Insônia

Insônia Marcelo Carneiro da Cunha

Resenhas - Insônia

Joh 20/09/2016

Minha primeira paixão pelos livros
Eu li esse livro há 7 anos atrás, e posso dizer que se hoje eu gosto de ler devo a esse livro. Nunca tinha terminado de ler um livro na vida, as professoras passavam trabalhos literários e eu achava que estava pagando algum pecado, não lia o livro e sempre pegava os "resumos" dos colegas que tinham lido. Até que um dia eu subi na biblioteca com umas amigas para pegar uns livros pedagógicos e então uma amiga que tinha o costume de ler viu esse livro e leu a sinopse, eu dei uma olha e logo de cara me chamou a atenção, a capa diferente com cores vivas e lindas, quando virei o livro e li a sinopse vi que trava de assuntos super juvenis me bateu aquela curiosidade de saber a historia.
Devo dizer que a historia me prendeu e me fez "comer" o livro não ler, e quando terminei eu já estava louca para ler mais livros.
Agradeço ao Marcelo carneiro por me apresentar o mundo da leitura e me envolver nele.
Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!
E para os que dizem que Livros brasileiros são ruins só digo uma coisa "livros brasileiros são bons sim e esse é uma prova disso".
Giovana.Lins 23/05/2019minha estante
MEU JESUS AMADO, esse é o comentário da minha vida, faça de suas palavras, as minhas. Eu acabei de ler "Insonia", confesso que peguei o livro por pura pressão, todos os dias que chegava da escola, minha mãe me cobrava um livro pra ler, nunca gostei muito de ler, minha praia mesmo é falar e falar. Porém esse livro dever ter algum toque de magia, ele é incrível, foi o único livros dentre anos que conseguiu prender minha atenção, eu realmente queria conhecer o auto e parabenizado ele pessoalmente, porque ele sim é um cara de muito talento. Em um certo dia ouvi a frase " se você não gosta de ler é porque não descobriu do que gosta" e eu nunca levava a serio, mas hj eu posso garantir que é a PURA VERDADE.

Giovana.Lins 23/05/2019minha estante
Parece que nossos gostos para livro são os mesmo, então se tiver um outro livro que vc tbm gostou, me indique, pfv

Rezendduda 17/06/2021

Escrita por mim em 2013
A história é narrada por Cláudia, uma garota que perdeu a mãe muito cedo e vivia com o pai. Ela conhece um admirador secreto pela Internet, que é no mínimo interessante.
Claudia vai a uma viagem de negócios com o pai e lá conhece uma garota que vai agitar um pouco as coisas.
Eu, sinceramente, achei que o final deixou a desejar, mas é um livro interessante para ler durante as férias.

mari.mcuri 06/01/2024

Total Chico!
Li esse livro pela primeira vez quando tinha uns 13 anos. Fiquei um bom tempo tentando lembrar o nome dele, pra colocar aqui na lista do Skoob, até que, do nada, encontrei ele em uma biblioteca.

Me lembrava muito pouco da história, e confesso que o que me chamou a atenção nele pela primeira vez foi a capa, e foi justamente por isso que eu o reconheci de cara na biblioteca.

Não lembro bem qual foi minha impressão sobre ele na época. Provavelmente eu gostei, mas não o colocaria como um dos meus favoritos.

Relendo Insônia agora, começo a reparar em coisas que não devo ter prestado muita atenção quando era mais nova, ou que simplesmente achei estranho e ficou por isso mesmo.

Cláudia tem menos de 16 anos, mas já tem muitas responsabilidades. Por isso, diversas vezes ela critica os outros adolescentes da idade dela, já que ela parece ser bem mais madura que eles. Apesar disso, é óbvio que ela não é tão madura quanto pensa.

A maioria dos problemas nesse livro são decorrentes da pouca idade dela. Por exemplo, a normalização do consumo de álcool e o fato dela ficar com adultos, incluindo um homem de 27 anos.

