Insônia

Insônia Marcelo Carneiro da Cunha

Resenhas - Insônia

Joh 20/09/2016

Minha primeira paixão pelos livros
Eu li esse livro há 7 anos atrás, e posso dizer que se hoje eu gosto de ler devo a esse livro. Nunca tinha terminado de ler um livro na vida, as professoras passavam trabalhos literários e eu achava que estava pagando algum pecado, não lia o livro e sempre pegava os "resumos" dos colegas que tinham lido. Até que um dia eu subi na biblioteca com umas amigas para pegar uns livros pedagógicos e então uma amiga que tinha o costume de ler viu esse livro e leu a sinopse, eu dei uma olha e logo de cara me chamou a atenção, a capa diferente com cores vivas e lindas, quando virei o livro e li a sinopse vi que trava de assuntos super juvenis me bateu aquela curiosidade de saber a historia.
Devo dizer que a historia me prendeu e me fez "comer" o livro não ler, e quando terminei eu já estava louca para ler mais livros.
Agradeço ao Marcelo carneiro por me apresentar o mundo da leitura e me envolver nele.
Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!
E para os que dizem que Livros brasileiros são ruins só digo uma coisa "livros brasileiros são bons sim e esse é uma prova disso".
Giovana.Lins 23/05/2019minha estante
MEU JESUS AMADO, esse é o comentário da minha vida, faça de suas palavras, as minhas. Eu acabei de ler "Insonia", confesso que peguei o livro por pura pressão, todos os dias que chegava da escola, minha mãe me cobrava um livro pra ler, nunca gostei muito de ler, minha praia mesmo é falar e falar. Porém esse livro dever ter algum toque de magia, ele é incrível, foi o único livros dentre anos que conseguiu prender minha atenção, eu realmente queria conhecer o auto e parabenizado ele pessoalmente, porque ele sim é um cara de muito talento. Em um certo dia ouvi a frase " se você não gosta de ler é porque não descobriu do que gosta" e eu nunca levava a serio, mas hj eu posso garantir que é a PURA VERDADE.

Giovana.Lins 23/05/2019minha estante
Parece que nossos gostos para livro são os mesmo, então se tiver um outro livro que vc tbm gostou, me indique, pfv

Tiago Ribeiro Santos 15/01/2009

A premiação deste livro pela União de Escritores do Brasil, em 96, é justíssima.

Considero Insônia o livro mais belo que li em 2008 e fatores para isso não faltam: a começar pelo contexto da obra. Justamente no momento em que vivemos a virtualidade, onde paixões e namoros podem acontecer através de uma simples tela e teclado, o autor, com quase 40 anos, escreve em primeira pessoa a vida de uma menina coberta por incertezas amorosas onde uma delas está na internet. Ainda, se utilizando de uma linguagem adolescente na tentativa de transmitir a realidade da personagem principal e, conseguindo isso com perfeição.

Um livro que tive o prazer de ler, praticamente, sem sequer larga-lo no almoço, chegando a ler até mesmo de pé pelos corredores de um edifício.

O livro está dentro da literatura infanto-juvenil, mas, mesmo assim, capaz de deixar qualquer adulto emocionado. Qualquer adulto como eu.
Adriana.Lopes 02/02/2015minha estante
Verdade Tiago... lembrei dele a poucas horas quando procurava um livro infato-juvenil para fazer uma síntese para o programa de bolsa que faço parte. Lembro que o li ainda no ensino fundamental e também não conseguia parar de ler, cheguei a entrar na personagem, e foi a primeira vez que fiz uma reflexão e tanto da minha vida.
A leitura é linda e confortável.

alessa_fragnello 07/01/2023

Irrealista e superficial é assim que descrevo a leitura
Li esse livro como leitura obrigatória para a escola e o que posso dizer é que cada minuto de leitura foi excruciante; custei muito para terminar o livro.
Certamente esse não é um livro que se preocupa em inserir o leitor no contexto da história. Isso porque nos poucos momentos em que o autor descreve detalhes sobre o ambiente e os personagens, o faz de forma muito superficial e pouco empática.
Como adolescente me senti injustiçada e pouco representada, pois, na minha concepção, o autor traduz essa fase tão importante da vida de uma forma simplista e fantasiosa. Os personagens são rasos e não apresentam uma personalidade singular ou mesmo um caráter. São reduzidos a um conceito genérico da adolescência: de rebeldia, de exploração no âmbito sexual e de irresponsabilidade.
Creio que essa obra tinha grande potencial, poderia ter se aprofundado nas descobertas dessa fase de transição entre a infância e vida adulta e no que ela representa na formação do ser. Nesse sentido, seria importante ao escritor, enquanto adulto, buscar conhecer a visão dos indivíduos alvo da obra e buscar estudar a psiquê e as formas de agir e pensar desses indivíduos.
A impressão que me passa é de uma história repleta de PRÉconceitos, que tenta envolver jovens na leitura utilizando a "linguagem atual", mas peca ao reduzir o enredo a um clichê genérico.
Isadora243 07/01/2023minha estante
Falou tudo ???????

