A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Bookdreamer 25/07/2023

Salvando um pequeno resumo e minha opinião sobre...
Eu li mais pra entender a escola literária do romantismo, e é isso que eu tenho feito ultimamente, então vai ser um resumo com um pouco da história.
Pra falar a verdade, eu não achava que ia... Gostar kkkkkkk, vi uma ideia por cima, mas por ser uma leitura um pouco rebuscada, ainda tive minhas dificuldades pra entender. Apesar do contexto histórico em si, e de, infelizmente ter um cenário escravista, a história da Carolina (a moreninha) e de Augusto, como o próprio precursor pro romantismo no Brasil, tem muitas características da escola literária e, ainda assim, é até interessante. Se tivesse sido um pouco mais simples, ou até mais atual, eu teria adorado. A menina é retratada com toda sua delicadeza, mas ao mesmo tempo, é cheia de vida e está sempre encantando a todos, tendo sua descrição como uma pessoa que rouba a cena (e os corações). A proposta da história foi bem legalizinha, duas crianças que se encontraram e brincam na praia, depois fazem uma promessa que se casarão quando mais velhos (mesmo sem saberem os nomes um do outro), que, depois de tanta desilusão amorosa, e até um certo enemies to lovers de época, se encontram anos depois. Isso sem contar a aposta que os amigos de Augusto fizeram que, se ele, o "namorador", amasse a uma só mulher por 15 dias ou mais até determinada data, ele teria de escrever um romance... E aí está, a moreninha kkkkk

Lala 23/07/2023

Aquele clichê bem feito
Eu jurava que esse livro não era pra mim: primeiro que eu não costumo gostar de romance (história de amor), segundo que eu não costumo gostar de clichês. Mas desse eu gostei kkkk.
O que mais me surpreendeu nesse livro é que ele faz com excelência tudo que ele se propõe a fazer. A ideia é ser uma história fofinha e engraçada, e ele abraça isso com gosto e entrega muito.
Os personagens são muito carismáticos, gostei muito da Carolina com todas as suas ironias e sagacidade, e do como o amor entre ela e Augusto é algo gradual. No início ele acha ela feia e chata, mas aos poucos vai notando a beleza e as qualidades dela e o processo disso é muito legal de acompanhar.
O que mais me ganhou foi o bom humor do Macedo, tiveram cenas que me fizeram rir demais e ele tem uma ironia que não poupa ninguém, com um gosto por situações constrangedoras e absurdas.
A escrita é muito fluida e gostosa de ler, o que me surpreendeu, afinal, esse é praticamente o primeiro romance (prosa longa) brasileiro. Eu achava que seria lento, mas não. É rapidinho, fácil e realmente entretém. Além disso, notamos várias características do início do romance, como o narrador sempre dialogando com os leitores (o que eu amo), brincadeiras metalinguísticas e uma forte autoconsciência do espírito do movimento romântico.
A ambientação na ilha também é muito bem feita e passa uma vibe de livro pra ler na praia. As interações entre as pessoas da casa é muito divertida de se acompanhar e você fica torcendo por quem você gosta e contra quem você não gosta.
O final é bem previsível, mas essa é claramente a proposta, o que torna tudo muito satisfatório pro leitor, deixando o coração quentinho.
Salvo os costumes bizarros da época (eu ignoro os 14 anos da Carolina) acho que a obra até hoje tem um estilo narrativo muito atual, e uma fórmula que é muito repetida atualmente em filmes de romance, sendo que muitas vezes senti que estava lendo uma boa e velha Sessão da Tarde hahaha

Daniela476 22/07/2023

Simplesmente perfeito!
Sinto no fundo do meu coração que era disso que precisava, de um romance antigo, enemies to lovers e bem curtinho!
O livro é lindo, simples e encantador, a escrita do autor é envolvente e solta, dá um sentimento de pertencimento, incrível.
Devo admitir que chorei com o final de tão fofo e leve.

Isabelalalala 22/07/2023

Deixa-te repreender de quem bem te ama
"...que, ou te aproveita ou quer aproveitar-te". Precisei colocar no título dessa resenha essa frase dita pelo autor no começo do livro porque ela foi, sem dúvida, fundamental para eu de fato ler a obra com carinho e poder pontuar coisas aqui e ali.
Primeiramente, não se nega que, de fato, Joaquim Manuel de Macedo fez um perfeito exemplar do romantismo na prática. Emoção e drama puro, fantasias e mitos...chega a ser bonito o quão esse livro aborda tais conceitos e é, sem dúvida, uma relíquia nacional. Me senti envolvida com os personagens e o desenrolar dos fatos, mesmo a história não sendo longa. Grifei muito, poesia atrás de poesia.
Sendo um clássico, o cenário e os costumes são análogos a época abordada, o que entra, aí, no título dessa resenha e no pedido do autor no começo da obra : criticar e aconselhar. Sempre importante, no momento de ler esse tipo de livro, enxergar a evolução social que sofremos do período da obra até o momento em que vivemos. Augusto, sendo um estudante de medicina, apaixonado por uma menina de 14 anos que brinca de boneca, é, no mínimo, perturbador, visto que justamente a infantilidade e a inocência que o cativava. Esse tipo de situação é incabível atualmente, mas era perfeitamente aceitável no momento vivido. Talvez isso afete sua experiência de leitura, como eu vi que atrapalhou de muita gente. Mas, levando o pedido do Joaquim a sério, de ver o carinho que ele teve ao escrever isso, eu me senti perfeitamente capaz de entender as circunstâncias e apreciar o livro como documento, eu quis mesmo aproveitar!
Acredito que muitos, de fato, precisam ler esse livro, mas poxa, recomendo muito você ler por interesse próprio também! Fiz isso e tenho certeza que apreciei muito mais do que teria se tivesse lido quando a escola me recomendou. Apreciem a literatura nacional!
"Amor?...amor não é efeito, nem causa, nem princípio, nem fim, e é tudo, tudo isso ao mesmo tempo".

