Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Ness 28/01/2022

Melhor do que o esperado!
Comecei a ler o livro despretensiosamente, mas ele me cativou demais. Isso porque a narrativa da autora é fluida. Me lembra as histórias que minha avó de consideração me contava, com aquele ar de saudosismo emocionado.

Sara Gruen foi incrível narrando a história sob a ótica de um personagem masculino.

Logo de início nos deparamos com o velho e ranzinza Sr. Jankowski - um senhor esquecido pela sua família e que não sabe se possui seus 90 ou 93 anos. Ele é do tipo que não suporta o lar de idosos onde vive. Odeia a comida servida lá e os "velhos babões" com quem é obrigado a dividir o ambiente.

A narrativa se transforma de uma maneira tão inusitada (e incrível) para a sua fase de jovem adulto que realmente te faz questionar como o Jacob se transformou naquele senhor reclamão.

A trama é boa, os personagens são densos. Não senti vontade de largar o livro um minuto sequer. O jovem Jacob é apaixonado e apaixonante... ainda que volta e meia tenha cheiro de estrume, e o costume de arriscar sua vida em prol da sua empatia.

Byannca.VerAssimo 21/09/2021

Amor em um circo
Jacob era um universitário e do nada sua vida foi a baixo com a morte dos pais e se desesperou, e foi parar num trem, mas o trem do circo. Mesmo não tendo formado ele se torna o veterinário e passa por maus bocados por 3 meses. E claro, temos a nossa Marlena, casada com August chefe de Jacob no setor dos animais. E temos uma belíssima elefanta a nossa Rosie. O romance foi criado meio que do nada, sem nenhuma citação de olhar e do nada aparece um casal no livro e a historia começa se desenrolar. Faltou essa parte da historia como o amor deles começou, foi tudo rapido sem sentido. Mas é encantadora e envolvente.

Vivian Silverio 03/03/2020

Grata surpresa.
Tenho esse livro na estante faz muito tempo, porém sempre deixava ele por último na fila de leituras. Finalmente dei uma chance pra ele, e foi a melhor coisa. Livro muito tocante.

Sara.Rodrigues231 23/05/2021

Eu achei uma boa história para ler, achei que alguns assuntos podiam ter sido melhor aprofundando e o final um pouco corrido.
Mas no geral eu gostei, a história é bonita e revoltante, me revoltei com a situação desumana do circo, e com o descaso das pessoas idosas.
Espera um final um pouco mais triste, mas foi satisfatório saber o que aconteceu com jacob

Thaila.Ranny 24/08/2023

Iniciando o livro achei que não iria me prender. Um senhor em um asilo sozinho lembrando de como foi sua vida, logo pensei: ou vai ser sem graça ou deprimente, e de fato depois daquele acidente não é mesmo?! Mas no decorrer das páginas a história conseguiu me envolver, abordando trabalho escravo, exploração animal. Acho que todos que leram esse livro defende a atitude de Rosie a elefanta. Maaas, Jacob passa o livro inteiro baseado em sua paixão por Marlena, e tudo que ganhamos foram metade de uma página pra resumir como foi o relacionamento deles de 60 anos de casados,
foi sacanagem em? Mas Jacob não podia ter um final diferente do que teve, voltar para sua ?casa? que era o circo.
O livro é velho mas é muito bom, recomendo
Batista 01/09/2023minha estante
Ual ! Que resumo de qualidade !
Parabéns!

Mari Takahashi 18/08/2022

Não prometeu muito, mas entregou tudo
Eu li esse livro até que num ritmo normal, mas sinto que devorei esse livro. Que delícia de história! Alguns capítulos grandes e com a diagramação um tanto pequena dava uma preguiçinha de vez em quando, mas nunca me desmotivou.

Histórias que envolvem circo sempre me chamaram a atenção. Adoro essa estética e de como o circo sempre dá aquela sensação de se desligar do mundo real por algumas horas e "se deixar iludir". Mas essa não é esse tipo de história de circo.

Considerando outras obras que eu já consumi desse tipo, acho que essa é a mais crua, não escondendo a dificuldade que essas pessoas passam (ou pelo menos, passavam). Higiene e alimentação precária, vida nômade e nunca ter certeza se receberiam salário, fora a hierarquia que sempre privilegia os artistas. Mas, com certeza, o ponto mais triste e doloroso de acompanhar é os maus tratos com os animais. Mesmo sendo uma obra de ficção, o sofrimento deles é bem palpável, e com certeza era a realidade de muitos animais que viviam no circo. Como se já não fosse triste o fato de eles passarem fome e estarem fora de seus habitat s sem nenhum cuidado específico para isso, ainda eram frequentemente agredidos. Ainda bem que proibiram isso.

A história como um todo foi um mix de tantos sentimentos... Ódio, amor, revolta, compaixão... Nem sei descrever. E exatamente por ser essa montanha-russa de emoções, a história nunca fica enjoativa.

