Ela Está Em Todo Lugar

Ela Está Em Todo Lugar Cherie Priest

Resenhas - Princess X

1 | 2 | 3 | 4 | 5

dora 23/07/2021

eu gostei muito do livro e do desenvolvimento dele, teve algumas partes que me incomodaram um pouco mas foram coisas pequenas, em geral ele é muito legal, os quadrinhos tbm deixavam tudo melhor ainda, amei

Paulo 26/04/2020

Uma coisa que todo leitor de quadrinhos comenta é sobre a junção entre roteiro e narrativa visual. O quanto é importante as duas coisas conversarem entre si para produzir uma boa história. Cherie Priest tenta algo bem diferente aqui: criar duas histórias que atuam em paralelo, uma de uma menina investigando estranhos desenhos de uma personagem que ela criou junto de sua amiga e uma história em quadrinhos de uma princesa guerreira em busca de quatro chaves que permitiriam a ela resgatar o seu reino das forças do mal. É algo bem diferente e que produz uma história que, no mínimo, vale a curiosidade para ver como ficou o resultado final.

Este livro é a primeira aventura de Cherie Priest no mundo dos romances YA. Antes desse livro, ela havia conseguido sucesso com uma ótima série steampunk cujo primeiro volume chamava-se Boneshaker (que chegou a sair no Brasil por uma editora que eu sequer me recordo o nome). Sair de um romance adulto onde ela tinha liberdade para um romance Infanto-juvenil/YA é um salto grande até porque o próprio estilo de escrita acaba exigindo uma certa restrição na mão do autor. Se formos pensar a partir de uma literatura infanto-juvenil a autora até que conseguiu entregar uma história bem competente apesar de um começo meio truncado. Ela adotou o formato YA também na formatação dos capítulos, sendo eles pequenos e muito dinâmicos. A ação é apresentada de forma progressiva sendo que primeiro os personagens são introduzidos, depois a problemática e as complicações.

May conheceu Libby na sexta série. Sendo duas meninas deslocadas, elas acabaram naturalmente atraídas pela amizade uma da outra. Libby criou uma personagem junto de May chamada Princess X, uma princesa que usa um vestido, uma coroa, um all-star vermelho e portava uma espada. A amizade das duas se solidificou e elas viviam grudadas uma na outra. Um dia, um acidente de carro levou as vidas de Libby e sua mãe. O impacto para May foi muito grande ao lado da separação dos pais que a levou para longe de Seattle. Três anos depois, May está de férias na casa de seu pai. Ao explorar a cidade ela se depara com um cartaz da Princess X, para o seu total choque. Não apenas isso, mas existe um site com várias histórias dela. Quem teria criado? Quem é a responsável?

A amizade entre Libby e May é muito trabalhada ao longo da narrativa. O quanto Libby foi importante para o desenvolvimento dela. Se antes, May era mais introvertida, ela passa a ser uma pessoa mais livre. Claro que a morte de Libby causa um choque tremendo na vida dela, fazendo com que ela não queira mais se relacionar com outras pessoas. May se torna uma garota inteligente, embora traumatizada. No começo ela sonhava todos os dias com o retorno de Libby ou se ela poderia ter salvado sua vida. Esses "se" que sempre abalam a gente... o que poderíamos ter feito de diferente. Quando os cartazes da Princess X aparecem, ela percebe que alguma coisa está errado. Ela fica dividida entre seu sentimento por Libby e o fato de alguém estar lucrando com uma personagem que ela havia criado junto de sua querida amiga.

Este é um livro de investigação nos moldes das melhores histórias de mistério. Nós temos a menina curiosa (May), o especialista (Trick) e o personagem misterioso (Gralha). A investigação que começa sendo uma busca por um site obscuro da internet aos poucos vai tomando contornos mais assustadoras quando uma trama sinistra se desenrola. Os personagens vão seguindo uma mentalidade inocente até o momento em que percebem que acabaram metendo os pés em algo realmente assustador. A sensação de perigo na metade da narrativa se torna iminente, mas parece que a ficha demora a cair para os personagens. Se formos parar para pensar a narrativa é bem sinistra para um romance infanto-juvenil (por isso insisto em ele ser mais um YA do que um infanto-juvenil).

As histórias em quadrinhos são colocadas pontualmente na narrativa. Elas não estão ali à toa, complementando a narrativa e contribuindo para desvendar o mistério que está acontecendo ali. O leitor vai acompanhando a história e buscando montar o quebra-cabeças ao lado das personagens. A arte não é nada espetacular, mas cumpre bem o seu papel. Novamente, a ideia não é criar uma arte bonita, mas apresentar elementos de mistério e charadas para que o caso pudesse ser resolvido. Como a arte da Princess X é algo que vai se relacionar mais com a May, com coisas pessoais dela, nem sempre dá para a gente concluir alguma coisa. Mas, eu curti muito essa junção de quadrinhos e prosa.

