Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Anne 05/08/2020

Muito bom...
Escrita super agradável, e personagens originais, um ótimo livro.

Lari 03/08/2020

Água para elefantes
Que livro! Aprendi demais com ele. Jacob narra sua vida depois da morte prematura de seus pais e como ele começou a trabalhar em um circo. Podemos ter uma ideia de tudo o que acontece nos bastidores do circo.

O que mais gostei nesse livro, foi como ele abriu meus olhos. Enquanto Jacob descreve como é viver em um circo percebemos como o circo talvez seja uma ilusão. Para nós espectadores é um sonho, uma fantasia, mas para quem vive no circo este é apenas mais um emprego como todos outros. Os circenses na verdade vendem uma imagem que encanta, mas não vivem desse encantamento.

É um lindo romance também. Um final surpreendente e a nota da autora é simplesmente incrível!

Recomendo muito que leiam esse livro!

Nique 28/07/2020

Diferente de tudo
Definitivamente foi um livro diferente de tudo que li, o que me causou estranhamento no início. Um livro sobre circo? ele não me prendeu tanto no início, mas o final foi um tanto emocionante e me manteve presa até terminar, acho que foi preciso que eu me adaptasse aquele ambiente. Refleti bastante sobre a questão do pertencimento a um lugar, sua casa é onde sua mente está (ou sempre esteve). Além de abordar assuntos como idosos e o abandono, machismo, maus tratos aos animais. Recomendo a leitura

Nathan Soares 26/07/2020

Um romance incrível. Impossível não se encantar e torcer para que os Jacob e Marlena vivam o seu amor. Um livro maravilhoso, um enredo majestoso.

Milley @meuslivros_minhavida 22/07/2020

📚 Minhas impressões:
Jacob Jancowski tem 93 anos, desde que perdeu sua esposa vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Ele não conversa com ninguém sobre seu passado até que um circo chega à cidade, despertando as recordações de sua juventude. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo, nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo.
São lembranças de um mundo habitado por aberrações e palhaços, em que vigoram leis rigorosas e até mesmo irracionais. Uma atmosfera de encanto, repleto de maravilhas e paixões, mas que também abriga dor e ódio.
Para o jovem Jacob, esse novo universo será tanto sua salvação quanto seu calvário. Aos 23 anos, no início do difícil período da Grande Depressão americana, ele perde os pais num acidente de carro e abandona a faculdade de veterinária nas provas finais.
Sem ter para onde ir, pois a casa de seus pais e a clínica onde o pai trabalhava é perdida para o banco onde o pai havia hipotecado para pagar a faculdade do filho.Ele caminha sem rumo até que avista um trem e decide pular no trem em movimento sem saber que esse trem pertence ao Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Por fim ele se junta à trupe dos Irmãos Benzini para trabalhar com os animais.Mesmo vivendo quase na miséria e tendo de suportar inúmeras humilhações, do Tio Al, o empresário tirano do circo e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
Os trabalhadores do lugar se sentem felizes por pelo menos terem um emprego. É sob as tendas que Jacob se apaixona por Marlena, a jovem estrela do número dos cavalos, e se encantar com Rosie, a elefanta que deveria ser a solução para os problemas do circo, mas que parece ser incapaz de aprender qualquer coisa. O elo que une esse trio improvável é sua única chance de sobreviver nesse ambiente misterioso e cruel, onde nada é exatamente o que parece.

Esse livro é maravilhoso, ele me levou literalmente ao passado e me levou a história do circo. Ele merece ser lido e relido várias vezes.

Caio 20/07/2020

Freneticamente...
Para alguém que luta bastante contra os mal-tratos aos animais, foi um pouco difícil ler esse livro. Ao mesmo tempo que possuem cenas que lhe irritam, também possuem cenas lindas que justificam o fato de quererem fazer um filme. Em relação aos personagens: foi a primeira vez que vi tantos deles tão convictos em suas escolhas, personagens que realmente se movimentam freneticamente junto com a história e isso me deixou muito satisfeito.

@livrosdeanna 17/07/2020

Resenha
Esse livro maravilhoso me surpreendeu muito, eu amei demais.
É uma história de amor, mas acima de tudo de amor pelo circo e pelos animais.
O protagonista faz o último ano de faculdade de medicina veterinária, quando uma tragédia acontece em sua vida e ele simplesmente larga tudo e literalmente ?foge? com o circo. (Quem nunca teve essa vontade né?).
Amei cada parte e cada detalhe desse livro emocionante. A leitura intercala presente e passado, e eu amo livros nesse formato.
Com certeza esse seria um livro que releria e indicaria pra todo mundo!!

Mylena 15/07/2020

Um romance bastante diferente, não me prendeu, só fui me empolgar nas últimas páginas do livro. Não faz muito meu estilo e não gostei tanto, mas tem quem goste!

Renatinha 06/07/2020

O livro é interessante, mas devido ao título, acreditei que o elefante fosse parte maior da história e que de alguma forma ajudasse o par romântico a se aproximar. Para quem gosta de histórias de circo, como funcionavam, como era a vida embaixo das lonas, vale a leitura.

Janaína Oliveira 04/07/2020

Resenha - Água para Elefantes
A história é contada por um idoso de 93 anos que se encontra em um asilo e que está cansado de se sentir um inútil. Ele vai narrando toda a sua trajetória e principalmente o que passou quando entrou no circo.

Gostei bastante do livro, mas, não é um romance que estou habituada a ler (sou amante do Nicholas Sparks hahaha) e, por isso, demorei um pouco a me envolver de fato com a história. A autora usa um vocabulário mais informal e bem simples deixando a narrativa mais fácil e acessível para todos. A história é cheia de emoções e surpresas fazendo com que o leitor vibre com os relatos.

Mayane 01/07/2020

Uma aventura leve
Esse livro foi tudo que eu esperava, a aventura de um circo , animais e paixões, e também uma surpresa, uma história simples e de fácil leitura, mas contada em tempos diferentes o que dá um toque especial ao livro. Envolvente e não dá para parar de ler.

flaviamaria 15/06/2020

Bom.
A história de Jacob e Marlena e esse romance proibido ambientado em um circo é muito agradável de se ler e trás ao leitor muita apreensão durante a narrativa da história, já que Marlena é casada com o braço direito do dono circo, um homem que se mostra bonzinho no começo, mas, no decorrer da leitura mostra a sua verdadeira face. A história se torna ainda mais interessante quando o dono do circo arranja uma elefanta, para fazer um número com Marlena, nas apresentações. No decorrer da leitura, o animal nos mostra que o amor não existe somente entre humanos, e que a conexão entre ela e Jacob provam isso. Vale salientar que ela é peça chave do meio para o fim do livro.
O interessante da história, que dá uma atração a mais ao livro é que se passa no presente e no passado. Um presente em que Jacob já está bem velho e em asilo.
Falando um pouco da estrutura do livro e dos seus personagens. Os capítulos são muito bem dividos entre o passado e o presente e a história é muito boa de se ler. Os personagens são muito bem desenvolvidos e cada um acrescenta muito na história a partir da sua singularidade.
Ler esse livro é embarcar em uma aventura e vivenciar um romance proibido de perto.

Larissa 14/06/2020

Foi uma leitura muito agradável, me apeguei muito aos personagens e aos animais ?

Drica Liller 13/06/2020

Esperava mais
Sempre ouvi falar muito sobre esse livro, mas confesso que esperava mais. Não, não é um livro ruim ou uma história ruim mas não me prendeu tanto quanto eu imaginava.

Lorena Carneiro 12/06/2020

Seria o circo nossas redes sociais?
Adoro livro que é narrado como uma lembrança da história antiga do narrador.

Confesso que eu sempre tive problema com circos, não consigo ver graça no espetáculo, sempre achei um humor negro pintado de rosa, para que os outros não se sintam culpados de estarem achando graça do que realmente se passa ali, deve ser por isso que demorei tanto pra ler, sabia que ia aumentar meu descontentamento.

Gostei do enredo do livro, a escrita é leve e tensa em alguns momentos.
O final ao mesmo tempo que é bom, é extremamente triste (nos faz pensar na desvalorização da velhice), se ao final você não percebeu isso, então reflita!

A metáfora do livro é que o espetáculo é todo feito para que o espectador se sinta bem e tenha entretenimento por algumas horas, enquanto que, quem faz o espetáculo geralmente está cheio de problemas internos (lembra um pouco as nossas redes sociais atualmente), parece que o cenário só mudou.