ABC do Comunismo

ABC do Comunismo Nikolai Bukharin

Resenhas - ABC do Comunismo

m.francisca 21/11/2020

"Que é, no fundo, a pátria? Que se compreende por essa palavra? Os homens que falam a mesma língua? A ?Nação?? Nada disto."

Livro profundamente didático, um espetacular ABC. Mesmo em sua objetividade natural à uma introdução, trava debates complexos acerca de nação, Estados, aparelhos ideológicos e, a discussão que mais me encantou, acerca de Imperialismo e d'A Grande Guerra. Quem são, afinal os homens que lutaram na Primeira Guerra e em que condições? Por que lutavam? PELO QUE lutavam?

Hei também de ressaltar com muito encanto a fluidez da leitura ao tratar da economia política, desde taxa de câmbio e dívida externa aos grandes trustes e cartéis, muito desses temas tratados inclusive em conjunto no Capítulo IV (sobre Imperialismo, 1GM e a tarefa revolucionária), servindo para traçar o panorama completo da realidade da classe trabalhadora da América e da Europa, cujos homens morreram aos milhões, assustados e com armas nas mãos, e cujas mulheres viveram -e morreram- aos milhões igualmente assustadas, travando guerras por suas famílias e crianças contra a fome e a barbárie.

Precisamos conhecer nosso passado não "para não repeti-lo" mas para entendermos o presente que ele condicionou e, apreendendo a realidade, construirmos o futuro que merecemos.