No fim, por ser um estilo experimental, a Cherie Priest entregou até que algo bem legal. Não é revolucionário ou de vanguarda, mas consegue divertir. A leitura é bem rápida e um leitor mais concentrado vai terminar o livro em dois ou três dias. A prosa é eficiente e a autora não emprega jargões muito específicos (os que ela emprega, ela explica no próprio texto). Ou seja, o leitor não vai se sentir assolado por nada complexo demais. A gente acaba se envolvendo bem com as personagens, mas eu sinto que a Cherie poderia ter desenvolvido melhor a relação entre Libby e May no começo da narrativa. O capítulo onde esta relação acontece é muito rápido, e o impacto da amizade das duas perdura por toda a história já que ela é a formadora de caráter da protagonista. Merecia pelo menos mais uns dois ou três capítulos.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Nath(y) 25/08/2020

Envolvente
Ela Está em Todo Lugar, mostra a aventura de May em busca de sua amiga que foi dada como morta, três anos atrás, depois que começa a ver a personagem que elas inventaram quando pequenas, na internet como uma hq.

Duda 25/06/2021

divertido e gostosinho pra passar o tempo, sem romance nenhum e uma forte história de amizade

valen 21/01/2022

resenha "ela está em todo lugar"
o livro é bom, mas quase não tem romance, peguei no intuito de romance acabei me decepcionando um pouco, mas a trama é muito boa e a escrita também, embora ele seja um pouco lento de se ler eu li em 3 dias.

Oceano 21/12/2020

Eu achei esse livro fantástico e visualmente lindo. Fiz inúmeras teorias e amei ver todas as peças se encaixando. Um personagem que me chamou a atenção foi o Gralha, amaria ler um spin off focado nele e no namorado dele, que só foi mencionado.

Maria3842 14/02/2022

Ela Está Em Todo Lugar
Essa foi uma releitura muito boa. Já tinha esquecido de vários detalhes da história e esse é um livro bem rápido de se ler também. Acho que provavelmente não é mais pra minha idade, mas agora lembrei porque a minha eu de sei lá quantos anos gostou tanto desse livro.

(Ps: eu super apoiaria uma adaptação pra série ou filme)

melz0ca 05/12/2023

Bobinho
Este é um livro que tenho curiosidade de ler faz um bom tempo, então resolvi dar uma chance. É um livro de suspense, mas é bem bobinho. Com toda certeza, se tivesse lido entre meus 11 e 14 anos, eu teria amado.

Um ponto que é muito interessante é os quadrinhos misturados com a história. Isso enriqueceu demais o livro. A escrita também é boa, tornando fácil e rápida a leitura. É um livro para descansar a mente.

Os personagens principais também são bem trabalhados e possuem todo um plano de fundo. As trocas de "pov's" também foi uma ótima jogada da autora.

Recomendo se você está iniciando no mundo da leitura ou se está procurando uma história para relaxar a mente.

Karol 15/08/2021

Um livro bem fluído, que em vários momentos contextualiza a narrativa com os quadrinhos que a personagem principal está acompanhando, um história de aventura e que tem um plost interessante.

Hadassa 25/08/2021

é uma leitura leve e boa de se fazer, me prendeu a tds os momentos. amei dms e indico ele a tds pq é uma história mt bem desenvolvida

Priscila 03/05/2016

Diferente e Sagaz
O Clube do Livro do Grupo Autêntica, tem me incentivado a ler diversos livros que talvez nunca leria, as vezes por não conhecer, ou por passar as páginas e páginas de lojas online, e os livros não me chamarem atenção. Foi graças aos Clubes, que estou lendo diversos tipos de gêneros, e os passeios tem sido muito agradáveis, e foi assim também com este livro, que é uma inovação na literatura. A Gutenberg, unida a Nemo, nos trouxe um livro muito bom, e com quadrinhos muito bem ilustrados.

May e Libby, se conheceram ainda crianças, quando não faziam as aulas de educação física, e começaram a usar as habilidades que ambas possuíam para criar uma personagem, a Princess X. May era a responsável pelas histórias, e Libby era a desenhista. As histórias não cessam, até o dia em que Libby e sua mãe são vítimas de um trágico acidente de carro. O corpo da mãe da Libby logo fora encontrado, porém Libby demorou uma semana para ter seu corpo encontrado, e foi reconhecido pelo pai por conta da carteira de identificação escolar. May decide juntar todas as histórias criadas por elas, para se lembrar da amiga, porém, não consegue encontrar mais os desenhos, mesmo com seus pais rodando toda a cidade. Como seus pais de divorciam em pouco tempo, ela se muda para outro estado, mesmo contra a sua vontade, e com a esperança da amiga ainda estar viva. Como ela sempre voltava a cidade, para passar as férias com seu pai, é lá que as lembranças afloram, e a saudade aperta o coração. E é em uma caminhada que ela encontra um adesivo suspeito colado em uma loja, e quando se aproxima, ela percebe que era a Princess X.

May no começo não acredita que seria a amiga viva, e sim que alguém encontrou suas histórias e estavam usando-as para ganhar dinheiro. Porém, depois que pesquisa na internet e descobre um site com histórias atuais e uma Princess X reformulada, ela passa a ter certeza que a amiga está viva, e ela iria descobrir como, e porque está escondida. Para continuar a busca, ela procura um jovem hacker, chamado Trick, que é um dos personagens mais importantes para a dissolução do mistério, e é o personagem que mais gostei do livro. Ainda há a presença de alguns outros personagens secundários, que são de grande importância para o desenrolar do enredo, e isto foi incrível para o livro ser o que é. Mesmo aqueles personagens que achamos que acabaria ali, ainda tinha muito a mostrar.

Para encontrar as pistas, há 4 mistérios e May tem que desvendá-los, e enquanto cada um deles é descoberto, a ansiedade tomava conta de mim, e não via a hora de chegar logo lá e descobrir tudo. Quando tudo começa a ficar claro, e a verdade vai surgindo, eu só pensava em quão louco era aquilo tudo, e como um ser-humano poderia pensar em tanta coisa daquela forma. Confesso que por vezes fiquei com uma vontade enorme de olhar o fundo do livro, e sanar parte da minha curiosidade, mas decidi ir até o fim, certinho e descobrindo aos poucos, o baque viria aos poucos também. Quando May tenta fazer com que seu pai acredite que a amiga está viva, inclusive mostrando parte das coisas que tinha descoberto, e ele não acredita nela, me dava vontade de invadir as páginas e sacudir ele, pra dar uma alertada. Fiquei aflita junto com ela.

O livro é narrado em terceira pessoa, sempre pelo ponto de vista da May, e mesmo que eu goste de livros que mostrem os pontos de vista de mais de um personagem envolvido, achei que neste livro foi necessário. Os mistérios foram sendo elucidados junto conosco, e foi bem legal. A HQ que compõe parte do livro, é muito linda, as ilustrações são impecáveis, e quando chega ao ponto em que a HQ acaba, porque as histórias no site terminam também, ficou o sentimento de perda, e de quero mais HQ. Outra coisa muito interessante no livro, e creio que a mais interessante delas, é que não há romance. Enquanto vamos lendo, principalmente livros voltados para o público adolescente, em algum momento a gente sabe que o romance vai chegar, e neste isto não aconteceu, e foi fundamental para o crescimento da trama, onde o foco principal é amizade, e valor que damos a ela. Talvez, este livro possa espantar os garotos, por conta da capa, e título, e se vocês garotos estão lendo, deem uma chance a este livro maravilhoso.

site: http://curtindooslivrosadoidada.blogspot.com.br/

Alexia | @livrosdalex 06/09/2018

Resenha | Os Delírios Literários de Lex
Ela está em todo lugar conta a história de May e Libby, duas garotas que criaram a Princess X, uma princesa de vestido rosa e all star vermelho, que vive em uma casa assombrada e tem uma espada katana (igual dos ninjas). Desde esse dia as duas se tornaram melhores amigas, Libby desenhando e May escrevendo as histórias da princesa. Até o dia em que Libby e sua mãe morrem em um acidente de carro.

May tenta buscar os desenhos da Princess X, que ficaram com Libby, mas o pai da garota havia doado tudo depois da tragédia. Três anos depois, May descobre que a Princess X se tornou uma febre na internet, com um site em histórias em quadrinhos. O que só pode significar uma coisa: Libby está viva. E ela está tentando se comunicar com May através das histórias...

May parte em busca da amiga e acaba conhecendo Trick, um hacker que a ajuda a desvendar os mistérios da Princess X, que foi sequestrada pelo Homem Agulha, um homem que perdeu a sua filha e então está usando a Princess X como substituta. O problema é que quanto mais perto de desvendar o mistério e fazer o paralelo entre a história de ficção e o que aconteceu de fato com Libby, mais perigosa a aventura se torna.

Eu nunca li uma história que mistura narrativa com HQ, mas quando vi a capa de Ela está em todo lugar não me contive e acabei levando para casa. O livro é narrado em terceira pessoa e flui muito rápido, visto que a história não enrola muito. Rapidamente conhecemos o começo da amizade de May e Libby e o que aconteceu com a desenhista da Princess X.