Laurabruzzon 21/07/2023

Que livro bom!!! Com certeza virou um dos meus favoritos. Os personagens são bem elaborados e eu me apeguei a cada um, não sei pq demorei tanto para ler.

Aila 20/07/2023

História é boa mas é um pouco difícil de entender pela forma de escrita da quela época. Mas se entende um pouquinho de dificuldade.
Mas é boa é ao mesmo tempo enrolada a história

Karolina 18/07/2023

Uma boa leitura porém
A moreninha era um dos meus romances favoritos quando era pré adolescente, mesmo sendo um livro clássico o entendimento é bem fácil e tem um ritmo bom. Algo que na época, acredito por ser jovem e inocente, não me atentei no que pode interferir e a problemática da diferença de idade dos personagens. Principalmente pelo fato da Carolina ser uma pré-adolescente, 14 anos, com jeito totalmente infantil e o seu romance com um homem maior de idade, 19-20, que já está na faculdade. Óbvio que é preciso levar em consideração o período que o livro foi escrito e que a situação não era nem um problema/crime pra gerar polêmica. Acho válido para estudo da época, da escrita do autor mas sempre levando em consideração essa ressalva importante.

Michelly51 06/07/2023

Chatão?
Tive que ler por conta de trabalho e prova, então já da p imaginar que n seria uma experiência lá muito boa né kkkkkk.
Sla, chato d+, n tenho muito o que dizer.
Sei que é um tal clássico e foi lançado lá pra 1800 e pouco se eu n me engano, mas é bem sem sal kkkkkkk, romance chato e bobo. Amo romance e consegui odiar?.

VitAria947 01/07/2023minha estante
Tbm não gostei muito do negócio da idade, mas o livro é bom

Emillie2 01/07/2023minha estante
Fiquei assim ? com a idade, mas amei quando o Augusto chamou as 4 lá que falaram mal dele e começou a contar as coisas que ele ouviu falando que era um fada, elas saíram tudo chocada e a Carolina entrando contando às dele, foi muito bom.

Emillie2 01/07/2023minha estante
*uma

VitAria947 01/07/2023minha estante
Simmm

Loitora 28/06/2023

Odiei e gostei ao mesmo tempo.
Adorei o fato dos títulos de cada capítulo serem super criativos e não darem spoiler simultaneamente, algo bem incomum nos livros de hoje. Além de retratar alguns assuntos profundos de forma leve e sintética. Um verdadeiro clássico romantista.

"Assim como o grito tem o eco, a flor o aroma e a dor o gemido, tem o amor o suspiro; ah o amor é um demoninho que pede pra entrar no coração da gente ..."

Porém, é muita retratada a clara diferença de idade entre eles, enquanto um tem 23, a outra tem 15??!! Não é nem a diferença de 8 anos em si, mas sim as faixas etárias distintas de cada um deles, o fato de que

*Spoiler*
ele se apaixonou por uma menina de 8 ANOS quando tinha 13, justamente pelos seu traços infantis e "fofinhos". E também, é claro que ela ainda é muito imatura e brincalhona para se estar em um relacionamento, o que deveria ser natural para sua idade. Odiei que eles romantizaram esse assunto. Além disso, eu sei que é um romance de uma época em que isso era normal, porém, não dá pra ler algo sem relacionar com a realidade atual e simplesmente ignorar sua problemática.

"O pai de família tem os filhos, o senhor os seu livros e eu, QUE SOU CRIANÇA, tenho minhas bonecas..".

Kate.Chitarrelli 27/06/2023

Isso aqui é perfeito!
Moreninha exemplifica perfeitamente a época romântica brasileira. As declarações de Augusto, a paixão arrebatadora que ele sente a ponto de ficar doente, o reencontro deles depois de apenas alguns (angustiantes) dias separados.
E a Moreninha! De fato ela é uma diabinha, brincalhona e que se deleita com o sofrimento dos outros. Esperou até o último momento pra acabar com o sofrimento do pobre Augusto.
Tenho um carinho enorme por esse livro e pela ilha de Paquetá. Palavras não descrevem meus sentimentos por esse livro.
?Ora, o tal bichinho chamado amor é capaz de moldar seus escolhidos a todas as circunstâncias e de obrigá-los a fazer quanta parvoíce há neste mundo. O amor faz o velho criança, o sábio doido, o rei humilde cativo; faz mesmo que o feio pareça bonito e o grão de areia um gigante.?

luiza.uf 27/06/2023

A MORENINHA
Leitura maçante demais, concerteza clássicos não faz meu tipo e provavelmente eu não consigo aproveitar esse tipo de livro

Bruno1107 25/06/2023

A Moreninha
Li esse livro por conta da escola, e é um livro até que bom

A Moreninha é um romance clássico brasileiro bastante famoso, acredito que era um livro melhor na época em que foi escrito.

A Moreninha é um livro bem datado na verdade, percebido pela cultura e sua escrita. A obra há também um plot bem óbvio.

É um livro interessante, mas é necessário paciência para lê-lo.

Coconutbuny 18/06/2023

Clássico que vale a pena
Sempre me impressiono com clássicos. Mas acredite se quiser, esse foi um dos poucos que me prenderam DESDE O INÍCIO.

Que leitura boa, viu? Li ele de um dia pro outro, mesmo cheia de coisas pra fazer porque é um tipo de livro que mesmo com tudo pra fazer você simplesmente deixa por ele.

Lembro o nome dos personagens? Um pouquinho. Mas a história nunca foi esquecer!!

Uma perfeição, i loved.