O Nome da Estrela (The Name of the Star)

O Nome da Estrela (The Name of the Star) Maureen Johnson

Resenhas - O Nome da Estrela

1 | 2 | 3 | 4

Mona 18/07/2021

Pra virar a noite lendo
JACK, O ESTRIPADOR, ESTÁ DE VOLTA... No mesmo dia em que o primeiro de uma série de assassinatos brutais acontece em Londres, a norte-americana Rory Deveaux chega à cidade para começar uma nova vida em um colégio interno. Os crimes hediondos parecem imitar as atrocidades de Jack, o Estripador, praticadas há mais de um século. Logo a febre do Estripador toma conta das ruas de Londres, e a polícia fica desconcertada com as poucas pistas e a ausência de testemunhas. Exceto uma. Rory viu o principal suspeito no terreno da escola. Mas ela é a única pessoa que o viu - a única que consegue vê-lo. E agora, Rory se tornou seu próximo alvo.
O título dessa resenha não é por acaso ou só pra chamar atenção, ele é 100% real. Virei a noite lendo esse livro e não me arrependo nem um pouquinho. Comecei essa história sem saber nada da sinopse, peguei no K.U pra ler só por que gostei de outros dois livros da autora que li esse ano.
Depois de iniciar a leitura fiquei com um pé atrás por que haviam algumas boas semelhanças com a outra trilogia que li da Maureen e fiquei com medo de ser "mais do mesmo" e nossa...como eu estava enganada. Lá pelos 18% do livro eu não conseguia mais parar de ler e a história tomou um rumo TOTALMENTE diferente do que eu estava imaginando. Nem o spoiler que peguei procurando saber mais sobre os livros me fizeram perder essa sede de saber o que ia acontecer.
A escrita e a narrativa da Maureen são perfeitas e os personagens sempre são muito esquisitos, mas você acaba de apegando a todos eles e se importando com o que vai acontecer em relação a cada um.
O nome da estrela é o primeiro livro da série Sombras de Londres. Pra quem se interessar, esse primeiro volume está disponível de graça no Kindle Unlimited. Recomendo demais a leitura e já estou com o próximo livro no Kindle pra ler.
Ferrari 18/07/2021minha estante
Legal de mais

habnon 04/08/2022minha estante
No começo eu não coloquei muita expectativa, pois parecia mais um romance adolescente meloso, e isso me incomodou um pouco, essa narrativa esteve presente em mais ou menos 1/3 do livro, bem diferente de outros suspenses que eu já tinha lido, quando eu estava prestes a desistir fui fisgado, novos personagens surgiram, trazendo um novo conceito, colocando tempero na história, poxa aí sim algo interessante, a partir daí só sucesso fiquei vidrado até o final, que ainda deixou um gostinho de quero mais.

*SPOILER*

Uma coisa que me incomodou bastante foi o fato dos personagens que aparecem nesse 1/3 é que eles foram descartados, totalmente irrelevantes na trama, até a charlotte, um personagem secundário teve mais presença no ultimo assassinato do que a Jazza e o Jerome, senti que foi um desperdício essa parte da trama, mas uma coisa positiva que eu posso afirmar dessa parte é que ela serviu para introduzir o Jack, que foi de forma bem sutil e bem-feita, depois que ele percebe que a Aurora conseguia ver ele, foi aparecendo mais e mais.

P.s: Eu ainda só li o primeiro livro da série, é provável que eu corrija essa legenda em breve se algumas coisas mudarem na história, por enquanto é só isso.

Talita 04/11/2015

O Nome da Estrela
O nome da estrela é um daqueles romances que me deixam sem saber se eu quero ou não quero lê-los. Eu não gosto muito de ler sinopse, prefiro pesquisar um pouco a opinião das pessoas pra ver se o livro pode mesmo ser interessante, e tenho que admitir que muitas vezes eu apenas quero um livro pela capa. É que normalmente aqueles que eu gosto muito tem uma capa que eu consigo identificar, eu bato o olho e já sei que vou gostar. Na maior parte eu acerto mesmo. Com esse aqui, eu achei a capa bem sem graça, então li umas opiniões no Goodreads e fiquei mais na dúvida. Não dava pra definir direito sobre o que era a história. Eu não sabia se era um livro de terror e investigação ou se era um sobrenatural teen – e eu tenho que deixar claro que não tô sendo condescendente com o teen: eu adoro.