Bru 24/08/2021

Insônia
A minha primeira reclamação são as gírias, coisas como "Galisteu", "Chico", "Super isso" e "Super aquilo", e que são muito decorrentes durante a escrita, e que tornam a história totalmente cansativa.

Outra coisa que me incomodou muito foi uma parte específica, quando o autor coloca em uma das conversas da Cláudia com seu pai, que a escravidão foi um "avanço para a sociedade", diminuindo totalmente um dos maiores horrores da nossa sociedade.

E sem falar que romantiza algo sério como a exposição de uma conversa com um total desconhecido.
Aonde um garoto, o Daniel que seria o "mocinho", de 18 anos que está na faculdade, manda e-mails e tira fotos dela andando pela rua como se fosse algo natural. E que na verdade é algo bem estranho, e que deveria ser advertido no livro mostrando o quão é perigoso uma adolescente conversar com estranhos, ainda mais que às perseguem, e não ao contrário, estimulando a terem um romance e acharem isso tudo completamente natural.

E o Romance, assim dizendo, é relatado de forma rápida e sem aprofundamento nenhum entre os personagens principais .
Isadora243 17/02/2023minha estante
????????????

angelo 24/09/2013

Muito mimimi
Livro extremamente CHATO. Há poucos acontecimentos e, quando há, são coisas idiotas. Sem falar nas expressões que NINGUÉM USA como "total galisteu" e "total chico". Sei que é um livro YA, mas isso só pode ser definido em uma palavra: LIXO.
Ju 31/05/2014minha estante
Bem se contar que é um livro de 96 era atual na época falar assim

Dhi 23/08/2009

Liiiiiiiiiiiiiiindo
Li ele e reli umas 5 vezes mais ou menos. Tem tudo haver com o mundo moderno de hoje. Gostei muito e indico, uma leitura leve indicada para qualquer momento.

(k) 13/04/2010

Gostei da história mas,
tenho a impressão de uma Cláudia muito exigente, ela deve compreender que não há muitos Homeros.

mari.mcuri 06/01/2024

Total Chico!
Li esse livro pela primeira vez quando tinha uns 13 anos. Fiquei um bom tempo tentando lembrar o nome dele, pra colocar aqui na lista do Skoob, até que, do nada, encontrei ele em uma biblioteca.

Me lembrava muito pouco da história, e confesso que o que me chamou a atenção nele pela primeira vez foi a capa, e foi justamente por isso que eu o reconheci de cara na biblioteca.

Não lembro bem qual foi minha impressão sobre ele na época. Provavelmente eu gostei, mas não o colocaria como um dos meus favoritos.

Relendo Insônia agora, começo a reparar em coisas que não devo ter prestado muita atenção quando era mais nova, ou que simplesmente achei estranho e ficou por isso mesmo.

Cláudia tem menos de 16 anos, mas já tem muitas responsabilidades. Por isso, diversas vezes ela critica os outros adolescentes da idade dela, já que ela parece ser bem mais madura que eles. Apesar disso, é óbvio que ela não é tão madura quanto pensa.

A maioria dos problemas nesse livro são decorrentes da pouca idade dela. Por exemplo, a normalização do consumo de álcool e o fato dela ficar com adultos, incluindo um homem de 27 anos.

Outra coisa que me incomodou foi a história do admirador secreto. A ideia de um romance intermediado pela internet é interessante, e poderia ter sido desenvolvida de maneira saudável, o que não foi bem o que ocorreu.

O livro nos apresenta um garoto obcecado por ela. Ele não apenas fica observando ela na rua escondido, como também pede para um amigo hackear o computador dela, tira fotos dela sem que ela saiba, imprime e cola as conversas que teve com ela na parede, etc.

Tudo isso para no final, aparecer um rapaz tímido e bonzinho. Ele inclusive conta tudo que fez para a protagonista, e ela simplesmente o acha um "garoto estranho", mas acaba confiando nele e se apaixonando mesmo assim, como se tudo que ele fez fosse completamente normal e aceitável.

Acredito que a intenção do autor tenha sido mostrar um jovem tão apaixonado a ponto de fazer loucuras, assim como dizem as poesias que ele tanto gosta. Porém, a forma como isso foi feito acabou sendo bastante problemática.

Apesar disso, por se tratar de um livro bem curto, foi uma leitura fácil e rápida. Valeu a experiência de entrar em contato com essa história novamente, por meio de outra perspectiva.

