Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

JAlia372 22/01/2024

Leitura boa, nada alem disso!
Gostei do livro, porem nada demais. Achei uma leitura comum, não me envolveu muito. Acho ate que preferi o filme.

Lyohana 20/01/2024

Um romance em que cada capítulo te leva para o lugar onde a história acontece.
Querer saber o que acontece com cada personagem faz com que você termine de ler muito rápido.
É um ótimo livro para curar ressaca de histórias mais densas ?

Miguel760 11/01/2024

2015
Minha resenha é baseada na minha reação ao terminar o livro (li em 2015):

Lindo. Tem decepção, muito romance, superação, amizade, confiança? E tudo bem intenso ao ponto de você se sentir vivendo aquilo.
Casal maravilhoso, explora o ambiente em que a história acontece, sem defeitos.

Um dos meus livros favoritos da adolescência.

mgabiluz 11/01/2024

Citações
?Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante. Eles se chocam e se esbarram a vontade, principalmente por não haver nenhuma resistência. Parei de lutar contra eles.
Neste momento, eles estão se agitando ao meu redor. Sintam-se à vontade, rapazes. Fiquem mais um pouco. Ah, desculpem - vocês já estão à vontade.
Malditos fantasmas!?

?Fito o azul do céu mais além. Alguns minutos depois, sinto-me embalado por uma espécie de paz.
O céu, o céu - o mesmo, como sempre foi.?

?Meu cérebro é como um universo cuja luz vai ficando cada vez mais fraca. Mas não desaparece do nada. Posso perceber algo ali, pouco além do meu alcance, algo suspenso, esperando.?

?As rodas do destino estavam em movimento. (?) Seus pais tinham saído para ver os felinos, sem ter a consciência da imensa força que estava prestes a irromper em suas vidas.
E August era de fato uma força. Encantador, sociável e bonito como o demônio.?

?Quando duas pessoas nascem para ficar juntas, elas ficarão juntas. É o destino.?

?Esse foi o único segredo que guardei e, com o tempo, tornou-se impossível revelá-lo. A certa altura, um segredo como esse acaba sendo irrelevante. Mas não o fato de que você o guardou.?

?Por que eu não deveria ir embora com o circo?
É como Charlie disse ao policial. Para este velho aqui, esta é a sua casa.?

Davi.Paiva 11/01/2024

Emocionante!
Link Amazon: https://amzn.to/3Hd1zpx

Mais um livro que li graças a Feira de Troca da Biblioteca Mario de Andrade!

Ainda lembro quando a adaptação desta obra para cinema foi lançada em 2011, bem como alguns amigos se sentindo curiosos em querer ver o filme ao mesmo tempo que se sentiam inseguros por conta de ser um filme com participação de Robert Pattinson, que na época ainda carregava todo o estigma de ter atuado como Edward Cullen (e pensar que anos depois ele teria atuações muito boas em "Tenet", "O Farol" e "The Batman"...). Eu mesmo não fui ver porque não tive interesse e não era tão chegado em filmes como sou hoje.

O tempo foi passando e na Feira de Troca que mencionei, encontrei um exemplar dando sopa. Pensei "por que não arriscar a leitura?" e fiz uma aquisição.

O livro foi lançado em 2007 e pelo visto o dono anterior não era muito cuidadoso, pois está bem amarelado (não há dados do papel escolhido para publicação. No entanto creio que ele também é do tipo que amarela com nitidez se o livro não foi bem preservado). Somem isso com o fato que os capítulos terminam e começam na mesma página, com uma fonte relativamente pequena e a capa do livro sendo a capa do filme e poderiam acreditar que eu tive uma péssima experiência com a leitura. Certo?

Errado!

Devo confessar que o livro não me cativou no começo. A autora criou algo muito "adulto" de ser lido pela quantidade de palavrões e protagonista/personagens falando de assuntos muito íntimos. No entanto, coloquei na cabeça que ia continuar lendo este livro até o final só para ver se melhorava ou se ele iria manter a sua nota inicial: 2 de 5.

Até que as coisas foram mudando. O protagonista perdido em meio a tudo que lhe acontece no começo não só encontra o seu lugar no circo como também a sua função dentro do espetáculo, faz amigos e conhece o amor com Marlena, uma das artistas do circo. A nota subiu para 3 de 5.

Tal romance é tão complicado quanto a entrada de Rosie, a elefanta supostamente burra para a equipe do circo. E as resoluções para tais conflitos me fizeram aumentar a nota para 4 de 5.

E quando vi, já estava colocando a mão na boca e me assustando com algumas cenas com reviravoltas impressionantes. Nota 5 de 5.