O que eu sabia era: Aurora (Rory) é uma americana que vai estudar em Londres, num colégio para meninos e meninas, tipo internato. Esse era o sonho dela, estudar na Inglaterra. Quando ela chega, alguns casos de assassinato emulando o estilo de Jack, o estripador estão começando a ganhar vida nos noticiários. Já tinha informações suficientes, e apenas com isso comecei a ler o livro.

A leitura foi boa, posso dizer que não achei O nome da Estrela ruim, pelo contrário, foi acima da média. Só que não me cativou. Não foi ruim, mas também não foi nada especial. Parece que vamos entrar num universo de terror, já que O Nome da Estrela ecoa a história de Jack, o estripador. Se você tem medo de livro desse tipo e está na dúvida por isso, pode ler tranquilamente. Não tem nada de aterrorizante na história. Acontecem algumas mortes, e há, claro, a parte em que a protagonista precisa encarar o assassino, mas nada disso dá medo. Se a intenção era essa, acho que a autora passou longe. Eu descobri depois de terminar a leitura que ela também co-escreveu os livros do Magnus Bane, com a Cassandra Clare. E foi uma surpresa, porque não consegui ver nenhuma semelhança.

Aqui o sobrenatural aparece através de fantasmas. A protagonista, Rory, começa a ver aparições depois de uma experiência de quase morte. E parece que o assassino que está imitando o estilo de Jack, o estripador é uma delas. Ela acaba se vendo no meio da investigação, enquanto continua com sua vida de estudante, com seus amigos – isso é uma das melhores coisas do livro, já que os relacionamentos pessoais são tratados de uma forma muito gostosa. Normalmente, nas minhas leituras que envolvem fantasmas e criaturas sobrenaturais existe uma relação dos fantasmas com frio, arrepios, uma coisa meio O Sexto Sentido. A mocinha sempre sente calafrios e começa a soltar “fumaça” de frio pela boca. É uma super introdução e um recurso tão utilizado que cansou. Aqui em O Nome da Estrela, não tem muito suspense nessa parte. Os fantasmas simplesmente aparecem e pronto. Rory é uma pessoa comum que vai levando a vida enquanto vê fantasmas.

Esses pequenos recursos acabaram deixando a história menos cansativa para mim. Rory não é uma protagonista chata, ela parece uma adolescente que encara bem toda a adversidade que vai acontecendo durante a história, e em nenhum momento me senti aborrecida com suas decisões. Ela ainda tem uma personalidade bem diferente, com suas histórias familiares do sul dos Estados Unidos – achei essas partes bem divertidas.

Outra coisa que pesou para sentir que o livro queria sair um pouco do convencional foi a falta de romance. É claro que existe um para para Rory, e em alguns momentos senti que podia existir mais de um. Mas a história é sobre a paranormalidade da Rory, a maneira como ela lida com isso, e a investigação dos assassinatos, tendo apenas uma ponta de romancezinho, bem de leve. Não é um uma história sobre dois jovens que se amam e tem uma ponta de ação e aventura. Eu gosto muito de romance nessas histórias sobrenaturais, mas aqui acabou caindo muito bem o jeito como a autora conduziu esta ordem.

Acabei dando 3 estrelas no SKOOB – veja que para mim 3 é uma boa nota – principalmente pela maturidade do livro. Não teve personagem bobinha com ingenuidade impossível de existir, e também não teve enrolação. Mas mesmo com tudo isso, não me prendi de verdade na história, achei ela meio esquecível. E pra piorar descobri que existe uma continuação. Odeio essas sequências em que sinto que a autora contou tudo o que tinha que contar no primeiro e os outros são apenas variações sem nenhum acréscimo ao original. Mas vamos ver, se não demorar o suficiente para eu esquecer o que acontece no primeiro vou acabar lendo o próximo.

site: ninguemdeixababydelado.wordpress.com/2015/11/04/o-nome-da-estrela/

Patricia 17/03/2022

Sou fã da Maureen. Sua escrita me pega pela mão e me leva longe. Dessa vez por Londres e pelas histórias sobre Jack, o estripador. É perceptível a bela pesquisa que a autora fez sobre os crimes, sobre a cidade, suas ruas, becos e subterrâneos. Uma leitura muito gostosa.

