A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

iisatm 13/06/2023

Clássico da literatura romântica
Li para um seminário da escola, achei que seria bem monótono e entediante, mas a história me surpreendeu de diversas formas. A leitura não tem um vocabulário tão difícil como eu esperava. O "plot" não é laaaa grande coisa, em determinado ponta de história vc ja pode deduzir oq acontece, mas mesmo assim é um final interessante.

Lua 13/06/2023

Os românticos nunca mudam
O clássico da literatura brasileira ?A moreninha? de Joaquim Manuel de Macedo com certeza é um exemplo de como os românticos nunca mudam.
Mesmo o livro sendo lançado em 1844, a história entre os jovens Augusto e Carolina se repete até os dias de hoje. E é exatamente isso que torna esse universo algo leve e gostoso de se acompanhar. Mesmo com uma linguagem difícil de ser compreendida para quem não tem o hábito da leitura, em momento algum, torna-se algo impossível, muito pelo contrário, é um ótimo introdutório aos clássicos.
Parecido com os atemporais Orgulho e Preconceito ou Os Bridgertons, tudo começa com um jovem incorrigível e uma aposta, como todo bom clichê. Apaixonado pela beleza e movido pela inconstância, esse acordo o leva para um ilha onde conhece a travessa e estrela desta obra, a Moreninha.
Ao passar um tempo lá descobrimos sua motivação para que ele agisse desse jeito e algo ainda mais chocante nos é revelado.
Enfim, o escritor utiliza-se de um plot previsível porém muito bonito. Há fácil identificação com os personagens e os mesmos proporcionam momentos cômicos e fofos. Recomendo muito para quem procura uma distração e o conhecimento de nosso vocabulário!

Nelize_ 10/06/2023

Adorei ler este livro, porém algumas coisas me incomodaram, sei que não posso ser tão crítica em relação aos livros de época com seu roteiro machista, mas de resto foi um livro muito agradável de ler, ainda mais com a reviravolta que se teve no final

Adriane.Camille 10/06/2023

A Moreninha (4?) - Joaquim Manuel de Macedo
Não sou muito fã de romance então essa resenha será um pouco imparcial quanto a esse tópico, já que consiste em um clássico brasileiro e é considerado uma das primeiras obras do Romantismo, sendo então muito importante para a literatura do país.

Ainda, por se tratar de um romance na mais pura origem da palavra, não se tornou tão agradável para mim a leitura. No entanto, reconheço a grandiosidade do livro, que muito utiliza figuras de linguagens para demonstrar a intensidade dos sentimentos das personagens. Por isso, acredito que seja um livro que vale a pena ler para conhecer mais sobre a Primeira Geração do Romantismo.

Six` 09/06/2023

Carolina, hm hm hm, Carolina 🎶
Vi que ele é o primeiro romance romântico no Br, e sinceramente fiquei surpreendida q me prendeu, msm com a linguagem um pouco complicada por ser antigo não foi cansativo a ponto de eu querer abandonar ele, a história é um romancezinho fofo, mas sério essa Carolina é uma traquina viu, oh bixinha kkk..

sasa b! 08/06/2023

A escrita é difícil, mas a história é legal, comparado para a época. Fiz muita graça sobre o livro com minha amigas, o que deixou a história mais divertida. Pelo menos, agora posso dizer que li um livro com uma escrita antiga.

skuser02844 08/06/2023

HORRÍVEL HORRÍVEL
A professora mandando a gente ler essa palhaçada e passou ainda mais de 2 mês só falando dessa marmotage. Nem terminei e mt menos comecei pq NÃO TEM COMO SE INTERESSAR POR ISSO. Esse Joaquim manuel de macedo é o cão, ainda bem que morreu

Nanda 06/06/2023

Esse livro me surpreendeu! Fui ler para um trabalho de escola achando que ia ser uma um livro chato e acabei adorando o livro.
O amor estabelecido é um amor realmente verdadeiro. Eles tem uma relação de enimies to lovers em que ele entra no lovers rapidinho.
Ele é o típico cara galã que todas querem, mas que apesar de parecer ter um coração de pedra, tem um coração doce e muito romântico. Ele, que dizia não se apaixonar por ninguém, ser inconstante, pode acabar mudando ao conhecer ela.
Esse livro é tipo livro, filme, série, clichê só que de época. Eu realmente não esperava gostar tanto desse livro. ?

Nathalia.Petelin 31/05/2023

Encantador
Eu li esta obra por motivos escolares , mas acabei me encantando e me envolvendo .
Amei a história.
Estou encantada e surpresa.
Foi uma leitura fluída e tranquila. Recomendo muito ?