Claro que a nota poderia ser 4 de 5 porque os detalhes editoriais me tiram um pouco do gosto da leitura, bem como eu queria ver mais interações de Rosie com os personagens e também vejo que a autora foi por um clichê muito pejorativo em colocar August, marido de Marlena, como um esquizofrênico para melar o próprio casamento e abrir brecha para o protagonista. Todavia todas as emoções que senti lendo o livro bem como o surpreendente final me cativaram ao ponto de dizer que o livro merece uma nota máxima.

Recomendo!

Gisele 10/01/2024

Água para Elefantes
O livro é um tanto antigo e no Brasil fez sucessivo na onda do filme homônimo.

O defeito dele é que o final não foi bem desenvolvido, penso que a autora deveria ter explorado melhor a história do protagonista enquanto jovenzinho. Ainda assim é um lindo enredo e indico a leitura.

Leila 08/01/2024

Jacob merece um final feliz! Mesmo aos 93 anos!
Romance ambientado nos Estados Unidos, no ano de 1931, porém com flashbacks nos anos 2000.
Conta a história de Jacob, um jovem cuja maior das preocupações é terminar a faculdade de veterinária e perder a virgindade, já que está com 23 anos. Tudo muda quando seus pais morrem em um trágico acidente e ele descobre que tudo que restou de sua casa e da clínica veterinária é do banco. Desesperado sai caminhando a esmo até saltar para dentro de um trem em movimento, o trem do circo Irmãos Benzini, o maior espetáculo do mundo!
Aí começa seus dias de sofrimento mas também conhece o amor de sua vida Marlena.

Nisso tudo, o que mais chama a atenção é a precariedade das condições de vida dos trabalhadores em relação a alimentação, hábitos de higiene e valorização do trabalho, em todos os quesitos são assustadoras.

Também vale destacar a importância do amor aos animais, que é retribuído da mesma forma. O contrário também é válido, já que um dos finais, o de 1931, é surpreendente!

Outro ponto de interesse é o respeito e valorização dos idosos que muitas vezes são vistos como um peso para as famílias, o final de Jacob, com 93 anos também é muito bom!

Aline.Silva 31/12/2023

"Água para elefantes" é uma história cativante que mistura romance, aventura e drama, explorando temas como amor proibido, abuso, lealdade e brutalidade. O livro é uma reflexão sobre a capacidade humana de resistir e encontrar esperança mesmo em situações difíceis.

Aline221 26/12/2023

Livro bom e de fácil entendimento
O livro se inicia com Jacob Jankowski em uma clínica para idosos. Aos 90 ou 93 anos (ele não sabe ao certo), Jacob se vê arrebatado pelas lembranças quando um circo chega à cidade. A partir daí, é inevitável que ele se recorde de como teve de abandonar o curso de veterinária quando perdeu os pais; da forma como chegou ao Circo Irmãos Benzini e, principalmente, de como se apaixonou por Marlena, a estrela do número com cavalos, e por Rosie, a elefanta que apareceu de repente no circo.
O livro fala dos bastidores dos circos norte-americanos da primeira metade do século XX, com grandes animais, trapezistas, palhaços e pessoas incomuns (mulher barbada, pessoas extremamente obesas, anões, etc). O circo era extramamente diferente na época: as pessoas era consideradas aberrações, trabalhadores eram tratados em regime análogo a escravidão, animais eram desrespeitados, etc. Hoje existem diversas leis que impedem tais tratamentos e a própria humanidade evoluiu de certa forma, repudiando certas atitudes.
Em meio a esse universo, Jacob é um rapaz com bom coração que faz o possível para tratar os animais com respeito e dignidade. O personagem também tem um profundo carinho pelos amigos que conheceu no circo, sendo capaz de arriscar a própria vida e a própria felicidade pelo bem estar deles.

Lore 17/12/2023

Eu comprei esse livro por 5 reais, não tinha nenhuma expectativa ao ler ele. Mas me surpreendeu, foi bem fluido, divertido em certos aspectos e emocionante em outros. A autora fez uma pesquisa bem consistente no que tange circos foi uma imersão bem legal, o que me incomoda são algumas falas antissemitas eu entendi como algo que autora trouxe como contexto do livro (1930) mas incomoda e muitos momentos, além disso há uma referência de comparação entre Rosie (elefanta) e Rosemary (enfermeira negra ) que incomoda muitooo.

Gian 13/12/2023

Um livro que foge completamente do meu estilo, porém assisti o filme e achei legal e decidi dar uma chance ao livro.
O livro é legal, bem água com açúcar mesmo nada de muito mirabolante.

maffessoni 13/12/2023

?A vida é o maior espetáculo da terra?
Comecei a ler sem saber nada da história (porque é muito mais divertido do que ler a sinopse) e duas coisas me surpreenderam muito: a violência e a mágica do circo no século passado.

