Star Wars: Estrelas Perdidas

Star Wars: Estrelas Perdidas Claudia Gray

Resenhas - Star Wars: Estrelas Perdidas

Leo_pereirajr 08/01/2016

Uma História surpreendente.
A história de duas crianças Ciena e Thane que passam por todos os conflitos de Star Wars, a destruição da Primeira e da segunda estrela da morte. Até chegar na batalha de Jakku não contada em nenhum livro ainda, batalha está que deixou o Destroyer afundado nas areias e deram uma espetacular vista para nossa Rae no Despertar da força . É um romance mas ao mesmo tempo não . As últimas 100 páginas são de tirar a respiração .

Alícia 01/02/2022

we are lost stars
Esse foi o primeiro livro que li do universo expandido de Star Wars e acredito que não tinha como ter sido uma escolha melhor! A Claudia Gray tem uma escrita espetacular, muito fluida e que nos dá gosto de continuar a leitura.
Sobre o enredo do livro, achei extremamente interessante esses conflitos de ideais entre o Thane e a Ciena: Rebelião e Império. Os dois tem visões de mundo diferentes, mas são unidos pela lealdade que um tem pelo outro por conta da amizade que carregam desde a infância.
Ver o outro lado da história, o lado do Império com oficiais morrendo a troco de nada, foi extremamente interessante, algo que mostra que a guerra nunca vai ser benéfica para nenhum dos lados. Além disso, é super divertido ter esse plano de fundo de tudo que aconteceu na trilogia original. Muito bom!

Fabrine 26/04/2021

Eu me emocionei demais lendo esse livro. A história e os personagens fizeram eu me apaixonar completamente! Quase morri de ansiedade lendo, mas no geral deu tudo certo kkkkkkk.
Quando li, peguei ele emprestado, mas pretendo comprar um dia!

hicham0 16/10/2021

todos deveriam começar por aqui
com toda certeza estrelas perdidas é um dos melhores livros de star wars já criados, o que me leva a afirmar isso além de ser um livro muito bom é que é o único livro de sw que constrói personagens principais do início e que taís personagens não são principais em nada no universo a não ser em seu livro, a construção do livro é tão incrível que ele se passa durante toda a trilogia principal e adiciona um segundo ponto de vista para os filmes pois depois da leitura quando você for ver os filmes vai saber o que está acontecendo em cada um deles e vai sorrir por que vai lembrar dos personagens tão bem construídos que claudia gray criou, falando nela os finais dos livros dessa rainha são perfeitos, sempre aquele toque de mistério e uma ponta solta pra sequels, não sei descrever em palavras o quanto esse livro é incrível e uma experiência maravilhosa pra quem é fã! além de ter uma das melhores tramas políticas que eu ja li, o único "relacionamento guerra fria" que eu passo pano.

agora só queria dizer que o motivo de não dar cinco estrelas é totalmente pessoal e com teor ideológico meu, fiquei chateada com algumas opiniões da personagem principal.

dialogonoslivros 25/09/2020

Esse livro merece o mundo
Estrelas Perdidas é um livro que todo o fã de Star Wars deveria ler, o livro se passa na numa época que vai desde antes dos episódios 4, 5 e 6, passa por eles e vai um pouco além. Porém, diferente dos filmes, aqui os personagens principais da saga como Han, Leia e Luke são meros figurantes. Isso mesmo, o foco aqui é Thane Kyrell e Ciena Ree, um casal de amigos que tem o mesmo sonho: ser piloto de naves servindo o Império.
O livro é incrível porque além de nos ambientar muito bem, trazendo as grandes batalhas como a batalha de Yavin e a batalha de Endor, ele traz uma visão diferenciada: a visão do Império; algo não visto nos filmes. Além disso a estória de Thane e Ciena começa durante a infância deles, e assim vemos o crescimento e amadurecimento dos dois até a vida adulta, inclusive vemos o sentimento deles mudar de amizade para um grande amor.
Em um momento do livro, um dos dois acaba tendo uma desilusão com o Império e se junta a Aliança Rebelde, aí meus queridos é babado confusão e gritaria.
Estrelas Perdidas é aquele livro que você tem tudo: ação, romance, drama, comédia, reviravoltas (e pequenos chiliques). E sim, você vai precisar de lenços porque vai chorar.

