A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

QuemDisse 22/11/2023

Um clássico é um clássico
O que eu gosto nesse livro é que os personagens são debochados, são divertidos e engraçados. E claro, emocionados como eu.

Aleckssandra0 20/11/2023

A Moreninha
O romance "A Moreninha" inaugurou o romantismo no Brasil, o livro foi publicado em 1844.

A história do livro relata a vida de quatro estudantes de medicina durante um final de semana, em que no feriado de Sant?Ana eles vão para ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
Augusto, Leopoldo, Fabrício e Filipe vão passar o feriado na casa da avó de Filipe. Augusto, um dos namoradores do grupo, foi desafiado por Filipe a conquistar uma das meninas. Sendo assim, ficou combinado que se ele se apaixonasse por uma delas, deveria escrever um romance. Do contrário, Filipe o escreveria.
E assim se tem o desenrolar da história.

Li esse livro por causa de um trabalho de português, a história é boa porém não é um livro que me cativou, e para mim foi dificil entender algumas coisas por causa de muitas palavras que não conhecia mas foi interessante ler para conhecer sobre livros importantes para a literatura do Brasil.

Tábata Kotowiski 20/11/2023

Tentei, mas não gostei. Sei que tenho que levar em conta a época em que foi escrito, mas é difícil se identificar com um livro machista tão datado. As mulheres estão na história simplesmente para atender os homens. Elas são fúteis, só sabem falar de roupas e mal de outras mulheres (aos olhos dos homens, é claro). Augusto é um personagem raso, chato e tem zero carisma. A história toda é sem graça e previsível. Inclusive o plot twist no final.

vero 12/11/2023

Esperava uma história enfadonha e repleta de palavras difíceis e termos desconhecidos, e o que encontrei foi uma história clichê, que te faz querer chegar ao final ? mesmo que você já saiba qual será esse ?, além de nos levar ao Brasil burguês do séc. XIX. Um amorzinho de história; leve, divertida e romântica!

grlwithatfanci 09/11/2023

Como um bom vinho!
Esse é, para mim, daqueles livros que só melhora com o tempo, sabe? Li há anos e já amei, mas numa releitura, a paixão só cresceu. A leveza da trama e os diálogos animados fazem desse clássico brasileiro um convite perfeito para quem quer se aventurar nos clássicos do nosso país, mas ainda tem algum receio.

Além disso, a ambientação no Rio de Janeiro do século XIX oferece um panorama histórico muito bom. Os costumes da época são habilmente retratados e proporcionam uma viagem no tempo que enriquece a compreensão do contexto cultural. É uma ótima obra do Romantismo brasileiro, recomendo demais a leitura!

Yeda.Jesus 03/11/2023

Foi bom, compreendi bem e acompanhei o ritmo, apesar de no começo me perder um pouco na leitura, o final achei uma dúvida que não foi saciada o que me deixou com gostinho de "Quero mais".
Super recomendo para pessoas que gostam de romances curtos mas completos.??

luna¿ 22/10/2023

Aborda várias críticas sociais que na época eram normalizadas, a leitura é tranquila, amei a experiência.

mari 20/10/2023

Razoável
Um trabalho da escola foi baseado nesse livro, é um livro bom só que não é muito do meu estilo de leitura.

Michelle 18/10/2023

A Moreninha
Um conto marcando o romantismo, contendo possibilidades de garantir risos e sutil enfadonhamento, rs

Keysla.Santos 17/10/2023

Opinião sobre A moreninha
Opinião:

Odiei esse livro, muitas palavras difíceis e a história muito mal desenvolvida. Entendo que é um clássico e é muito da escrita da época e muito problemática.
Eu só li esse livro por ser um trabalho de escola, sobre o Romantismo

Tau 17/10/2023

Gostei muito mais do que eu esperava, apesar de ser um clássico a leitura é bem simples. a única questão que me causou incomodo foram os últimos capítulos, que com o decorrer da história se tornaram maçantes.

Anna.Marciano 16/10/2023

Livro criativo para a época
O começo é uma conversa afiada sem fim...
A protagonista tem certa avideza, porém não entendi nem metade do livro por causa de sua construção complicada na escrita.
A partir do meio do livro a história se torna contagiante e com elementos inovadores para época, com direito até de julgamento com advogados e júris.
O final é dramático demais.

maju 12/10/2023

Li para fazer um trabalho. Gostei da experiência de ler uma mas primeiras obras do romantismo no Brasil.

Maria 09/10/2023

A Moreninha
Estava lendo esse clássico sem expectativas nenhuma, mas ele me surpreendeu muito! O autor foi muito bem articulado, e embora seja um romance da época da escola literária romancista, eu me prendi muito a história, e isso me fez lembrar o quão bom é ler clássicos da literatura. ???