Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Beta 16/09/2020

Leitura riquíssima
Com aperto no peito, a grande espetáculo chega ao fim... Com aplausos de pé e lágrimas nos olhos me despeço de Jacob, Marlena e Rosie...

Com certeza, a vida é o grande espetáculo da Terra!!!

??

Mari Takaesu 12/09/2020

A VIDA é o maior espetáculo da terra.
O livro começa contando a história de Jacob Jankowski, estudante de veterinária que vê sua vida desmoronar de um dia para o outro.

Aos 23 anos, durante uma de suas aulas, Jacob recebe a notícia de que seus pais faleceram em um acidente de carro. Sem família e sem dinheiro, Jacob sai da cidade sem rumo e acaba pulando no trem do Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, onde é admitido como veterinário e é no circo que sua jornada acontece.

------//------//-----//-----//-----//-----//-----

A história se passa contando dois períodos da vida de Jacob, contada através da visão dele os momentos de recordação da vida no circo e o período atual no asilo. Em ambos os períodos a história é interessante, sendo narrado de forma fluída, sem que ser perca o ritmo de leitura e de forma que podemos conhecer melhor o personagem, onde, nos momentos de juventude vemos um homem que está descobrindo o mundo fora da vida confortável e estável que ele levava, e agora, já idoso, enfrentando situações inerentes à idade e que inevitavelmente todos nós teremos que enfrentar um dia.

O livro é muito bem escrito, os personagens são bem desenvolvidos e interagem bem com o cenário e a época em que a história se passa. A autora fez um bom trabalho de pesquisa, como citado em "notas da autora" no final do livro, colocando alguns fatos reais para compor a história e homenageando através de Rosie, duas elefantas históricas, Old Mom e Topsy.

Um ponto importante a se destacar no livro é a abordagem que a autora faz da vida no circo, a relação de trabalho entre funcionários e patrões e os maus tratos aos animais, sendo este, no meu ponto de vista, um assunto importante de ser abordado quando se trata do uso de animais como atrações em espetáculos.

Minha nota foi 4,5, pois ao todo eu gostei muito da história, porém, achei que faltou desenvolver um pouco melhor o relacionamento entre ele e a elefanta Rosie e também porque não gostei muito do final da história do Jacob idoso, para mim não teve lógica terminar como terminou.

- Viih O 07/09/2020

Uma história cativante!
Olha, para ser bem sincera, quando ganhei o livro (em 2011) não fiquei muito animada em lê-lo, pois pensava que seria mais uma história de romance. Mas decidi dar uma chance, e confesso que adorei. Se trata de romance sim; e também de horrores, nojo, muita tristeza e amizades.
Para quem assistiu ao filme sabe só a metade dos horrores cometidos do circo, desconhece a história de Jacob (protagonista) na residência para idosos (na minha opinião, uma das melhores parte do livro, pois, a autora entrou com os detalhes exatos de como um idoso se sente ao ser deixado nessas casas), não conheceu o tio Al (o dono do circo) e a grande amizade que Jacob construiu com Walter e Camel.
Por isso, super recomendo o livro, a história me prendeu, me fez pensar e me cativou.

Urbano.Aires 05/09/2020

Mais um romance que li e amei, recomendo a leitura. Uma história de época que é contada no presente.
Joh 28/09/2020minha estante
Ahh quero muito ler, vi o filme e amei!

Leituras da Rafa 30/08/2020

Resenha do livro Água para elefantes - IG Literário @leiturasdarafa
Nunca 10 reais foram tão bem gastos na minha vida porque esse livro é de chorar, de se apaixonar e de entrar de cabeça no maior espetáculo da terra... o circo dos irmãos Bazini através das memórias do Sr. Jacob Jankowski (desculpem se escrevi errado, estou sem o livro para conferir).
O livro passeia nas memórias de Jacob, que agora está em uma casa de repouso, se sentindo velho e cansado, um fardo para seus filhos e quando chega um circo a poucos quarteirões da casa ele começa a lembrar a época em que perdeu os pais em um acidente de carro e fugiu da faculdade de veterinária e foi parar por acaso no trem do circo dos irmãos Bazini e ganhando a simpatia do proprietário, o cruel Tio Al ele passa a se tornar o veterinário dos animais e assim conhecendo o seu grande amor Marlena e a elefanta Rosie, a qual ele se apegou muito e assim a história se desenrola.
Como sempre, o amor! Achei lindo o amor de Jacob por Marlena, é um amor eterno e que mesmo com todas as "porradas" que ele recebeu na sua estada no circo ele lutou por Marlena. Teve partes do livro que me fizeram chorar porque odeio pensar que alguém seja capaz de maltratar ou matar animais, eu nem leio e nem olho filmes ou livros que tem animais pra não chorar com o fim deles e o que eles passam. Mas mostrou que nem tudo é mágico em um circo, a vida lá não é fácil, tem que aguentar de tudo pra manter o seu ganha pão e que as vezes nem ganha nada. Mas é um livro mágico, emocionante e que mostra que apesar das dificuldades temos que lutar e quando tudo parecer perdido, recomece de algum lugar, o destino pode te surpreender. Não falei muito dos personagens porque quero realmente q vocês leiam o livro porque vale super a pena, tem personagem violento, tem personagem resmungão, amargurado, bêbado, mandão, tem de tudo, afinal é um circo!! E vocês vão se apaixonar por Rosie, a elefanta que só recebe ordens se for em polonês e o final do livro é de chorar de lindo.

