Star Wars: O Último Comando

Resenhas - Stars Wars: O Último Comando

1 | 2 | 3 | 4

Bia 07/04/2022

Um final digno
A terceira parte da trilogia Thrawn retoma a trama tensa que se desenrolou nos dois livros anteriores e dá à sequência um final digno. Recheado de cenas de ações intensas e bem articuladas (que eu particularmente odeio, mas tenho que reconhecer que são bem construídas e apropriadas para quem curte esse tipo de cena), o livro segue um ritmo frenético do início ao fim, resolvendo-se apenas nas últimas páginas, e faz jus a excelente escrita que Zahn entregou ao longo de toda a obra. Antes dessas últimas páginas, porém, temos a oportunidade de aprofundarmo-nos em personagens interessantes e misteriosos, como Mara Jade e Talon Karrde (meus favoritos!) e, junto deles, nos envolver na guerra da Nova República, cada vez mais acirrada e perigosa.

Wesley Santos 18/02/2022

Um final digno para a trilogia
Nesse último livro temos o fechamento desta grande saga tendo um desfecho incrível para o almirante Thrawn, vemos a evolução de Luke se tornando menos ingênuo durante o desenrolar do livro, uma pena não terem adaptado essa trilogia para os cinemas.

Juliana 05/10/2021

Incrível!!!
Essa trilogia é simplesmente incrível.
O modo de pensar de Thrawn é fantástico. Você sempre fica esperando para ver o que ele vai aprontar com a nova república, pois sempre está um passo à frente deles.
Ameeeeeeei demais!!!!

Victor 15/03/2021

É uma trilogia bacana, mas eu achei grande demais e pra mim não foi tão boa como falam (que é tão bem aceita pelos fãns de star wars).

Lices 03/02/2021

Desencanto
Com toda certeza, este não foi o melhor livro da trilogia.

Demora doze capítulos para o livro finalmente tomar sua atenção, e enfim começa a ficar um pouco mais interessante.
Foi dificil se afeiçoar mais aos personagens, por exemplo: Mara Jade. Eu, simplesmente, odiei cada aparição da mesma, Mara é um porre. E a sua relação com Luke só torna tudo um pouco mais cansativo do que já é.
Os diversos erros ortograficos também deixam a leitura desconfortavel, mas nada tão prejudicial.

Neste livro, as personagens que roubaram a cena (mesmo não sendo os protagonistas) foram; Winter, Ghent, Bel Iblis e o povo Noghiri.

Não quero me estender muito, há partes interessantes, como o desfecho da fonte Delta e o grande plano dos contrabandistas (que infelizmente, não serviu de nada no final).
Claro que também tem os momentos engraçados, como ver C-3PO ao lado de Han Solo.
No entanto o final foi decepcionante. A luta com C'baoth não fez sentido nenhum, e morte dele foi pior ainda. A do Thraw, nem se fala, odiei o final que o escritor deu para o grão-almirante, a sua morte foi tão... meh, eu esperava muito mais, considerando todo o historico da personagem.

É por conta destes varios desencantos, que estou dando uma nota menor do que os outros livros.

Nota: 3

Rafah 29/01/2021

Final perfeito para trilogia!
É sensacional como Zahn soube trabalhar as fraquezas dos personagens e dar espaço a novas perspectivas às artimanhas do Império. Claro que, assim como os outros, ele tem uma estrutura parecida com o Episódio IV, mas muito brevemente. Eu diria que ele tem uma BOA vantagem se comparado ao filme.

O final é muito bem estruturado, tendo direta origem nos acontecimentos do segundo livro. É importante recordar deles, caso contrário os últimos parecem corridos, mesmo não sendo.

É realmente um livro espetacular, e com certeza essa trilogia será relida daqui uns anos.

pabloegc 05/01/2021

Trilogia impecável
O último comando encerra a trilogia thraw em um rítimo muito mais "frenético" que o segundo livro , nesse encerramento da obra, temos arcos maravilhosos como do : Luke,Mara,leia e thraw e arcos não tão bom como do Han.
A leitura flui bem, é gostosa e prazerosa a ponto de você passar horas imerso no livro sem se dar conta. Recomendo muito esse universo cânone que foi criado pós os eventos do episódios seis.

Daironne 30/08/2020

Impressões sobre a leitura de Star Wars: O Último Comando
No livro final da trilogia Thrawn, com poderio militar reestabelecido e a genialidade de seu grande líder, o império ameaça de igual para igual a Nova República. No entanto, a consolidação de sua expansão territorial não será fácil, principalmente em função da insanidade de seu louco mestre jedi.

O encerramento da saga não é grandioso ou (megalomaníaco) como eu esperava e mantém o mesmo ritmo e sentimento dos outros dois volumes. As soluções que surgem do nada para problemas continuam lá me incomodando, mas isso é comum em todo cenário de Star Wars. Esta edição da Aleph está repleta de erros de revisão, coisas que chegam inclusive a atrapalhar a experiência de leitura, uma pena.

Recomendo a leitura da trilogia se você gosta de Star Wars. O espírito da trilogia inicial de filmes está muito presente aqui em suas qualidades e defeitos também, embora eu ache particularmente que o uso da Força foi bem extrapolado, dando poderes incríveis aos mestres jedi. Considero esta uma continuação muito melhor para o filme Episódio VI do que a nova trilogia.

Rodrigo 29/07/2020

Repleto de derrapadas da revisão.
"No fundo da Luke da mente de Luke"; (sic)
"Então você irá abandona Mara" (sic)
"Leia balanço a cabeça" (sic)
"Para que você puder realmente compreender" (sic)
A saga de Thrawn vale a leitura. Uma história muito rica, com personagens fascinantes. Mas os erros de concordância, conjugação, regência e pontuação são capazes de incomodar os mais relapsos e desatentos. Podemos até alterar o prólogo clássico de Star Wars assim:
"Há muito tempo, numa galáxia muito distante... ninguém entendia a norma padrão."
Maurício / @moc_livrosehqs 02/12/2023minha estante
A quantidade de erros é inacreditável!!!!!!

Alassis 16/06/2020

ok
Bem escrito, a leitura flui tão naturalmente que você nem percebe. Porém, um problema sério que esteve nas outras edições se tornou insustentável nessa: os erros de revisão da editora. Se nos primeiros livros a gente via um ou outro erro de português, neste, todo capítulo tinha um erro de concordância ou de conjugação verbal, além das frases mal traduzidas. Quanto a história, ela parece ir em um marasmo confortável e acelera rapidamente no ultimo terço, deixando a impressão de um final corrido. O arco de Thrawn teve um final brusco (apesar de justificado), acho que o personagem merecia um final melhor trabalhado. É um pouco frustrante o autor ter construído uma parte tão importante da história por dois livros para não lhe dar um desfecho adequado.

1 | 2 | 3 | 4