Beatriz.Praciano 31/01/2022

Água Para Elefantes
Tenho esse livro há bastante tempo, só agora resolvi pegar para ler. Eu gostei muito da história, é um livro bastante tranquilo, a leitura é leve e um pouco vagarosa.

Água Para Elefantes é um romance em que Jacob Jankowski é o protagonista e vive em uma casa de repouso, com seus noventa e poucos anos, após a morte de sua esposa.

Aos 23 anos ele era um estudante de veterinária e tudo muda quando ele se torna órfão, com a morte dos pais e sem dinheiro para continuar a faculdade ele se vê completamente perdido, acaba deixando a faculdade antes de realizar os exames finais.

Certa vez, quando seguia pelas ruas sem destino, ele decide pular em um trem em movimento. O que ele não sabia era que esse trem era o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o maior espetáculo da terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos do Tio Al, o dono do circo, e de August, chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta.

Eu indico esse livro aos amantes de romance.

mandyepsousa 25/10/2023

Ameeeeei de paixão
Quase não ia ler por conta de algumas resenhas que vi, mas amei de paixão do início ao fim e o filme também se superou.
Elisiane.Portela 25/10/2023minha estante
Esse livro e o filme são uns dos meus preferidos da vidaaaa! Não entendo o pq das críticas do pessoal ?????

Julia 21/02/2022

decepcionante
peguei água para elefantes buscando um livro que me emocionasse, que me desse a emoção do circo, que me fizesse ter um ponto de vista sobre a velhice ou todas as opções anteriores. no entanto, o livro parece uma grande e arrastada constante, onde mesmo o que deveria ser visto como um problema emocionante na narrativa é apenas entediante. o ponto de vista do narrador, que traz um embate entre seu "eu" jovem e seu "eu" velho, poderia ser incrível e trazer grandes e potentes ensinamentos, mas o que vemos é apenas reclamações sobre a aparência. os personagens, que ainda na sinopse prometem ter um grande papel na narrativa, no final não têm tanto assim. rosie amor da vida? não vi isso, não vi nenhuma grande ou marcante interação entre os dois que pudesse criar esse laço. marlena, o que de fato aconteceu com ela? walter! meu deus, walter! um rabugento que do nada ficou legal? queenie, o que aconteceu com queenie? enfim, esperava mais.

Lorena Carneiro 12/06/2020

Seria o circo nossas redes sociais?
Adoro livro que é narrado como uma lembrança da história antiga do narrador.

Confesso que eu sempre tive problema com circos, não consigo ver graça no espetáculo, sempre achei um humor negro pintado de rosa, para que os outros não se sintam culpados de estarem achando graça do que realmente se passa ali, deve ser por isso que demorei tanto pra ler, sabia que ia aumentar meu descontentamento.

Gostei do enredo do livro, a escrita é leve e tensa em alguns momentos.
O final ao mesmo tempo que é bom, é extremamente triste (nos faz pensar na desvalorização da velhice), se ao final você não percebeu isso, então reflita!

A metáfora do livro é que o espetáculo é todo feito para que o espectador se sinta bem e tenha entretenimento por algumas horas, enquanto que, quem faz o espetáculo geralmente está cheio de problemas internos (lembra um pouco as nossas redes sociais atualmente), parece que o cenário só mudou.

loLIMta 07/02/2022

RESENHA | Água para Elefantes (Tie-In Edition)
Comprei Água para Elefantes (Tie-In Edition) na sebo em setembro do ano passado unicamente pelo Robert Pattinson na capa. Peguei o livro para ler no final de janeiro ou início de fevereiro (não lembro com exatidão) sem esperar grande coisa. Já havia assistido a adaptação cinematográfica a muitos anos atrás e a única coisa que me recordava é que tinha uma elefanta na história, então embarquei em Água para Elefantes no escuro. Sabia que era um romance, o que me chamou atenção foi que a história é do ponto de vista de um homem pois geralmente quando vejo romances eles são narrados do ponto de vista feminino.

A história narra a vida de Jacob, um idoso de 93 anos num asilo. Solitário, ele começa a relembrar as aventuras de quando tinha 23 anos e embarcou num trem de um circo onde foi contratado como veterinário. E assim o livro segue entre os divertidos e reflexivos pensamentos de Jacob durante a estadia no asilo e as monótonas e chatas memórias no circo durante a juventude. Queria que tivesse mais capítulos no presente do que no passado, vide que os capítulos no presente eram mil vezes mais interessantes, com seus pensamentos acerca da velhice que me fizeram refletir bastante. Os capítulos no passado eram longos demais e totalmente entediantes.

O romance demora pacas a acontecer e enquanto isso não se desenrola somos obrigados a ler sobre o cotidiano tedioso e nem um pouco surpreendente do circo, e quando o romance finalmente se desenrola não desenvolve nenhuma empatia no leitor; eu pelo menos não me convenci nenhum pouco do amor de Jacob e Marlene. E até mesmo quando aparece Rosie, a elefanta e segundo amor de Jacob, eu não me convenci. O livro aborda questões interessantes como o preconceito de classes e os maus-tratos de animais mas tudo isso sob o tedioso cenário do circo o que não me agradou muito. Além de que tem uma cena de estupro narrada como se fosse uma primeira vez desastrosa. Se a protagonista fosse mulher duvido que a autora minimizaria o estupro dessa forma.