Frase favorita: "Talvez Ciena estivesse certa, talvez a Força os juntaria diversas vezes. Nesse caso, Thane decidiu que a Força tinha um senso de humor doentio"

Douglas.Braga 14/08/2018

Clichê e seus sinônimos
Clichê, previsível, batido, etc. A proposta é assim, você já imagina que um casal em situações opostas seja uma história bem comum, que alavancou obras para cânones rotineiros de gerações, mas essa história em particular me pareceu muito interessante, promissora, pois podia fugir das convenções e além disso uma obra que vem com o intuito de fornecer mais detalhes sobre uma história de 30 anos atrás já é algo que merece atenção.
Mas não se engane como eu me enganei ao comprar esse livro. Ele é mal escrito, mal desenvolvimento e uma vergonha para um universo tão distante e tão interessante. Uma obra moderna tentar manipular quem está lendo de forma tão barata e ruim chega a parecer piada. Todos os acontecimentos são previsíveis pois se assemelham a decisões que estamos acostumados em filmes de Sessão da Tarde, com literatura infantil e outras obras sem qualidade de aprofundamento, não há camadas a se transpor, mas não há pois a autora não quis.
As decisões são burras, incompreensíveis e nunca aconteceriam a não ser no mundo dos sonhos de Claudia Gray que escreveu seres sem um mínimo de lógica emocional. Mas a história é carregada de sentimentalismo sim, tonto, enjoativo, manipulador. Se fosse escrito por uma criança seria mais do que compreensível como desculpa, seria uma obra melhor.
Nem mencionei a pataquada que são as tentativas de explicar o porquê da protagonista continuar e defender o Império, o porquê de Nash nao ter largado tudo, pois na verdade toda contrução lógica levava à outro pensamento, são completamente desconexas essas justificativas.
A, antes que eu me esqueça, não aprofunda em nada os conhecimentos sobre Star Wars, as batalhas são porcamente descritas, os filmes avançam muito mais na descrição e ainda por cima errou na introdução ao novo capítulo cinematográfico, onde não existe mais o Império e sim outro grupo.
Cih @cinthyan.leu 16/01/2021minha estante
Graças a Deusa não fui a única achar ele livro ruim,misericórdia!

Júlia Cunha 04/08/2021

Melhor livro que já li
A escrita da Claudia gray é impecável, história maravilhosa. Completamente apaixonada nele, poderia reler ele mais de uma vez ???

Lucas Rey 16/01/2019

Começou morno, e terminou queimando.
Tenho que dizer que o primeiro terço do livro pra mim foi bem desinteressante. A história estava mais para um Young Adult de romance. Os dois personagens principais numa semi-paixonite adolescente, sem nenhuma profundidade, com o universo Star Wars de lado. Não curti muito a escrita da autora.

Porém, a partir do segundo terço do livro, o que era romance vira um drama. Os personagens começam a ganhar profundidade, a se questionarem, conflitos morais e culturais aparecem com mais contundência. O universo Star Wars passa a ser colocado de forma mais clara na história com informações interessantes e, principalmente, com a história dos filmes passando de fundo da história do livro. Mais ação, mais drama, mais profundidade.

E no último terço do livro, você já está completamente envolvido com os conflitos de ambos os personagens. E mesmo muitas vezes você não concordando moralmente com a ação de um deles, você o entende. Eu gostei muito do final, embora certos acontecimentos tenham ficado previsíveis pra mim. E me parece que nesse estágio do livro, eu já tenha me acostumado a escrita da Claudia Gray, pois não me incomodava mais. O último capítulo é uma verdadeira preparação para o filme "O Despertar da Força".

Mas o grande destaque de Estrelas Perdidas é mesmo quando, cronologicamente, a história passa a rodar em paralelo com a primeira trilogia dos filmes. É de fato emocionante, chega a arrepiar.

No fim, torci bastante pelo personagens principais Thane Kyrell e Ciena Ree, e espero ver mais deles em outras obras.
C4io 19/01/2019minha estante
Concordo

Lady Bridgerton 07/12/2020

Muito mais intenso que os filmes
Vou falar pouca coisa nessa resenha por que assim meu pai amado estou chocada. Eu tinha expectativas que esse livro seria bom mas tudo foi superado mil vezes gente do céu. O casal tem uma química absurda, a leitura e extremamente fluida e rápida, até mesmo pra quem nunca viu star wars deve ser uma leitura boa. Ah e pra quem viu os filmes ficou so como capitão america morrendo com as referências, a cada personagem ou acontecimento citado da triologia do luke eu dava um berro. Ai amei amei amei e agora vou ali chorar no cantinho por que queria uma continuação

Mel Diaz 28/01/2022

Star wars do jeito que nunca vi
O que mais gostei desse livro é de como a história é ampla e se passa por tantos conflitos e tantos pontos marcantes da saga original.
Pelos olhos de Ciena consegui sentir com a lavagem que o império faz é forte. Sentir a protagonista perdendo a sua vida a cada missão. A ponto de não restar mais nada em seus olhos, apenas um corpo vazio.
Pelos olhos de Thane percebi que não basta apenas coragem pra sair do império. É preciso inteligente e ousadia.
Estrelas perdidas me mostrou que não podemos desistir daqueles que amamos, mesmo quando eles estão pedidos e cegos. Me mostrou que na guerra existem dois lados e que todos sofrem, perdem e sentem medo.

