A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Gabi.Dreher 15/09/2023

Moreninha
Um livro curto, mas com uma leitura muito cansativa, na minha opinião, demora muito para a história realmente começar e se desenvolver.

Você começa a entender que os personagens principais se conheciam quando era menores demora muito tempo.

Não lembro quantas vezes eu o abandonei pois estava muito lento.

Esse livro é uma leitura para pessoas que tem paciência em esperar a história acontecer paulatinamente, coisa que infelizmente eu não consigo ter.

Anadswan 12/09/2023

Não é o meu estilo de livro, então pra mim foi PESSIMO. o áudio book foi mt bom SKSKSSKK me tirou risadas pq o audiocult podcasts eles fazem como se fosse um teatro ent ficou legal. Mas no geral o livro pra mim é ruim ?

Débrinha 12/09/2023

A moreninha
O romance relata a vida de quatro estudantes de medicina durante um final de semana.

No feriado de Sant?Ana um grupo de amigos estudantes de medicina vão para ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

Augusto, Leopoldo, Fabrício e Filipe vão passar o feriado na casa da avó de Filipe. Augusto, um dos namoradores do grupo, foi desafiado por Filipe a conquistar uma das meninas.

Sendo assim, ficou combinado que se ele se apaixonasse por uma delas, deveria escrever um romance. Do contrário, Filipe o escreveria.

Achei o começo um pouco difícil de compreender, tem algumas cenas sem nexo e de difícil compreensão.

Bianca 04/09/2023

Eu me assustei no inicio com a linguagem, mas me acostumei e acabei me apaixonando por essa historia

Bunny.xs 04/09/2023

Meu clássico preferido
Esse livro é lindo, gosto muito do desenvolvimento do livro, a história é simplesmente fantástica e algo que dá gosto de ler, principalmente para quem ama a escola literária do romantismo que no caso é minha predileta!??

Liv 02/09/2023

Achei que seria uma leitura entediante e difícil, mas na real a história é interessante até e a linguagem não é tão difícil.

Danielle665 30/08/2023

Por incrível que pareça eu gostei!
Acho que temos muito preconceito com a literatura clássica, mas se você ler pensando nos ideais da época e entende o geral dela você acaba gostando!
O livro aborda os temas românticos e ideais da época sendo bem leve e até cômico.

Carol 27/08/2023

A moreninha
Uma leitura leve e muito doce! Senti várias emoções com augusto, em um momento eu já sentia a confusão de Augusto como se fosse minha e o amor de Carolina comi se fosse meu também!. Me identifiquei muito com a história, é um enredo perfeito aos que querem amar. Esse livro é essência!

Tati.Lima 25/08/2023

Esse foi bonito...
Eu sou uma leitora extremamente curiosa, eclética, aberta a todos os gêneros de leitura, e principalmente de fases. No momento, estou curiosa sobre livros antigos, com escrita antiga, o que permite fazer comparações sobre os valores da época. A linguagem desse livro é antiga, mas leve, e nem tão complicada ou cansativa, como foi em Iracema. Desculpem minha ignorância, já que em Iracema, a linguagem usada é a indígena do tupi guarani. Aqui no caso, achei uma história de amor, com uma conotação muitas vezes contraditória e presa as dificuldades e ranços de uma sociedade extremamente autoritária, que quer determinar tudo, até mesmo decidir com quem as pessoas podem se casar. Tem muito literatura européia envolvida e transborda um extremo preconceito, o que era totalmente absurdamente normal nessa época. Mas apesar disso, é uma história de amor que envolve o leitor, mesmo com taaaanta coisa contra, a história de amor do casal é bonita. E o reencontro deles é muito bonito, valeu a pena demais esse final, a meu ver, foi muito satisfatório.

Obaminhalagel 23/08/2023

Não gostei
Achei a história muito vaga e sem pé nem cabeça, mas muito disso vem por ter sido uma leitura escolar forçada, que faz o livro perder todo o encanto

reginasamyla 21/08/2023

Incomum
Preciso dizer que a experiência foi realmente algo diferente do que eu estava acostumada. Esse livro é de 1844, então pra mim foi outro universo. Fala-se muito corriqueiramente sobre os escravos, a idade das personagens também me chamou atenção, enfim. Porém, a leitura foi quase impossível pra mim. Expressões como ?Descoser o breve?, o que isso quer dizer? Me senti lendo um livro em outro idioma. Também não achei a história grande coisa. Infelizmente não é uma obra que vou ?levar para a vida?.

anynwxs 20/08/2023

Interessante.
Comecei esse livro por "obrigação", então não era algo que eu gostaria de ler. Mas a história até que me surpreendeu, mesmo sendo um pouco problemática. A escrita com certeza não é pra mim, e em alguns momentos ler estava uma tortura, mas os personagens são divertidos (tanto quanto possível) e a história é interessante. Pra mim, se estivesse escrito em uma versão mais atual, eu adoraria ler.

Ayla 19/08/2023

é um romance com uma escrita beem rebuscada, então foi meio difícil de compreender, principalmente no começo
li por causa da escola mesmo
não é chato, confesso que gostei bastante de algumas partes, mas esse final foi meio ??

Manuela28 09/08/2023

MINHA OPINIÃO
Primeiramente é bom pontuar que entendo a importância do livro sobre seu contexto social e a época, por se tratar do romantismo brasileiro. Por se tratar de um livro romântico é óbvio que vai ter as características românticas e sinceramente acho que esse tipo de livro não é para mim, ou é a forma como o autor trabalhou isso. Uma das coisas que me incomodou bastante é a questão da diferença de idade entre a moreninha e o Augusto na época pode ter sido normal mas fiquei incomodada. Outra coisa é a narrativa que se mostrou bem lenta e não achei que estava progredindo em muita coisa, e a reviravolta para mim se mostrou bem digamos que previsível quando você começa a "ligar os pontos".