Derby Girl

Resenhas - Derby Girl

1 | 2 | 3 | 4

Maíra Alves 11/04/2021

Da série: Filmes que não tem nada a ver com os Livros #1
Depois de assistir Whip It (2009) pela centésima vez, percebi que precisava dar uma chance pro livro que inspirou o filme.

Confesso que adiei a leitura desse livro (por tipo uns 10 anos) com medo de ler e me decepcionar com a adaptação e consequentemente estragar o meu filme favorito para todo sempre.

De início, preciso dizer que entre o reler livro ou rever o filme, eu fico com o filme. Nada contra o livro, só que no filme tem a Kristen Wiig e tudo que tem a Kristen Wiig se torna a melhor coisa do mundo pra mim.

O livro é curtinho e o enredo do filme até que se mantém fiel a narrativa do livro. Porém, como toda adaptação para o cinema, algumas mudanças foram necessárias para o desenrolar do filme, mas principalmente para desenvolver melhor as personagens que no livro só são citadas por nome.

A maior diferença entre filme e livro fica por conta da própria protagonista. Eu nunca imaginaria que a Bliss Cavendar (do livro) teria a personalidade tão diferente da sua homônima no filme. Não que seja algo ruim, mas se você ler o livro depois de ver o filme, ou o contrário (ver o filme depois de ler o livro) vai se surpreender, talvez até se decepcionar, com todas mudanças que fizeram na personalidade da protagonista.

Dito isto, quero dizer que a Malice (no livro) e Maggie Mayhem (no filme) é a melhor e maior personagem e não aceito opiniões contrárias.

fim.

GaLynxi 19/11/2009

Rollertástico
Ok. Eu trabalho. Três empregos. E eu estudo. Longe de casa. E eu li esse livro em menos de 24 hrs.
Perfeito? Sim. Brilhante? Sim. Bem humorado? Hell, yeah.

O que eu posso dizer?? Bliss é uma garota de 16 anos. Incompreendida pela mãe viciada em concursos de beleza, presa numa minúscula e antiquada cidade do interior e cuja única felicidade na vida é a amiga Pash, com quem pode dividir seu humor ácido e seu sarcasmo. Até que o Derby Roller, um esporte radical, sobre patins e só para meninas totalmente descoladas (e, devo acrescentar, maiores de 18). A reação de Bliss?? Fugir às escondidas para a cidade vizinha e praticar até não poder mais, óbvio!!!!

Um dos melhores livros que li esse ano. A ironia é impecável, e retrata bem uma adolescência que não é delinquente mas também não é animadora-de-torcida-que-namora-jogador-de-futebol. Tem o equilíbrio certo de tudo que é bom. O que o torna maravilhoso.

Obrigada Galera Record e, principalmente, Shauna Cross.

No final, só resta uma dúvida: onde eu pratico esse esporte aqui em São Paulo???
Julianna 26/11/2009minha estante
e aqui em Floripa, onde eu encontro isso? huahuah

Jordana 10/08/2013minha estante
"Bliss Cavendar é fã de indie-rock" acho que o livro me conquistou nesse momento, haha, acho que vou me idedntificar

Pam Gonçalves 23/12/2009

Um dos melhores livros de 2009
Derby Girl sem dúvidas é um dos melhores lançamentos de livros desse ano. Não que eu tivesse lido todos os lançamentos, mas li os mais recomendados e alguns aleatórios. Então, na minha opinião é sim um dos melhores.

Bliss Cavendar é uma adolescente de 16 anos que mora em uma cidadezinha do Texas chamada Bodeen. Ela não vê a hora de sair daquela cidade e tem quase certeza que foi adotada quando bebê. Além disso não suporta a mania de concursos de beleza que sua mãe tem compulsão por inscrevê-la.

Inconformada, ela tem como sua companheira Pash Amini. Sua mais incrível e melhor amiga. Em uma de suas idas a Austin, a mais descolada cidade... comparada a Bodeen. Bliss acaba sabendo da existência das Rollers Derby! Até então ela não sabe o que são, mas convence Pash a ir em um dos jogos.

