A Queda da Casa de Usher

Resenhas - A Queda da Casa de Usher

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lucas.Domingos 09/12/2021

Legal
O conto é bem intrigante. Você já começa inserido em um contexto que te deixa apreensivo. O conto é bem descrito e parece que você está inserido em todas as ações. Recomendo a leitura.

Hannah 13/04/2020

Li de uma vez, afinal é conto,ne?

Gosto do Poe pq o narrador não tem nome, pode ser qualquer pessoal inclusive quem está lendo, assim as histórias ficam mais assustadoras ainda.

Eu fiquei com um pé atrás nesse conto e fiquei achando que estavam todos mortos como no filme Os Outros e que o narrador entrou nesse meio ai com o além e no final conseguiu sair correndo.

Como eu cheguei a essa conclusão ? Conversando com as vozes na minha cabeça. O conto não indica nada disso.

Só tem o enterro da irmã viva do Usher, e ai ela volta dos mortos para assombrar a casa , depois morre e ai fim! :o :o :o

Lulu 21/06/2021

O conto é extremamente curto mas mesmo assim eu não entendi nada. Só gostei um pouco do final porque eu não estava esperando por aquilo, fiquei surpresa e até um pouco "assustada".

Laureen.Scarelli 01/06/2021

Poe é brilhante! Com seu conto de ação, nem tanto para ser lido de uma sentada no mundo atual, ele segue nos dando pesadelos. Especificamente nesse conto, ele trabalhou com a aristocracia e sua decadência. Ai, as dinastias... sempre fadadas à queda. Adorei!

Vit 06/04/2021

até que foi bonzinho de ler porém acho que não me identifico tanto com esse gênero, olha q era só um conto de menos de 50 páginas e msm assim eu n via a hora de acabar.

Vit 06/04/2021

tem gêneros que não é pra todo mundo msm. um conto que eu não via a hora de acabar de tão chato.

4ndrewnunes 17/03/2021

Mestre do terror
Uau! Eu não sabia que um livro de terror poderia ser tão bom assim! Quero devorar tudo que este homem escreveu.
Como está perfeitamente escrito no posfácio desse livro:

"A habilidade com que ele nos suga para o horror é quase como se soubesse o segredo, a passagem secreta, que leva às masmorras do nosso inconsciente. Ou como se soubesse despertar, naquele estranho lugar, que tanto defendemos de invasões e de nossos próprios lapsos, tão delatores, os pavores que odiamos (ou não suportamos) ver expostos... a nós mesmos."

Cris 28/02/2021

Realidade?
Como outros contos de Poe, o enredo varia entre a realidade e a loucura. Nos faz entrar na psiquique do personagem, que sente e vê o que não existe. Será? Muito bom.

Mr. Jonas 04/02/2021

A casa de Usher
Fantástico!

Assim, não somente somos aos poucos introduzidos na Casa de Usher, com todos os detalhes arquitetônicos que legaram a esse gênero de ficção o nome gótico, como somos submetidos ao dúbio sentimento desse protagonista-narrador diante da iminência do desastre: ?Era, de fato, uma noite tempestuosa, mas terrivelmente bela e estranhamente singular em seu terror e sua beleza?. O cenário, os castelos (e aqui uma mansão) decrépitos e os subterrâneos (como aquele em que Madeline é sepultada) desempenham papel de peso na história gótica, que se propõe sempre a nos colocar em meio à opressão-ambiente e à suspensão de nitidez, à distorção dos sentidos, ao delírio. Em dado momento, o protagonista acabará duvidando de seu senso de realidade, e nesse percurso funesto estamos com ele.
A caracterização de Roderick Usher é outro destaque do conto. Sua imagem é a de um morto-vivo (ou semimorto), assim como a irmã gêmea, Madeline.

E o fato de ter sido seu amigo de infância não impede que o narrador estranhe aquele ser, como se percebesse, sem admitir, que Usher já não pertence a este mundo. Esse narrador sem nome ? porque poderia ser qualquer um e até mesmo um de nós ? pressente, nega, recusa-se a ver... até que as cenas finais do conto explodem sobre ele. O final-catástrofe, com a mansão desabando sobre si mesma, como uma sepultura da qual Usher nenhum se erguerá, gravou-se tão fortemente na compreensão do público, de escritores e roteiristas de filmes que se fez de modelo de desfecho para histórias fantásticas até hoje.

Ludimyla Lopes 25/12/2020

Bom conto que fez gelar a espinha em determinados momentos, porém ainda espero a experiência de encontrar um conto que me faça conhecer o Poe que todos amam.

Willian 13/10/2020

Este conto, embora curto (48 páginas) nos ensina muito. As metáforas por trás da história são fascinantes e nos fazem refletir sobre nossas relações.

Pamella 27/08/2020

Um conto interessante
Um livro que na verdade é um conto, ou seja, super rápido de ler. Se não fossem as descrições super precisas caracterizadas nas obras de Poe.

rehreadsbooks 08/08/2020

Surpreendente
A Queda da Casa Usher é um exemplo perfeito de conto gótico. Já tive contato com o trabalho de Poe por meio do "Coração Revelador", mas foi difícil apreciar a obra em si já que a vi de modo didático.
O conto apresenta características sólidas do Romantismo, ótimas descrições e uma virada surpreendente. Todavia minha experiência de leitura afetou um pouco a pontuação, além do terror parecer mais como um susto que passa do que uma sensação mórbida que continua depois de terminá-lo.
Em geral, um bom livro com bons textos dos envolvidos no projeto.

Adiene 23/06/2020

Os Usher e sua anormalidade
Demorei um pouco para entender o porquê de ser um conto de terror. Sou meio lerda talvez ou esse só não tenha sido o momento certo. É uma boa obra mas eu não sou amante do terror portanto minha opinião pode ser inferior a do resto dos leitores. O fato que eu gosto é que o narrador personagem não possui nome, podendo ser qualquer pessoa, inclusive nós mesmos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6