Outra coisa que me incomodou foi a história do admirador secreto. A ideia de um romance intermediado pela internet é interessante, e poderia ter sido desenvolvida de maneira saudável, o que não foi bem o que ocorreu.

O livro nos apresenta um garoto obcecado por ela. Ele não apenas fica observando ela na rua escondido, como também pede para um amigo hackear o computador dela, tira fotos dela sem que ela saiba, imprime e cola as conversas que teve com ela na parede, etc.

Tudo isso para no final, aparecer um rapaz tímido e bonzinho. Ele inclusive conta tudo que fez para a protagonista, e ela simplesmente o acha um "garoto estranho", mas acaba confiando nele e se apaixonando mesmo assim, como se tudo que ele fez fosse completamente normal e aceitável.

Acredito que a intenção do autor tenha sido mostrar um jovem tão apaixonado a ponto de fazer loucuras, assim como dizem as poesias que ele tanto gosta. Porém, a forma como isso foi feito acabou sendo bastante problemática.

Apesar disso, por se tratar de um livro bem curto, foi uma leitura fácil e rápida. Valeu a experiência de entrar em contato com essa história novamente, por meio de outra perspectiva.

meowjess 03/01/2022

Esse livro é maravilhoso
Eu o li pela primeira vez em 2008, e reli ele hoje, me lembro de como fiquei a noite inteira com o abajur ligado para terminar mais rápido, sensação gostosa de nostalgia

Kabrine 28/12/2021

Uma releitura de um livro da infância
Certos livros ficam na memória da gente, com muito carinho e identificação e ao reler insônia eu pude perceber o quando amadureci e entender porque o livro mexeu tanto comigo na época em que o li.

De antemão encontrei problemas que antes não tinha visto como a forma em que Homero ficou aficionado com Cláudia: pensava nela o tempo todo, escrevia para ela, rondava a casa dela para ter um vislumbre dela, imprimiu a conversa dos dois e colou na parede.

E aí fica claro que foi um homem que escreveu esse romance.
As atitudes do jovem, que já era maior de idade e Claudia não, eram um pouco preocupantes e até possessivo.

O pai da Cláudia era muito negligente com a filha, acredito que o autor quis demonstrar que existe muita confiança na filha, porque ela já age como uma adulta por cuidar do pai e da casa, mas deixar a filha sair de noite com desconhecidos dentro do hotel e nem checar de vez em quando como estão as coisas, achei meio assim esquisito.

É uma leitura extremamente agradável mesmo com os maneirismos e gírias da garota e percebi atitudes típicas de adolescente vindo dela, o que prova que ela não era assim tão madura quanto pensava e tá tudo bem, porque é outra atitude de adolescente achar que é maduro para idade quando não é.

Ela de fato é diferente das outras garotas, tem outras responsabilidades, mas (de novo fica claro que um homem escreveu o livro) critica as outras garotas da idade dela porque só pensam em garotos e falam de garotos (o que não é verdade) e mesmo assim o livro girou em torno de... ta dã: garotos! Dela sentindo que falta algo e no fim era um namorado.

winie 24/10/2011

Melhor livro
Acho que este livro foi o melhor livro da minha vida pois conta sobre uma adolescente e como estou nesta fase tenho certeza que me identifiquei muito com ele. Eu recomendo este livro mais do que qualquer um.

Lari 07/11/2010

Recomendo
Com toda certeza do mundo recomendo esse livro.
Me apaixonei por esse livro logo nas primeiras páginas pena que eu li ele tão rápido que quando me dei conta a história já tinha acabado e eu estava ali querendo bis.

Dhi 23/08/2009

Liiiiiiiiiiiiiiindo
Li ele e reli umas 5 vezes mais ou menos. Tem tudo haver com o mundo moderno de hoje. Gostei muito e indico, uma leitura leve indicada para qualquer momento.

