A Queda da Casa de Usher

A Queda da Casa de Usher Edgar Allan Poe




Resenhas - A Queda da Casa de Usher


81 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Ludimyla Lopes 25/12/2020

Bom conto que fez gelar a espinha em determinados momentos, porém ainda espero a experiência de encontrar um conto que me faça conhecer o Poe que todos amam.
comentários(0)comente



Mr. Jonas 04/02/2021

A casa de Usher
Fantástico!

Assim, não somente somos aos poucos introduzidos na Casa de Usher, com todos os detalhes arquitetônicos que legaram a esse gênero de ficção o nome gótico, como somos submetidos ao dúbio sentimento desse protagonista-narrador diante da iminência do desastre: ?Era, de fato, uma noite tempestuosa, mas terrivelmente bela e estranhamente singular em seu terror e sua beleza?. O cenário, os castelos (e aqui uma mansão) decrépitos e os subterrâneos (como aquele em que Madeline é sepultada) desempenham papel de peso na história gótica, que se propõe sempre a nos colocar em meio à opressão-ambiente e à suspensão de nitidez, à distorção dos sentidos, ao delírio. Em dado momento, o protagonista acabará duvidando de seu senso de realidade, e nesse percurso funesto estamos com ele.
A caracterização de Roderick Usher é outro destaque do conto. Sua imagem é a de um morto-vivo (ou semimorto), assim como a irmã gêmea, Madeline.

E o fato de ter sido seu amigo de infância não impede que o narrador estranhe aquele ser, como se percebesse, sem admitir, que Usher já não pertence a este mundo. Esse narrador sem nome ? porque poderia ser qualquer um e até mesmo um de nós ? pressente, nega, recusa-se a ver... até que as cenas finais do conto explodem sobre ele. O final-catástrofe, com a mansão desabando sobre si mesma, como uma sepultura da qual Usher nenhum se erguerá, gravou-se tão fortemente na compreensão do público, de escritores e roteiristas de filmes que se fez de modelo de desfecho para histórias fantásticas até hoje.
comentários(0)comente



Cris 28/02/2021

Realidade?
Como outros contos de Poe, o enredo varia entre a realidade e a loucura. Nos faz entrar na psiquique do personagem, que sente e vê o que não existe. Será? Muito bom.
comentários(0)comente



4ndrewnunes 17/03/2021

Mestre do terror
Uau! Eu não sabia que um livro de terror poderia ser tão bom assim! Quero devorar tudo que este homem escreveu.
Como está perfeitamente escrito no posfácio desse livro:

"A habilidade com que ele nos suga para o horror é quase como se soubesse o segredo, a passagem secreta, que leva às masmorras do nosso inconsciente. Ou como se soubesse despertar, naquele estranho lugar, que tanto defendemos de invasões e de nossos próprios lapsos, tão delatores, os pavores que odiamos (ou não suportamos) ver expostos... a nós mesmos."
comentários(0)comente



Hannah 13/04/2020

Li de uma vez, afinal é conto,ne?

Gosto do Poe pq o narrador não tem nome, pode ser qualquer pessoal inclusive quem está lendo, assim as histórias ficam mais assustadoras ainda.

Eu fiquei com um pé atrás nesse conto e fiquei achando que estavam todos mortos como no filme Os Outros e que o narrador entrou nesse meio ai com o além e no final conseguiu sair correndo.

Como eu cheguei a essa conclusão ? Conversando com as vozes na minha cabeça. O conto não indica nada disso.

Só tem o enterro da irmã viva do Usher, e ai ela volta dos mortos para assombrar a casa , depois morre e ai fim! :o :o :o
comentários(0)comente



Vit 06/04/2021

até que foi bonzinho de ler porém acho que não me identifico tanto com esse gênero, olha q era só um conto de menos de 50 páginas e msm assim eu n via a hora de acabar.
comentários(0)comente



Laureen.Scarelli 01/06/2021

Poe é brilhante! Com seu conto de ação, nem tanto para ser lido de uma sentada no mundo atual, ele segue nos dando pesadelos. Especificamente nesse conto, ele trabalhou com a aristocracia e sua decadência. Ai, as dinastias... sempre fadadas à queda. Adorei!
comentários(0)comente



Lulu 21/06/2021

O conto é extremamente curto mas mesmo assim eu não entendi nada. Só gostei um pouco do final porque eu não estava esperando por aquilo, fiquei surpresa e até um pouco "assustada".
comentários(0)comente



ssam 04/07/2021

A queda da casa de Usher.
Livro bastante curto, porém ainda assim extremamente bom! É surpreendente e não deixa a desejar. O enredo consiste na história de um homem (cujo nome não é dito) que vai à casa de um amigo que se encontra sofrendo de hipocondria. Todo o cenário é lúgubre, e a calamidade do tal amigo acaba sendo surpreendente. O conto poderia ter sido mais desenvolvido, mas ainda assim é uma leitura curta que flui de maneira agradável e proporciona sentimentos de medo e curiosidade, assim como as que o próprio protagonista experiencia.

(Sim, estou começando agora a fazer mini resenhas \(???)/)
comentários(0)comente



Lucas.Domingos 09/12/2021

Legal
O conto é bem intrigante. Você já começa inserido em um contexto que te deixa apreensivo. O conto é bem descrito e parece que você está inserido em todas as ações. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Joy 28/12/2021

"(...) à medida que uma intimidade cada vez maior me permitia um acesso mais sem reservas ao recesso de seu
espírito, mais amargamente me dava conta da inutilidade de todas as tentativas de alegrar uma mente da qual a
escuridão, como uma qualidade inerente e positiva, despejava-se sobre todos os objetos do universo físico e
moral, numa incessante radiação de tristeza."

Acho incrível nos contos do Poe essa atmosfera sobrenatural gótica e muitas vezes decadente dos personagens, onde o verdadeiro terror acaba sendo essa mistura da mente à beira da loucura e do colapso e do inexplicável à realidade.
comentários(0)comente



Matheus.Soares 26/03/2022

Bem instigante
Segundo conto que eu leio do Edgar Allan Poe, e devo admitir que desse eu gostei bem mais. Aqui ele consegue prender o leitor, e colocá-lo na mesma situação claustrofóbica que o protagonista.
A escrita é ótima, a ambientação, idem. Só o final da história que não me agradou tanto assim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karolaine 19/04/2022

Poe sempre nos surpreendendo.
Sua incrível capacidade de SEMPRE finalizar seus contos com aquele imenso baque de horror.

gosto de seus contos, pois nos deixa nos imaginar na cena, principalmente pelo fato de o narrador-personagem desconhecer Roderick, seu amigo de infância, por causa de sua aparência ter mudado drasticamente. ele já estava morto? semi-morto? eu sou o narrador? não sabemos.
comentários(0)comente



81 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR