A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Michelle 18/10/2023

A Moreninha
Um conto marcando o romantismo, contendo possibilidades de garantir risos e sutil enfadonhamento, rs

Keysla.Santos 17/10/2023

Opinião sobre A moreninha
Opinião:

Odiei esse livro, muitas palavras difíceis e a história muito mal desenvolvida. Entendo que é um clássico e é muito da escrita da época e muito problemática.
Eu só li esse livro por ser um trabalho de escola, sobre o Romantismo

Tau 17/10/2023

Gostei muito mais do que eu esperava, apesar de ser um clássico a leitura é bem simples. a única questão que me causou incomodo foram os últimos capítulos, que com o decorrer da história se tornaram maçantes.

Anna.Marciano 16/10/2023

Livro criativo para a época
O começo é uma conversa afiada sem fim...
A protagonista tem certa avideza, porém não entendi nem metade do livro por causa de sua construção complicada na escrita.
A partir do meio do livro a história se torna contagiante e com elementos inovadores para época, com direito até de julgamento com advogados e júris.
O final é dramático demais.

maju 12/10/2023

Li para fazer um trabalho. Gostei da experiência de ler uma mas primeiras obras do romantismo no Brasil.

Maria 09/10/2023

A Moreninha
Estava lendo esse clássico sem expectativas nenhuma, mas ele me surpreendeu muito! O autor foi muito bem articulado, e embora seja um romance da época da escola literária romancista, eu me prendi muito a história, e isso me fez lembrar o quão bom é ler clássicos da literatura. ???

Larissa 09/10/2023

Que livro fofo e leve. Se tornou o meu romance BR preferido, a leitura é leve, o casal é adorável, parece uma comédia romântica, não apenas pelo casal mas também pelo cenário ao redor deles...os outros personagens.
A história de amor dele é digna de livro mesmo, fico feliz de ter terminado com o Augusto afirmando que iria escrever o romance deles. Juro, recomendo muiiito.

Isaqsf 05/10/2023

Bem, o que falar de um livro que é um marco na literatura brasileira?

Livro leve de se ler, bastante engraçado e as vezes um pouco pueril! Porém, é um livro que te prende de certa forma.

O mais interessante é que ele traz à tona, a ideia de "amor", então curto espaço de tempo.

E quem diria, os protagonistas com ideias totalmente diferentes de seu tempo, no quesito do amor tradicional, não conseguem evitar e são tragados por um puro sentimento que nasce de maneira diferente e inefável!

Diego980 25/09/2023

Tranquilinho
Um clássico sem polêmica não é clássico. Tirando o fato da época que foi escrito, é comum que a moreninha tenha seus pretendentes aos 14 anos de idade. Fácil leitura, com disposição e tempo de lê em 1 dia

Maria.Fernanda 22/09/2023

A Moreninha
Como já disse antes, amei, fiquei confusa e fiquei feliz com o final. Em si o livro e bom, mas para quem se distrai fácil é complicado por que tem algumas palavras difíceis e vc tem que ficar lendo o significado ( que já está no próprio livro) e pode até se atrasar na leitura, além de ficar atrapalhado. Mas é uma leitura culta, vc sai sabendo de várias coisa, aprende um pouco sobre a amizade, compaixão e amor

Keysla1 20/09/2023

Resenha do livro: A moreninha
A historia com seus principais protagonistas Augusto e Carolina. Augusto seus amigos Felipe,
Fabrício e Leopoldo, estudantes de medicina, foram passar o feriado na casa da avó de Felipe, em Paquetá.
  Antes de irem viajar Felipe, Fabrício e Leopoldo fizeram uma aposta com Augusto, pós ele era mais "mulherengo" do grupo, se ele se apaixonar por uma garota por quinze dias  ou mais, ele vai ter que escrever um livro de romance
    Ao chegar na casa da avó de Felipe onde eles iriam passar o feriado, o grupo conhece Carolina, a moreninha, irmã de Felipe e suas primas Joaquina e Joana
   Carolina É uma menina travessa, que ama pegar peças as pessoas. Augusto via carolina uma garota "sem noção", porém com o tempo com a convivencia Carolina começa conquistá-lo
  Fabrício e Joana começar a até um romance e por fim os problemas nele, então ele pede ajuda para Augusto para fazer um plano que causaria o termino do casal, Augusto não concorda e por fim, os dois brigaram. Durante um jantar Fabrício expõe como Augusto é em seus relacionamentos, como esse "exposed", as mulheres se afastaram dele menos Carolina, pós ela ficou encantada com Augusto por que  ele não esconde ser inconstante no amor.
Augusto conta pra avó de Felipe, o porque ele é assim em seus relacionamentos, Quando eu era criança conheceu na garanto na praia os hoje amor eterno em uma esmeralda no camafeu. No final do livro descobrimos que Carolina é a criança na qual ambos juraram amor eterno

Opnião:

Eu só li esse livro por ser um trabalho de português sobre o Romantismo, odiei esse livro são muitas palavras dificeis e a historia é muito mal desenvolvida.
Compreendo que o livro é um clasico, de 1900 ou 800, mesmo assim n gostei do livro e oque devia ser o plot twist não foi tão "emocionante" ja que você ja sabe que de cara a moreninha é Carolina

eduardacubxs 19/09/2023

Me surpreendeu de um jeito tão bom!!!
Eu esperava uma leitura bem maçante e difícil mas pelo contrário, no finalzinho da história eu não conseguia mais largar o livro

o autor se saiu muito bem experimentando o romantismo, a gente consegue sentir todas as características dessa escola literária de forma tão vívida que se torna cômico, em muitos momentos eu me peguei rindo dos sentimentalismos dos personagens

é óbvioooo que existem muitas problemáticas no livro (sendo a idade dos dois protagonistas o que mais me incomoda) mas é muito importante considerar o contexto histórico da época, é impossível e desumano desconsiderar toda uma obra por ela simplesmente retratar o que acontecia na sua época

é um livro perfeito pra quem quer conhecer mais do romantismo brasileiro principalmente se você já ama os clássicos e essa escola literária