Julhaodobem 29/05/2023

Um adolescente iludido
A literatura brasileira é uma fonte de conhecimento que moldou a minha leitura ao longo dos anos, se não fosse por grandes professores de português que eu tive no ensino fundamental e no ensino médio, provavelmente eu não estaria aqui escrevendo esta resenha. Não tem como falar de clássicos sem citar a educação brasileira, não poderia começar aqui dizendo sobre a minha experiencia na educação publica sem citar a importância dela no meu gosto por literatura clássica do meu próprio pais. Assim, mesmo com um sistema de educação sucateado e feito para a massa virar mão de obra em semi escravidão nas fabricas e cargos que ganham pouco, enquanto uma pequena elite consome os meios de produção, eu tive a sorte de ter um professor e uma professora que davam tudo de si para fazer os alunos desejarem ler um livro.

Basta dizer aqui, ler um livro no Brasil é uma forma de luta e consciência de classe, pois ao fazer isso a elite treme ao perceber que os pobres podem um dia se levantar e lutar por seus direitos, por isso temos um mercado editorial elitista e com preços caros. Os clássicos são os livros mais atacados nas escolas, dizem que são chatos, complicados de ler e rebaixam a sua importância, colocando estes autores como uma escoria. Mas no fim isso não passa de um sistema educacional que é feito para controlar a manipular os adolescentes, algo que remete a própria sociedade , como ao dizer que Machado de Assis não faz sentido. Se colocássemos este autor como deve devidamente dentro do nosso território, veríamos que ele é um dos maiores escritores brasileiros e é venerado no mundo inteiro, mas seus povo o detesta, isto é algo lastimável. Mesmo assim, eu tive pessoas que me fizeram gostar destes clássicos, ver seu real significado e pelo menos dar uma chance para ler estas obras.

Desta forma, graças a isso hoje eu pego sem medo algum clássico para ler e me aventuro pelas suas paginas até conhecer o significado desta história, seus fatos e temas que remetem a uma época importante tanto social e cultural da construção do que é ser brasileiro em uma terra com uma mistura de povos. Após anos de leitura, em uma tarde de sábado, dentro de um pequeno sebo do interior de são paulo, entre beijos e mãos bobas nas pratilheiras de livros velhos eu fui presenteado com um pequeno exemplar de A Moreninha feito nos anos de 1980. é um exemplar belo, feito com capa dura e acredito que seja algo parecido com couro, suas bordas já gastas pelas paginas mostram que um dia era dourado, simulando algo valioso. Mesmo que as paginas estejam velhas e desgastadas, o livro ficou muito conservado e parece até novo, com certeza é um exemplar que vou guardar com muito carinho por toda a minha vida.

Publicado em 1844 por Joaquim Manuel de Macedo aos seus 23 anos de idade, A Moreninha é uma pequena historia de amor entre jovens estudantes e belas moças em crescimento, em uma época de império português e uma colonia brasileira em crescimento, um romance que conta uma historia de amor, quase erótica sobre a descoberta de sentimentos do passado. Este livro não é apenas um romance, é um marco na literatura do brasil, pois é o primeiro romance brasileiro publicado no romantismo, dando um marco na historia da literatura brasileira contando com características totalmente nacionais e com uma ficção que conta com uma cultura que estava sendo descoberta e se colocando como nacional. Até hoje A Moreninha é considerado um marco importante para a nossa literatura, este pequeno livro.

Para mim é algo fantástico um jovem de 23 anos ter esse marco, claro estamos falando de uma época onde aos 16 um garoto já era considerado homem pois a sua expectativa de vida era mais ou menos até os 30. Assim Joaquim com seus 23 anos, após ter se formado em medicina mas nunca ter exercido a profissão, acabou entrando no ramo do Direito e consequente ter escrito um livro. A maioria dos autores dessa época possuíam alguma ligação com o direito, isto porque era só que tinha junto com a medicina para se crescer na sociedade, o marco final era a politica. Assim, sempre acho esta característica interessante pois parece uma válvula de escape entre as leis e uma vida determinada apenas para o jurídico, além de uma forma de distrair, o romance acaba sendo uma forma de mostrar que estes homens eram mais do que escritores de leis e debatedores de tribunais.

Por tanto, no inicio da leitura foi algo difícil para mim, provavelmente foi porque já fazia algum tempo que não lia algum clássico nacional, então estava um pouco desacostumado com certos comportamento. Este livro foi escrito durante a escravidão, então é de certo que ao longo do livro temos comportamentos racistas com homens e mulheres negras, não podemos negar isso e romantizar como tambem nem excluir o livro, pois além de um romance ele é mais uma prova de que a segregação existiu e que o racismo é uma construção social do nosso pais, combatê-lo é algo que deve fazer e usar a literatura como referência de que este comportamento esta enraizado na nossa sociedade é uma boa alternativa para conscientizar a pessoas.