Naty__ 24/01/2016

Estrelas Perdidas é o primeiro contato que tenho com o mundo Star Wars. Tenho todos os filmes e confesso que não assisti ainda (não me joguem pedras, por favor). Acredito que, para quem nunca teve contato com esse universo, o melhor a ser feito é começar por esse livro. Ele é leve e une diversos elementos que prendem o leitor e o faz admirar a série tão querida.

Neste livro somos apresentados a eventos paralelos à trilogia. Ele é apenas uma parte da série, como a própria propaganda da obra nos mostra. Com isso, o leitor acompanhará acontecimentos desde o surgimento da Rebelião até a queda do Império. O livro trata de eventos inéditos que se passam depois do episódio VI (O Retorno de Jedi) e leva o leitor ao delírio com enigmas sobre o episódio seguinte (O despertar da Força).

A história inicia contando sobre Ciena e Thane. Eles se conhecem na infância, são amigos e habitantes do montanhoso e calmo planeta, o Jelucan. Ambos crescem com o mesmo objetivo: pilotar as naves do Império Intergaláctico. No decorrer do contato entre eles, já na adolescência, o que era uma simples amizade passa a mudar e se transforma em um sentimento bem maior. Após atingir a idade mínima, eles conseguem ingressar na Academia para a realização de um sonho. No entanto, algo ruim está prestes a ocorrer.

Suas diferenças políticas acabam afastando o querido casal. Thane se alia à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Será que o amor será maior do que a guerra? Eles estão em lados opostos, mas será que o sentimento conseguirá falar mais alto? Você poderia até estranhar um romance assim num livro com cenário de Star Wars, mas não se enganem, nem tudo é o que parece e o casal funciona apenas como um incremento para dosar a obra.

Embora sejam do mesmo planeta, Thane faz parte da segunda leva de colonizadores, com isso, a tecnologia e a riqueza passam a existir; já Ciena veio antes e tudo era muito simples pelo difícil acesso, pois era distante da capital, o que dificultava o acesso. Embora esse pequeno detalhe, eles sempre viveram juntos e tiveram uma amizade muito forte, independente disso.

Uma coisa que me chamou a atenção (uma das muitas) foi a forma que Gray trabalhou os personagens, ela usou a dosagem certa para construir cada um, para descrever cada cena e apimentar cada momento – seja de alegria ou seja de tristeza. É impossível ler esse livro e não se encantar por esse universo tão conhecido.

Como disse anteriormente, não assisti aos filmes e não senti dificuldade para mergulhar na história. Ouvi recomendações para que as pessoas assistissem antes de ler, mas não julgo necessário. Dá perfeitamente para entender e adorar o Universo Expandido de Star Wars.

O trabalho da capa é uma maravilha, a textura é agradável, um efeito chamativo e com relevos. A diagramação é ótima e a revisão é excelente. Não vou indicar a leitura porque a resenha completa já fez esse serviço. Então, não espere mais para adquirir o seu exemplar.

Quotes:
“Isso significava ‘ganhar dinheiro’. Ciena sabia porque seu pai com frequência falava assim das pessoas da segunda leva que viviam nas montanhas mais altas. Ela realmente não entendia qual era o problema de ganhar dinheiro. Mas outras coisas eram mais importantes, especialmente honra” (p. 16).

“Ela não respondeu porque não conseguia. Mesmo se ela e Thane não se vissem mais, ela sabia que de alguma forma a ligação deles perduraria. Ele era uma parte muito grande dela para desaparecer completamente enquanto Ciena vivesse” (p. 324).
Eduarda Rozemberg 02/11/2016minha estante
Sou uma completa leiga quando se trata de star wars, uma vez tentei começar a assistir o filme e não passei dos 10 minutos, fiquei meio com preguiça hahaha. Talvez o livro seja mais esclarecedor e a nota que você deu é boa, então acho que posso arriscar.

su 17/12/2016minha estante
Oi!
Vi muitos comentários positivos sobre esse livro, o que me deixou muito curiosa para poder ler, gostei bastante dessa historia, principalmente pela escrita da autora e achei legal poder ser lido sem ter que assistir ao filme, se tiver oportunidade irei ler essa historia !!