Lari 07/11/2010

Recomendo
Com toda certeza do mundo recomendo esse livro.
Me apaixonei por esse livro logo nas primeiras páginas pena que eu li ele tão rápido que quando me dei conta a história já tinha acabado e eu estava ali querendo bis.

winie 24/10/2011

Melhor livro
Acho que este livro foi o melhor livro da minha vida pois conta sobre uma adolescente e como estou nesta fase tenho certeza que me identifiquei muito com ele. Eu recomendo este livro mais do que qualquer um.

Heloísa 23/05/2012

Claudia é uma jovem moderna que, por ter perdido a mãe aos seis anos de idade e por morar com um pai genial, mas completamente desligado, viu-se obrigada a amadurecer muito jovem. É ela quem toma conta da casa e, principalmente, de seu pai, a quem adora. Com estas atribuições, não tem muito tempo para curtir a vida como qualquer adolescente normal. Por isso, resolveu que a melhor solução para sua vida talvez seja encontrar a mulher ideal para seu pai, Rafael.Carla é sua melhor amiga , porém muitoo saidinha , ela sempre vive dizendo que Claudia vai ser freira pois não se envolve com os meninos tão facilmente. No final da historia ela conhece Daniel , um de seus admiradores secretos onde ela começa a divertir muito ..

Manu 03/06/2012

Meu momento da vida preferido
Claúdia é uma garota diferente das garotas da sua idade, ela gosta de outras coisas mais como ler livros assitir filmes antigos e tudo mais.
Ela cuida do pai porque a mãe morreu, ela tem que fazer tudo.
Mas quando faz uma viagem pra Florianopólis, ela encontra uma mulher muita legal chamada Andrea, elas viram amigas e Andrea se interessa pelo pai de Claúida...
Bom o livro é muito interessante pra garotas que gostam de ler livors sobre a vida e como ela é pricipalmente pra garotas de 13 á 16 anos que é uma faixa bem dificil, pelo menos acho que quem ler irá se divertir com o mundo dela e como ela passa uma fase meia dificil da vida .

Ayvin Souza 12/11/2012

Insônia - Marcelo Carneiro da Cunha
O escritor Marcelo Carneiro da Cunha foi muito feliz ao escrever esse livro, visto que ele consegue alcançar diferentes dramas indo desde a perda da mãe, o primeiro amor, amizades e o amadurecimento de uma adolescente.
O livro escrito em 1996, não deixa de ser atual, apesar de algumas gírias da época não serem mais utilizadas. O leitor é preso à história de Claudia do começo ao fim, deparando-se com poemas e citações que acabam tornando a historia mais emocionante e interessante.
Cláudia é uma adolescente diferente das outras: por ter perdido sua mãe muito cedo ela acaba amadurecendo e tendo um jeito que não condiz com sua idade, cuidando da casa e de seu pai, que apesar de ser um gênio é um tanto quanto fora do ar; e devido a seus afazeres e preocupações com a casa acaba não tendo muito tempo para sair com seus amigos ou namorar. A história começa a tomar forma quando Cláudia vai para um hotel com seu pai, devido a um congresso que ele participaria; e lá faz amizade com Andrea, uma mulher com espírito jovial, que irá passará a ser sua conselheira e fará parte de sua vida a partir de então. Juntamente com isso, Cláudia começa a receber mensagens de uma rapaz misterioso que se apresenta como Homero, o qual parece saber absolutamente tudo sobre ela: desde quando ela vai ao supermercado até seus gostos literários.
O enredo é muito bom, o leitor se sente envolvido em descobrir quem é Homero, interessado no que acontecerá com Andrea e Claudia, e em dúvida sobre quais serão as escolhas da protagonista. O autor se aproxima realmente da linguagem utilizada pelos adolescentes e mostra as incertezas amorosas vividas por estes; e ainda consegue trazer trechos dos poemas de autores como Sylvia Plath, através das mensagens mandadas por Homero, e mostra como relacionamentos podem começar devido a internet.
Quando eu o li, há alguns anos atrás eu era adolescente e me via na personagem, foi uma ótima indicação de uma amiga, apesar de antes de começar a leitura achar que seria mais um livro com dramas adolescentes porém estava enganada, conforme a história vai acontecendo você acaba se envolvendo com os personagens e pelo o que estão passando, é um livro muito emocionante e fácil de ler.
Enfim foi um dos primeiros livros que li e com certeza um dos melhores e que marca demais, com certeza recomendo a todos. :D

Délya 02/02/2013

Insônia- Marcelo Carneiro
Um dos livros que eu mais li durante minha infância,lembro de ter encontrado ele sem querer em meio a tantas livros da biblioteca municipal da cidade e foi paixão a primeira vista...
É emocionante, engraçado, amigo...
O autor conseguiu fazer uma descrição de todas emoções do mundo adolescente.
Quero ter ele na minha biblioteca se alguém quiser vender!