Alanna 16/08/2014

Vida de gente grande
O livro Insônia de Marcelo Carneiro Cunha, conta a história da jovem Cláudia, que desde muito pequena leva muitas reponsabilidades. Vivia sozinha com o pai, perdeu a mãe quando era criança. Ele era um cientista muito ocupado, que acabava fazendo com que a filha fosse responsável por cuidar dele. Ela é diferente te todas as outras meninas da sua idade, não era muito de sair, nem de namorar, de festas, essas coisas. O negocio dela era cuidar das coisas do pai, cuidar da casa e estudar. Sempre diz que não tinha tempo pra namorar, até porque os meninos da sua idade eram um tédio na opinião dela. A única coisa que ela tinha de igual às outras garotas, é porque ela tinha uma melhor amiga, um pouco diferente dela, a Carla. Que gostava de festas, e sempre estava de namorado novo. Como diz a Cláudia, a Carla é meio vadia. Mas tudo bem, elas se entendiam e eram amigas, muito amigas. O pai sempre fazia viagens a trabalho, e quando era possível a Cláudia o acompanhava. Eles iriam a Florianópolis dessa vez, só que não seria uma viagem qualquer. Foi nessa viagem onde a Cláudia conheceu a Andrea, uma moça de mais ou menos 28 anos, bonita e muito simpática. Logo ficaram amigas, e a Cláudia achava isso demais, pois nunca tinha tido uma amiga mais velha. No meio disso, a Andrea acabou conhecendo o pai da Cláudia e consequentemente se sentiu atraída por ele, sem saber do parentesco entre os dois. Dias depois da viagem, todos de volta a rotina a Cláudia resolve ligar pra Andrea, e combinam de sair, pois moravam próximas. E assim foi elas começaram a sair todos os dias, e se divertiam muito juntas. E nisso, o pai da Cláudia o Rafael acabou se apaixonando pela Andrea, e a menina amou isso. Pois queria a felicidade dos dois, e acima de tudo sabia que Andrea era uma ótima pessoa. Mas tinha uma coisa que a menina não sabia que tinha um garoto que gostava dela. O Daniel, cujo ela conhecia por Homero. Pois já fazia uns dias que eles conversavam pela internet e ela gostava muito de poesia, eis o porquê do apelido. Depois de um tempo, eles se conheceram pessoalmente, e aquela garota que antes não queria se envolver com ninguém, agora pensava de outra forma. O livro é muito bom, mostra a realidade da vida de uma garota que tinha muita responsabilidade, e que não pensava em si mesma, mostra que não existe idade para amadurecer, as pessoas simplesmente amadurecem.

ManuSilva 16/07/2012

Avaliação
Achei o livro superinteressante.
Cláudia é uma adolescente moderna, ela mora com seu Pai, Pois sua mãe morrera quando pequena. Ela pretende ser cientista. Durante um passeio a Florianópolis, Cláudia conhece uma garota mais velha, Dea e a partir disso tudo começa a mudar em sua vida..

Kallyssa 29/08/2016

Bem adolescente
O livro descreve algumas aventuras de uma adolescente de um jeito divertido.

Heloísa 23/05/2012

Claudia é uma jovem moderna que, por ter perdido a mãe aos seis anos de idade e por morar com um pai genial, mas completamente desligado, viu-se obrigada a amadurecer muito jovem. É ela quem toma conta da casa e, principalmente, de seu pai, a quem adora. Com estas atribuições, não tem muito tempo para curtir a vida como qualquer adolescente normal. Por isso, resolveu que a melhor solução para sua vida talvez seja encontrar a mulher ideal para seu pai, Rafael.Carla é sua melhor amiga , porém muitoo saidinha , ela sempre vive dizendo que Claudia vai ser freira pois não se envolve com os meninos tão facilmente. No final da historia ela conhece Daniel , um de seus admiradores secretos onde ela começa a divertir muito ..