Lana Wesley 11/01/2017minha estante
Também nunca tive nenhum contato com nenhum dos livros, muito menos com os filmes, mas sempre tive curiosidade em conhecer o mundo do Star Wars, principalmente por ser uma série muito queria. Gostei de saber que mesmo não conhecendo nada sobre o assunto, a leitura não se perdeu, muito pelo contrário te envolveu, os personagens me pareceu ser bem cativante. Todos esse pontos positivos, só me incentivaram ainda mais a dar uma chance a leitura.

Marta 11/03/2017minha estante
Adoro tudo do mundo star wars!! Pena que nunca li nenhum dos livros!!
Bjoss

Evelyn 23/01/2016

"Daquele dia em diante, seu serviço ao Império seria mais que sua tarefa, seria sua compensação por ousar amar alguém mais que sua própria honra"

Confesso que ao mesmo tempo em que tinha altas expectativas, eu esperava apenas boas cenas de ação e aventura, uma ficção-científica clássica.

Contudo, o livro seguiu outro caminho. Sim, há muitas cenas de ação legais, mas o foco do livro é a relação entre os dois personagens principais: Ciena e Thane.
Os personagens não são vagos, há uma profunda descrição de suas personalidades e valores e a trama gira em torno do relacionamento deles, que é fisicamente distante, mas emocionalmente próximo.
Ambos se amam muito, mas não desistem de si mesmos por isso, não é uma paixão cega e sem limites. Antes de serem fiéis e abdicarem de tudo o que acreditam pelo outro, eles são fiéis a si mesmos.
Mas, de certo modo, ao fazerem isso, eles acabam também sendo fiéis um ao outro, pois mesmo seguindo caminhos diferentes, eles estão tão conectados que é como se fossem um "membro" muito importante um do outro, mas não necessariamente vital.
A dor ao perder esse "membro" é permanente, mas dá para viver sem.

Porém, não se enganem, o foco do livro não é o romance entre eles em si, mas essa relação conturbada e triste, suas ambições e a causa que cada um segue independentemente da dor.
Até que ponto a honra deve ser seguida? Será que as vezes uma promessa deve ser quebrada? Nas instituições mais corruptas e cruéis vale a pena acreditar que ainda existem boas pessoas que podem mudar o rumo das coisas? Idealizar demais é ser ingênuo? Ser cético demais é ser indiferente?
Esse é o foco do livro e, na minha opinião, foi o que rendeu a nota 4.
Ismael 24/02/2016minha estante
Cara, achei perfeita sua resenha. Vi pessoas reclamando de descrições e de não revelar muito sobre o que se passa depois do episódio VI, mas basta ler a sinopse pra saber que o foco do livro não era isso! Eu adorei o modo como a relação entre Thane e Ciena funciona mesmo os dois tendo pontos de vistas diferentes.(SPOILER, CUIDADO) O único ponto negativo foi terminar a história sem definir o que foi feito da Ciena. Ah, e discordei de uma coisa do livro: acho que ela estava mais apegada ao ego do que à honra. Desertar seria uma desonra, o que deixaria seu ego abalado por não conseguir cumprir um juramento, e isso ela não podia permitir que acontecesse a vista de todos. Enfim, valeu muito a pena ler esse livro!

Evelyn 26/03/2016minha estante
Ismael, obrigada!

Também fiquei bastante curiosa para saber o que fariam com a Ciena.

Você fez uma observação interessante mas, no caso da Ciena, acho que honra e ego estão interligados. O local onde ela foi criada valoriza demais a honra, então alguém honroso é alguém respeitável. Para eles, ser honroso é ser uma pessoa descente. Então, quando ela é "abdica" de sua honra, ela se sente alguém sem valores, uma pessoa que não merece respeito, o que afeta diretamente o seu ego.

Sim, valeu bastante. Uma visão mais dramática de Star Wars... eu amei!

Beatriz3395 08/04/2024

Admito que queria um final mais concreto, porém gostei muito, queria ler esse livro faz séculos. Sabia que iria ser complicado porque um lado deles iria para o império, mas tiveram muitas cenas que a cienna era tão cética que incomodava demais, todo o papo de honra e continuar apoiando coisa errada por juramento me irritou demais, mas é um ótimo livro, thane maravilhoso o maior lover boy do mundo.