Isso vira o sonho de Bliss. Tudo o que ela quer é fazer parte dessa galera. É lá que ela encontra, música boa, caras gatos e muita diversão! Bliss vira sua vida de cabeça para baixo para fazer parte das Rollers Derby. Se torna a melhor! Conhece um cara de banda com quem tem um romance, esconde de seus pais qual é o verdadeiro "grupo de estudos" para o vestibular, e tem que cuidar da amizade com Pash... o que acontece? Só lendo o livro mesmo :D

Bliss é aquela garota que sabe o que quer! Irônica, muuuito irônica, faz você dar umas boas gargalhadas. Super recomendo para quem gosta de livros juvenis!

Becky Cunha 04/12/2010

O livro tinha tudo para ser bom: um tema diferente (roller derby), uma personagem principal q deveria ser cativante, com uma melhor amiga irada, referências musicais boas... Enfim, tinha tudo para dar certo. Mas não deu. E pq?
Pq Bliss é uma adolescente enrustida, mimada e cafona, que passa o dia inteiro reclamando da bosta da cidade e em como tds as pessoas q ela conhece são inferiores intelectualmente falando e desprezando os gostos pessoais de tds as outras pessoas, e desprezando os próprios pais.
A pseudo personalidade que ela tem é forçada, a ironia dela é forçada, ngm me explicou direito q pombas é Roller Derby etc etc.
A autora não trabalhou os personagens o suficiente para que eu pudesse sentir raiva de oliver, ou sentir pena de bliss, ou sentir nojo por Corbi, ou coisas assim.
No fim de tudo, Bliss é uma adolescente cabeça de vento que só quer ser diferente e reconhecida por isso, mas de todas as maneiras erradas. E que para convencer as pessoas disso, ao invés de andar de cabeça erguida e dizer: "FUCK YEAH!", ela se joga em discurso auto depreciativos sobre como ninguém a entende, ninguém a quer e ninguém tem mais cérebro e poder de decisão que ela própria.
Dei um desconto nisso tudo, é claro, pq qdo se é adolescente vc pensa exatamente assim. E isso tornou o livro igual a todos os outros de adolescentes e pré-adolescente em crescimento.

KariVegas 11/03/2011

Roller derby: o melhor esporte da terra num dos piores livros.
WWW.KARIREAD.COM
QUER SABER COMO ENTRAR NUM TIME DE ROLLER DERBY NO BRASIL?
VÁ EM WWW.SLDG.COM.BR!

Bliss é só mais uma das milhares de meninas outsiders do interior ao redor do mundo. A escola dela é um saco, a galera da escola é um saco, a cidadezinha onde nasceu e cresceu é um saco e não tem NADA para fazer. Até que um dia, numa viagem a Austin, ela descobre um esporte muito foda: roller derby. E eu posso afirmar que é muito foda, por que FUCK YEAH, eu estou fazendo também \o/

Anyway. E lá vai Bliss, mais futuramente Babe Ruthless, fugir de casa escondida 3 vezes por semana para treinar e, se Deus quiser, ignorar a mãe pirada por concursos de beleza (alô! Crazy mom a vista!).

Eu li o livro só depois que entrei no roller derby, por que tinha tentado ler antes e achei a Bliss uma CHATA. Sim, gente. A menina se acha superior a tudo e todos, trata todo mundo mal (menos quem ela ACHA que é “cool” e “indie” e essas merdas todas) e quando começa a perder o pouco que tinha, ainda se faz de vitima. Te dizer que o filme é 10 vezes mais legal – e olha que isso é MUITO difícil de acontecer -, sem contar que a Bliss do filme é FIERCE. Eu acho que estou velha demais pra ler livro de garotinha com 16 anos, high-schooler odiando o mundo só por que não se encaixa. Filha, respira fucking fundo, sua vida NÃO é só agora, daqui a pouco você vai encontrar seu lugar. Você tem, pelo menos, mais 60 anos pela frente. Se acalma!

O livro também falha em apresentar o derby. Ela simplesmente CHEGA no treino e cabum!, de repente ta competindo e é a fodona. Tudo bem que o livro NÃO PRECISA detalhar cada movimento e treino, mas alô, o nome do tal é “DERBY GIRL”, eu esperava um pouco mais de clareza. Quem quiser saber mais sobre o esporte, só jogando no Google ou vendo o filme (que eu recomendo muito, demais. É super divertido e tem cenas de jogos muito legais!).

