A Arte de Sentar

A Arte de Sentar Thich Nhat Hanh

Resenhas - A Arte de Sentar

Mesquita 30/07/2020

Uma leitura rápida, relaxante e instrutiva
O livro traz pequenos textos/grandes parágrafos sobre sentar e meditar. O Monge nos apresenta os sentidos e significados do ato de sentar para meditar e nos apresenta uma forma de fazer-lo. Achei a leitura fluida e divertida, por vezes profunda. No final, há algumas meditações como sugestão de exercício e estou gostando muito delas. Para quem se interessa em práticas de atenção plena e, como eu, ainda não sabe muito a respeito, é uma boa pedida.

BeatrizLeone 08/04/2024

Para mudar a forma de viver
Meus trechos favoritos:

?Estar vivo é o maior dos milagres. Sinta-se feliz por estar vivo, Quando respiramos desta maneira, o ato de respirar é uma celebração à vida?

?Não há ponto de chegada, exceto o momento presente?
Alexandre.Iunes 08/04/2024minha estante
Gostei!! O ser humano precisa parar com essa ideia de que para ser feliz no futuro deve sofrer no presente..

Senhor Pagliai 11/01/2021

Para se ler numa sentada...
Pessoal, criei um projeto de leitura chamado "Melhor Pagliar sem Plagiar". A partir daí, fiz uma belíssima lista, na qual, por enquanto, eu e o meu cachorro, Totó Miraflores, estamos seguindo arduamente nesta jornada de leituras. Como primeiro livro de 2021, o tema era "leitura numa sentada" e acabei optando por este livro "A Arte de Sentar", já que sou fascinado pela literatura vietnamita, além de ser uma das minhas prediletas!
Vamos lá, comecemos com o protocolo 7244/2021 orientado pelo meu médico pessoal, o Doutor Epaminondas Jacobina, cujo número de CRM foi cassado, por isso não posso entrar em mais detalhes sobre sua conduta social. Conheci este grande senhor ao acaso, um imprevisto no fim do ano cujo início se manifestou devido ao consumo exacerbado de castanhas do Pará e Pernil, fez-me ir no primeiro dia do ano visitar o tal famigerado funcionário da saúde. O prognóstico não foi nada favorável, fui diagnosticado com hemorroidas, ainda bem que em estágio inicial. Epaminondas, na qual possui um caráter ímpar, se dispôs a me esclarecer dúvidas em relação ao meu comportamento alimentar, aconselhou conforme o protocolo mencionado acima, a permanecer alguns dias apenas sentado, veja a minha dificuldade, até dormir tinha que ser assim, mas confiei plenamente nas palavras deste senhor tão humilde mesmo que injustamente seja procurado por forças maiores.
Como eu gosto tanto de ler quanto de comer, resolvi dar uma chance a esse autor, que de fato me impressionou, já que não tenho dificuldade alguma de seguir a sua filosofia, ou seja, ficar parado, quieto, sem fazer absolutamente nada, o que é surpreendente, dado que conheço vários amigos que beiram aos 50 anos e nunca tiveram sequer um emprego, mal sabem que poderiam se tornar um influencer na autoajuda, é preciso atentá-los sobre este belo mercado que está sendo criado no universo literário. Enfim, achei a prosa muito bem trabalhada, embora eu acredite que James Joyce tenha articulado melhor em alguns quesitos, também fiquei pensando se esse novo estilo literário não foi criado pela KGB para deixar a população em estado de conformidade com as calamidades sociais ao invés de tomar alguma providência, mas acho que seja por enquanto só uma pequena suposição, entretanto, cabe uma discussão de política pública sobre este assunto tão peculiar.
Dei nota máxima, porque o autor, ao contrário de minha pessoa, não é familiarizado com a charcutaria, ou seja, não enche linguiças, o que acaba sendo maravilhoso, pois combina com a minha dieta a base de agrião, alfazema e óleo rícino.
Só peço uma atenção final, já que em alguns sebos, encontrei uma versão cambojana deste livro muito suspeita, com discursos calorosos a favor do Pol Pot, sugiro ir atrás da versão que aparece na imagem de capa, ou se entender um pouco do idioma filipino, se dará com um livro em capa dura de alta qualidade.

Alice 22/11/2023

Eu sou tão apaixonada nesse livro que nem sei dizer.
Para ler devagar, perceber cada palavra. Respirar fundo e sentir tudo se transformar. Sobre compaixão e coragem. Cultivar comunidade, tranquilidade e amor.
Obrigada, Thich Nhat Hanh.

Sabrina320 09/02/2023

Simples e objetivo
Um livro pequeno que não promete muito mas organiza nossa postura hehe e nossa mente, instigando a forma de meditar como algo leve e simples.

Bella.Sprengel 22/10/2018

Uma ótima introdução.
Uma ótima introdução à meditação. Faz você pensar e refletir, e contém dicas do que fazer em momentos de estresse e tristeza.
Minha única critica ao ator, neste e em todos os livros da coleção muitas partes do livro se repetem, o que o faz ficar um pouco repetitivo.

FrankCastle 24/11/2018

Simples e (por isso) facilmente aplicável
Trata-se de um opúsculo com linguagem bem acessível. Não gasta páginas com fundamentações e argumentações aprofundadas. Ao invés disso, traz breves analogias como exemplos para o entendimento e sugere alguns exercícios fáceis de executar.

Recomendado para quem quer sair do modo multitarefa, desacelerar e focar na qualidade no lugar da quantidade. Sobretudo, para quem ainda não leu "Atenção Plena - Mindfulness", de Danny Penman e Mark Williams. Ou para quem, como eu, leu e sentiu dificuldade em aplicar tudo e fazer todos exercícios e tarefas propostos.

O livro de Thich Nhat Hanh (bem sonoro esse nome!) é mais direto ao ponto. Como consequência, você conseguirá focar mais no fim do que no meio para, depois, se for o caso, se aprofundar mais no assunto, com maior embasamento teórico, refinamento das técnicas e meditações mais longas e específicas (e, neste ponto, o livro "Atenção Plena - Mindfulness" poderá ajudar mais).

Josenildo 18/02/2019

Querido Buda...
Apesar de ser um pequeno (grande) livro, o conteúdo é enriquecedor. São dicas tão simples que nem passam por nossa mente.
É um livro muito lindo!

Karen 01/03/2019

Meditação acessível
Uma das poucas leituras sobre o tema meditação que desmitifica a prática, a torna fácil e acessível pelo simples fato de sentar-se e ter atenção no momento. Inclusive, q leitura rápida de pouco mais de uma hora é por si só uma meditação.

Thayna.Schisnayder 10/09/2020

Simples e enriquecedor
Thich Nhat Hanh foi quem popularizou a meditação Mindfulness (atenção plena) no Ocidente e ele trás uma bela introdução neste livro. Breves passagens, exemplos e ensinamentos de como estar presente com consciência plena e como aproveitar a meditação sentada. Uma leitura rápida com linguagem simples se torna um bom livro pra quem busca um conteúdo geral, sem aprofundamento. Um defeito pra mim é que, por vezes, tem muitas repetições.

"Ao prestarmos atenção em nossa respiração enquanto inspiramos, essas três coisas (corpo, respiração e mente) entram em uníssono"

Miriam172 26/01/2023

Bom livro. Com textos curtos ele tanto ensina a meditar quanto reflete sobre a prática da meditação.