A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Jane59 29/04/2023

A moreninha
Um clássico nacional ? confesso que quase abandonei, a linguagem é difícil de entender. Mas com o passar dos capítulos fui me acostumando. É muito interessante a história de Augusto e Carolina, vários momentos tristes e engraçados tbm. Recomendo ?

Guerra 28/04/2023

Me surpreendeu
Quando eh livro de escola parece q minha animação pra ler diminui em 1000%
Mas eu me surpreendi demais com A Moreninha!!! Um romance clichê, meio ??? pensar nele acontecendo hoje em dia, mas o engraçado eh que para a época era normal. Achei a escrita tranquila (não tão tranquila quanto o restante dos livros que eu leio, mas tranquila para compreender) e a história realmente me interessou. Achei engraçado, dei risadas sinceras.
O final do livro me arrepiou KWKWKWKWKWK não estava esperando por aquilo.
Resumidamente eh isso ?

Amanda.Ripoll 24/04/2023

Demônio de menina
A "demoninha", como chamada por seu admirador, se trata de uma leitura complexa pela escrita antiga, mas um bom enredo.

Recomendo a leitura por se tratar do primeiro romance brasileiro, mas já vou logo dizendo: ele contém conteúdos que podem causar ranço a quem os lê.

Apesar de falas racistas e o romance de adultos com crianças (literalmente tiradas de suas bonecas para o casamento), o que é até compreensível pela época, é um bom livro.

Raianna 24/04/2023

Romance Romântico
Este livro é a porta de entrada do Romantismo do século XIX. Traz uma perspectiva de como o amor sobrevive às fadigas do tempo. Embora seja um livro que transcreva a crítica do amor arranjado pelos pais de jovens na época, contrasta com o amor moderno. Leitura obrigatória para alguns vestibulares. Recomendo ??

Lara590 18/04/2023

É uma história muito complicada de entender, mas é uma leitura rápida por conta do PDF,eu li por conta de um trabalho de escola e alguns pontos são interessantes

Araujo 16/04/2023

Encantador
Li na infância e reli agora como adulta. Um clássico que, embora se arraste na narrativa, não perde a majestade. Augusto e Carolina sai um encanto.

Dayana.Chalegre 16/04/2023

Confesso que só li esse livro pq era para uma prova na escola.as gostei.

Gostei tanto que li duas vezes.

Lett 15/04/2023

Comecei a ler esse livro mas dps desisti e apelei pro audiobook, como é um livro antigo a linguagem é bem difícil, por isso resolvi apelar pro áudiobook.
Gostei mto do livro mas o ?plot? foi mto previsível

lele 14/04/2023

Li o livro pela escola. Tive certa dificuldade para me envolver, mas quando aconteceu, gostei! Não há nada de surpreendente mas é de extrema importância para a literatura brasileira

Celina 12/04/2023

A leitura não me envolveu :(
confesso que comecei a ter ?gosto? da metade pro final. talvez nem na metade.

Não sei se foi a edição que li ou se é assim mesmo, mas tinha algumas palavras diferentes/erradas, palavras que não entendi, frases que me deixaram ????; vai ver não li com tanto foco mas enfim.

Desculpa literatura brasileira ?

CallmeA. 09/04/2023

Que brega... Amei!! ?
É fato que é bem nítido o final dessa história depois que você conhece a história dos personagens. Mas é um romance gostosinho, leve e bem clichê, o que não é um ponto negativo para a obra. Ao contrário! Deixa a história bem fofinha.
É estranho pensar na diferença de idade entre os amantes, maaaas...
Ri muito em algumas partes e até sofri com as amarguras de Augusto e Carolina, mas feliz estou pela publicação da obra de Augusto... ops! De Joaquim Manuel de Macedo!