Caim

Caim José Saramago

Resenhas - Caim

Lima Neto 31/12/2009

o livro é bom, bem escrito, de uma criatividade e inventividade rara, sem dúvida, do que é um dos maiores contadores de história da literatura mundial do século XX e da atualidade.
Saramago impressiona não só por esses aspectos, de sua criatividade, de sua escrita tão ímpar, flúida e envolvente, mas também pelo fato dele, mesmo já em avançada idade, continuar tão ativo, escrevendo tão bem, produzindo tão belos textos.
no entanto, "Caim", obra polêmica por si só, a que o autor pretendeu não colocar um "ateismo militante", mas a dar uma outra visão dos fatos, dar um tom meio humorístico, meio ácido às tradicionais narrativas bíblicas, apresentando-nos uma outra face de um Deus genioso e cheio de falhas, que manipula as pessoas ao seu bel prazer, que as testa por motivos pífios, é uma leitura um tanto quanto cansativa e previsível.
o livro é criativo e, até certo ponto, engraçado no início, mas, principalmente a partir da metade, torna-se previsível e as situações perdem um pouco de sua graça, e a leitura perde um pouco o ritmo.

Hélio Rosa 26/03/2010minha estante
Também a mim sobra essa decepção ao final da leitura. Como naquela velha alegoria acerca da ironia, parece-me que o ácido acaba por corroer o próprio vaso que a contém...

Dói dizer isto, mas me lembra aqueles roteiros americanos cheios de peripécias e perseguições e cabriolagens que se estica, estica e não há outro meio de concluir senão pela morte de todos os personagens...

Um abraço cordial

liscoelho 31/12/2009

Irreverente, o livro responde desde o início a uma das perguntas mais incômodas que um curso de catecismo pode provocar: se só havia Adão e Eva e só sobrou dos dois um filho homem, como pôde a população crescer? Saramago responde.
Caim, o filho que restou, observa uma série de eventos bíblicos com olhar crítico, questiona as atitudes de Deus e discute de igual para igual nesse livro delicioso.
Se há um defeito? Ele acaba rápido demais.

SuKa 16/04/2010

Primeiro livro que li do Saramago e com certeza não será o último. Comecei justamente com um bem polêmico.Adorei o tipo de humor do escritor e achei genial a maneira que termina a narrativa.Fico imaginando quantas pessoas ficaram fulas da vida com o autor pelo modo com que retrata "deus" em seu livro. No mínimo um livro que te fará refletir bastante.

Crixtina 29/12/2022

Sarcástico e bem humorado
Dei várias risadas com o livro ! Muito bom ! Mesmo sendo Saramago sem pontuação e com palavras inventadas vale demais a leitura

? É curioso que as pessoas falem tão ligeiramente do futuro, como se o tivessem na mão, como se estivesse em seu poder afastá-lo ou aproximá-lo de acordo com as conveniências e necessidades de cada momento.?

Thays.Adami 03/01/2023

Esperava mais
Esperava mais
O livro faz reflexões interessantes sobre a bíblia e a personalidade de deus, porém começou ficar muito viajado com a poder de viagem entre passado e futuro do caim. Entendo que foi na intenção de criticar várias histórias, mas achei que ficou maçante.
Não recomendo

Aline Memória 15/12/2010

O polêmico Saramago...
Em Caim, Saramago reconta partes do Antigo Testamento da Bíblia, a partir de sua perspectiva carregada de críticas e ironias. A história começa com a gênese da Terra, mostrando o processo de criação por Deus. Deus, no livro, assemelha-se mais a um humano do que a um deus propriamente dito, tem os sentimentos de um homem, como os antigos deuses gregos. É uma figura orgulhosa e, na visão de Saramago, cheio de defeitos, que gosta de testar a fé dos homens, e é até colocado de um jeito caricaturesco.

A partir daí, Saramago reconta a história de Adão e Eva, e de quando eles tiveram seus dois filhos, Caim e Abel (o terceiro, Set, apenas é mencionado). Nessa parte, o que mais me chamou a atenção foi quando Eva voltou aos Jardins do Éden para tentar conseguir comida, e pediu ao anjo Azael que estava de guarda. Percebe-se então uma atração entre os dois, o que não é mais explorado até quando é insinuado que Abel seria filho do anjo, e não de Adão.

Quando Caim mata Abel, ele culpa ao senhor, e não a Abel. Assim, o senhor aparece para ele e acusa-o de ter matado Abel, mas Caim começa a discutir com o senhor – o que quase sempre acontece quando os dois se encontram, e Deus chega a admitir que possuía culpa sim, pela morte de Abel, pois ele aceitou o sacrifício dele e não aceitou o de Caim, deixando-o com inveja do irmão.

Várias passagens da Bíblia são recontadas, e as críticas de Saramago a Deus são constantes. As críticas se fazem principalmente por dois motivos: seu temperamento vingativo, como quando destrói inteiramente as cidades de Sodoma e Gomorra porque algumas pessoas o estavam desobedecendo, ou quando mata os homens que adoravam a figura de um bezerro de ouro.

“Caim mal podia acreditar no que os seus olhos viam. Não bastavam sodoma e gomorra arrasadas pelo fogo, aqui, no sopé do monte sinai, ficara paatente a prova irrefutável da profunda maldade do senhor, três mil homens mortos só porque ele tinha ficado irritado com a invenção de um suposto rival em figura de bezerro, Eu não fiz mais que matar um irmão, e o senhor castigou-me, quero ver agora quem vai castigar o senhor por estas mortes, pensou caim.”

O outro motivo é o constante uso que Deus faz de testes de fé com os homens, como o que ele faz com Jó, destruindo todas as suas propriedades, sua família e sua saúde, para testá-lo. Ao criticar a atitude de Deus em testar Abraão, ordenando-o que sacrificasse seu filho, Saramago faz a crítica mais ferrenha a Deus:

“Quer dizer, além de tão filho da puta como o senhor, abraão era um refinado mentiroso, pronto a enganar qualquer um com sua língua bífida”

Saramago é um escritor polêmico e se você, como eu, queria saber porque a Igreja tanto o criticava, leia Caim e saberá.

Evy 10/10/2011minha estante
Me apaixonei pela narrativa de Saramago em "Ensaio sobre a Cegueira" e depois desse só li um outro livro dele com peças teatrais, mas tenho vontade de comprar e ler todos!
Bela resenha, você escreve muito bem!
Abraços!

Leo Leu 27/10/2022

Saramago mais uma vez te levará a uma aventura, dessa vez acompanhando Caim a se aventurar e modificar momentos históricos da Bíblia. O final é para mim hilário é bastante criativo, característica que leva esse livro. Não é o melhor livro de Saramago mas diverte e vale a leitura

Vanessa453 25/10/2022

O livro "Caim", escrito por José Saramago, é uma releitura bem humorada das histórias do Antigo Testamento. Tomando Caim, filho de Adão e Eva, como protagonista, a narrativa descreve "aventuras" do anti-herói bíblico responsável pela morte de seu bondoso irmão, Abel.

sou_botelho 13/10/2022

Caim
Eu julguei o livro pelo nome e não façam isso com ?Caim? ok? A narrativa do José Saramago é um tanto complicada, mas vale a pena cada palavra lida, cada pauta levantada? a mente dele é brilhante e eu ri de gargalhar? amei o livro.

Levi_Motta 01/12/2022

Ousado
Nesse livro, Ele faz uma releitura da história do velho tratamento, com o olhar de Caim. Não sou tão interessado na Bíblia, por isso me interessou um autor que eu gosto muito, e ateu, escrever sobre o que ele achava, com uma visão crítica. Apesar que fiquei perdido em alguns momentos, eu gostei muito dos diálogos dele com alguns personagens famosos do livro sagrado. Em alguns momentos o livro fica até engraçado, com a escrita genial do Saramago. Um livro polêmico.

Daniel Gunther 25/01/2013

Motivo pelo qual abandonei
Pontuação diferenciada do autor, além de falta de maturidade minha para com a obra, já que era um leitor despreparado para a abordagem do livro, de conteúdo ateísta

Ren Laurente 19/03/2013

Saramago
Queria fazer uma resenha sobre o livro, mas já perco o fôlego só de pensar em escrever sobre Saramago. Outro livro que devorei e fiquei profundamente triste após acabar, por mim ficava o resto da vida lendo. Sensacional, genial, impactante, desafiador... Saramago.

Marina 06/12/2022

Bom livro
A escrita do Saramago é boa demais. A história é uma releitura livre dos textos do Antigo Testamento, tendo Caim como protagonista. Caim interfere em várias das histórias bíblicas (ou não bíblicas, mas relacionadas, como no caso de Lilith) mais famosas, criticando a postura autoritária, arbitrária e por vezes ?maldosa? de Deus.

A narrativa é irônica e criativa, e o final genial.

ge 07/08/2020

Muito bom! Alguns momentos achei meio maçante, mas amei todas as histórias! Um pouco diferente do que costumo ler, mas amei e recomendo demais!

Amanda 14/08/2020

A história é uma grande sátira de passagens da bíblia, o que eu achei sensacional. A escrita do Saramago realmente é muito boa e muito esperta.