Pensei que fosse um livro bonitinho e sem coisas pesadas, mas o nível de violência me chocou muito. Violência essa que representa a realidade enfrentada pelos animais que viviam no circo. Tem algumas cenas que são muito difíceis e tristes para mim, como uma militante da causa dos animais, mas é foda pensar que, apesar do livro ser uma ficção, esse foi o verdadeiro cotidiano dos animais que eram roubados e obrigados a ?trabalhar? nesse ambiente. Além disso, a violência também se faz presente na realidade das pessoas consideradas ?anomalias?, que eram exibidas por terem alguma deficiência e/ou condição que as tornava fora do padrão. Essa característica do livro é extremamente chocante e até angustiante, mas é necessária para a construção de uma narrativa que espelha o que realmente acontecia nos circos.

E é impressionante também a dicotomia entre esse cenário violento e a magia vista pelos espectadores do circo, que viam a parte bonita dos espetáculos e tratavam os animais e as ?anomalias? como um entretenimento, sem vontades e emoções próprias.

Gostei muito da leitura, mesmo. Demorei para ler por conta da faculdade, mas acredito que seja um livro rápido (e forte) que vale muito a pena. Porém, é válido mencionar que tem alguns (muitos) temas sensíveis que podem mexer bastante com o nosso psicológico, então, antes de ler, recomendo se preparar mentalmente para o que está prestes a vir.

Mila F. @delivroemlivro_ 09/12/2023

É um romance fascinante que combina drama, romance e um cenário circense exuberante
No volume a narrativa se desenrola em duas linhas temporais:

A primeira segue a história de Jacob Jankowski, um jovem estudante de veterinária que, após uma tragédia familiar, se encontra sem rumo e acaba ingressando no circo Benzini Brothers. Lá, ele mergulha em um mundo colorido e caótico, lidando com os desafios da vida circense, incluindo a crueldade do proprietário do circo e a paixão proibida por Marlena, uma bela amazona casada com o temperamental treinador de animais.

A segunda linha do tempo se passa anos depois, quando Jacob já idoso, está em um asilo. A partir desse ponto, o livro alterna entre as lembranças de sua juventude no circo e o presente no asilo, revelando segredos, dramas e reviravoltas que mantêm o leitor curioso, ao passo que nessa linha temporal, Jacob faz várias reflexões sobre o passar do tempo e a vida.

Gruen constrói um ambiente autêntico e vívido do circo, pintando um retrato detalhado das dificuldades, camaradagem e esplendor da vida circense durante a Grande Depressão. Os personagens são complexos e memoráveis, cada um com suas motivações e falhas, adicionando profundidade à trama.

A relação de Jacob com os animais do circo, especialmente com Rosie, a elefanta, é comovente e desempenha um papel crucial na narrativa, adicionando uma camada de compaixão e empatia à história.

A habilidade de Gruen em tecer a dualidade entre o romance encantador e as duras realidades da vida circense confere à obra uma riqueza emocional única. A escrita é cativante e fácil, com uma mistura habilidosa de drama, suspense e romance.

Em suma, Água para Elefantes é uma narrativa envolvente e comovente que transporta o leitor para um mundo vibrante e repleto de emoções. Com personagens cativantes, um cenário exótico e uma história que oscila entre o amor, a tragédia e a esperança, o livro permanece como um deleite literário para aqueles que buscam uma leitura cativante e emocionante além de trazer reflexões sobre crueldade que os animais vivem em circos e como diante de uma plateia tudo pode parecer brilhante e esplendoroso, mas por trás há crueldade, violência, misérias.

site: www.delivroemlivro.com.br

Kailany.Freitas 07/12/2023

"ÁGUA PARA ELEFANTES"
Só tenho uma coisa para dizer.... QUE LIVRO INCRÍVEL!
Com certeza ele tá no meu top 10. É um livro perfeito, ótimo pra viajar para um universo cheio de surpresas... pra pessoas como eu que sou apaixonada por romance vale muitooo apena ler tá!! O único ruim assim é a crueldade com os animais e as pessoas fazendo exploração em busca do entretenimento....mas de resto é tudo ótimo!

leticia 01/12/2023

O começo para o meio do livro não fluiu muito bem para mim, mas depois que passou da metade eu terminei rapidinho. Adorei o livro e a temática, sempre fui muito curiosa sobre os circus e poder ler um pouco sobre essa vida foi incrível.