Caim

Caim José Saramago

Resenhas - Caim

Marcos Ogre 22/04/2021

Caim, de José Saramago
Caim foi uma releitura conveniente. Resultado da necessidade de criar um ensaio para uma aula, recorri a um texto com o qual eu possuía afinidade, com um tema que é de meu grande interesse. E foi uma ótima ideia.

Caim é um livro ousado, assim como o autor por trás das ideias apresentadas. Saramago é irônico, ácido e provocador. Reescrevendo historias e personagens bíblicas, o escritor português, vencedor do Nobel, desafia dogmas e tradições, ditando personalidades transgresoras a figuras clássicas da mitologia bíblica.

E isso é encantador. Como um bom (?) estudioso da Bíblia e ávido contestador de suas palavras, é realmente impressionante observar como Saramago apropria-se de seus eventos e dá voz a questionamentos profundos, corajosos. Sua prosa quase ensaística passeia por um enredo de estrutura um tanto experimental, ignorando noções naturais em prol de uma realidade que não necessita de tais âncoras, pois tem total domínio do que quer apresentar. E o faz de maneira leve, muitas vezes engraçadíssima.

Caim é uma obra divertida, de caráter reflexivo e, claramente, um dos meus livros favoritos. Para quem ainda tem medo de enfrentar o gigante português, é a opção ideal.

Gostou? Me siga no Instagram! @marcosleisso

Esle 01/03/2021

Tudo é possível para Saramago
Uma obra de valor inestimável, mais um golpe nas mentes fechadas daqueles que creem que a "Bíblia" é um livro de verdades inquestionáveis, afinal é constantemente dito (quando convém aos leitores religiosos) que a "Bíblia" deve ser interpretada da maneira correta, mas quem determina a maneira correta? O olhar crítico a qualquer obra é obrigatório e fundamental a qualquer leitura.

Ter lido a "Bíblia" antes de ler esta obra não é crucial, mas auxilia bastante no entendimento da proposta levantada pelo autor. Mais uma obra prima de José Saramago.

Rosana 27/02/2021

Tocante e Divertido
Uma releitura bíblica, e muitas vezes, chega a nos tocar certas passagens. Acredito que também pela religião. Mas, o que é mais marcante, é que a narrativa em sua maioria, é muito divertida. Caim certas partes, desenvolve diálogos com Deus de forma muito natural. Além de intervir em algumas cenas como por exemplo, no sacrifício de Abraão com seu filho Isaque.

Hera 23/02/2021

Os desígnios do Senhor
Esse livro pode ser de muitas questões para alguns e simplesmente deleite para outros. A narrativa é muito boa e divertida em vários aspectos. Temos Caim, que após ser declarado um andarilho errante pelo Senhor, quebra a condição linear do tempo e testemunha vários dos mais conhecidos acontecimentos do Velho Testamento. Conhece, interage e discute com Noé, Josué, Abraão, Jó entre outros e até com o próprio Senhor.

Até então minha melhor leitura no ano. Super recomendo.

Alê 21/02/2021

Pra quem ama Saramago e pra quem ama releituras bíblicas
Eu não sei explicar o porquê, mas eu sempre me interessei demais por histórias que são releituras de textos bíblicos. O Evangelho segundo Jesus Cristo, também do Saramago é um dos livros mais incríveis que já li na vida e por isso eu já imaginava que Caim não seria muito diferente. Amei os crossovers de textos bíblicos famosos que ele faz aqui com aquela narrativa fluida direta e sem floreios que é própria do autor, em uma releitura dinâmica, divertida e profundamente humana da história de Caim e principalmente seu relacionamento com Deus, que é absurdamente humano também

Arthur 13/02/2021

O Velho Testamento segundo Saramago
"Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro." Começo essa resenha com essa citação de Saramago por duas razões: a primeira, por me definir bem. Não por egocentrismo, mas para deixar claro que não quero, nem espero, aqui ferir a fé ou credo de ninguém; a segunda, porque a autodefinição de Saramago pode ser esclarecedora sobre alguma acidez presente no livro. Dito isso, Caim é uma obra que pode ser polêmica e controversa para alguns. Fica claro em sua releitura de passagens do Velho Testamento, tendo Caim como fio condutor, a posição de questionamento de Saramago em relação aos "desígnios de Deus". O tempo, na obra, não é linear e isso fica evidente, inclusive para o próprio Caim. A escrita de Saramago pode causar estranheza para quem não está acostumado, mas nada que um pouco mais de concentração não vença. Por fim, gostei muito do livro, mas confesso que não sei como essa obra seria recebida pelos cristãos mais ortodoxos.

HonorLu 05/02/2021

O primeiro homem, o último homem
Saramago é um campo de leitura no qual me debruço sem timidez. Espontâneo, impactante, prazeroso. Em Caim encontramos a primazia da escrita do autor que, em seus últimos romances, nos apresentou livros cada vez mais sucintos, precisos em menos páginas. É o que nos basta. Caim se apresenta como uma ótima porta de entrada ao autor por fazer jus a toda sua poética, em termos de forma e conteúdo. Assim como qualquer livro com sua assinatura, tem minha recomendação.

Graziele 02/02/2021

Que leitura potente, não tem como ler Saramago e sair indeferente a sua forma de escrita. Não sou uma conhecedora da bíblia, então aproveitei toda literalidade da obra. Irônico, inteligente e questionador.
E ainda tem viagem no tempo!

Thales 30/01/2021

Saramague-se
A primeira vez a gente nunca esquece.

Isso vale pra quando a gente descobre nosso restaurante favorito, quando vemos um filme que mudou a nossa vida - daqueles que revemos pelo menos uma vez ao ano - e pra isso aí que vocês pensaram também. A mesma coisa se dá quando lemos o primeiro livro de um autor que abala nossas estruturas. Ele pode nem ser o melhor do cara, vai ver nem é uma obra tão aclamada; mas pra sempre vai ocupar um lugar especial no nosso coração.

E é assim que eu me sinto sobre "Caim".

É a descoberta de um universo fantástico, um mundo de possibilidades que se abre diante de mim.

E que PORRADA é o Caim de Saramago!

Eu vou confessar pra vocês que nesse período de pandemia toda leitura, por melhor que seja, é meio carregada, modorrenta. É muito difícil me concentrar e de fato me envolver com um livro. "Caim" jogou isso pra escanteio. A forma como ele me enlaçou, de cabo a rabo, não tá no gibi, foi um arrebatamento literário daqueles que eu não tinha há eras. E isso em se tratando de histórias que eu já conhecia largamente - não com esse temperinho ateu-português hilário, óbvio.

Sobre a escrita de Saramago. Eu fiquei completamente DESLUMBRADO. Eu era bobo, como todo ser humano médio, por acreditar que teria dificuldade com a forma como o portuga escrevia. Acabou que não só me adaptei muito rápido como essa dinâmica inovadora foi um dos fatores que me fez devorar "Caim". Algo que, a priori, me afastava, foi um dos fatores fundamentais pra eu me aproximar.

Se o autor te causa receio ou estranheza, abandone isso PRA ONTEM. Escolhe uma obra pra começar - e eu super indico essa - e taca fogo.

Saramague-se, pro seu próprio bem.
Rafaela1643 31/01/2021minha estante
???? agora só parte para as próximas logo hahaha,

Thales 31/01/2021minha estante
Eu já tô trabalhando nisso, Rafaela haha só falta escolher quais vão ser

Rafaela1643 31/01/2021minha estante
ótimo!!! O evangelho segundo jesus cristo tb me impactou muito e tem um dos melhores diálogos que já li.

Thales 31/01/2021minha estante
O Evangelho é o que eu tenho mais curiosidade pra ler, mas não quero pegar dois de temática religiosa em sequência. Provavelmente eu vou no Intermitências ou "Ensaio sobre a cegueira", mas confesso que já tem uns 5 na minha lista hahaha

Rafaela1643 31/01/2021minha estante
sim, bem pontuado. Melhor apreciar outras obras antes. Já li e amo esses outros dois também ????. Boa leitura!

Thales 31/01/2021minha estante
Rafaela quando eu crescer eu quero ser que nem você

Rafaela1643 31/01/2021minha estante
kkkkk obrigada, mas que nada! Meu caminho com Saramago começou cedo, até demais, depois tive que reler alguns para poder conseguir realmente entender. rs mas faz parte.

Thiago 26/01/2021

Uma história diferente
Gostei muito dessa história sobre Caim, recomendo pois existem várias perguntas sobre o velho testamento, várias coisas terríveis que muitos até hj acham completamente normais mas se parar para pensar de coração aberto tem muita crítica contundente.

Leandro 25/01/2021

Surpreso!!
Muito bom o livro... me surpreendi com a História!! Não havia lido nenhuma obra de José Saramago, agora estou ansioso para ler " O evangelho segundo Jesus Cristo".
Após a leitura sabe-se por que foi tão polêmico

Geórgia 18/01/2021

Saramago sendo Saramago.
O primeiro livro do ano e não poderia ser melhor. Caim de José Saramago é impactante e divertido. Quando Caim mata Abel é condenado a vagar pela terra e morrer de morte natural. Mas na sua jornada pelo mundo, o Caim de Saramago se torna um viajante do tempo, indo para frente e para trás nas histórias do antigo testamento. José Saramago, com licença poética, reconta uma série de histórias bíblicas do ponto de vista de Caim e questiona a fé cristã em um deus bélico e vingativo.

O texto tem suas peculiaridades relacionadas à maneira como o escritor coloca o discurso direto, marca registrada do José Saramago, além da presença constante de ironia e crítica ferrenha ao cristianismo, também sendo essa uma característica do escritor. Mesmo sendo cristã,  dei muita risada e por vezes me questionei sobre algumas narrativas que eu já conhecia, mas nunca havia pensando da maneira como é colocada no livro. No entanto, isso de maneira alguma abalou a minha fé,  só me deu mais vontade de ler o antigo testamento e refletir sobre ele.  Se um livro me faz pensar, questionar e rever meus conhecimentos, conceitos e crenças, esse livro é bom, esse livro é ótimo.

Por isso tudo, recomendo a leitura.

"O erro é crer que a culpa terá de ser entendida da mesma maneira por deus e pelos homens."

Jackson 31/12/2020

Um livro curto, mas cheio de críticas (construtivas) de passagens na Bíblia, tendo como personagem principal um dos mais controversos: Caim. No enredo, acompanhamos sua longa jornada através dos principais acontecimentos bíblicos, trazendo bons questionamentos a respeito de atitudes tomadas 'em nome de Deus'. Se não vai te entreter pelo menos vai te fazer pensar.

alex 26/12/2020

Caim, de José Saramago
Sarcasmos puro. Saramago refletindo sobre alguns pontos soltos ....

Fer Paimel 19/12/2020

Bem ácido
Gostei do livro, bem escrito. Saramago bem satírico e ácido. Só li Ensaio sobre a Cegueira antes, mas estou curiosa para conhecer mais afundo o autor :)
Sônia 19/12/2020minha estante
Já li esse. Me parece que o autor, travou a vida inteira, uma batalha contra Deus. Mas o livro é bom.

Fer Paimel 19/12/2020minha estante
Verdade, Sônia, também tive essa impressão. O livro é muito bem escrito, o talento de Saramago é quase inquestionável kkkkk

Daniel.Azevedo 22/12/2020minha estante
Se gostou desse vai gostar de evangelho segundo Jesus Cristo

Fer Paimel 22/12/2020minha estante
Daniel, pretendo ler o Evangelho Segundo Jesus Cristo ano que vem... uma amiga me disse muito bem sobre o livro... qual mais do Saramago você recomenda?

Daniel.Azevedo 22/12/2020minha estante
Por enquanto só, não li muitos dele