Henry59 19/08/2023

Livro incrível!
Esse é um livro que com certeza eu quero ler de novo.
Todo o drama da história se passar dentro desse circo, aonde o personagem principal (esqueci o nome, faz tempo que eu li) se apaixona e vive diversas aventuras e emoções.
O melhor é o final que mostra toda a reviravolta.

Eduardha 10/08/2023

É um livro que a muitos anos queria ler e fui enrolando. Gostei muito! Foi uma leitura muito boa e produtiva!

Deza 03/08/2023

Esse livro é lindo de tantas maneiras ?
A velhice e a juventude se encaixam de maneira que o leitor entende a dor e a burrice de ambas as etapas. Eu acho os personagens tão humanos e cativantes. Dois momentos me pegam muito nesse livro, nos dois tempos, quando Jacob é jovem: a descoberta dele de que Rosie fala polonês e a morte dos companheiros dele; quando Jacob é velho: a família o esquecer e o final ???
Acho que Sarah escreveu muito bem temas pesados e sempre me sentia como se estivesse cuidando dos animais ou sendo parte do circo.
Enfim ?????

Fernando2109 25/07/2023

Pensei que não ia gostar tanto assim do livro, mas felizmente me enganei. O livro me envolveu muito. Queria viver até idade do personagem Jacob mas ler o máximo de livros possíveis na minha vida.

ITAU 25/07/2023

Água Para Elefantes
Água para Elefantes é um romance baseado em contos reais e sua narrativa é bastante interessante , prendendo o leitor em certos pontos.

O livro conta a história do velho Jacob Jankowski, que após perder a sua esposa, encontra-se vivendo em uma casa de repouso, rodeado por senhoras, enfermeiras e fantasmas do passado. Por 70 anos, Jacob guarda um segredo do período de sua juventude quando trabalhava em um circo e nunca falou a ninguém do que se tratava. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, que se encontra perdido após receber a triste notícia que seus pais, haviam falecido em um acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem lugar pra ficar. Jacob decide abandonar a faculdade nos exames finais e acaba pulando em um trem em movimento e é apanhado pelo Esquadrão Voador que mal sabia ele que estava embarcando no trem do Circo dos Irmãos Benzini, o maior Espetáculo da Terra.?

Com a ajuda de Camel, um amigo do esquadrão voador, Jacob consegue ser admitido como cuidador dos animais, o mesmo sofrerá nas mãos de August, seu chefe e de Tio Al, proprietário do circo.
E é sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar por Marlena, esposa do maldito August e de Rosie, a elefanta que colocará o circo em corda banda: salvação ou falência.

Considerações Finais??

Água para Elefantes é um livro envolvente, mas eu não recomendo se você tiver saindo de uma ressaca literária. A trama do livro impacta o leitor em várias partes, como quando August faz a citação que Tio Al conservou um hipopótamo por um bom tempo e o apresentava nos seus espetáculo. A escrita do livro é excelente e muito fluida. O segredo que ele guardou por 70 anos me levou a um questionamento: o destinatário merecia ou não merecia?
Frase??

? É tudo ilusão, Jacob , e não há nada de errado nisso. É o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam.?

Água para Elefantes vale muito a pena ser lido?

Robtavares 23/07/2023

AMEI!
Linda história de amor. Cheio de acontecimentos muito bem enlaçados, momentos de aventura, tristeza, emoção e amor verdadeiro. Um livro completo! Agora, quero ver o filme.

Lina 15/06/2023

Voltando ao passado
Esse livro nos insere no passado e futuro de uma forma bem elaborada, como eram os circos, como os animais eram tratados a vida dos trabalhadores dentro deles, uma história de amor e uma história de solidão.
O livro é maravilhoso.
Mas não conseguiria lê-lo novamente.

Vgparente 04/06/2023

Tenho esse livro a mais de 12 anos e nunca tive interesse de ler ele nesse período, esse ano resolvi dar uma chance a ele e confesso que foi uma leitura boa, o enredo, os personagens.

helna.lir4 30/05/2023

Não é lá muito bom, mas quando eu li uns anos atrás me prendeu até o final, então deu pro gasto sabe

Milla.Castro 26/05/2023

Final inesperado
Sara se utiliza de uma ampla pesquisa e anedotas comuns na realidade circense para dar vida à narrativa. As crueldades infringidas aos trabalhadores, as peripécias e castigos relacionados aos animais estão em questão. Conhecida por retratar a vida animal em seus livros, a própria autora admite ter tido a intenção de demonstrar o tratamento dispensado aos elefantes durante aquele período histórico.

O resultado de tudo é uma história cativante que se utiliza de uma linguagem clara, até mesmo bruta em alguns momentos, para descrever a vida sob a grande tenda, não deixando que seja omitido um detalhe sequer. Os espetáculos na tenda principal; os que acontecem na tenda secundária; as festas glamorosas nos vagões dos artistas; as farras e bebedeiras dos empregados, bem como suas conseqüências. A narrativa tem, inclusive, um número razoável de reviravoltas que consegue manter o leitor interessado até o final.

Outro aspecto positivo é que o livro consegue abordar o romance entre Jacob e Marlena sem parecer exagerado ou mesmo piegas. O desenvolvimento da relação dos dois é descrita de maneira convincente e sem muitos floreios, jamais ganhando mais espaço do que o necessário.