Vale sem Retorno

Vale sem Retorno Mariana de Lacerda

Resenhas - Vale sem Retorno

Vivi 13/04/2021

Uma história interessante
O livro conta a história de amor entre Viviane e Merlin. A história é bem escrita e envolvente. Para quem gosta das lendas arturianas essa é uma ótima leitura!

Claudilene Almeida 14/06/2017

Maravilhosamente perfeito!
Quem conhece as histórias de Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda certamente se lembrará de Merlin e Viviane. A versão de Howard Pyle, porém, não trata o romance entre eles com profundidade (aliás, é uma característica do autor ser mais objetivo). Inspirada nesse universo de Camelot, Mariana de Lacerda reinterpretou essa “aventura” e detalhou a história de amor entre o mago e sua aprendiz.

Tudo começa quando Viviane é indicada ao Rei Arthur, pelo amigo Lancelot, para trabalhar como dama de companhia de Morgana, a irmã do rei por parte de mãe. Ele sempre fez de tudo para agradar a irmã e pensou que alguém para acompanhá-la poderia lhe fazer bem, já que ela vivia sozinha, desde que chegou ao castelo. Sir Dionas, pai de Viviane, ficou muito contente, pois, ter sua filha em Camelot a faria ser bem vista e, consequentemente, a moça poderia arrumar um belo casamento.

A partir daí, Morgana começou a arquitetar um plano maléfico contra o mago Merlin, afinal, ela sempre desejara vingança pela morte de seu pai e o acusava de ser o culpado. Diante do pedido de Viviane para aprender magia com ela, Morgana, de imediato, percebeu uma oportunidade. Sugeriu que Merlin fosse o professor em seu lugar, afinal, ele era o conselheiro do rei e, segundo ela, ser instruída por ele daria a aprendiz uma valorização maior. O plano era simples: fazer com que sua dama de companhia seduzisse o mago e, então, atraí-lo para sua armadilha.
Só não contava que a aproximação dos dois despertaria sentimentos verdadeiros e Viviane não concordaria em prejudicar seu amado. Pela primeira vez, o “filho do demônio” (como Merlin era conhecido) encontrou alguém que fez coisas que ninguém mais havia feito. Todos sempre o olhavam com receio, mas ela se aproximou sem medo.

“Desculpai, acho que vos assustei” ela observou, falando com suavidade.
“Não” E, após alguns segundos: “Mas fiquei surpreso, todos parecem ter medo de me tocar, mesmo Arthur e até Uther sempre mantiveram uma distância – por temor, respeito ou ambos”

É neste ponto que vejo a sensibilidade da autora, pois, o amor começa a surgir de pequenos detalhes. Detalhes esses que podem não ter tanta significância para uns, mas, para outros, são brechas para mostrar o quanto podem ser queridos. Em uma das aulas, por exemplo, ao receber um abraço de Viviane, “ele sentiu-se validado como uma pessoa. Era um mortal, um homem. Não o filho de um demônio”.

Leia o restante da resenhal no Blog Travessia

site: https://travessiablog.wordpress.com/2017/02/15/voce-acredita-em-profecias/

mara sop 15/04/2017

A Dama do Lago
Viviane é uma jovem que é trazida à Camelot para ser dama de companhia da princesa Morgana, irmã do rei Arthur, que faz de tudo para agradá-la. Quando a moça chega, a princesa vê nela a chance de se vingar do mago Merlin e de seu irmão, fazendo com que Viviane seduza o feiticeiro. Mas as coisas começam a dar errado quando a inocente Viviane e Merlin se apaixonam verdadeiramente, e ela se recusa a fazer mal ao amor de sua vida. Morgana deixará a vingança de lado pela felicidade de sua amiga?

Vale sem Retorno bebe da fonte das lendas arturianas, aonde Merlin se envolve amorosamente com Viviane, a Dama do Lago, adaptando a essência da origem de Merlin e o ódio de Morgana dentro de uma narrativa agradável e envolvente que a gente mal sente passar. Uma ótima pedida pra um final de semana tranquilo e que pede por emoções mais fortes.

site: https://goo.gl/PpdXGZ

SAMUEL 17/02/2016

Uma bela história de amor
“Vale Sem Retorno” poderia ser apenas mais uma obra envolvendo a lenda do Rei Artur, história já exaustivamente contada de todas as formas e qualidades imagináveis. Contudo, Mariana de Lacerda conseguiu trazer algo novo, tornando seu primeiro romance publicado uma obra única.

O livro traz a história de Artur e de como se tornou rei, mas isso está longe de ser o cerne do livro. Trabalhando sobre um pano de fundo já conhecido, Mariana faz uma abordagem diferente, com foco em uma história de amor entre Merlin e Viviane. Apesar de nunca ter lido outra obra nesse universo, a figura de Artur nunca me atraiu, então, foi ótimo me introduzir em Camelot tendo-o apenas como um coadjuvante.

A autora retrata a lenda de Artur com muita habilidade e, mesmo que ele não seja o protagonista, a história nos conta o que precisamos saber sobre ele. Os protagonistas, de fato, são os personagens mais interessantes. Viviane acaba se aproximando de Merlin por seu interesse por Magia, e, nessa interação, vamos descobrindo quem são esses dois personagens. Ao contrário do que povoava meu imaginário, Merlin, aqui, é um homem jovem, com um passado nebuloso e um presente predominantemente antissocial. Em principio, o mago se incomoda em ter que ensinar magia para Viviane, e só concorda em fazê-lo para evitar um conflito com Morgana, irmã de seu rei. Morgana deseja vingar-se de Merlin, o qual culpa pela morte de seu pai, e usa Viviane para aproximar-se do mago.

No avançar da trama, misturam-se o novo amor que surge entre Merlin e Viviane e a vingança planejada por Morgana, onde Viviane é a peça principal. Mariana trabalhou habilmente os sentimentos dos personagens, o amor nasce de forma verosímil, coisa cada vez mais difícil acontecer atualmente em livros de autores iniciantes. Os personagens não precisam declarar-se apaixonados, pois nós vemos a paixão acontecer, surgir como uma faísca e, aos poucos, se inflamar e grandes chamas. Por isso, ele é credível.

A autora fez com que eu fosse tocado pelo amor de Merlin e Viviane, fez-me torcer pelos dois e fez com que eu lamentasse pelos infortúnios de sua jornada. A primeira noite de amor entre os dois foi sublime, absolutamente linda, a melhor cena de sexo que eu já li, mostrando o necessário, com erotismo, mas sem vulgaridades e absurdos inverossímeis, uma lição que as novas autoras de romances hot poderiam aprender.

As revelações próximas ao desfecho causam grande tensão no leitor, deixam a leitura instigante e, em alguns momentos, angustiante. O final é ótimo e cheio de sentimento. Se é um final feliz ou não, deixo para que descubram sozinhos, mas tenho certeza que, para o bem o para o mal, tocará o seu coração.

Leiam agora! É um livro curto cuja leitura voa. A escrita de Mariana é primorosa e delicada, com uma precisão de franco-atirador.

site: http://www.amazon.com.br/dp/B00XSCT8RS/