A aventura começa muito rapidamente, o mistério do site da Princess X e a semelhança absurda entre a história em quadrinhos e o que aconteceu com Libby é evidente desde as primeiras páginas. May é aquela amiga leal que nunca esqueceu Libby e mesmo três anos depois ainda sofre e tem saudades da amiga. A questão é que May nunca ficou muito convencida de que sua melhor amiga havia morrido e agora com essa terrível coincidência é que ela não vai deixar essa história para lá mesmo.

O problema é May não faz ideia de onde começar a pesquisar na internet e logo seu notebook dá um problema. É quando ela conhece Trick, um rapaz que está fazendo serviços técnicos no prédio. May não tem dinheiro para pagar Trick, mas o seduz com a ideia de desvendar a Princess X - que é um grande mistério para todo mundo.

"Não existe isso de 'ninguém ver a gente' na internet. Nunca mesmo, não importa o que qualquer um te diga. Tem sempre um jeito de te rastrear."

Ao longo da história em quadrinhos do site, várias pistas são dadas a respeito do mistério da Princess X e onde ela pode estar, desde que fugiu das mãos do Homem Agulha, um homem perigoso que parece estar sempre um passo a frente de todo mundo e está louco para encontrar novamente a Princess X.

Narrado em terceira pessoa e com o foco totalmente voltado para a aventura e a busca de Libby, o livro não dá muitas voltas e promove uma leitura rápida, divertida e com uma boa dose de suspense. É aquela história que você fica curiosa e acaba sempre se surpreendendo. O lado bom é que não tem momentos chatos na leitura, ela flui bem e a história é muito bem construída, dado que cada ação gera outra que gera outra ação e assim sucessivamente até o final.

Os personagens são muito divertidos, especialmente Trick e todas as farpas trocadas entre ele e May. Eu achei que dali ia surgir um interesse romântico, mas a autora foi inteligente e criou apenas uma amizade esquisita e extremamente divertida que aliviava os momentos de tensão da história. May é uma amiga muito leal e que não desiste por nada de encontrar sua melhor amiga, mesmo quando tudo faz aparentar que Libby está mesmo morta e que ela está um pouco pirada.

O quebra-cabeça da história é o ponto alto. Enquanto as páginas passavam, eu tentava desvendar também o mistério e entender o que era a história em quadrinhos e o que de fato poderia ter acontecido com Libby. Quem era o Homem Agulha? Por que ele sequestrou a Princess X? Onde estava a Princess X? Como eles se livrariam do Homem Agulha? Você acaba sendo sugada para dentro da história durante a leitura e é muito fácil conseguir visualizar as cenas e se sentir perdida com May e Trick na busca cheia de perseguições, perigos e algumas atrapalhadas.

É um infantojuvenil delicioso de ler. Tem aventura, tem amizade, tem personagens divertidos. A história é meio louca, mas é aquele tipo de loucura que você acha o máximo e não a coisa mais sem noção, sabe? Porque tem coerência e, de alguma forma maluca, faz sentido também. É um livro muito bom de ler e perfeito para quem quer tirara a cabeça de leituras pesadas e fazer o tempo passar rápido.

site: http://osdeliriosliterarios.blogspot.com/2018/09/ela-esta-em-todo-lugar-de-cherie-priest.html

Raquel 16/08/2021

Previsível, mas ainda sim bom
Li esse livros há alguns anos e criei muita expectativa sobre o que ia acontecer depois que li a sinopse. Não dei 5 estrelas por causa desse final totalmente previsível, mas ainda sim, como é um livro aparentemente feliz se encaixou bem tudo o que aconteceu e não esperaria menos que isso ou final diferente, mais surpreendente. Não achei nenhum personagem irritante, a leitura é boa e rápida, escrita simples e por isso mereceu as 4 estrelas.
Recomendo bastante a leitura, mas para quem gosta de plot twist etc não se agradará com esse livro.

Mai 16/07/2021

Uma combinação de quadrinhos e palavras.
Escrevendo a resenha dos livros que esqueci de fazer:
Ela está em todo lugar combina quadrinhos com as palavras de uma forma incrível!!! A narrativa segue de um jeito em que você se sente em meio a investigação feita pela personagem principal. Também, o fato do livro ter a fonte roxa deixa a história muito mais interessante.

swiftiebookworm 23/08/2021

INCRÍVEL sério, me prendeu do início ao fim e achei mto lindinho, só n dei 5 pq eu fiquei extremamente irritada que não teve nem um beijinho sequer do Patrick com a May, eu tava shippando tanto qodio? mas enfim recomendo, livro incrível

1 | 2 | 3 | 4 | 5