Clésio 07/04/2021

Uma leitura simples, porém muito agradável.
Ok, não gosto de ler resenhas longas, ent farei algo q eu gostaria d ler.
Gostei muito desse livro, ele me passou um humor irônico muito gostoso (algo q nn c consegue replicar, p entender vc tem q ler). Achei a história bem completa (apesar d querer a continuação logo), os fatos se ligam muito bem, qndo vc acha q nn faz sentido vc tem q continuar lendo, pq mais p frente td vai c encaixar.
No geral, eh um ótimo livro, nn eh complexo e nem qlgo q exige total concentração para c entender, e eh justamente isso q o faz ser tão bom. Recomendo muito pq por incrível q pareça, nele tem d tudo kkkkk dsd romance adolescente à estripadores e fantasmas. Confesso q fiquei com medo em umas partes, mas isso pq nn eh difícil me dar medo kkkkk.

Mara.Oliveira 29/07/2023

Gostei muito, embora tenha achado que as coisas acontecem rápido demais. A leitura flui bem e prende do início ao fim.

Ingrid 25/04/2022

Resenha - O Nome da Estrela
“O Nome da Estrela” é o primeiro livro da trilogia “Sombras de Londres”. Eu li esse livro pela primeira vez em 2017, mas não continuei com a leitura dos outros pois não tinha os livros físicos.

Com o passar dos anos, comprei os outros dois, e ano passado resolvi que continuaria a leitura, mas esse ano percebi que não faria sentido ler os dois últimos sem ler novamente o primeiro. Eu já não lembrava os detalhes da história.

Então, decidi fazer essa releitura, e o livro me pegou novamente. Adoro essa história, porque envolve um serial killer, o “Jack, o Estripador”, ao mesmo tempo que é um livro para jovens, com a protagonista, Rory Deveaux, estudando em um internato.

Vale ressaltar que as primeiras 100 páginas podem acabar afastando leitores não tão interessados, pois foca bastante na vida escolar da Rory. Mas também nos mantém presos na curiosidade de saber quem é o novo estripador.

Além disso, a escrita da autora é bem fluida, o que torna a leitura rápida e fácil. Livros como esse são excelentes para nos tirar da ressaca literária.

Os personagens secundários também são ótimos, Jazza, a amiga e colega de quarto de Rory, é uma das minhas preferidas. E também alguns personagens que aparecem depois, mais no meio do livro.

Como eu já tinha lido o livro, já sabia de algumas coisas que aconteciam, então não sei se a autora deixa claro demais o que é a revelação do livro, mas para mim ficou bem claro com a forma que Rory via as coisas e pessoas.

A história envolve o sobrenatural, então para quem gosta dessa pegada de fantasia, somada com um pouco de investigação, com certeza vai gostar do livro. Além disso, lembro que é uma história mais adolescente, o que para mim não é um ponto negativo, mas se for ruim pra você, não recomendaria a leitura.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/

Ivy (De repente, no último livro) 18/10/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
A premissa desse livro prometia tanto! E eu realmente queria ter gostado, na verdade, me esforcei para gostar, mas não deu, infelizmente. Não sei exatamente o que deu tão errado com esse livro. A falta de credibilidade da estória foi um dos fatores que mais pesou. A trama é forçada e surreal. Tá certo, se trata de uma estória com elementos paranormais, eu sei disso. Mas a trama é absurda e pouco convincente, a autora decide jogar fatos "incríveis" demais (e digo isso no sentido do absurdo mesmo, de ser difícil de tragar) e falta surpresas e ação na narrativa de Maureen.

O livro é chato. Os crimes são inspirados em Jack, o Estripador, então se o leitor sabe mais ou menos a história dele e de seus atos, não vai se surpreender com quase nada. Mas além disso, achei tudo muito lento e confuso, sem brilho até.

O que soou forçado foi acreditar que o "destino" da cidade estava realmente nas mãos de 4 adolescentes aleatórios que, conseguem burlar facilmente até os mais altos escalões da polícia, mas no final, na hora do "vamos ver" parecem cegos perdidos no meio do tiroteio. O livro todo a autora ressalta que os três jovens que conherão Rory são altamente treinados, preparados e bem sucedidos, e quando eles realmente precisam mostrar toda essa astúcia, acabam agindo como o que são: adolescentes perdidos sem muita noção do que realmente fazer.

Fora isso, a autora decidiu dar notoriedade ao assassino então, na trama, toda a polícia e a midia está mobilizada à caçar o assassino, mas mesmo assim ele continua facilmente praticando os crimes nos lugares que todo mundo já sabia que ele iria estar e ninguem é capaz de prever! Oras, se o assassino imita Jack e pratica os crimes nos mesmos lugares que o antecessor, saber onde e quando encontrá-lo deveria ser óbvio, mas a polícia nunca consegue impedir nada e fica tudo na mão de Rory e seus 3 amigos adolescentes. Meio forçado demais.

Embora as tais "Sombras de Londres" sejam um grupo secreto recrutado pela elite da polícia londrina, parece que apenas foram capazes de encontrar esses 4 adolescentes e não há um chefe, um mentor e nem uma autoridade para quem eles respondam. Eles são independentes, embora sejam apenas adolescentes. Quer dizer, a cidade fica "entregue" nas mãos deles e não há mais ninguém para dividir essa responsabilidade, não há uma hierarquia, e isso deixa tudo extremamente pobre e nada convincente. A autora até fala de uma elite que os treinou, mas não aparece uma figura de autoridade à quem eles precisem se reportar, eles estão apenas ali para fazer o que bem entender e, sendo eles apenas adolescentes, fica nada crível.

Há vários furos na trama, que são jogados sem explicação e sem lógica nenhuma, e isso frustra.

Os personagens também não funcionam. A protagonista não tem carisma e é apagada, eu mal conseguia me importar por ela. Os outros personagens são igualmente rasos. Foi difícil me envolver com a trajetória de qualquer deles, e achei que faltou mais profundidade e coerência em todos.

Além da Rory que tem o carisma de uma porta, temos um grupo de três adolescentes que se denominam "Sombras de Londres" porque eles podem ver fantasmas e ajudá-los a sumir. Só que tudo é tão jogado de maneira aleatória e os métodos usados são tão nada a ver que não dava para tentar emplacar na leitura. Tudo é absurdo. Bu, a segunda garota do grupo, tenta parecer descolada, mas soa fake em muito do que faz. Stephen, o líder, é extremamente apático, ainda assim, é o único que tem uma estória mais ou menos interessante. E Callum, o terceiro membro, bem eu nem sei o que dizer dele, porque ele foi quase insignificante. Estava lá por estar mesmo.

O tal vilão que promete ter ares de Jack, o Estripador, ficou só na promessa mesmo. Ele não consegue carregar o tom sombrio que a aura do verdadeiro personagem de Jack teria, e vai ficando ainda mais perdido conforme a trama avança.

Admito que me surpreendi com sua verdadeira identidade e achei até bem mirabolante a subtrama criada por sua história, mas, uma vez que se revela quem ele realmente é, nada mais conseguia manter meu foco na leitura.

Levei horrores para ler esse livro e não me senti imersa em nenhum momento. Foi um livro extremamente fraco para mim, e quase nada cativou.

Como se trata de um livro juvenil, a autora joga um romance água com açucar aleatório para que a protagonista tenha algo a fazer além de ser um porre em tempo integral. Só que o tal romance também é chato e irrelevante. Não dá para torcer pela Rory e nem por seu par, Jerome. É uma relação bem ao acaso, "tapa buraco" mesmo.

Mas como nem tudo é negativo, tenho que ressaltar os pontos positivos também. Maureen traz um monte de informações sobre Jack, o Estripador e seus crimes. Os lugares onde tudo vai sendo narrado são bem descritos e a autora não leva o leitor à exaustão despejando detalhes, mas consegue falar sobre os crimes e nos transportar à Londres de maneira bem leve e certeira.