A Shauna escreve bem. Nada de “ooooh, meu Deus”, mas é divertido. Tirando o que eu citei ali em cima (você sabe, a ARROGANCIA), você lê o livro rapidinho, por que tudo flui direitinho e algumas partes são até fofas. Adorei o fato do cara fofo fazer o que fez, por que né? Já deu desses romances perfeitos! (to só ódio hoje, gente, não liga não)

Eu indico o livro da Maggie Mayhem (o derby name da Shauna Cross!) se você se interessa por roller derby. Pra mim, que li logo depois do meu segundo treino, foi bem mais legal, por que eu ficava “EI! EU SEI O QUE É ISSO! EU TENTEI FAZER ISSO! EU CAÍ ASSIM!” etc hahahaha. O livro também é bem girl power, o que me fez ter um carinho por ele! Só rola personagem mulher (só existem uns 2 homens na história, hahaha) e isso é muuuito damn awesome!
Noturninha 29/12/2011minha estante
"A menina se acha superior a tudo e todos, trata todo mundo mal (menos quem ela ACHA que é ?cool? e ?indie? e essas merdas todas) e quando começa a perder o pouco que tinha, ainda se faz de vitima."
Falou tudo, odiei o fato de ela achar foda tudo indie e nhenhenhe. Muito forçado.

Nathalia.Fernandes 24/02/2015

Derby Girl
A única coisa positiva no livro é que foi rápido de ler. Bliss não é a garota indie, coo, interessante e inteligente que o livro promete mas uma garota mimada, irritante e narcisista do tipo "eu estou sempre certa e todos os outros são idiotas e estão errados". Bliss está sempre dizendo como sua vida é horrível, falando mal de tudo e de todos da sua cidade ou se fazendo de vítima. Seus comentários são exagerados e cansam já na primeira página, quanto mais ela fala (que é quase o livro todo) sobre como ela é diferente, mais parece que ela age assim pra chamar atenção do que por estilo próprio.
Alguns personagens não acrescentam nada a historia e são totalmente dispensáveis, mas a verdade é que nenhum deles evolui na narrativa, tornando a mudança inesperada e forçada que alguns deles tem no final algo que combina mais com contos de fada pra crianças do que com literatura infanto juvenil.
A relação mãe e filha parece mais a de duas estranhas vivendo juntos e não consegui acreditar nela. O esporte que dá o nome ao livro fica em segundo plano pra Bliss e seu sarcasmo forçado.
A impressão que tive é que a autora decidiu escrever todo o livro em um dia já que a narrativa é amassada, cheia de partes dispensáveis e outras que deveriam ter sido mais trabalhadas.

San Diegirls 30/12/2009

Resenha por San Diegirls
Derby Girl é o tipo de chick-lit que eu recomendaria para todas as minhas amigas, primas e qualquer pessoa a quem eu queira bem. É tão indescritivelmente legal e cheio de referências culturais boas que a vontade que dá é de não deixar que qualquer um leia. Sabe como é?

O começo do livro é muito divertido e lembra muito um livro qualquer da Meg Cabot, o que me deixou com um pé atrás. Veja bem, adoro os livros da Meg, são muito divertidos, fáceis de ler, ótimo passatempo – mas só isso (deixemos Meg para um outro post, ok?). Mas aí, com o virar das páginas, você vai vendo que a história não é tão lugar-comum assim: trata-se, na verdade, de uma crítica aos clichês do american way of life usando esses próprios clichês.

Continue lendo em: http://sandiegirls.webs.com/apps/blog/show/2427511-derby-girl

Anelise.Sobral 10/09/2010

Derby Girl, de Shauna Cross
Muito, muito, muito bom! Dei muita risada com a Bliss. Ela é sarcástica, mas ao mesmo tempo engraçada, do jeito que eu gosto em personagens adolescentes. Fora que ela tem umas tiradas e uns comentários impagáveis. Super recomendo! ;)