Tatisr 24/08/2020

A escrita é clara e gostosa de ler, fui levada ao mundo circense com muita riqueza de detalhes. Gostei !!

Fê_Sato 23/08/2020

A história é mto bonita. Mas como já havia visto o filme, não foi nenhuma novidade.
O que mais gostei aqui foi que a narração é feito por Jacob, o mocinho.
A leitura foi um pouco arrastada.

Larinha 21/08/2020

Circo irmãos Benzini, o maior espetáculo da terra
Esse livro é extremamente incrível! É possível compreender e, até mesmo, sentir tudo aquilo pelo que o personagem passa. A autora faz homenagem a alguns episódios que aconteceram na vida real e é incrível como ela mergulhou na vida circense e a trouxe com tanta clareza para nós, mesmo sem ter vivido em um circo. Recomendo essa leitura 100%! Uma das melhores histórias de romance que já li, muito real e interessantíssima. O apego aos personagens é real!

Zabella 19/08/2020

Livro para ler em um dia ou dois, com uma boa história que se passa em dois tempos, mas não se confunde.
E o final? Deveras bom!

Amanda 16/08/2020

Que livro incrível
Água para elefantes foi uma leitura surpreendente. Já havia lido comentários positivos sobre o livro, mas também, muitas críticas sobre a construção da narrativa, contudo, a meu ver, o livro é digno de elogios, como uma montanha russa de emoções a autora nos transporta há tempos e cenários diferenciados, instigando nossa imaginação e prendendo-nos a trama.

A história é contada por Jacob, que com 93 anos, vive em uma casa para pessoas de idade. Sentindo-se só e cansado de ser tratado como um inválido, ele passa a relembrar os bons tempos de sua juventude. Assim, a narrativa mescla fatos do passado com elementos do presente, apresentando a dura realidade de Jacob, que nos comove com sua solidão e tristeza, ao mesmo tempo em que nos encanta com os elementos surpreendentes de seu passado. Desta forma, por meio das lembranças de Jacob descobrimos como ele iniciou sua trajetória no circo, o exato momento em que ele se encantou com a carreira circense, quando e como ele conheceu o amor de sua vida e também, como ele sofreu em meio das dificuldades dessa profissão na época de sua juventude.

O contexto criado pela autora é extremamente envolvente, por semanas fiquei louca de vontade de ir ao circo, tudo para poder experimentar um pouco da magia narrada no livro, os espetáculos de malabarismo, a grande lona, os animais, os refrescos e brindes, a música, cada detalhe da trama é tão rico que é fácil se perder na beleza da história. Mas por trás das aparências, a autora também abordada os pontos negativos que eram comumente presenciados nos circos, como o maltrato aos animais, a racionalização de alimento para os mesmos, a discriminação entre as classes de trabalhadores do circo, entre outros elementos.

?É tudo ilusão, Jacob, e não há nada de errado nisso. É o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam.?

O fato é que o livro é rico em detalhes, muitos deles capazes de nos emocionar de uma forma inexplicável, por exemplo, sempre que Jacob fala sobre seu presente, sobre sua solidão e como gostaria de reviver o passado, sentimos um aperto no peito, uma dorzinha causada pela consciência sobre as marcas que o tempo é capaz de deixar no coração das pessoas, os sentimentos são tão fortes que facilmente nos emocionamos.

?Eu achava que preferia envelhecer à outra opção, mas agora já não tenho tanta certeza. (?) Mas não há nada que eu possa fazer em relação a isso. Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante?.