Apesar de ter tido essa experiência ruim com esse primeiro livro da Maureen, ainda pretendo ler mais livros da autora (porque tenho fé em Cordialmente Cruel!), e quem sabe conseguir apagar essa sensação bem agridoce que ficou com essa leitura, já que a primeira impressão nem sempre precisa ser a que fica em definitivo.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Gabi 08/02/2016

O nome da decepção
Todos nós já lemos livros ruins na vida, mas há sempre aquele que terá o troféu de pior do piores. Me senti assim ao ler O Nome da Estrela, 390 páginas de pura perda de tempo. Maureen Johnson escreveu uma estória completamente desinteressante, sem pé nem cabeça e ridícula. Sim, RIDÍCULA.

Minha decepção já começou de cara logo nas primeiras páginas: achei a narrativa péssima, muito mal desenvolvida, e conforme eu virava as folhas nada de envolvente ou assustador acontecia. Bem, é de se esperar que qualquer pessoa anseie por bastante mistério, suspense e terror de um livro que cita Jack Estripador na capa, certo? Errado. O livro prometeu tudo e nada cumpriu.

De acordo com a sinopse todos já logo imaginam um thriller assustador. No entanto, o que o leitor recebe são personagens fracos e uma história fora do que foi vendido. Sim, tive a impressão de que a editora havia anexado as páginas à capa errada.

Simplesmente tudo se resume a uma adolescente, Rory, que vai para um colégio interno na Inglaterra, bem na época em que alguém anda cometendo assassinatos semelhantes ao do conhecido Jack Estripador. Ela parece ser a única a conhecer a identidade do suposto assassino, mas ninguém acredita nela. Sendo assim, a típica protagonista idiota se alia a pessoas desconhecidas que parecem ser as únicas a conhecer a verdade. Até aí tudo ok, parece ser um enredo razoável... Acontece que essa "verdade" é a coisa mais ridícula que já tive o desprazer de ler, e é justamente esse show de falta de criatividade que toma as rédeas do livro. (Eu gostaria muito de dizer o que é, mas em respeito a quem odeia spoilers deixo o mistério fajuto em aberto.)

Confesso que pensei várias vezes em abandonar a leitura, porém, uma luzinha de esperança ainda brilhava em mim, esperando que algo de surpreendente acontecesse. E nada aconteceu.

Além do suspense fraco, O Nome da Estrela não me agradou também porque focou excessivamente na protagonista. Senti que a autora estava me contando a rotina dela e não um thriller.

Em resumo, digo em alto e bom tom que não vale a curiosidade; não vale a leitura; não vale a perda de tempo. O Nome da Estrela é muito mal escrito, pessimamente arquitetado e patético. Esse livro é patético. Se eu tivesse coragem o picava em pedacinhos e fazia confete para o carnaval.

Fui bem enfática mesmo porque detestei de verdade. Espero nunca mais pegar um livro desses para ler.
Andressa 10/02/2016minha estante
Estava doida pra ler esse livro...agora, não mais.

Gabi 10/02/2016minha estante
Ouça a opinião de mais alguém! Vai que eu sou exceção hahahaha

Kelly Cristina Licare 03/04/2017minha estante
Disse tudo !

Ryllder 18/10/2017minha estante
Tutorial de "como destruir um livro"...

lais 01/02/2022

demorou bastante pra me envolver com a história,tbm senti q faltou desenvolvimento dos personagens mas acabei gostando

Felipe 23/06/2020

Enrolado
O livro em si é bom mas demora muito a ficar interessante, são muitos detalhes irrelevantes, mas o final realmente compensa e faz querer ler a continuação

Nyx 16/04/2022

Maureen não decepciona.
O nome da autora já é conhecido por quem acompanha Cassandra Clare. E, como a Cassandra, Maureen pega a "fantasia" e dá um novo significado. Eu já tinha lido esse livro há um tempo, mas só o primeiro, ainda não tinha encontrado os outros dois. E foi uma pena ter que pausar a história por uns anos, mas um prazer encontrar toda ela agora.
Boa escrita, história incrível, detalhes imaginativos, suspense, eu li tudo sem cansar e já tô correndo pro 2!

Vale MUITO a pena a leitura.