Michele 16/06/2011

Um dos melhores que já li .
Cara esse livro é muito bom !
Eu comprei por indicação e não me arrependo nem um pouco , apesar do livro Ter somente 238 pags , poderia ter 500 .
Bliss (que significa felicidade plena) , é uma joven muito engraçada e irônica (daquele jeito que nos faz rir muito lendo o livro ) , e mora numa cidadezinha do interior do Texas , mas ela não tem nada haver com o lugar ,descolada , e com um gosto pra música que esta bem longe do estilo country local , ela gosta mesmo é de indi-rock e esta bem longe de ser a lider de torcida que sua mãe-louca-de-pedra gostaria que ela fosse ,outra coisa que sua mãe adora fazer é candidata-la a inumeros concursos de beleza e Miss ,concursos que ela não leva jeito .
Mas nem tudo é “um saco “ na vida de Bliss , ela tem uma melhor amiga pra todas as horas : Pash .
Em umas das suas fugidinhas a Austin uma cidade considerada grande , que pelo menos tem , jovens que não usam botas e parecem normais .Ela descobre as Rollers Derby , um grupo de meninas que patinam em um jogo “ um pouco “ violento e muitoo muitoo emocionante , e ai Bliss se encontra , e descobre que vai Ter que muito trabalho para praticar o esporte que amo ,sem seus pais descobrirem ,no meio disso tudo surge um amor iniesperado (ou esperado até demais ) .

Um otimo livro , recomendo muito ! Ri horrores , e não consegui dormir antes de terminar o livro TODO , li em um dia , e vai me deixar com gosto de quero mais .

OBS: Esse livro foi adaptado para o cinema por Drew Barrymore, com Ellen Page, Juliette Lewis e Marcia Gay Harden no elenco .
Vou procurar esse filme !

Jei_ 18/09/2011minha estante
Ameei esse livro tbm.. adorei sua resenha, expressou perfeitamente tudo que eu senti quando lii.. hehe "não consegui dormir antes de terminar o livro TODO , li em um dia , e vai me deixar com gosto de quero mais" haha somos duaas!!

anna catarina 14/06/2018

Gostei.
No começo achei estranho, falta de costume com esse tipo de leitura (adolescente rebelde), mas com o desenrolar da história comecei a gostar. Uma leitura agradável.

Mih Del Debbio 13/05/2010

BABE RUTHLESS
Quando peguei esse livro pra ler aconteceu um fato engraçado. No mesmo dia peguei na locadora um filme chamado Garota Fantastica dirigido pela Drem Barrymore... pois eh e eu nem me liguei de nada, assisti o filme e achei superr legal. Aí logo em seguida peguei o livro com a intenção de ler, mas percebi coincidencias demais com o filme... ddãããã.. o filme é baseado no livro!! Fiquei um pouco chateada pois prefiro ler o livro antes... mas não desiti e li o livro mesmo assim.

Posso dizer que o livro é legal, mas deixou coisas a desejar como o principal fato: o Roller Derby, se eu não tivesse assistido o filme eu NUNCA entenderia o esporte, pois a descrição do livro é extremamente sucinta, não dá pra entender como os pontos são ganhos.. e também o fim do livro é diferente do fim do filme =[

O melhor do livro é o sarcasmo da Bliss.. ela é muito engraçada!
Fica a dica: primeiro leia o livro e depois assista o filme.

Noturninha 29/12/2011minha estante
O pior é que ela não diz NADA sobre o roller derby. É horrível esse fato.

Cameline 29/06/2020

Posso resumir o livro a: Garota rebelde e amadurecimento, mas também não muito...

Carol 29/07/2010

Confesso que logo nas primeiras páginas fiquei um pouco desanimada por achar que o livro era um pouco bobo e infantil demais. A Bliss também me pareceu chatinha e irônica demais. Mas continuei lendo e vi que me enganei, a Bliss é uma rebelde super cativante que tem todas as dúvidas comuns de uma garota de 16 anos. Quando a parte do Roller Derby chega, fica quase impossivel parar de ler. É uma leitura super fácil e rápida, o livro é pequeno e pode ser lido em pouquissimos dias. Sabe aquela consulta com aquele médico que atrasa HORAS? Super recomendo levar esse livro e se divertir enquanto espera.

Noturninha 29/12/2011minha estante
apesar de nem ter muitos spoilers, coloquei, pois citei algumas coisas pequenas que podem chatear algumas pessoas que não leram.

1 | 2 | 3 | 4