A única coisa que eu realmente gostei foi o final agridoce.

site: https://cisgenerodetaubate.blogspot.com/2021/05/resenha-agua-para-elefantes.html

Sandra de Oliveira 11/04/2011

Água para Elefantes foi um título que me conquistou, pois tive a certeza de se tratar de algo muito mágico e fascinante.

Mesmo sem nunca ter ido a um circo, e nem mesmo tido interesse para tanto, a trama me despertou muita curiosidade.

Aliado a isso, o trailer do filme baseado na obra me deixou encantada pelas belas cenas, trilha e história.
Quando comprei o livro, a certeza de que seria amor à primeira "lida" era um fato.

Mas confesso que, apesar de apreciar imensamente a história, seus personagens cativantes e toda a emoção e tensão que envolvem uma vida nos picadeiros, a paixão que eu esperava ter pelo livro não aconteceu.

É sim, um bom livro, com uma história ágil, de fácil leitura, envolta em todas as aventuras, alegrias, tristezas e tragédias que acompanham aqueles que dedicam sua vida à arte circense.

Toda a descrição de cenas sobre animais e seu cotidiano dentro de um circo são as mais fortes e cheias de um fascínio que ao mesmo tempo amedronta e faz pensar no quanto são sacrificados esses animais em prol de apresentações e do sorriso e brilho no olhar daqueles que ali estão para viver por algumas horas momentos mágicos e inesquecíveis.

Acrescente-se a isso uma história de amor simples e tocante entre Jacob e Marlena, a fúria, ciúmes e descontrole de August, o marido perturbado e com uma personalidade ambígua (o que o torna um personagem, senão o personagem mais forte e também interessante do livro), coadjuvantes que conquistam o leitor de imediato, como Walter e Camel, e a estrela do espetáculo, transportada para a figura de Rosie, a elefanta atrapalhada e ao mesmo tempo sensível e dona de uma das cenas mais surpreendentes do livro, e temos Água para Elefantes, uma obra que parece ter nascido para ser adaptada para o cinema.

Agora, é esperar e conferir o resultado também na tela da arte circense que ainda mexe com o imaginário de todos os telespectadores, e não é por menos, é considerada um dos maiores espetáculos do mundo.
Cris Flessak 11/04/2011minha estante
Gostei muito da tua resenha - descreveu muito do que também senti durante a leitura! Talvez eu não tenha ido com "tanta sede ao pote" :) e por isso não senti a leve decepção que tu sentiste - mas depois de ler o livro, busquei na internet sobre ele e vi que realmente há um grande "auê" a respeito que talvez tenha contribuído pra tua expectativa!
Os animais também foi a parte que mais me tocou! Tudo o que se escreveu a respeito deles - da tortura para adestramento, dos castigos infundados - nossa! Isso me comoveu (e revoltou) muito! Sou muito pró animais (sabe aquele negócio de que no rodeio eu torço pro boi? rs) e tenho um pouco de receio de ver as cenas em um filme, mas acho que vai compensar! Um livro feito pra virar filme, como tu bem disseste! :-)

Ahh! E gostei da experiência de compartilhar a leitura contigo! Quem sabe repetimos ainda algumas vezes no futuro! :-) rs

Bem... voltamos ao assunto no final de Abril quando o filme estrear! :-)
Bjo / Cris

denis.caldas 22/04/2020

Viva o circo!
Eu estava querendo ler um romance para quebrar a rotina de leituras filosóficas e econômicas, que acabam pesando a mente e aumentando a nossa raiva contra o status quo, então na quimera da literatura encontramos a justiça que, infelizmente, não encontramos na vida real. É a lógica da Jornada do Herói.

É o que encontrei nesse livro, que há dez anos está na minha estante mas nunca tive a coragem de ler. Eu gosto de fazer anotações das falas marcantes dos personagens e, quando possível, registrá-las aqui no histórico de leitura do Skoob, porém as boas tiradas só encontrei nas partes senis do narrador. Isso não tira o mérito da história, que é ótima e flui tão naturalmente, que o ideal é lê-la em uma ou duas sentadas. E possui mais um mérito: baseada em fatos reais, nos ensina sobre uma parte da história do mundo.

Carlinha 25/05/2021

Romance Gostosinho
Resolvi pegar um romance levinho para curar minha ressaca de suspense.
Esse livro me deixou muito feliz! Já tinha visto o filme, aliás a capa do filme me desagradou um pouco, mas o livro foi uma grata surpresa.
Temos uma história de um rapaz e suas aventuras no circo.
Um "quase" veterinário que encontra seus amores da vida em um circo.
Um romance com aventuras, sem pieguices e dramas.
Recomendo!!!