Fernandesvlu 30/10/2021

O nome da estrela
É um livro que me decepcionei um pouco c o plot mas foi bem bom de passar o tempo, leitura fácil e fluida

carolina.trigo. 09/02/2017

O Nome da Estrela
Esse ano, todo mês, eu sorteei um livro da minha pilha de livros para ler... E em Janeiro saiu para eu ler "O Nome da Estrela", da Maureen Johnson, Editora Rocco - Selo Fantástico.
Estava um pouco receosa com a leitura, pois apesar de ser um estilo de gênero que gosto bastante - suspense misturado com fantasia - tinha ouvido muitas críticas negativas à respeito dele. Isso me fez entrar na leitura sem esperar muito da história, mas foi bom porque, no final, eu gostei demais do livro!
No mesmo dia em que a americana Rory Deveaux chega em Londres para estudar num colégio interno, acontece o primeiro de uma série de assassinatos. Os crimes imitam as atrocidades feitas pelo Jack, O Estripador há um século. Logo, a febre em volta da personalidade de Jack aumenta e a polícia fica desconcertada com a falta de pistas e a ausência de testemunhas. Exceto uma: Rory! Ela viu o suspeito no terreno da escola e agora corre sérios perigos, tornando-se o próximo alvo do assassino.
Eu gostei demais do livro. Dessa mistura de investigação com um quê de fantasia sobrenatural.
A personagem principal é bem carismática e a sua melhor amiga, que dividi o quarto com ela - Jazza - também é bem legal. Os outros personagens que vão aparecendo no desenrolar da história são interessantes.
Outra coisa que gostei bastante foi essa questão dela ser estrangeira na Inglaterra, e várias vezes ela está perdida nos costumes ingleses e nos pontos turísticos, e a autora consegue passar essa sensação muito bem. Além dessa fascinação que o povo inglês tem com a figura do Jack, O Estripador, e isso acaba ficando muito claro no decorrer do livro.
O quê de sobrenatural é colocado de um jeito que não fica jogado ou sem sentido. Porém, não posso falar o que é, pois acabaria com a graça da leitura de vocês.
O final me surpreendeu demais! Não esperava tanto e me deixou bem ansiosa pelo segundo, que é "No Limite da Loucura". Tanto que já está na minha lista para comprar...
Uma boa sugestão para os leitores que gostam de histórias de suspense e sobrenatural. E não levem tão a sério as críticas negativas, pois as opiniões mudam de uma pessoa para outra e vocês podem estar desistindo de uma boa leitura. Apesar de que, as críticas ruins acabam sendo boas, pois não entramos no livro com altas expectativas.

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2017/02/o-nome-da-estrela.html

Juliana Frygoudakis 27/08/2016

O livro O nome da Estrela conta a história da adolescente Rory, que se muda dos Estados Unidos para estudar em um colégio em Londres. No exato dia em que Rory chega na cidade, um assassinato acontece. Mas não é um assassinato comum. É o primeiro de uma série de assassinatos que ocorrem no mesmo local, data e com as mesmas características dos assassinatos realizados por Jack, o Estripador, há mais de cem anos antes.
Rory acaba se envolvendo com um desses assassinatos e é aí que a história realmente começa.
O livro me surpreendeu de diversas maneiras, tanto positiva quanto negativamente.
A leitura foi bem fluida e o desenrolar da história ocorreu de um modo que eu não imaginava. Pela capa e pela sinopse, esperava que o livro fosse um thriller desses que dá bastante medo e que não deixa a gente dormir depois. Mas, pela minha surpresa, a história não é tão assustadora quanto parece. Isso pode ser encarado como algo positivo ou negativo dependendo do leitor. Como eu não sou a maior fã de livros de terror que realmente nos deixam com medo (um eufemismo para medrosa), encarei isso como algo positivo.
Acho que se eu pudesse de certa forma 'inventar' um gênero literário para categorizar este livro, seria 'thriller adolescente'.
Dessa maneira, gostei bastante de como a história se desenrolou e da maneira como a Maureen Johnson conseguiu criar uma história de ficção sobrenatural baseada em fatos históricos verídicos.
Acredito que esse não seja um livro para todos os gostos, mas eu posso afirmar que pra quem gosta de mistérios não tão pesados, mas que ainda assim nos deixam intrigados para saber as respostas, é um livro que vale bastante a leitura.

1 | 2 | 3 | 4