Em contrapartida, Jacob é um senhor muito bem humorado, fazendo o estilo durão, ele não admite as limitações da idade, por isso, nos divertimos muito com suas teimosias. Além do drama e do humor, o livro também possui uma dose de paixão, em meio a um caso de amor proibido, torcemos pela felicidade de Jacob, mesmo que, no meu caso, eu não tenha sentindo a intensidade do amor narrado pelo personagem. Entretanto, longe dos resquícios de amor, drama e comédia presentes na narrativa, o ápice da história se concentra na chegada de Rosie, a elefanta mais querida e linda do mundo.   Ela muda o rumo do livro, fortalecendo laços de amor e destruindo relações de egoísmo e dor. Esperta, carinhosa, companheira, Rosie rouba a cena, cativando qualquer leitor.

Gostei muito do livro, a autora escreve de uma forma direta e simples, emocionando-nos com os fatos e não com suas palavras. Fiquei surpresa com a informalidade do texto, que conta até mesmo com palavreado chulo, mas claro, nada que desmereça a obra, muito pelo contrário. Outro ponto positivo, como já citei, é o contexto, o circo definitivamente me ganhou. Já como ponto negativo, saliento o final, de certa forma o achei muito irreal, ao contrário do resto da narrativa, a conclusão é muito romântica, algo que para mim, não caberia a real situação de Jacob, contudo, isso não me fez gostar menos do livro.

Marcelo 15/08/2020

Sensacional....
Ainda não entendi como teve gente que não gostou desse livro.
É uma estória cativante e te faz querer ler sem parar (pelo menos foi o que aconteceu comigo rs).

Hannah Monise 14/08/2020

Vida real e imaginação...
Um livro lindo e com um tema totalmente diferente! Me surpreendeu como a autora sabia sobre circo para não focar só no romance.

Jacob se vê totalmente sem rumo quando seus pais morrem. Foge da faculdade próximo das provas finais e acaba aparecendo num circo onde começa uma vida totalmente diferente. O que o salva é que a faculdade que fazia era de veterinária, e então, ele consegue um "emprego" no circo, onde se apaixona por Rosie, a elefanta, e Marlena, a mulher do seu patrão.

Quando peguei esse livro pra ler achei que veria só o que eu mais esperava: romance! E por isso tinha uma expectativa diferente sobre ele. O começo não me animou tanto porque o romance demora para aparecer, mas a autora sabe envolver o leitor com o enredo sobre o circo. As cenas descritas sobre os animais e os espetáculos são incrivelmente detalhadas e te faz realmente viajar na leitura. E eu, que não imaginava que final teria o livro, fiquei totalmente admirada com a maneira como ele terminou. O que diverte são as trapalhadas de Jacob aos 93 anos que é quem conta a história, e está vivendo em um asilo. A história contada em primeira pessoa faz tudo ficar bem divertido com os comentários. Há cenas de maltratos com animais que me fizeram ficar muito deprimida, cenas que encheram meus olhos de lágrimas e me emocionaram demais. Um livro totalmente envolvente!

Lembrando que, para escrever o livro, a autora fez pesquisa em museu de circo, viu fotos e ouviu histórias de pessoas que viveram em alguns, ela diz isso mesmo numa nota ao final. Então, trechos do livro são verdade, porque ela faz algumas misturas da vida real com a imaginação... E isso tudo resultou num belo trabalho!

- Às vezes, quando envelhecemos, e não estou falando do senhor, estou falando em geral, porque cada um de nós envelhece de modo diferente, as coisas em que pensamos e que desejamos começam a nos parecer reais. E, então, acreditamos nelas e, antes que nos demos conta, elas começam a fazer parte da nossa história, e se alguém discorda de nós, dizendo que essas coisas não são verdade... bem, nós nos sentimos ofendidos. Porque não nos lembramos mais da primeira parte da história. Só sabemos que nos chamaram de mentirosos. (Rosemary – Página 148)

site: http://secretsofbook.blogspot.com/2011/10/resenha-agua-para-elefantes-sara-gruen.html

Grampola 06/08/2020

A capa deste livro sempre me chamou muita atenção, até o momento em que decidir ler, quando iniciei a leitura foi amor a primeira vista ?.
?Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por idosos e fantasmas do passado. Durante toda a sua vida ele guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. ?A história é envolvente do início ao fim, em alguns momentos o leitor se depara frente a alguns trecho impactante sobre o relato do
personagem Jacob, "Tenho 90, ou 93 anos". Seu maior desafio e a sua memória, assim ele vai narrando como foi sua vida dentro e fora do circo e todas as emoções necessária para compor esta linda história ? ??.
Em outros momentos Jacob não se monstra tão lúcido, mas enquanto dorme permanece a vivenciar o passado e o presente.
?Ao meu ver o livro trata de dois pontos crucias que é o envelhecer e o trabalho no circo. "A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas".