A Queda da Casa de Usher

Resenhas - A Queda da Casa de Usher

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bferrazr 01/03/2024

Que horror
Tanto para a historia quanto para o livro ser ruim demais!! 2 estrelas é muito ainda. Nossa, eu esperava mais de um livro que adaptaram.

anisania 13/10/2023

Sim, eu vim ler por causa da série da Netflix.
"Havia uma frigidez, uma prostração, uma repugnância do coração ? um temor não suavizado em pensar que nenhum estímulo da imaginação seria capaz de extrair qualquer coisa do sublime."

No início do conto temos essa INCRÍVEL e SUBLIME descrição do horror e desalento tomando de conta do narrador quando ele chega a casa. E pra mim, infelizmente (ou não), esse foi o ponto alto do conto.

Acho que curti muito mais por perceber a influência que o Poe tem nas obras subsequentes do que ler a história em si. Inclusive, tive que ler em voz alta, porque meu tdah não estava me permitindo concentrar, então... fica a dica. Funciona pra quem achar chatão. Até porque é uma leitura curta.

Agora quero ler Assassinatos na Rua Morgue. Ver se o problema está em mim ou no Poe. (provavelmente está em mim)

"Não tenho, de fato, aversão ao perigo, mas, sim, ao seu efeito absoluto ? o terror."

Emilly1172 22/04/2022

Que tédio!
Eu sei que é um clássico e que o autor é referência, mas a história é tão curta e parece que tem milhares de páginas. É suor detalhado, mas roda, roda, roda e nao saí do lugar.
Fiquei entediada, se não fosse um conto eu não sei se teria terminado.

honeymoourn 06/12/2022

Interessante. Esse é meu primeiro contato com Poe e creio que a narrativa altamente descritiva seja característica dele. O final do conto foi perturbador, gostei bastante, apesar de a obra ser curta.

Cris 28/02/2021

Realidade?
Como outros contos de Poe, o enredo varia entre a realidade e a loucura. Nos faz entrar na psiquique do personagem, que sente e vê o que não existe. Será? Muito bom.

Michele Alberton 29/09/2023

Legalzinho... não achei nada demais, mas li porque a Netflix lançará série. Tomara que não seja muito fiel a esse conto...

Myllena.Silva 26/09/2023

Conheço Edgar Allan Poe de outras referências ao seu estilo de escrita citados em outros livros que já li.
Confesso que no começo demorei entrar no ritmo, mas a escrita é tão convidativa que é rápida pra finalizar.
Ainda bem que li durante o dia, pois se lesse antes de dormir, não sei se conseguiria.
Recomendo demais!

Marcelo 17/09/2023

Excelente
Adoro contos em geral, mas os de terror são meus preferidos. Este é dos mais famosos de Poe, mais gótico do que de terror assusta pela ambientação e pelo clima opressor. A descrição da casa e dos personagens traz uma sensação palpável de extremo mal estar. Releitura que valeu a pena.

Lari 02/03/2023

Esse foi meu primeiro contato com o autor. Infelizmente não gostei tanto da leitura. Apesar de achar a ambientação interessante, o conto é muito maçante e meio chato.
Tive que ler enquanto ouvia o audiobook pra conseguir me concentrar e terminar a leitura.

Marcelo526 23/10/2023

Muito auê pra pouco "terror". Texto bem escrito, mas de assustadora mesmo foi só a expectativa. Não conheço toda a obra de Poe, mas esse conto é bem fraquinho.

Isabelle 05/11/2023

A queda da casa Usher
Primeiro conto do Poe que leio.
Não sou fã de terror mas acho que não escolhi o autor correto, pois adorei esse.
Iniciei por conta da série e pretendo ler mais.

Lua 10/01/2023

Um conto para quem gosta mais de um terror lento e detalhado, comigo infelizmente só atacou minha ansiedade.

Joy 28/12/2021

"(...) à medida que uma intimidade cada vez maior me permitia um acesso mais sem reservas ao recesso de seu
espírito, mais amargamente me dava conta da inutilidade de todas as tentativas de alegrar uma mente da qual a
escuridão, como uma qualidade inerente e positiva, despejava-se sobre todos os objetos do universo físico e
moral, numa incessante radiação de tristeza."

Acho incrível nos contos do Poe essa atmosfera sobrenatural gótica e muitas vezes decadente dos personagens, onde o verdadeiro terror acaba sendo essa mistura da mente à beira da loucura e do colapso e do inexplicável à realidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6