Feito as criticas, a historia de amor contada ao longo do livro é promovida a ideias de afeto ao longo da obra, uma historia que ao se aprofundar a cada capitulo vemos que é um jovem escrevendo sobre o amor na sua perspectiva, relembrando que o autor ao lançar esta obra tinha 23 anos, então juntando com uma concepção romântica de como era o mundo na visão em torno lusitana, vemos que é uma narrativa que tem sua quebra de expetativa e momentos que são até lindos de serem lidos, mas não passa de um homem jovem que vê em todas as coisas relacionadas com uma mulher algo belo e dócil, um objeto que deve ser conquistada e cotejado a todo momento. Talvez dessa forma ao longo do livro comecei a entender o protagonista, pois de alguma forma mesmo com a linguagem de dois seculos atrás, por termos quase a mesma idade eu consegui entender como ele queria contar essa historia. Quando somos jovens temos uma concepção diferente do que é a vida e o amor, diferente de um homem de 30 ou 40 anos que já passou por outras experiencias (estou generalizando para parecer mais fácil de comentar mas sei que existem homens mais velhos que nunca entenderam o amor e relacionamento), estamos começando as nossas aventuras no relacionamento e errando no caminho para nos tornamos uma pessoa melhor, assim temos fases que passam a cada dia, seja a erótica até romântica e a parceria.

De certa forma a narrativa passa entre essas fases enquanto conta uma historia de um romance adolescente no século da colonia brasileira, é incrível imaginar pois vemos esse pequeno livro antigo e imaginamos que é um livro complexo por conta das palavras mas ao ler e entender do que se trata se torna um romance adolescente, algo quase juvenil pois estamos falando de um amor entre duas pessoas que mal viveram suas vidas ainda mas estão ligados de uma forma que não sabem explicar. Entender isso em A Moreninha acaba tornando este livro interessante de ser lido, deixa de lado a visão de que é um clássico e o torna algo que todos os livros são de alguma forma na literatura, entretenimento e aqui esta obra tem de sobra.

A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo é um livro que me desafiou no inicio da leitura mas depois me fez entender novamente os significados dos clássicos, isto enquanto acendia a minha paixão por essas obras. Não é apenas a história de amor, é uma construção de uma época onde temos valores sociais e culturais que de um lado ruim ainda existem até hoje na nossa sociedade mas que também tem a sua importância pois é a historia de como foi construída a nacionalidade, sobre o que é ser brasileiro, sejam nas características boas ou ruins, junto com uma linguagem bela que após ser compreendida, é uma delicia ler cada pagina.

site: https://diariossemanal.blogspot.com/

clara 29/05/2023

Li por conta de um trabalho da escola e por mais que eu não tenha gostado muito da escrita, gostei muito da história

Zanforlin 29/05/2023

Muito lindo
Eu acabei de ler e amei, recomendo muito que se vocês querem começar a ler clássicos começem por esse, muito fofo e me fez chorar kakakka

Regis 12/05/2023

Primeiro romance tipicamente brasileiro.
A Moreninha é uma obra do Romantismo lançada em 1844 e possui um valor documentário importante além de ser uma obra com várias edições e comumente indicada como leitura no ensino médio. O livro também é considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro.

Essa é uma releitura que eu estava ansiosa para fazer, apenas para saber se minha opinião havia mudado muito desde o ensino médio. E não mudou! A história de Augusto e Carolina ainda funciona, me envolveu e me arrancou algumas risadas com o jeito espevitado da protagonista. Claro que ainda tenho ressalvas com alguns aspectos da obra, como a idade da Carolina, mas sei entender que é pelo contexto da época.
O amor que nasceu na infância e uma promessa feita que anos depois ressurge enlaçando os personagens da o contexto de A Moreninha, um romance com um enredo simples narrado em terceira pessoa que conquista leitores desde o século XIX. Uma história corriqueira que consegue transmitir o espírito da época de um jeito agradável, com os costumes da sociedade, festas, tradições, amores, pequenas intrigas e um mistério simples.
Com temas como casamento arranjado pelos pais e a fidelidade ao amor de infância esse é um livro típico do Romantismo, mas sem a tragicidade costumeira de outras obras dessa escola.

O autor Joaquim Manuel de Macedo deu origem com seu livro, A Moreninha, ao primeiro romance romântico brasileiro, foi patrono da cadeira de n° 20 da academia brasileira de letras e era muito apreciado nos círculos sociais da elite carioca. Essa foi a única obra dele que eu li, mas pretendo ler outras.

Gostei de ter feito essa revisita a essa história singela e recomendo para todos essa leitura.
Brujo 12/05/2023minha estante
Análise muito boa !!! Eu preciso voltar a ler literatura brasileira, sua resenha só me fez ficar com mais vontade!

Regis 12/05/2023minha estante
Obrigada, Brujo. Tenho lido mais literatura brasileira esse ano e tenho gostado muito.

Max 12/05/2023minha estante
Tenho boas lembranças desse livro, a principal é lembrar que era um adolescente! ?

Fabio 13/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha Regis

Regis 13/05/2023minha estante
Obrigada, Fábio! ?

Regis 13/05/2023minha estante
Max... ?

Duda 07/05/2023

Só li por causa do vestibular ?
Tem várias coisas que me deixaram tipo ?
Meus profs falam que não pode ter o censo crítico de agora, pq o livro é de uma época diferente e blá blá. Mas, mesmo assim, teve momentos que a militância do twitter baixou em mim. Tirando as "problemáticas" é bem legal e retrata o Romantismo no Brasil