A Queda da Casa de Usher

A Queda da Casa de Usher Edgar Allan Poe

Resenhas - A Queda da Casa de Usher

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nati Sampaio 09/11/2023

Eu li esse conto duas vezes: uma nessa versão, e outra na versão do livro da Darkside.
Eu achei o conto MUITO, mas MUITO bom. Terminei arrepiada, e fico imaginando como deve ter sido ler esse conto pela primeira vez, lá nos remotos 1845.
O conto é feito em primeira pessoa, de uma forma bastante detalhada, o que é importantíssimo para a construção da atmosfera de terror. A casa, o Usher, tudo da a impressão de errado, de doentio, de escuro e claustrofóbico. Eu senti falta de uma maior explicação da doença dos Usher, o porque ficaram loucos, e mais detalhes sobre a história da família deles, mas veja, é um conto e não um romance, e o que o autor nos apresenta são apenas os fatos a partir do momento que o narrador recebe a carta.
Algumas passagens do conto podemos perceber como sintomas de depressão, nos dias de hoje. Óbvio que lá atrás era considerado loucura.
Embora eu tenha interpretado alguns sintomas como depressão, o conto insiste em nos dar a impressão de uma casa mal assombrada, e isso não pode ser ignorado.
Enfim, um conto maravilhoso, muito bom mesmo, que vale super a pena ser lido.
Fabio 11/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Natália!
Parabéns! ???

B.norte 30/10/2023

Recomendo!
É sempre bom (re)ler Edgar Allan Poe e "A queda da casa de Usher" é bem interessante. Para aqueles que gostam de contos com um toque de terror em estilo clássico, esse é um convite e tanto. O sobrenatural se faz presente no clímax do conto. Uma casa, uma família, uma ruína. Se eu falar mais coisas estrago a experiência de vocês! ?

Eu nunca tinha lido esse conto, em particular, e resolvi fazer sua leitura por conta da série da Netflix. Até agora não vi nada de parecido, apenas terem ... ops, não posso falar.

A leitura dele é relativamente rápida, em menos de 1 hora você consegue terminar e quem tem Kindle Unlimited poder ler por meio dele. A diagramação do livro também é boa.
Fabio 27/11/2023minha estante
Esta na minha lista!

thalita 31/12/2021

O conto é muito bem descrito, achei a escrita um pouco difícil de entender (foi meu primeiro contato), mas o conto em si é muito bom
Lulu 01/03/2022minha estante
A escrita desse é bem difícil mesmo, mas leia "O gato preto" amg, é muito bom e super curto!

Hannah 13/04/2020

Li de uma vez, afinal é conto,ne?

Gosto do Poe pq o narrador não tem nome, pode ser qualquer pessoal inclusive quem está lendo, assim as histórias ficam mais assustadoras ainda.

Eu fiquei com um pé atrás nesse conto e fiquei achando que estavam todos mortos como no filme Os Outros e que o narrador entrou nesse meio ai com o além e no final conseguiu sair correndo.

Como eu cheguei a essa conclusão ? Conversando com as vozes na minha cabeça. O conto não indica nada disso.

Só tem o enterro da irmã viva do Usher, e ai ela volta dos mortos para assombrar a casa , depois morre e ai fim! :o :o :o

Mari 24/04/2020

Um livro bastante interessante. Ele te prende do começo ao fim, com acontecimentos góticos, já que isso é marca registrada de Poe.

Adiene 23/06/2020

Os Usher e sua anormalidade
Demorei um pouco para entender o porquê de ser um conto de terror. Sou meio lerda talvez ou esse só não tenha sido o momento certo. É uma boa obra mas eu não sou amante do terror portanto minha opinião pode ser inferior a do resto dos leitores. O fato que eu gosto é que o narrador personagem não possui nome, podendo ser qualquer pessoa, inclusive nós mesmos.

rehreadsbooks 08/08/2020

Surpreendente
A Queda da Casa Usher é um exemplo perfeito de conto gótico. Já tive contato com o trabalho de Poe por meio do "Coração Revelador", mas foi difícil apreciar a obra em si já que a vi de modo didático.
O conto apresenta características sólidas do Romantismo, ótimas descrições e uma virada surpreendente. Todavia minha experiência de leitura afetou um pouco a pontuação, além do terror parecer mais como um susto que passa do que uma sensação mórbida que continua depois de terminá-lo.
Em geral, um bom livro com bons textos dos envolvidos no projeto.

Pamella 27/08/2020

Um conto interessante
Um livro que na verdade é um conto, ou seja, super rápido de ler. Se não fossem as descrições super precisas caracterizadas nas obras de Poe.

Willian 13/10/2020

Este conto, embora curto (48 páginas) nos ensina muito. As metáforas por trás da história são fascinantes e nos fazem refletir sobre nossas relações.

justjuliacx 11/05/2024

Uma história super rápida de ler e muito interessante. Com certeza quero ler mais obras do autor no futuro.

Mr. Jonas 04/02/2021

A casa de Usher
Fantástico!

Assim, não somente somos aos poucos introduzidos na Casa de Usher, com todos os detalhes arquitetônicos que legaram a esse gênero de ficção o nome gótico, como somos submetidos ao dúbio sentimento desse protagonista-narrador diante da iminência do desastre: ?Era, de fato, uma noite tempestuosa, mas terrivelmente bela e estranhamente singular em seu terror e sua beleza?. O cenário, os castelos (e aqui uma mansão) decrépitos e os subterrâneos (como aquele em que Madeline é sepultada) desempenham papel de peso na história gótica, que se propõe sempre a nos colocar em meio à opressão-ambiente e à suspensão de nitidez, à distorção dos sentidos, ao delírio. Em dado momento, o protagonista acabará duvidando de seu senso de realidade, e nesse percurso funesto estamos com ele.
A caracterização de Roderick Usher é outro destaque do conto. Sua imagem é a de um morto-vivo (ou semimorto), assim como a irmã gêmea, Madeline.

E o fato de ter sido seu amigo de infância não impede que o narrador estranhe aquele ser, como se percebesse, sem admitir, que Usher já não pertence a este mundo. Esse narrador sem nome ? porque poderia ser qualquer um e até mesmo um de nós ? pressente, nega, recusa-se a ver... até que as cenas finais do conto explodem sobre ele. O final-catástrofe, com a mansão desabando sobre si mesma, como uma sepultura da qual Usher nenhum se erguerá, gravou-se tão fortemente na compreensão do público, de escritores e roteiristas de filmes que se fez de modelo de desfecho para histórias fantásticas até hoje.

Cris 28/02/2021

Realidade?
Como outros contos de Poe, o enredo varia entre a realidade e a loucura. Nos faz entrar na psiquique do personagem, que sente e vê o que não existe. Será? Muito bom.

Vit 06/04/2021

tem gêneros que não é pra todo mundo msm. um conto que eu não via a hora de acabar de tão chato.

Vit 06/04/2021

até que foi bonzinho de ler porém acho que não me identifico tanto com esse gênero, olha q era só um conto de menos de 50 páginas e msm assim eu n via a hora de acabar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6